Ir para conteúdo

1Zpresso ZP6 Special - primeiras impressões


DouglasES

Postagens recomendadas

 
Descobri recentemente que existe duas versões do 1Zpresso ZP6. A primeira possui 6 números enquanto a segunda (Special) possui 9. O site Honest Coffee Guide me respondeu isso ao apontar que havia uma alteração na página de configurações de moagem deste modelo:

"We’ve realised that two versions of the ZP6 existed, the first version which has settings going from 0-5 and the newer version called the ZP6 Special which has settings from 0-8.
We’ve added both grinders to the tool."

Links:
https://honestcoffeeguide.com/1zpresso-zp6-special-grind-settings/
https://honestcoffeeguide.com/1zpresso-zp6-grind-settings/
Sim. É isso mesmo. O modelo antigo o Lance Hendrick até mostra no vídeo dele. É o mesmo estilo do E Pro. Essa versão que nós compramos é a com 9.

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk


  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Compartilhando alguns testes, não exaustivos, que fiz:
Verifiquei os alinhamentos do JS e ZP6 para ver se estavam parecidos e comparei com os outros.
Partindo do zero (1o ponto onde as mós de tocam e a alavanca para de girar) e verificando quantos clicks foram necessários para as mós pararem de se tocar.
JS - 8 clicks com precisão 25mic = 200mic
ZP6 - 9 clicks com precisão 22mic = 198mic
Os outros 1zpresso que usei: kpro (9x22=198), jmax(20x8.8=176)
Também verifiquei para o Comandante C40 (6x30=180mic) e Apollo - 24 X 10mic = 240 mic
Para o kinu nao consegui fazer porque os modelos novos ja vem com uma referência de mínima que nao é possivel moer mais fino que isso.
Assim, entendo que todos os acima estão bem alinhados. Estou considerando que valores < 300mic significam bom alinhamento. Não achei nada científico sobre esse valor, assim é uma estimativa minha mesmo pelo exemplares que tenho e testei. Posso estar errado, e se alguém souber, me corrige por favor.
Em termos de resultados de moagens não vi diferença nas médias de testes que fiz na kruve usando moagem media e media grossa.
A sensação de moagem também é similar, mas pela alavanca do zp6 ser maior, é mais fácil de moer.
No teste nos coados (v60 e kalita), fica bem difícil de saber o diferença... em alguns cafés com torras médias com notas mais doces tipo açúcar mascavo, mel, caramelo, pareceu que o ZP6 produziu um pouco mais de adstringência. Pode ser que nesses dias meu paladar estivesse alterado ou pelo fato do ZP6 ser novo em folha, não tendo suas mós amaciadas, enquanto que o JS já está um tempinho comigo.
Enfim, na prática, entendo que geram os mesmos resultados.

Obs: o JS já está reservado e será vendido para um colega aqui do fórum.

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk





  • Curtir 4
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, MarcioMO disse:

Compartilhando alguns testes, não exaustivos, que fiz:
Verifiquei os alinhamentos do JS e ZP6 para ver se estavam parecidos e comparei com os outros.
Partindo do zero (1o ponto onde as mós de tocam e a alavanca para de girar) e verificando quantos clicks foram necessários para as mós pararem de se tocar.
JS - 8 clicks com precisão 25mic = 200mic
ZP6 - 9 clicks com precisão 22mic = 198mic
Os outros 1zpresso que usei: kpro (9x22=198), jmax(20x8.8=176)
Também verifiquei para o Comandante C40 (6x30=180mic) e Apollo - 24 X 10mic = 240 mic
Para o kinu nao consegui fazer porque os modelos novos ja vem com uma referência de mínima que nao é possivel moer mais fino que isso.
Assim, entendo que todos os acima estão bem alinhados. Estou considerando que valores < 300mic significam bom alinhamento. Não achei nada científico sobre esse valor, assim é uma estimativa minha mesmo pelo exemplares que tenho e testei. Posso estar errado, e se alguém souber, me corrige por favor.
Em termos de resultados de moagens não vi diferença nas médias de testes que fiz na kruve usando moagem media e media grossa.
A sensação de moagem também é similar, mas pela alavanca do zp6 ser maior, é mais fácil de moer.
No teste nos coados (v60 e kalita), fica bem difícil de saber o diferença... em alguns cafés com torras médias com notas mais doces tipo açúcar mascavo, mel, caramelo, pareceu que o ZP6 produziu um pouco mais de adstringência. Pode ser que nesses dias meu paladar estivesse alterado ou pelo fato do ZP6 ser novo em folha, não tendo suas mós amaciadas, enquanto que o JS já está um tempinho comigo.
Enfim, na prática, entendo que geram os mesmos resultados.

Obs: o JS já está reservado e será vendido para um colega aqui do fórum.

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk




 

Márcio, muito bom seu trabalho com os testes. 

Só queria trazer uma informação relevante:
1zpresso e Comandante medem coisas diferentes no ajuste de cada clique. O Comandate se refere ao espaço entre as mós (burr gap), ou seja, cada clique aumenta/diminui estimadamente 30μm o espaço entre as mós. Já a 1zpresso a cada clique o cone das mós desce/sobe Xμm (o número depende do modelo).

O burr gap é uma estimativa, pois devido a geometria complexa é muito complicado calcular com exatidão. 

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu pedi um ZP6 do Ali, torcendo pra não taxar .

Aos que já tem, acham ele se sai bem de uma forma ampla nos coados ? Vi muito enfoque no seu desempenho em nas torras claras, e nas médias e escuras desempenha ? 

Tenho a dúvida se ficarei satisfeito com ele como moedor principal pros coados ou sentirei a necessidade de complementar o setup com mais algum moedor, um linha da X da Zspresso, ou mesmo o mischief (o C40 está muito caro :mellow:), especificamente estes com mós heptagonais . Eles trariam diferenças na xícara?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, lzrcc disse:

Eu pedi um ZP6 do Ali, torcendo pra não taxar .

Aos que já tem, acham ele se sai bem de uma forma ampla nos coados ? Vi muito enfoque no seu desempenho em nas torras claras, e nas médias e escuras desempenha ? 

Tenho a dúvida se ficarei satisfeito com ele como moedor principal pros coados ou sentirei a necessidade de complementar o setup com mais algum moedor, um linha da X da Zspresso, ou mesmo o mischief (o C40 está muito caro :mellow:), especificamente estes com mós heptagonais . Eles trariam diferenças na xícara?

Não testei com torras escuras, mas com médias ele se saiu bem na Chemex, no Origami e na AeroPress. Em todos estes métodos, obtive um resultado bom na xícara.

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Márcio, muito bom seu trabalho com os testes. 
Só queria trazer uma informação relevante:
1zpresso e Comandante medem coisas diferentes no ajuste de cada clique. O Comandate se refere ao espaço entre as mós (burr gap), ou seja, cada clique aumenta/diminui estimadamente 30μm o espaço entre as mós. Já a 1zpresso a cada clique o cone das mós desce/sobe Xμm (o número depende do modelo).
O burr gap é uma estimativa, pois devido a geometria complexa é muito complicado calcular com exatidão. 
Boa! Essa do C40 medir o burr gap, não sabia. Concordo que é muito complicado porque vai depender da geometria da mó. Eu já tentei montar um modelinho de regressão linear para tentar achar relações entre burr gap, distância vertical e tamanho das particulas resultantss de alguns moedores. Mas desisti...rs
Valeu!

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu pedi um ZP6 do Ali, torcendo pra não taxar .
Aos que já tem, acham ele se sai bem de uma forma ampla nos coados ? Vi muito enfoque no seu desempenho em nas torras claras, e nas médias e escuras desempenha ? 
Tenho a dúvida se ficarei satisfeito com ele como moedor principal pros coados ou sentirei a necessidade de complementar o setup com mais algum moedor, um linha da X da Zspresso, ou mesmo o mischief (o C40 está muito caro :mellow:), especificamente estes com mós heptagonais . Eles trariam diferenças na xícara?
Para torras médias mais tradicionais tipo caramelo, chocolate, melaço, nozes e frutados, gosto mais do C40(ou mischief) em geral. Agora, se for um com notas mais exóticas, cítricas, floral, etc... prefiro o ZP6. Mas isso é comparando lado a lado. Tem diferenças, sim! Mas não acho que deixe o café ruim, longe disso. Ambos são excelentes moinhos!

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

  • Agradeço 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, MarcioMO disse:

Para torras médias mais tradicionais tipo caramelo, chocolate, melaço, nozes e frutados, gosto mais do C40(ou mischief) em geral. Agora, se for um com notas mais exóticas, cítricas, floral, etc... prefiro o ZP6. Mas isso é comparando lado a lado. Tem diferenças, sim! Mas não acho que deixe o café ruim, longe disso. Ambos são excelentes moinhos!

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk
 

 

Eu vi um vídeo falando que o Comandante C40 proporciona um café mais encorpado que o ZP6 e puxa as notas para o chocolate, quando o café tem essa característica. É verdade? Notou algo assim? 

Outra coisa que vi sobre é o novo moedor C60 da Comandante, que parece ter tido melhorias significativas, mas o preço... 650 dólares é de doer. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 
Eu vi um vídeo falando que o Comandante C40 proporciona um café mais encorpado que o ZP6 e puxa as notas para o chocolate, quando o café tem essa característica. É verdade? Notou algo assim? 

Outra coisa que vi sobre é o novo moedor C60 da Comandante, que parece ter tido melhorias significativas, mas o preço... 650 dólares é de doer. 
Sim. Comentei em post anteriores, se não me engano. Parece ser interessante o C60 barracuda mesmo. O preço lá em cima já era de se esperar deles...


Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/02/2023 at 16:38, DouglasES disse:

Deu 569 de impostos, taxas disso e taxas daquilo

Em 16/01/2023 at 16:11, andrepiresv disse:

Opa, tudo bem Rafael? Comprei no próprio site da 1zpresso. Vem via DHL, chega muito rápido mas com uma taxa, conforme os relatos do Douglas. Por ser uma edição limitada, pouco provável que o modelo aparecerá no Aliexpress.

Compraram no https://1zpresso.coffee/ via redirecionador? Ao preencher o frete no carrinho, não consta o país na opção de envio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, MarcioMO disse:

Sim. Comentei em post anteriores, se não me engano. Parece ser interessante o C60 barracuda mesmo. O preço lá em cima já era de se esperar deles...


Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk
 

Ah sim. Não cheguei a ler todo o tópico, me desculpe. Vou ler agora. hehe Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 10/16/2023 at 10:56 PM, MarcioMO said:

Sim. Comentei em post anteriores, se não me engano. Parece ser interessante o C60 barracuda mesmo. O preço lá em cima já era de se esperar deles...


Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk
 

Marcio, boa tarde!
 

Como voce compraria o ZP6 vs. Kmax? Faria sentido ter os dois?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcio, boa tarde!
 
Como voce compraria o ZP6 vs. Kmax? Faria sentido ter os dois?
Obrigado
Fala Thiago!
Vai ser algo do tipo ter um ZP6 e um C40, na prática. Vai do gosto e bolso.

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/10/2023 at 01:45, davi_j disse:

Compraram no https://1zpresso.coffee/ via redirecionador? Ao preencher o frete no carrinho, não consta o país na opção de envio

Se alguém indicar redirecionador, agradeço. A 1zpresso vende peças de reposição. Sem redirecionar a entrega, não conseguimos comprá-las.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguem ja testou o X-ultra?
Cara eu não testei, mas ele tem poucas diferenças significativas pra coados, pois é praticamente uma copia do kmax, kplus (c40).
Acredito que o mínimo de diferença entre eles se de, possivelmente, em expressos já que cadê click dele é 0,20 versus 0,22 dos citados a cima.
Não acho que vale taaaaaanto a pena pegar ele!

Eu tenho um k Plus, adoro o ergonomia o sistema de clicks, a capacidade de 40g e o estojo dele. O ultra é uma cópia externa do kplus com forma mais arredondada.
Mas acho que hoje se fosse comprar um desses moedores eu pegaria um kmax da 1zpresso.

Problema que acabou os bons preços de importação né...

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não usei. Talvez o [mention=12532]MarcioMO[/mention]ajude.
Eu sugeriria até abrir outro tópico no fórum para melhor organizar o conteúdo.
Bons cafés!
Testei o X pro que é a versão anterior do X ultra com as mesmas mós e ajustes. Os resultados são na prática iguais ao Q2 com mó heptagonal que vão na linha do C40. Mas os ajustes do X pro são externos e mais precisos do que o Q2.

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testei o X pro que é a versão anterior do X ultra com as mesmas mós e ajustes. Os resultados são na prática iguais ao Q2 com mó heptagonal que vão na linha do C40. Mas os ajustes do X pro são externos e mais precisos do que o Q2.

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

Nossa agora que vi que era o "X" e não o "k" [emoji43]‍[emoji94][emoji43]‍[emoji94][emoji43]‍[emoji94][emoji43]‍[emoji94][emoji43]‍[emoji94][emoji43]‍[emoji94][emoji43]‍[emoji94][emoji43]‍[emoji94][emoji43]‍[emoji94][emoji43]‍[emoji94][emoji43]‍[emoji94][emoji43]‍[emoji94][emoji43]‍[emoji94][emoji43]‍[emoji94][emoji43]‍[emoji94]

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa agora que vi que era o "X" e não o "k" [emoji43]‍[emoji94][emoji43]‍[emoji94][emoji43]‍[emoji94][emoji43]‍[emoji94][emoji43]‍[emoji94][emoji43]‍[emoji94][emoji43]‍[emoji94][emoji43]‍[emoji94][emoji43]‍[emoji94][emoji43]‍[emoji94][emoji43]‍[emoji94][emoji43]‍[emoji94][emoji43]‍[emoji94][emoji43]‍[emoji94][emoji43]‍[emoji94]

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk

Relaxa, toda ajuda é bem vinda! [emoji16]

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Pessoal, todo ZP6 é igual? Pergunto pq vi em alguns lugares apenas ZP6, em outros ZP6 special, teve uma "edição limitada" e agora teve a edição normal que está sendo vendida.

Meu ZP6 chegou essa semana por menos de 1k naquela sugestão de link do "não sou barista".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Leonardo Depiné disse:

Pessoal, todo ZP6 é igual? Pergunto pq vi em alguns lugares apenas ZP6, em outros ZP6 special, teve uma "edição limitada" e agora teve a edição normal que está sendo vendida.

Meu ZP6 chegou essa semana por menos de 1k naquela sugestão de link do "não sou barista".

O ZP6 original não foi exatamente edição limitada. apenas foi descontinuado.

O ZP6 Special é um pouco diferente e seria uma edição limitada, mas o sucesso comercial os fez mudar de idéia.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/10/2023 at 21:55, MarcioMO disse:

Para torras médias mais tradicionais tipo caramelo, chocolate, melaço, nozes e frutados, gosto mais do C40(ou mischief) em geral. Agora, se for um com notas mais exóticas, cítricas, floral, etc... prefiro o ZP6. Mas isso é comparando lado a lado. Tem diferenças, sim! Mas não acho que deixe o café ruim, longe disso. Ambos são excelentes moinhos!

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk
 

Tenho feito esses testes apontados pelo Marcio e está certíssimo! 

Para meu paladar, o X25 (C40) tem entregado uma xícara mais equilibrada. 

(No V60, técnica próxima do Hoffman).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, todo ZP6 é igual? Pergunto pq vi em alguns lugares apenas ZP6, em outros ZP6 special, teve uma "edição limitada" e agora teve a edição normal que está sendo vendida.
Meu ZP6 chegou essa semana por menos de 1k naquela sugestão de link do "não sou barista".
Complementando o que o@Abomai comentou, a 1a edição foi limitada às redondezas da China. Eu tentei achar há alguns anos atrás no Aliexpress, mas não encontrei. Nessa ocasião adquiri meu JS que dizem gerar um pouco mais de fines do que o ZP6, mas na prática não percebi isso. Essa 1a edição do ZP6 tinha 6 números no ajuste, já era preciso com 22 microns, 3 rolamento para.um ótimo alinhamento e a estrutura de encaixe da mó externa era diferente dos atuais 1zpressos com ajuste externo. O atual tem 9 números, mantém a precisão (não importa muito aqui, pois ele não é recomendado para espresso), e mudaram o sistema de acoplamento da mó externa ficando o mesmo do Kmax/k ultra. Acho não fez muito sucesso lá atrás, quando lançaram, pois ele é um moedor dedicado para coados. Mas, hoje com o compartilhamento do conhecimento por moedores e a grande oferta deles, fez a 1zpresso manter na produção.

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caras que moedor INCRÍVEL é esse ZP6!!

Estou encantado...

O Drought time dele com com os filtros de caixa do v60 são bizarros...
Muito rápido, muito veloz!

Consegui fazer um Tetsu Kasuya no dripper próprio dele, no número 6.5 e nos 5 ataques o café passou antes dos 35 segundos!

Coisa de doido

Era um tipo de moedor que estava buscando a bastante tempo pros coados!

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A única questão gritante pra mim é que o moedor tem pouquíssima estabilidade quando está "em pé" apoiado em algum lugar.

Chega ser engraçado!

Tenho um kplus e um jmax e ambos são super estabilizados

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, pirovani. disse:

A única questão gritante pra mim é que o moedor tem pouquíssima estabilidade quando está "em pé" apoiado em algum lugar.

Chega ser engraçado!

Tenho um kplus e um jmax e ambos são super estabilizados

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk
 

É compreensível, já que se trata do mais alto e com a base mais estreita entre os 3.

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Pirovani.

Que bom que gostou do ZP6, e é interessante notar que sua experiência tem sido boa. Melhor ainda é saber que há opções de moedores que nos ajudam a explorar esse universo...

Eu concordo que ele é instável em pé, e gostei do fato do copo ter rosca e não imãs. Não me adaptei aos imãs da 1zpresso que testei e isso por motivos diversos. 

Mas ainda assim creio que ele vai muito bem com cafés com notas mais cítricas ou cafés fermentados do que com cafés mais "caramelos". E claro. Vale testar sempre e jogar com as variáveis.

Penso isso após usar lado a lado com o bravito (com a mó de coados) e lado a lado com o comandante x25.

Fiz  testes com o mesmo grão  onde a variação estava apenas na  torra (clara, média clara e média), 

O ZP6 realçava as notas de uva verde e reduzia o corpo da bebida. E confesso que me pareceu interessante usá-lo para cold brew. 

Mas é fato em nível básico: preparo café com o zp6 e outro moedor e, em teste cego, a pessoa já logo diz: esse tem corpo e esse lembra chá.

E por fim teve um café que ele brilhou: frutas vermelas da black tucano (o de embalagem rosa).

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um detalhe no zp6. Depois de algumas semanas, precisei calibrar novamente o ponto zero.

Outro detalhe da 1zpresso após cortar o envio de produtos ao Brasil: a dificuldade de conseguir peças de reposição.

Eu enviei e-mails sugerindo disponibilizar acessórios no Aliexpress, e eles me sugeriram utilizar endereço nos EUA ... (Não sei se foi ironia ou sugestão para redirecionador).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...