Ir para conteúdo

Ranking

Conteúdo Popular

Mostrando conteúdo com maior reputação em 16-04-2024 em todas as áreas

  1. Eu costumava fazer dessa maneira também, fixando a dose e alterando somente a moagem. Mas um vídeo do William me ajudou bastante a entender que a dosagem também pode fazer parte do ajuste e fazer você alcançar um resultado mais de acordo com o que você espera. E de fato, eu consegui resultados bem melhores na Breville e está ajudando na minha outra máquina. Segue o link, caso alguém tenha curiosidade: https://www.instagram.com/reel/C18Kt1iseyU/?igsh=MW15dnd5b2NhOXBkag==
    3 points
  2. Eu tive que achar uma solução para conseguir consumir um café amargo que eu comprei em quantidade Esse café quando coado sempre ficou amargo demais, mesmo fazendo algo exagerado, como Clever com água a 80 graus (tentando fazer a infusão compensar a baixa temperatura). Por outro lado, no espresso se sai muito bem, o que me levou a observar que o curto tempo de contato com a água quente parece benéfico pra esse café. Por fim, eu ia passar uns dias fora, sem uma chaleira boa para coados, então decidi pela Aeropress e pensei nesse método para poder usar água fervendo, sem precisar esperar um tempo arbitrário para esfriar. Com as observações acima, somando ao meu gosto, acabei chegando numa receita fácil de fazer sem equipamentos, onde tenho prazer de tomar esse café, e imagino que funcione para outros cafés e pessoas com gosto similar ao meu. eu bebo muito mais coados, espresso não é todo dia que faço, e quando faço, quase sempre é adicionando água eu não gosto de café pelando, pra mim uns 70 graus é uma ótima temperatura para apreciar o sabor eu gosto da praticidade da Aeropress, e nunca peso a quantidade de água, mas gostei do café em todas as minhas tentativas. Você pode pesar se preferir! Receita: coloque pelo menos uns 200ml de água para ferver deixando a Aeropress no modo invertido, acrescentar a quantidade de pó fino a gosto. Eu uso 14g, e o pó sugiro um pouco mais grosso do que o padrão de café moído de mercado, alguns até se referem como "moagem para Aeropress" embora o método permita qualquer moagem. o pulo do gato: acrescentar água filtrada em temperatura ambiente, até mais ou menos o número 3 da Aeropress (ou seja, em torno de 1/4 do volume máximo, o que dá ali pelo número 3. Vamos deixar em infusão nessa água por 1-2 minutos, tempo suficiente para se preparar para os próximos passos mexa bem o café com água dentro da Aeropress feche a tampa da Aeropress com o filtro de papel faça um "swirl" com a Aeropress (movimento circular mantendo ela invertida, buscando agitar a borra) e vire a Aeropress sobre a xícara esse é o passo mais estranho: com cuidado, remova o êmbolo. O "swirl" foi para desgrudar café da borracha, mas mesmo assim pode ter um pouco ali; o cuidado é só para não fazer sujeira deve ter passado 1-2 minutos, acrescente agora a água fervida, eu vou até quase encher a Aeropress. Quanto menos água, menos quente vai ficar o resultado imediatamente, recoloque o êmbolo e faça o processo de pressão para finalizar sua extração.
    2 points
  3. Se está nessa pressão então não foi bem ajustado o mod. Tem que ficar lá na casa dos 9 bar para sentir diferença já que o padrão da máquina já é 15
    2 points
  4. Tive sim. Vou te dar uns exemplos: filtros de alta extração. Se quiser testar um da Pesado, ou mesmo um Dex da 3Bomber, nao tem. Ainda hoje. IMS de precisão tem, nao é da onda da alta extração ainda mas um filtro de referência. Ai voce fica sabendo que o Dex é tao bom quanto o IMS, pode comprar 1 de 18g e 1 de 20g por 200 reais ao inves de pagar 150 reais em 1 IMS. Vai gastar 300 reais no IMS ou vai comprar um só. Moonraker: tem um genérico bacana no Ali, que nao tem 53mm tbm. Voce pode imprimir o Umikot, mas está na categoria do as vezes tem que ir no similar não exatamente o modelo e marca que quer, ja pra 58mm nao falta. Ja o autocomb genérico pode funcionar, pela construção, as agulhas envergam um pouco e boa, mas nao sei como isso afeta a distribuição. Sao pequenos detalhes, pra alguns nao faz falta, principalmente com uma máquina como a Vivaldi que entrega otimos espressos, mas, eu sinto falta de poder explorar essas opções.
    1 point
  5. A principal regra é: se gostou ta ótimo... rs... Mas vale provar diferentes "receitas" para aprender a pilotar sua Poemia quando o sabor nao agradar e pra descobrir melhor qual o seu perfil. E eu tbm curto umas extrações rápidas, pois gosto de acidez no espresso, dos mais frutados. Mas a maioria é o oposto. Tiro varios nessa faixa dos 20s, talvez nao todos em 1:3 como no seu caso, mas ja fiz sim. Em geral eu fico em 1:2 a 1:2.5. Pesquise tbm sobre o turbo shot. Acho prematuro testar a receita logo no inicio da jornada, mas é interessante saber que existe, e talvez sua extração tenha sido meio que um turbo shot.
    1 point
  6. Pior que no meu caso foi apenas uma situação mesmo. Meu irmão trabalha num cruzeiro, ai na passagem pela Turquia ele acabou comprando pra trazer.
    1 point
  7. Olá. Não; esta que tenho tem 200mL de volume, @Edx. Eu preparo 150mL, para deixar o espaço que precisa para subir sem derramar. Nunca. Já fiz 100 mL na outra que eu tenho, também da Ceraflame, que tem 150 mL de capacidade, seguindo a mesma lógica de deixar um espaço livre. Mas esta, que eu tinha ganho de presente, eu acabei encostando depois que comprei a outra. Quero comprar uma dessas. E uma jarra de cobre. E um moinho turco. E se o @Faverosouber como importar os grãos... Esse mundo de coisas para café acaba com o bolso da gente!!! Saudações!
    1 point
  8. Essa da cera flame é a de 150ml, certo? Já testou a receita em tamanhos maiores? Fazia café turco com moedor de hélice. Gostava do resultado. Hoje, usando bravito ou comandante não consigo acertar...rs. Vou testar a tua receita. Porém, tenho uma ibrik cera flame de 650ml. Queria testar numa menor.
    1 point
  9. Sim. Assim como os outros colegas, eu considero que o mod me entrega uma máquina totalmente diferente. Mas tu vai notando isso depois que usa ela por um tempo. As extrações ficam bem mais equilibradas, se souber como fazer. Eu fiz um outro vídeo por aqui, de uma extração usando o café do Torra Fresca Cafés. Dá uma olhada para tu ter uma ideia:
    1 point
  10. O Eureka Mignon Zero estava mais em conta. Tente o cupom 3310 para ter 10% de desconto no Eureka ou 3305 se o outro não funcionar para ter 5%. Se nenhum funcionar, peça cupom por e-mail. Heat Exchanger. Trocador de calor. É uma construção com um boiler dentro de outro, permite vaporizar logo após extrair. Uma alternativa pra quem faz latte ou extrai muitos espressos na sequência, que fica mais barato que uma dual boiler. Se faz 1-2 espressos na sequência e 1-2 lattes, uma boa single boiler como as que está procurando vão dar conta do recado. A minha ECM Classika PID sobra. Se vai fazer só espresso tem a Puristika também. E se vai fazer só espressos, ou majoritariamente, valorizaria muito um PID. Quando você avança no hobby, esse ajuste de temperatura faz diferença. Assim como uma válvula de flow control, que você instala facilmente em máquinas com grupo E61. Mas, pra começar, não são indispensaveis. Já um boiler razoavelmente grande (300-350 ml pra cima) é importante pra estabilidade térmica, o da Gaggia é de 130 ml, acho pequeno. Já as máquinas com grupo E61 normalmente possuem acima de 750 ml. A minha dá uma estabilidade de 2-3 graus. Se quiser ver umas medições que eu fiz na Classika e na Vibiemme Domobar:
    1 point
  11. Juntando cupons da Aliexpress+cashback da Meliuz da pra pegar por menos de 200. https://pt.aliexpress.com/item/1005006389606750.html?spm=a2g0o.home.pcJustForYouTop.1.6d831c91C3K0z6&gps-id=pcJustForYouTop&scm=1007.13562.333647.0&scm_id=1007.13562.333647.0&scm-url=1007.13562.333647.0&pvid=65655ff8-5cad-4762-ba9a-41dae7876f85&_t=gps-id:pcJustForYouTop,scm-url:1007.13562.333647.0,pvid:65655ff8-5cad-4762-ba9a-41dae7876f85,tpp_buckets:668%232846%238107%231934&pdp_npi=4%40dis!BRL!696.36!187.51!!!933.96!251.49!%402101c59517132260788927787e9748!12000036993646448!rec!BR!2441604390!&utparam-url=scene%3ApcJustForYouTop|query_from%3A
    1 point
  12. Não fiz. Não tenho Kruve. RDT diminui retenção no moedor pois reduz estática. Naquele volume do vídeo do Lance, aumenta percentual de extração, mas não necessariamente isso quer dizer melhora no sensorial. Eu não faço, mas por preguiça ou falta de hábito mesmo.
    1 point
  13. Boa ! Só fique atento para o fato de que alguns modelos da Ceraflame servem para indução; nem todos.
    1 point
  14. Ajuste em dose é mais quando o moedor não tem precisão suficiente. O K4 tem. Eu fixaria a quantidade de café e ajustaria a moagem.
    1 point
  15. Olá, tudo bem? A minha balança Timemore Black Mirror Basic 2 está com o mesmo problema da sua. Fiz o seguinte: após deslizar o botão físico para ligar a balança e ela não ligar, voltei cuidadosamente um pouco esse botão e ela ligou, é um tiquinho só (kkk). Para desligá-la, não utilizei mais o botão físico, fi-lo pelo sensor tátil. Outra dica é deixar a balança desligar sozinha. Abri a balança e mexi no botão físico - empurrei ele em várias direções, mas não resolveu. A próxima vez que eu abrir a balança, vou aplicar um limpa contato de placa mãe de computador para ver se resolve.
    1 point
  16. Novo vídeo do MusiCafé é sobre Aram. Ficou ótimo! Inclusive mostra o uso da resistência de @Luis Paulona prática, uma boa para quem tem esta máquina ou tem algum interesse em ter.
    1 point
  17. De acordo com o usuário "ildarion" no subreddit "pourover", o problema no switch de ligar/desligar (on/off) da balança Timemore Black Mirror foi resolvido colando um pedaço de folha de alumínio em dois pinos da placa, conforme é mostrado na imagem abaixo. Isso serve para manter ela sempre ligada, passando o controle de ligar/desligar para a área sensível ao toque (maneira como os modelos antigos da Black Mirror funcionava). Para abrir e acessar a placa da balança, você deve localizar 2 parafusos embaixo do adesivo à esquerda do logotipo no centro.
    1 point
×
×
  • Criar Novo...