Ir para conteúdo

Ranking

Conteúdo Popular

Mostrando conteúdo com maior reputação desde 19-04-2024 em Posts

  1. Há alguns meses, comprei uma Vibiemme Domobar com defeito pra fazer alguns testes depois de restaurá-la e modificar para ter uma performance equivalente à minha ECM Classika PID. O que eu queria saber com esses testes é: adicionando um PID, ela entregaria a mesma precisão e estabilidade térmica que a Classika entrega? A Classika PID é vendida nova por uns 1400 euros na Europa, usada por uns 1000 euros. Algumas pessoas importaram recentemente e pagaram cerca de 14 mil reais, com frete e impostos inclusos. A Vibiemme teria de sair por uns 500-600 euros, ou pelo menos era a minha meta. Então, por alguns meses, fiquei de olho na OLX local, até que consegui comprar uma maquina com defeito por 250 euros. Estava com vazamento na OPV e o parafuso que fixava o termostato de vaporização estava quebrado, teria que "furar" o cotoco por dentro e refazer a rosca, o que é bem caro na Europa. Alem disso, o dono anterior nao estava conseguindo ajustar o termostato de extração, e depois de restaurar quase que inteiramente, desistiu e colocou a venda. Oportunidade única! Depois, vou detalhando todo o processo aqui, mas antecipando as conclusões: É possível ter uma Prosumer tao boa quanto a ECM Classika PID por 600 euros. Um PID do Ali te dá a precisão necessária pra atingir a temperatura que quiser pra ajustar seu espresso. O boiler de 750 ml e a grande massa metalica do grupo E61 te dao a estabilidade térmica necessária, com variação de 2 graus no bolo, exatamente como na ECM. Conseguir comprar uma maquina usada na Europa pode nao ser facil pra quem nao mora aqui, e levar para o Brasil tem o risco de ter problemas na alfândega. Pesquisei e falei com muita gente, mas só identifiquei dois casos de pessoas que importaram máquina usada: um foi no nada a declarar e passou com uma Silvia. Outro nao lembro qual era a máquina, mas declarou e gastou muita saliva pra demonstrar que comprou usada e os valores foram comprovados com cópias de emails e transferência bancária, e passou. Mas é um risco a se considerar. O custo total da máquina mais mods pra mim ficou em cerca de 400 euros. Mas tive muita sorte de pegar uma máquina com quase tudo novo: bomba, resistência, vedações, mangueiras termostatos, tudo exceto boiler e OPV. Troquei a OPV, algumas mangueiras de silicone, adicionei PID e dimmer, imprimi uma caixinha pra acomodar o PID e dimmer, ficou bem legal, na minha opinião. Vale lembrar que é uma máquina com cerca de 20 anos, mas nessa faixa de 400-600 euros, você só compra uma Silvia. E por que a Domobar primeira geração? Exatamente por ser uma single boiler, com grupo E61, caldeira grande (coincidentemente mesmo volume da Classika), com uma grande oferta para eu ter mais chances de achar algo que não fosse tão longe de casa, num bom valor e bom estado. O resultado é a máquina que vocês podem ver nesse vídeo: Assim que eu tiver mais tempo, continuo a documentação por aqui, caso mais alguém queira se aventurar...
    5 points
  2. É verdade Pedro. Tem pessoas comprando esse modelo exclusivamente por causa da "mola de 9 bar", sem entender que essas máquinas têm bomba ulka, ou seja, são portanto hidrostáticas. Até dei uma olhada no link do boiler gate com a atualização de 12/24 mas o texto me pareceu confuso. Pelo que eu entendi (e posso ter entendido errado) é que eles vão parar de produzir a caldeira com a camada de Exelia e vão seguir apenas com as caldeiras de alumínio daqui pra frente, porém não faz sentido produzir um modelo cuja caldeira de alumínio encosta diretamente em várias partes de latão. Isso significa corrosão total, a caldeira vira um metal de sacrifício. Essa era a ideia por trás da tal camada de Exelia, impedir ou desacelerar o processo corrosivo do alumínio. Outra mentira (essa sim uma super bola fora) é que somente "X" % das máquinas estão com esse "defeito", sendo que não se trata de um defeito e sim de um processo natural que é a corrosão do alumínio em contato com ar, água, corrente elétrica dentre outros fatores como pitting e até corrosão microbiana. Então pelo texto fiquei na dúvida se eles vão finalmente tirar esse modelo (Evo Pro e continuar apenas a produção do modelo Pro) de circulação ou se eles vão retomar a produção com latão e tudo mas usando caldeiras de alumínio antigas o que não faz muito sentido...Enfim, muita fumaça por muito pouco...Tem até modelos de Gaggias melhores pra quem não vê problema no contato com o alumínio. É um equipamento bem simples com muito holofote.
    3 points
  3. Esse mesmo. Talvez ele possa fazer uma avaliação da nova versão. Vou dar um toque pra ele.
    3 points
  4. Segundo informações recentes vindas do Reino Unido, a Gaggia oficialmente interrompeu a fabricação da Gaggia Evo Pro com o Boiler (caldeira) comrevestimento tipo "Teflon" e as maquinas fabricadas a partir deste mês já virão com o Boilker antigo (aluminio). Para facilitar segue a parte traduzida e em seguida o link com todas as informações. "Quais são as novidades do Boilergate? Gaggia decidiu que basta, eles estão abandonando o revestimento e usarão caldeiras de alumínio não revestidas daqui para frente. Embora ainda acreditem que apenas uma pequena % das caldeiras apresentam falhas no revestimento, foi decidido que abandonar o revestimento seria a melhor decisão. 12/04/2024 Você verá que o Classic Pro agora está sendo oficialmente fabricado com as tradicionais caldeiras de alumínio, não com as caldeiras revestidas. Eu não entenderia necessariamente que isso significa que se você comprar um Classic Pro agora, ele virá com uma caldeira não revestida. É provável que distribuidores e revendedores tenham estoque de caldeiras revestidas, portanto, se você estiver comprando uma e quiser ter certeza de que não receberá uma com revestimento, será necessário verificar com quem você está comprando de, se você vai receber uma caldeira revestida ou não revestida." https://coffeeblog.co.uk/boilergate-gaggia-classic-pro-evo-boiler-problems/ Espero ter ajudado!
    2 points
  5. Acredito que as pessoas continuam comprando por falta de alternativas. Nessa faixa de preço, 2-5k há somente 3 opções no mercado. Depois disso é preciso estar disposto a gastar 15mil em uma máquina.
    2 points
  6. É, estava tudo certo, a bomba demora um bocado para puxar a agua do reservatório. Setei o fluxo em 93g/30secs ou 6.5bar (supostamente). Sem um manometro não tem como confirmar Mas o dimmer mod e uma puck screen, melhoraram significativamente meus cafés e a consistencia.
    2 points
  7. Olá, É uma vergonha isso! Era pra vir com boiler de inox ! Mas em 2025 virá a nova linha com novas cores e internamente na mesma idade da pedra! Enquanto tiver pessoas comprando... Já viu! E viva a propaganda maciça e mentiras propagadas! Bons cafés !
    2 points
  8. Eu comprei direto na Cafe e Cozinha. Não sei de qual maquina é. Mas eles sempre tem. na epoca custou uns 350 reais
    2 points
  9. 2 points
  10. Eu faço 1 vez a cada 1-2 meses. Quando troquei o chuveiro por IMS recentemente, estava nem limpo. Acho que é suficiente então. Mas uso puck screen em 100% das extrações. Só lembrando que a minha é uma ECM Classika PID, não Rocket. To de intrometido aqui kkk
    2 points
  11. não sei quais são as possibilidades de edição de um vídeo, pelo menos o título eu sei que dá, mas seria interessante o thales editar o máximo que der pra não detonar pra sempre a marca. Eu também pesquisei sobre esse moedor, desisti por causa do vídeo, e só meses depois achei informações sobre uma nova versão, que me levaram a comprar também
    2 points
  12. talvez o @eltonaguiar ainda tenha um pra negócio
    2 points
  13. Novo vídeo do MusiCafé é sobre Aram. Ficou ótimo! Inclusive mostra o uso da resistência de @Luis Paulona prática, uma boa para quem tem esta máquina ou tem algum interesse em ter.
    2 points
  14. Pessoal, estou vendendo meu fellow ODE Gen 2 comprado em 10/2023, pouquíssimo usado, usei mais para cupping e para filtrado 1 ou 2 vezes por semana pois prefiro espresso. moedor sem nenhum detalhe, praticamente novo, acompanha todos acessórios. Estou localizado em Sao Paulo, perdizes, tenho preferência em venda na cidade de sao paulo, podemos marcar de entrega pessoalmente. Caso seja fora da cidade de Sao Paulo, por gentileza me informar o CEP. estou cobrando valor de 2.400,00.
    1 point
  15. Rapaz, limpei os cookies e abriu a lojinha da europa... rs... Agora, tenho um problema: quero um DF64 kkk Valeu!
    1 point
  16. Só para comentar mesmo. Para a Europa eles não saem dos EUA. Se saísse teria imposto, mas não tem. Como o foco é espresso em casa, eu não iria no x54. Vai pagar a mais por um moedor que não é single dose, com uma retenção considerável e com um motor mais fraco do que os outros que você citou. Não que o motor seja ruim.
    1 point
  17. Fala, Ramon! Não sou Q, mas por estar inserido no meio profissional consigo dar um norte pras dúvidas. Q Grader é uma certificação gerida mundialmente pelo CQI (https://www.coffeeinstitute.org/certification/people/q-graders). O documento deles abaixo fala dos detalhes do exercício do provador certificado: https://database.coffeeinstitute.org/api/s3proxy/get/coffee/files/f5s816uwu0/Q Program Guidebook v4.5.2 FEB 2021.pdf Não sei se é a última versão, mas dá pra entender as regras gerais. Um laudo oficial por exemplo precisa de 3 provadores certificados, e as provas são feitas às cegas. A prova é feita utilizando o protocolo SCA. Dá pra encontrar fichas de avaliação online pra impressão. A certificação é concedida depois de um exame de 3 dias, aplicado por profissionais associados e treinados pra isso. Existem cursos preparatórios pro exame, oferecidos por educadores associados ou não. Não sei sobre cursos preparatórios e locais pro exame no RJ. Os exames recentes que tenho notícia têm sido em Varginha na BSCA e aqui em BH na Academia do Café. Entre em contato com a BSCA pra saber se fazem eventualmente o exame em outros locais. Sobre apps pra prova com protocolo SCA, e organização das provas, a maioria é pago. Aqui tem os que conheço: https://www.digitalcoffeefuture.com/magazineen/five-apps-to-take-your-coffee-cupping-activities-to-the-digital-world E na SIC do ano passado o pessoal da Farmly me apresentou a ferramenta de cupping na plataforma deles. É gratuita, só precisa fazer cadastro na plataforma. A ferramenta é simples, mas funciona pra uma organização e registro mais básicos: https://farmlyclub.com/
    1 point
  18. Até onde eu sei, o principal destaque para a TCA em relação ao modelo anterior é o maior controle de temperatura. Vale a pena comparar com a máquina que o Régis sugeriu e ver qual tem o melhor custo-benefício para o uso que você quer fazer da máquina. Eu particularmente, gostei desse preço que você indicou.
    1 point
  19. Eu arrisco a dizer que pode encaixar, pois o Koar segue um formato irregular como o Origami, mas como não tenho o Koar, não posso dar a certeza. O fabricante diz que tendo 60° de ângulo, dá certo. Ah, essa semana eu testei no Hario Mugen e deu certo. Mais um para a lista.
    1 point
  20. Ao invés da Rocket Appartamento, recomendo a Classika PID. Eureka, prefiro o Oro ou Zero, que são single dose. Se for pra espresso, o Specialitta é melhor que o Filtro, mas os anteriores são melhores que o Specialita.
    1 point
  21. Bom dia pessoal! Sou novo aqui, apesar de estar cadastro no site há alguns anos! Tenho uma Breville Barista Express desde jan/2020 e após muito uso da minha queridinha criei coragem para fazer um upgrade. Meu uso é full residencial. A minha escolha, foi uma Rocket Appartamento TCA. Há alguns meses, por meio do youtube e instagram vi que algumas empresas começaram a importa-la para o Brasil, porém, o custo dela tem girado em torno de 17k. Como eu moro há 100km do Paraguai, encontrei a loja da XPECIALTY, que tem filial lá, que possui essa maravilha por R$ 11.800,00 +- (varia por conta do dólar do dia). Vou deixar o link aqui: https://www.xpecialty.com.py/product-page/rocket-appartamento Pelo que vi, esse modelo é mais novo do que as que estão vendendo aqui (ex: https://www.pasqualimaquinas.com.br/produto/appartamento-220v-black-white-rocket-70329 ) Isso procede? Igualmente, gostaria de saber dos confrades se estou fazendo um bom negócio! Ah! Como vou precisar de um moinho, já que eu usava o meu que tinha embutido na minha Breville, optei por comprar um Mignon Specialità, da Eureka. Fica em torno de R$ 1.800,00 https://www.xpecialty.com.py/product-page/mignon-specialità. Também tem lá um Mignon Filtro Silent, que é metade do valor do Mignon. Ai me surgiu a dúvida de qual pegar? Se puderem deixar considerações e/ou dicas, agradeço imensamente! Agradeço a atenção dos colegas e desejo excelentes cafés!
    1 point
  22. Vendo Moedor Bravo Mini R$ 1.490 em ótimo estado. Produto feito pelo @Gilberto, qualidade impecável, eu digo que parece uma máquina fotográfica Leica de tão bom.
    1 point
  23. Anúncio antigo, autor não faz login no fórum há mais de ano. Sugiro mandarem mensagem direta a ele. Vou fechar o tópico.
    1 point
  24. É só um rebranding mesmo. A Aram Home é a original e essa profissional é um kit da Aram eclipse com o tamper deles. Parece que só tem na versão brasileira do site.
    1 point
  25. Novo acessório que estou usando e gostando. Já experimentei no Origami e na Chemex. Serve para posicionar melhor o filtro no método. Link do produto: https://a.aliexpress.com/_mtOvPMe Publicação de vídeo no Instagram para exemplo de uso: https://www.instagram.com/p/C32GGLsPpbo/?next=%2Fmunisa8612%2F&hl=ja&img_index=1
    1 point
  26. Olá. Mais uma vez eu vou "ressuscitar" tópico das catacumbas, mas não é para ir ao banco, é só para compartilhar este comercial de um shopping de Curitiba, feito por um grupo de comediantes locais (link do insta e do FB). https://www.instagram.com/reel/C5vYafGuZu-/?igsh=MTViOGYwMTZkbWVxOA== https://www.facebook.com/share/r/vrKFbJue15ZBYnv7/?mibextid=qDwCgo Saudações!
    1 point
  27. Pessoal, estou vendendo a minha Fiamma Minibar 110V por falta de uso (fazendo um espresso nela a cada 15 dias) Ela foi totalmente restaurada pelo Felipe Magaldi em 2020 (tem tópico aqui no forum sobre ela). Na época ele instalou um PID, um manômetro e uma válvula OPV ajustável. Infelizmente, o manômetro não era de silicone e com o passar do uso parou de funcionar. Como eu já não usava mais o manômetro, visto que a válvula estava mantendo a pressão sempre em 9bar, não me preocupei em trocar - a troca é fácil. Junto com a Fiamma, seguem os seguintes itens: Porta-filtro duplo (adquirido este ano) Porta-filtro original que usei uma vez com um manômetro externo para aferição da OPV Manômetro externo Porta filtro Naked Filtro cego para limpeza Filtro simples Funil Tamper 58mm. A máquina está impecável e funcionando perfeitamente. VALOR: R$ 2.800 para retirada em Curitiba-PR Estou dando preferencia no momento por não enviar pelos correios, devido à risco de avarias.
    1 point
  28. Opa, eu observei que o fluxo no chuveiro original fica bem mais uniforme na Rocket se tu não tiver feito nenhuma extração. Se tiver, volta a ficar depois de algum tempo. Não me pergunte o motivo que eu não faço ideia. Com o IMS ele ficou bastante uniforme, independente do número de extrações. Eu gravei o fluxo por aqui: Ao vivo ele parece ter uma distribuição mais uniforme que a mostrada vídeo. Vamos ver se isso vai mudar com o tempo. Acho que vale a pena ressaltar que o uso do puck screen já ajuda em uma distribuição mais uniforme pelo bolo. Talvez por isso não se note tanta diferença ao mudar o chuveiro. Mas eu acho que vale a pena mesmo assim.
    1 point
  29. [VENDO] - Philco 15 bar "tunada" * Philco 15 bar com dimmer, PID e manômetro * Porta filtro 51mm pressurizado original * Porta filtro 51mm naked * Estação de tamper com espaço para o PF, distribuidor e tamper * Distribuidor gravitacional 51mm IKAPE * Tamper 51mm calibrado MHW 3Bomber * Puck screen 51mm * Funil magnético 51mm * Bate borras Excelente porta de entrada para o mundo do espresso! Preferência em vender o Kit Completo. Sou de São Paulo, capital.
    1 point
  30. Vendedor de confiança e coffee lover raiz, quem aproveitar a oportunidade sem dúvidas pegará um baita equipamento tunado.
    1 point
  31. Olá amigos do Clube do Café! Só passando para deixar um super obrigado a todos aqui do fórum que adquiriram nossos cafés da Supremo! Ontem foi uma correria tão grande que quase precisamos de uma Kombi para levar todos os pedidos aos Correios. Felizmente, conseguimos enviar tudo por Sedex, então vocês podem curtir um bom café nesse final de semana. Quem puder, adoraríamos ouvir seus comentários e impressões sobre os cafés. Assim, podemos fazer ajustes e melhorar ainda mais os lotes que estamos preparando para Maio. Abraços e bons cafés a todos! Luiz https://cafino.com.br Insta: https://www.instagram.com/cafino_store/ WhatsApp: (11) 93715-7570
    1 point
  32. Olá. Seria este tópico, @regisassao? Saudações!
    1 point
  33. O moedor avaliado pelo Thales é o 1.0 digamos. Depois de umas sugestões de usuários pra usinar a saída da moagem, pois isso está a gerando muitos fines, parece que eles implementaram essa e mais algumas melhorias. Quem reportou isso aqui foi o @JonnyStayle. Procure o post sobre o iCafilas dele, não lembro se alguém colocou cliques pra espresso lá, mas é bom concentrar em um local único pra não gerar múltiplas discussões sobre o mesmo tópico. O meu é exatamente essa versão 1.0, mas usinei depois do review e hoje virou mais um moedor pra coados, e é um moedor totalmente diferente, não posso dar referências de cliques.
    1 point
  34. O Mignon Zero está bem mais em conta mesmo! Valeu!! Essa dica do cupom é ótima. Vou comprar primeiro o Grinder e depois a máquina de espresso. Como o investimento no Grinder é menor, vou ver como são as nuances desse processo de importação e, enquanto isso, vou estudando as máquinas. Após essa sequencia de espressos vc precisa esperar qnto tempo para iniciar novas sequências? Coloquei essa Classika PID no radar, parece ser top mesmo! Além disso, estou seguindo as orientações dos colegas do Fórum e ando analisando o perfil de consumo aqui em casa, a fim de comprar algo mais acertado e dentro da minha realidade. Afinal, o investimento é pesado. Vídeo top! Deixei um salve lá e inscrevi!!
    1 point
  35. Olá. Bem vinda ao Fórum, @Eugenia Leite Zutin. Sugiro postar essa pergunta no tópico dedicado a esta máquina, para aumentar a chance de obter resposta. Aí está o link: Saudações!
    1 point
  36. Moedor para coados 1zpresso zp6, sem uso. Aberto apenas para conferência do itens e possíveis avarias. O moedor encontra-se em Natal/RN. Envio via melhor envio, através dos correios. Para venda através de ml, olx e afins, acréscimo das respectivas taxas no valor do produto. Caso queira, só solicitar que crio o link, sem problemas. Mais informações, dúvidas, fotos, vídeos pode solicitar meu número pelo privado. Valor: R$1800
    1 point
  37. @Santiago Luz mas essa do anúncio eu acredito que esteja funcionando, diferente da sua
    1 point
  38. Olá pessoal, Graças a denúncias de vocês, notamos um usuário novo mandando mensagem direta como se fosse o anunciante de várias vendas dos classificados. É um golpista. Este usuário via alguém que demonstrou interesse em algo nos classificados e ia conversar com a pessoa como se fosse o vendedor, e pedindo o pagamento por pix. Desconfiem de abordagens diretas e não transfiram dinheiro para desconhecidos sem ter certeza do que estão fazendo. Transferência direta por pix não tem disputa e não tem volta. Reiteramos que o fórum do café é um fórum público do qual qualquer um pode fazer parte. Apesar dos administradores tentarem fazer daqui um espaço seguro, isso ainda é a internet. Não nos responsabilizamos por golpes e é obrigação de vocês estarem atentos. A leitura obrigatória do Ruston de 2012 segue atual. No mais, bons cafés a todos!
    1 point
  39. Sim, são todos naturais, mas são bem limpos. Não tem nada de fermentado. Parecem até CD ou lavados. Não sou grande fã de fermentados. Então, da última vez peguei o supreme, paraíso, pink bourbon e mais uns dois. Achei todos com a torra mais avançada do que gosto. Até para moer era bem macio no moedor manual. Só gosto meu mesmo.
    1 point
  40. Ninho da água, principalmente os microlotes, tem uma torra bem clara também. Semana que vem vou pegar uns cafés de Piatã que são densos e a torra bem clara, vamos ver. Caramba, acho as torras da UM bem desenvolvidas para o meu paladar.
    1 point
  41. Eu tive uma experiência parecida com a sua a pouco tempo! Tenho uma Britânia 15 Bar, que teoricamente é uma Philco 15 Bar com outra roupagem, e veio com essa agulha para capsulas no chuveiro da máquina também, achei que era por isso que acabava canalizando o bolo do café, então comprei o parafuso da Philco 15 Bar normal que não tem a ponta e troquei, e não senti nenhuma diferença significativa com a essa troca, pois a canalização ainda continua. Creio que nosso problema seja a pressão da máquina mesmo, que é muito forte e consequentemente precisamos afinar muito o grão pra entrar naquele parâmetro de 1:2 de 25 a 30s e o café canaliza e não fica com gosto bom, me parece ácido demais a maioria dos cafés que testei. Estou na saga aqui ainda pra tentar resolver isso, indicaram colocar o dimmer mas a fiação da minha máquina é diferente da Philco e fico com medo de estragá-la.
    1 point
  42. Salve pessoal, primeiro post aqui. Mas acho bom começar a compartilhar. Fiz uma "versão" entre muitas aspas pq não é teoricamente um gaggiuno mas se baseia em bastante coisa deles. Uso um esp32 que comunica via BLE com um pwa em react em um tablet. Acho que assim facilita (não ter que usar nextion uf) e da mais autonomia pra mudar o ui e ir desenvolvendo novas funcionalidades. Atualmente carreguei todos os perfis do app paralelo da decent (que aliás a api é publica), mas faltou ainda controle de fluxo que não seja pela balança (pra medir pré infusão e infusao)... Aos poucos vou lapidando e melhorando. E postando atualizações. Mas meu café já sai mto melhor,... e sem ter que ficar com olho na pressão olho na balança... Aliás, esqueci de avisar mas estou fazendo numa fiamma minibar:) Enviado de meu SM-M526B usando o Tapatalk
    1 point
  43. Opa, me enrolei com as palavras haha. Quis dizer que parece uma opção melhor por ser “de graça”, estar dando resultados bons e sofrendo constantes atualizações, principalmente saindo do mainstream Gaggia/Rancilio em que seria necessário projetar algo para a balança física. A precisão da física é certamente melhor, sem discussão. Só fiquei na dúvida na parte de parar no peso certo, se ele compensa o delay parando um pouquinho antes. Vc está usando essa função? Sabe dizer?
    1 point
  44. Olha, eu utilizei uma boa fonte 5v de uma boa marca (intelbras) com capacidade para ate 3A, é o suficiente para alimentar isso tudo e mais um pouco, por hora não estou tendo nenhum tipo de problema, esta funcionando tudo redondinho e consegui embutir quase tudo no corpo da própria maquina (fonte, dimmer, ssr, modulo rele, display...) ficando apenas numa caixa "separada" (essa caixa fica grudada atras da maquina, não da pra ver de frente) o nano (pra ter um acesso mais fácil) e o modulo do termopar.
    1 point
  45. Recomendo O Coffe Dealer, micro torrefação de Piracicaba-SP. https://www.coffeedealer.com.br/ É dmais! att,
    1 point
  46. Pessoal... Estou tentando escolher grãos online e achei alguns sites (Uniques, Orfeu, Dutra, Santa Mônica, Baggio, Baronesa, etc). Mas meu problema é que não há uma espécie de padronização na classificação dos grãos, então acaba sendo difícil decidir sem recomendações. Tem site que num grão a acidez é média e em outro grão é equilibrada. Eu não saberia dizer a diferença entre acidez média e equilibrada... Outro site classifica os quesitos (doçura, amargor, corpo, etc) em números, mas não diz qual a numeração máxima um quesito poderia atingir (4? 5? 10?). Por acaso vocês também têm essas dificuldades ou vocês só compram grãos com recomendações? Outra coisa. Na experiência de vocês, qual fornecedor consegue entregar os grãos com a torra mais recente possível? Já comprei Uniques Café e gostei muito. Experimentei o Moca, Frutado, Melodia, Best Cup Raro e um Frutado verde. Curiosamente, o Raro (mais caro) foi o que menos gostei. Acho que ainda não tenho paladar pra cafés desse tipo. Aliás, acho que não devo ter paladar, porque experimento café com notas de frutas vermelhas, mel, pêssego, morango, rapadura... E não identifico porra nenhuma disso, hehehe. Consigo no máximo diferenciar doçura, amargor e acidez entre os grãos que experimento. Claro, meu procedimento de extração do espresso ainda está muito baby, também pode ser isso. O Frutado verde da Uniques foi o que mais gostei, talvez por ter podido experimentar uma torra bem recente (3 a 5 dias). Mas confesso que achei o procedimento meio chato. Eu torrei na pipoqueira, o que é tranquilo, mas o problema é limpar os grãos. Retirar aquelas cascas é um processo chatíssimo e acabo demorando muito tempo. Experimentei também Orfeu (Orgânico, Bourbon Amarelo e Microlote Colheita Tardia), Dutra (Microlote Bourbon Amarelo). Definitivamente o Bourbon Amarelo não é minha praia. Faz sentido. Ficar sem café não pode ser uma opção, rs. Eu atualmente tenho uns elásticos fortes que vieram nos pacotes da Uniques, e eles servem pra apertar bem. Eu sempre fecho a boca do pacote com durex, pra vedar a passagem de ar e dobro o pacote o máximo possível e depois prendo com elástico. Dessa forma, todo o oxigênio eventualmente produzido pelos grãos acaba sendo automaticamente expelido, já que o pacote fica bem dobrado e apertado. Abraços.
    1 point
  47. Boa tarde!!! Conheci o Ricardo em Araxá dia 28/02 e ele experimentou nosso café (Café São Gotardo) ele gostou muito e pediu que entrassemos no clube do café para que pudessem ter contato para experimentar. Caso alguém queira experimentar é so entrar em contato pelo site www.cafesaogotardo.com.br no chat ou pelo e-mail vendas@cafesaogotardo.com.br Obrigada!! Érica
    1 point
×
×
  • Criar Novo...