Ir para conteúdo

Ranking

Conteúdo Popular

Mostrando conteúdo com maior reputação em 29-11-2023 em todas as áreas

  1. Fala Kleber, Eu não sou nenhum especialista não, só curioso e paranóico com coisas que envolvem alimentos. É possível abrir a máquina sem danificar nada como o Pedro falou, mas eu acho pouco provável que você não quebre ao menos uma das presilhas laterais. Principalmente as de baixo, que são mais difíceis de tirar. Eu mesmo quebrei uma. De qualquer maneira, se quebrar uma só, não vai mudar nada no encaixe. Eu mesmo estou usando a máquina por aqui só com as peças presas pelas presilhas para ser mais fácil abrir e fazer ajustes e é como se eu não tivesse quebrado nada. Retire a tampa de trás com uma chave de fenda para evitar quebrar as presilhas. Sobre a OPV, eu recomendo usar a OPV de metal e somente ela, se você conseguir todos os itens. A qualidade é muito superior a OPV que vem na máquina e, mesmo usando ela, eu consigo voltar para a pressão de fábrica com tranquilidade. Aliás, a OPV que a Breville coloca nessa máquina é bem vagabunda, diga-se de passagem. Mas antes, a minha sugestão é tentar o ajuste mais fácil, com a OPV de fábrica mesmo. O importante é você ter uma ideia dos resultados antes de se aventurar na troca por uma nova OPV. Com relação aos resultados, eu posso dizer que concordo com os colegas. A máquina muda da água para o vinho e o meu café lembra bem mais o café que eu costumo tomar na Coffee Five, aqui no Rio. Claro que ficar igual é quase impossível, dado que o equipamento deles é muito superior, mas o ganho bem grande, ao meu ver. Eu também estou brincando um pouco com a pressão e estou achando que os cafés extraídos com uma pressão menor que 9 bar ficam com um perfil que me agrada ainda mais, mas eu ainda não tenho um parecer sobre isso, já que fiz outros testes em paralelo.
    2 points
  2. Obrigado pelas respostas, pessoal. Sobre a dica de anotar, comprei um caderninho para ir anotando as receitas e as percepções. Já fui cervejeiro caseiro, analisar e anotar é um hábito que já tenho. Quanto ao desperdício, acho que será inevitável perder algumas xícaras. Claro que tentarei ao máximo estudar e planejar antes para evitar ao máximo perder, mas quando isso acontecer já sei que é algo esperado. Neste começo vou acabar comprando mais café do que preciso, ter um pouco mais de margem, e aos poucos ir diminuindo a quantidade e aumentando a qualidade.
    2 points
  3. Sim, em todos os casos em usei o filtro duplo. O filtro simples é bem mais complicado. E atualmente eu uso o puck screen da 3 Bomber que, na minha opinião, é menos problemático, além de não ser necessário reduzir a dose.
    1 point
  4. Obrigado pela dica. Vou tentar sem o puck screen.
    1 point
  5. Ah, Kleber, outra coisa. A Breville costuma ser inconsistente entre extrações seguidas. Eu só considero o que eu obtive nas duas primeiras extrações. Quiçá, só a primeira. Outro ponto é tomar cuidado com puck screens. Eu já tive problema com isso e as minhas extrações ficaram irregulares por bastante tempo até eu perceber que o puck screen era um problema. E além dela, a quantidade de café dentro do filtro. Se colocar café demais vai ter pouco espaço entre o chuveiro e o puck + puck screen e isso pode fazer com que extração fique irregular. Se colocar menos, também pode dar ruim. O Razor, que vem com a máquina, pode te dar uma ideia do espaço que você precisa deixar, mas tu deve ter em mente que esse espaço também deve considerar o puck screen, o que significa que você pode precisar reduzir a dose.
    1 point
  6. Sim, Pedro, eu tenho habilidades com as ferramentas e consertos, mas não tenho o conhecimento de vocês e sou novo no ramo do café. Estou aprendendo aos poucos e acho que vou tentar sim. Estou aguardando os resultados que o Eder Marco vai conseguir com a OPV que ele instalou para comprar igual.
    1 point
  7. Kleber, Se você for cuidadoso e tiver habilidade manual você abre sem quebrar nenhum encaixe. Então não tem selo de garantia , consequente não perda de garantia. Se você comprar a OPV de bronze instale como eu fiz pois é totalmente reversível. Se optar por regular a de plástico, você pode precisar cortar um elo da mola ou colocar outra mola menor caso queira conservar a originalidade. Se fizer como o POST anterior a água em excesso vai direto pra bandeja então não há preocupação com a nova mola ser "food grade". Agora é uma sugestão por sua conta e risco pois é fácil quebrar encaixe de plástico no desmonte. Só você saberá avaliar se vale a pena o risco. Bons cafés !
    1 point
  8. Claro! https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-3449804337-embaladora-alimento-a-vacuo-rolo-promocao-selagem-vertical-_JM?quantity=1 Ela vem com um rolo de sacos de 5m x 20cm de brinde. E assim, a seladora funciona, mas dá pra ver que não é daquelas coisas que vão durar a vida toda... mas para o meu uso, que é esporádico, acho que aguenta um tempinho. Se daqui há algum tempo ela parar de funcionar, possivelmente vou investir em uma um pouco melhor. Abraços!
    1 point
  9. Pode aumentar o ratio tbm. Mas se ja esta saindo em 1 min, provavelmente é temperatura.
    1 point
  10. Opa, A chance de erro é menor na AeroPress. A menos que faça uma moagem totalmente fora do comum. Tirando temperatura, eu basicamente uso a mesma moagem e receita em quase todos os cafés que eu compro e todos ficam ótimos para o meu gosto. Nós coados eu já preciso ser mais cuidadoso, mas também costuma ser tranquilo. Verifique a faixa recomendada de ajuste para o seu moedor e uso como ponto de partida. O desperdício é maior nos espressos, conforme o colega mencionou acima. Eu "perdi" bastante café com os espressos no início, mas faz parte do aprendizado. Uma boa sugestão é guardar as regulagens em uma planilha para você ter como um ponto de partida mais fino no futuro.
    1 point
  11. Olá. Poderia passar o link do anúncio, por favor? Obrigado! Saudações!
    1 point
  12. Tive que criar uma conta só para agradecer! Chegou ontem, e acho que posso ter me empolgado e bebido café demais a noite kkkkkk
    1 point
  13. Hoje eu não recomendo a EOS pela quantidade de problemas de vazamentos que vi. Se nas máquinas recentes isso não acontece mais, seriam bom termos alguns relatos. Com esse problema sanado, ela é a melhor máquina dentro de sua faixa de preço, na minha opinião.
    1 point
  14. Opa, Sim, eu mesmo fiz a instalação. O trabalho seria feito por um técnico após eu adquirir as peças, mas ele estava demorando para me responder e eu achei melhor assumir o risco e fazer por conta. E é bem simplesmente no final, mas eu já tinha visto vários outras conteúdos na internet a respeito antes de iniciar. Sobre as ferramentas e itens, eu precisei do seguinte (uso e modificação por conta e risco de quem tentar fazer): - A OPV, é claro; Obs.: Caso a OPV não tenho vindo montada, será necessário montar e aplicar uma graxa própria para uso com alimentos na o-ring que vem com ela. - Um conector próprio para uso com alimentos para mangueiras com diâmetro externo de 4mm e rosca de 1/8 BSPP; Obs.: E recomendável que o conector aguente uma faixa adequada de temperatura e uma pressão mais alta do que a pressão máxima da bomba. É o caso desse que eu citei. - Fita veda-rosca PTFE para rosquear a OPV na bomba e o conector na OPV. Eu também encaixei a borracha que estava na rosca da OPV de fábrica na rosca da nova OPV para ter uma melhor vedação com a bomba e evitar possíveis danos a própria bomba; - Fitas de nylon para prender a mangueira; - Uma espuma para colocar entre a OPV e a tampa traseira, evitando ruídos quando a OPV começar a vibrar junto com a bomba, batendo na tampa; - Chaves de fenda; - Chaves Philips; - Chave de boca para apertar o conector na OPV; - O porta-filtro com o filtro cego para poder ajustar a pressão (coloquei em 10 bar com o filtro cego, mas você pode brincar com isso); - Alicate de bico para cortar a fita de nylon que está na máquina e aparar a nova que será colocada; Eu precisei cortar a ponta da mangueira de 4mm para poder encaixar no conector. E também precisei retirar temporariamente os parafusos do suporte superior da bomba para deslocar ela um pouco para frente e ter espaço para rosquear a OPV. Para não ficar no suspense, eu posto abaixo algumas fotos da OPV após a montagem. É importante ficar atento a possíveis vazamentos quando ligar a máquina pela primeira vez após a mudança, já que estamos falando de componentes internos energizados que podem entrar em curto se entrarem em contato com a água. Eu ainda estou tentando resolver um ruído igual ao que eu tinha com a OPV de fábrica quando eu tentava limitar a pressão máxima em um valor menor. Talvez seja a aplicação da graxa que eu citei acima e não me dei conta na semana passada. Estou esperando chegar para eu poder testar. Posto depois os resultados e se não der certo, vejo se os colegas do fórum tem alguma sugestão. No momento eu ainda não tentei desviar a água de volta para o reservatório, mas tenho planos de fazer isso em uma etapa posterior. @Pedro Freire @DanCGC @Kleber Pontes
    1 point
  15. Boa noite! entao, eu estou satisfeito com a minha Delongui! Investi em algumas melhorias (comprei protafiktro naked, distribuidor, tamoer e WDT), troquei o bico vaporizador (depois vou postar um vídeo tutorial). Como aprendizado devo dizer que a máquina me deixou mais do que feliz!! Mas, se você tiver dinheiro pra comprar uma com Boiler usada eu faria!! A delongui é muito limitada pra tirar expresso mais frutado ou cítrico!! Se a torra não for mais elaborada ela não consegue extrair bem!! Agora, bebidas com leite ficam deliciosas pq o azedinho armoniza com o leite cremoso!! enfim, entre à delongui e a Philco, ainda continuo preferindo a delongui!! Mas se pudesse, procuraria uma com boiler melhor e usada!!
    1 point
  16. Vá de Breville, as duas máquinas são interessantes, cada uma na sua proporção, a vantagem da Gaggia "Classic" é o grupo de 58 mm, e as peças que se acha com mais facilidade para importar devido a idéia de customização, mas esse ponto é negativo e positivo, nova, tem a garantia, logo não dá para fazer algumas coisas, a altura do prato da xícara é curto, te força a comprar um aparato a mais, ela é uma máquina de entrada (doméstica) com grupo de 58mm, tem promoções dela a 250 dólares lá fora, mas cai no campo da taxação, nesse porte, difícil não ser. A Breville, tem uns comandos no painel que te dá uma gama de funções, que talvez não fique tentada em fazer modificações, grupo de 51mm, encontra-se mais acessórios viáveis, mas perde o ar profissional, e como falou que gera conteúdo, eu acho mais imponente. A Breville na minha visão vale o valor, a Gaggia Classic, não é que não valha, e que tem suas limitações pelo valor. Observação: A outros modelos da Gaggia que eu indicaria no lugar da Breville, estou me referindo exclusivamente a comparação com a Classic.
    1 point
  17. É algo bem comum de se fazer nessas máquinas caseiras mais simples. Geralmente elas trabalham com uma pressão muito grande, então o dimmer serviria para diminuir o fluxo da água. Como a pressão depende do fluxo de água e da resistência (o bolo de café), você consegue "emular" uma pressão mais baixa (simplificando ao máximo). Pode usar qualquer dimmer simples desses de usar em lâmpada. Acho que uma bomba ulka simples tem na faixa de 55w, então precisa ser um dimmer com potência maior que isso. O que muda é uma extração mais uniforme, com menos canalizações, o que faz a gente conseguir extrair mais do café.
    1 point
×
×
  • Criar Novo...