Ir para conteúdo

Ranking

Conteúdo Popular

Mostrando conteúdo com maior reputação em 12-11-2024 em todas as áreas

  1. Pessoal, crio este tópico para venda do 1Zpresso J-Max, usado, comprado em abril/maio de 2023. Diria que foi pouco usado, quase que exclusivamente aos finais de semana, e nem todos. Além de espresso, usava na Moka. Nessas ocasiões, 4 ou 5 moagens no máximo. Está em ótimo estado, com todos acessórios (caixa, maleta, pincel sem uso, borrachinha, soprador), apenas algumas poucas marcas de uso, sobretudo entre o topo do 3 e 4 externos, conforme última imagem. Motivo da venda: pouco uso, não faço muito espresso, tenho usado outros moedores para este fim. Preço: R$ 800, além de eventual frete. Posso enviar por correios, entregar em mãos em SP também. Fico à disposição.
    2 points
  2. Acabei de receber os cafés, pedi no domingo e chegou hoje (terça), bem rápido! Comprei o Caramelo com torra em 31/10/24 (12 dias) e o Conilon com torra 01/10/24 (6 semanas). Assim que provar, posto o resultado.
    1 point
  3. E ai, tudo certo e contigo? Minhas extrações estão incríveis agora! O segredo foi parar de usar a mó SSP e voltar para a original kkkkkk O que aconteceu foi que parei de usar o moedor com a lâmina e deixei com o Cabeça do Garagem do Café para avaliar se o moinho estava com problema. Ele fez diversos testes com os equipamentos dele e viu que o moedor estava ok, o que acontecia é que essa lâmina SSP que comprei tem um estilo de corte que provavelmente é muito uniforme e não dá os fines necessários para fazer a pressão do espresso. Aí tem que moer extremamente fino para tirar espresso padrão, o que vai rolar mais são turbo shots Isso não quer dizer que não dá para tirar espresso gostoso nela, inclusive o Jonathan Gagné em um post dele falou que o espresso favorito dele é usando uma mó de low fines, mas que ele tem que afinar muito e ter um cuidado extremo na preparação do puck para tirar o espresso Então eu percebi que ela não era para o que eu quero e parei de usá-la. Provavelmente ela deve ser incrível para coados por trazer a uniformidade que vai trazer mais nitidez e limpeza para a xícara O mais correto seria eu pegar ela novamente e sabendo o que sei agora de turbo shots e particularidade da mó, testar um pouco mais, mas como estou empreendendo estou meio sem tempo para explorar o potencial dela Se você está com uma HU, provavelmente é o mesmo problema. Vai ter que moer bem fino, caprichar muito no prep e entender que os espressos não vão ser padrão. Recomendo muito pesquisar sobre turbo shots porque são espressos diferentes, mas com alta extração e grande potencial de serem incríveis
    1 point
  4. Este domingo testei, pela primeira vez, a preparação de um coado na V60 com água prata e com a água do purificador Electrolux. Estava encanado que a água de casa não me deixava repetir os sensoriais que provo em cafeterias. O purificador é o PA31G, que tem filtro com carvão ativado que remove o gosto do cloro. Nao comparei simultaneamente, fiz um e depois o outro minutos depois. Mantive moagem, proporção e etc. Considerei pequena a disparidade entre os sensoriais, imaginava que iam ser mais acentuadas as diferenças . Com a água engarrafada, a nota principal ficou um pouco mais ressaltada que a com água do purificador. Ambos cafés ficaram bem próximos. Pretendo fazer mais alguns testes com outros cafés e no espresso.
    1 point
  5. @pedrod45, um detalhe ali é importante: "nesse lote de café que estou consumindo". Escrevi aquilo no dia 05 de novembro, quando o tal lote de café estava terminando. No dia 07 de novembro comprei mais 1kg do mesmo café: Bourbon Vermelho do Tomio Fukuda, torrado pela Baden aqui em Porto Alegre. https://loja.badentorrefacao.com.br/produto/cafe-especial-bourbon-vermelho/44-324. Abri o primeiro pacote do novo lote no dia 08 ou 09, quando terminou o anterior. Já esperava ser necessário regular novamente o moedor. Hoje, dia 11 de novembro, depois de alguns espressos, usei no 12 para moer 13g para 50ml, e no 16 para moer 17g para 34ml. Como uso o mesmo filtro (cesta) para as duas receitas, tenho um bolo mais alto com 17g, que portanto resiste mais à passagem da água. Por isso é necessário moer mais grosso, se quero que as extrações saiam no mesmo tempo. Possuo mais dois filtros, porém um é muito pequeno (aquele para "simples") e não comporta 13g. O outro é muito grande, para mais de 20g, e ainda não me dispus a dominá-lo. Café está cada vez mais caro, e não faço mais questão de tomar espressos muito longos. Eu fazia 17g para 50ml, mas depois que voltei da Itália mudei para um espresso de 34ml. Eu comprei o DF54 justamente porque é um moedor monodose, já que costumo ter mais de um grão em casa e as pessoas aqui têm preferências diferentes. Minha esposa não gosta de espressos com acidez muito presente e muito intensos; já eu gosto de espressos intensos e encorpados e aceito uma acidez que não seja exagerada. Demonstrei que mesmo pacotes diferentes "do mesmo café" requerem ajustes na moagem. A Baden faz torras frequentes e, cada vez que eu compro o mesmo café, pego uma data de torra diferente. Mesmo que o café cru seja da mesma saca, e o equipamento de torra seja controlado por computador, é difícil exigir um comportamento tão preciso no moedor. Ainda devemos considerar que, depois de aberto o pacote, o café começa a envelhecer. Por razão de economia, tenho comprado 1kg por vez, fazendo jus a um desconto (fica mais barato que comprar 250g de cada vez).
    1 point
  6. Pessoal, Como essas dúvidas sobre setup são bem recorrentes, fiz um video sobre como seria meu racional para decidir o setup em função do perfil de uso, por exemplo, quem faz apenas espressos e quer a melhor xícara possível tem um perfil totalmente distinto daquele que faz muitos lattes na sequência e o espresso pode ser "apenas ótimo", e com o mesmo valor, eu optaria por máquinas totalmente distintas. Caso tenham interesse, na descrição do vídeo tem um link para uma tabela onde estou agrupando os modelos de máquinas e moedores por perfil de uso, além de acessórios interessantes para iniciar, sempre focando na decisão "inteligente" para cada perfil: E deixei o link para a tabela no site também: https://www.espressohackers.com
    1 point
  7. Olá. Acabei de fazer um teste usando 3 águas diferentes, @willm20, sem passar pelo filtro de barro. Procurei manter inalteradas ao máximo as demais variáveis. Usei um catuaí vermelho da Mogiana, torrado em 04/10, torra médio-escura (Agtron 50), que comprei no Café do Mercado, no Mercado Municipal de Curitiba. Moí no K6 (click 90) e preparei na moka de 1 xícara da Bialetti com 8,6g de café, 70mL de água na parte de baixo e 10mL na parte de cima. Temperatura ao servir na xícara (Sofia alta) em torno de 65°C. Tive que fazer um após o outro para poder usar o mesmo equipamento, então não pude fazer um teste às cegas. Usei um gole de água gaseificada São Lourenço para limpar a boca antes de cada prova. Minhas impressões de não Q-Grader: Visual: sem diferenças perceptíveis. Aroma: Levemente chocolate em todos. Paladar: mais para castanhas com as 2 da Font Life, mais para amora com a Prata. Meu veredito: notável que a água faz diferença, mas todas as 3 que usei entregaram boas xícaras, cada uma com seu perfil. Claro que no dia a dia não preparo meu café com toda essa precisão na cafeteira italiana. Exceto pelo moedor, todo o resto vai pelo "olhômetro". Água até encostar na válvula, pó até preencher o filtro etc. Saudações!
    1 point
  8. Terminando meu cantinho do expresso.
    1 point
  9. Pois bem. Chegou aqui, quase um mês depois do pedido. e o tenho testado. Só precisei de um adaptador para a tomada. Achei excelente, robusto, praticamente sem retenção, não é barulhento, é bem rápido, entregou bons resultados tanto no espresso quanto nos filtrados, com torra média clara e média que testei (Arara e Supremo da Um). Uso bem intuitivo, regulagem segura e precisa. Mas continuarei com os moedores manuais, no uso principal. Talvez se meu foco fosse espresso, aí talvez viesse a aposentar os manuais, porque acho que o df54 se sobressai mais nos espressos. Minha curiosidade era na comparação com os manuais, no resultado puro, e acho que no espresso consegui com o DF54 um nível a mais de complexidade, comparado ao que consigo com o jmax. O café ficou mais redondo e completo na boca, no conjunto mesmo. É minha primeira experiência com moedor elétrico, de fato é mais prático, sim, mas os manuais são mais controláveis no que tange à limpeza da bancada. Espero que o futuro saia alguma lamina 54 focada para coados! Testaria com prazer. A única coisa me desagradou foi com moagens lá para casa da regulagem 80, mais grossas, as quais costumo usar nos filtrados. Fica assim como na imagem. Ao contrário nos espressos, em que não acontece isso.
    1 point
  10. Você faz muito latte? Ou muito espresso na sequência (uns 6 pelo menos)? Se sim para as anteriores, vai nas HX. Precisa (e tem coordenação motora pra isso) ou quer vaporizar e extrair ao mês o tempo? Pega uma dual boiler. Só quer tirar o melhor espresso possível? Vai numa single boiler com PID, e gosto mais das E61 que das Profitec Go da vida, neste último caso. Tem gente que fala que E61 é uma montanha russa de temperatura, mas só se for com HX. Com PID não é. Eu medi, filmei, e deixei no YouTube se quiserem conferir. Obs: não quis dizer que a Profitec Go é má escolha, pelo contrário. Mas se tiver grana pra comprar a Classika, vai de Classika.
    1 point
  11. Concordo que exista uma curva de aprendizado com equipamentos novos, mas dizer que o cara que tem um DF64 com mós de altíssima qualidade tem um equipamento restritivo é no mínimo desconhecimento de causa... a máquina dele também é competente, não deveria limitar em nada...
    1 point
  12. Qualquer utilização da marca Fórum Clube do Café deverá ser aprovada previamente pela equipe de administração e moderação. Seja para elaboração de camisetas, canecas ou qualquer outra utilização que faz o uso da marca para a venda ou divulgação. A partir de hoje o usuário que incorrer ao uso indevido da marca do fórum estará sujeito às penas de ADVERTÊNCIA, SUSPENSÃO ou EXCLUSÃO, de acordo com a gravidade do fato. A pena será definida pela Administração em conjunto com a equipe de moderação, em caráter irrecorrível. Caso identifiquem o uso indevido do marca da CdC nos avise imediatamente.
    1 point
  13. Chegou agora ao Clube? Complete seu perfil e cadastro. Seja bem-vindo/bem-vinda ao Clube do Café. Para facilitar a troca de informações, solicitamos a você que preencha seu perfil. Lembre-se: é baseado nas suas informações que os colegas podem ajudar com dicas de cafeterias, upgrade de equipamentos, sugestões de lojas, marcar encontros presenciais etc. Estas informações facilitam a comunicação e fortalecem as ligações entre os membros do Clube. Complete seu perfil: seu nome ou apelido, localização (cidade e estado) e equipamentos que possui ou busca. Quanto mais claro estiver seu perfil, mais rápido você consegue dos colegas as informações que procura. E aproveite para personalizar sua foto. É com ela que identificamos rapidamente seu cadastro no Clube. Isto agiliza as trocas de mensagens. Um abraço Equipe de moderação
    1 point
  14. Muita gente fica em dúvida de como postar fotos no fórum. Há a possibilidade de fazer upload diretamente no fórum, porém essa é uma funcionalidade muito limitada. Por isso, costumo enviar minhas fotos através do site imgur.com Lá é possível fazer upload sem mesmo ter uma conta, mas eu preferi criar uma para poder ter mais controle sobre as imagens que eu posto. Resolvi fazer um passo-a-passo de como enviar imagens e postá-las no fórum, no intuito de ajudar as pessoas e também tentar deixar o fórum mais leve. Existem vários caminhos para o envio de imagens. Circulei dois em vermelho. Eu costumo simplesmente arrastar as imagens para dentro da página. Clicando no arquivo no meu computador e arrastando para dentro do site: Após o upload, a imagem aparece em sua galeria: Feito isso, abra a imagem, clique no canto inferior direto em "Large Thumbnail" (por default, vem selecionado o tamanho original da imagem, que muitas vezes fica ruim de visualizar direto no fórum) e depois copie o conteúdo da lacuna "Linked BBCode (message boards)". Dessa forma, ao postar no fórum, a imagem irá aparecer no corpo da postagem, e se a pessoa clicar nela, poderá ver a imagem em tamanho original no site do imgur. Basta colar o link no seu post e pronto! É possível criar álbuns, colocar título e descrição nas imagens, etc... p.s.: Momento "inception" p.s.2: Se os moderadores aprovarem, acho seria interessante mover esse tópico para Leitura Obrigatória.
    1 point
  15. Rodrigoks #192 Coado com filtro de papel (Hario V60) Este tutorial tem por objetivo apresentar as diretrizes básicas para preparar café coado em filtro de papel, em especial o sistema do Hario V60. Não existe um método único de preparo, mas todas as variantes derivam dos mesmos princípios básicos de extração, que é o que se pretende apresentar. É um dos muitos métodos que utilizam uma membrana semipermeável (no caso, de papel) para separar a fase líquida da bebida do pó. É um processo conhecido como filtração. Diferentemente de outros métodos, como a Prensa Francesa e a Aeropress, nos filtrados o café ultrapassa a membrana semipermeável apenas pela ação da gravidade, sem interferência de outras forças externas. O guia está organizado da seguinte maneira: 1. Equipamentos necessários 2. Equipamentos opcionais 3. Roteiro 4. Vídeo demonstrativo 5. Considerações finais 1. Equipamentos necessários Sem estes, é impossível fazer um bom preparo. 1.1 Porta-filtro Como o nome sugere, é o aparato que sustenta o filtro de papel. O V60 da Hario pode ser de plástico, acrílico, vidro ou cerâmica. Os de plástico são mais baratos e praticamente inquebráveis, mas podem reter cheiro com o tempo. Já os de cerâmica e vidro são mais caros e quebram com mais facilidade, mas tem uma higienização mais eficiente. Na realidade, o porta-filtro não é totalmente indispensável. Neste vídeo, conseguiram fazer um de arame: https://www.youtube.com/watch?v=IzNd3xFlqWY&feature=related&app=desktop As principais diferenças em relação ao sistema Melitta são o tamanho do furo central (que é bem maior); o formato, que é cônico (em vez de chapéu de Napoleão); e os sulcos, que são mais altos, deixando o filtro suspenso no seu interior. Figura 1 - Porta-filtro Hario V60 nº 02, feito de plástico. Vista lateral. Figura 2 - Porta-filtro Hario V60 nº02, feito de plástico. Vista superior. 1.2 Filtro de papel Como já ressaltado, é cônico. Em relação ao Melitta, tem uma textura mais fina e delicada, possivelmente retendo menos óleos de café nos poros do que o primeiro. Existe o lavado (que passou por processo de branqueamento) e o natural, bege. Fuja do último, que tem cheiro um tanto forte e persistente. Figura 3 - Filtro nº02 para o V60. Branqueado. 1.3 Chaleira Para coados, é interessante ter uma chaleira bico-de-ganso, que tem um pescoço fino, comprido e curvo. Essa característica facilita muito o controle do despejo da água, permitindo administrar tanto o ritmo da extração como o local onde ela está sendo despejada. Não tendo uma, pode-se utilizar qualquer outra chaleira, bule ou jarro com bico. Figura 4 - Chaleira bico-de-ganso. Esta é uma Bonavita. Observe os furos na tampa, em que é possível inserir o termômetro de espeto. 2. Equipamentos opcionais Na realidade, os itens abaixo são quase que imprescindíveis pra quem pretende se dedicar a fazer bons coados, pois incrementam o controle sobre o processo e permitem uma extração bem sucedida após outra. Entretanto, é possível executar a técnica sem tais aparatos. 2.1 Termômetro Um termômetro digital de espeto é barato e ajuda a saber quando a água está na temperatura correta pra começar a extração, que idealmente é ao redor de 93-95 C. Do início ao término da extração, a temperatura de extração costuma cair ao redor de 4C, o que dependerá da temperatura ambiente e de correntes de vento no ambiente (bom evitá-las). Dica: não tendo um termômetro, aqueça a água até entrar em ebulição (borbulhar com vontade) e logo em seguida troque-a para outro recipiente. A simples mudança deve bastar para derrubar a temperatura para próximo do ideal. Algumas chaleiras tem furos na tampa que permitem a inserção do termômetro de espeto, o que facilita o controle da temperatura durante toda a extração. Figura 5 - Termômetro digital de espeto. 2.2 Balança O acessório mais importante pra quem gosta de café. Com a balança, é possível não só pesar o café que vai ser passado, como estabelecer a razão de extração (relação entre a massa de grãos de café e o volume de bebida obtido). Embora não seja a única variável que influi na concentração da bebida, pode-se dizer que é a principal. Para coados, um bom ponto de partida é a razão de extração de 6% (60g de café para 1000ml de água). Conforme o gosto pessoal, pode-se fazer a bebida mais ou menos concentrada. E é aí que a balança é importante, pois permite fazer ajustes na razão de extração a partir das experiências anteriores até conseguir encontrar a faixa que mais lhe agrade. Figura 6 - Balança digital. Para coados, é interessante que tenha capacidade ao redor de 2Kg, resolução de ao menos 1g e base larga o bastante para acomodar bem o bule de café. 2.3 Cronômetro Ter um cronômetro ou relógio à mão é importante para controlar o tempo de extração. Um bom ponto de partida de duração é de 2 a 3 min. Muito mais rápido e se diz que o café é subextraído (mais aguado e ácido); muito mais lento, sobrextraído (mais concentrado e amargo). O tempo de extração é determinado pela massa de café utilizada, pela granulometria do pó e pela técnica de despejo de água sobre o café. 2.4 Moedor (ou moinho) Na verdade, o moedor não é um simples acessório, mas o equipamento mais importante pra quem gosta de um bom café. É possível preparar o coado com café pré-moído, mas perde-se muito em qualidade da bebida e também no controle do processo. Se ainda não tem um, deveria ser sua próxima aquisição. Há diversos tipos de moinhos de café, sendo que os melhores são os que utilizam mós. Estes permitem uma regulagem precisa e uniforme da granulometria do pó, o que é determinante para se conseguir extrair no tempo ideal e na concentração adequada. Podem ser tanto elétricos como manuais. Figura 7 - Moinho elétrico de mós cônicas. Figura 8 - Granulometria do pó. Não se engane: a foto está bastante ampliada e o palito de fósforo da escala é pequeno. Esta é moagem que utilizei no vídeo. Poderia ser ligeiramente mais fina, mas não muito. Para o Hario V60, uma textura adequada de referência para a granulometria do pó é a do açúcar cristal. Contudo, o ajuste preciso vem com a prática: se a extração demorar muito mais de 3 minutos ou a bebida ficar muito amarga, deve-se moer mais grosso; pelo contrário, se a extração durar menos de dois minutos ou estiver muito aguada e sem corpo, deve-se afinar o pó. 3. Roteiro a) Coloque a água pra aquecer, desligando o fogo quando entrar em ebulição. Recomendo não aquecer menos de 1 litro de água, ainda que vá fazer menos café. A razão é que uma massa maior de água demora mais para esfriar, garantindo que durante a extração a queda de temperatura não seja muito grande. Este é um erro bastante comum, perceptível inclusive em tutoriais de boa procedência, e que pode comprometer o resultado da extração. Use água filtrada. O cloro interfere negativamente na qualidade da bebida. b] Enquanto isso, acomode o filtro de papel nº 02 no porta-filtro correspondente e já deixe o conjunto montado em cima do recipiente que vai receber o café. Deixe também o cronômetro, a balança e o termômetro a postos. c) Moa o grão de café na granulometria indicada. Para esta receita, sugiro a utilização de 24g de café para 400g de água (6%). Reserve. d) Fervida a água (não deixe permanecer em ebulição por muito tempo para não desoxigenar), passe-a para a chaleira bico-de-ganso ou equivalente. Aproveite para lavar cuidadosamente o filtro e remover o gosto de papel. Como você já deixou o conjunto montado, de quebra vai conseguir aquecer o recipiente que vai receber o café e o porta-filtro (na hipótese de ser de material frio). Figura 9 - Conjunto montado para extrair. e) Já coloque o termômetro na chaleira, pois ele leva alguns instantes para estabilizar a leitura. f) Descarte a água da xícara ou bule e acomode o café no filtro de papel. Coloque o conjunto (recipiente mais o coador com café) em cima da balança e tare. Nesse momento, a leitura deve ser zero. g) Quando a temperatura estiver na faixa de 94C, despeje cuidadosamente cerca de 40ml de água sobre os grãos. É a fase de pré-infusão, em que se encharca os grãos pra facilitar a dissolução dos sólidos. Dispare o cronômetro. Se o café for de torra recente, será notada a expansão do bolo de café pela liberação de C02, o que é conhecido por blooming. Esta etapa deve demorar de 30 a 60s. h) A partir de então, deve-se despejar a água controladamente a partir do centro do filtro, fazendo lentamente um movimento em espiral em direção à borda, mas sem se aproximar em excesso. Daí o movimento começa de novo a partir do centro. i) Tente não encher muito o filtro e nem agitar demais o pó. Tente achar um ritmo que permita um equilíbrio entre a entrada de água e a vazão de café para o recipiente. Existem muitas variações da técnica de despejo (pouring). Nessa abordagem inicial, proponho tentar manter um nível de água que fique um pouco acima do pó de café durante toda a extração (mas não encha o filtro!). Dessa maneira, vai ser mais fácil de corrigir a falha mais comum do iniciante, que é errar o tempo de extração por ritmo inadequado de distribuição de água. j) Olhe para a balança. O objetivo é chegar nos 400g ao redor de 2 a 3 minutos. k) Caso observe que está indo rápido demais, é possível diminuir o ritmo de despejo pra se ajustar ao tempo ideal de extração. Ao contrário, se já se chegou nos 3 minutos e ainda restar água no filtro, não se intimidade em descartar o que restou no filtro na pia. É preferível perder uma parte da bebida do que toda ela. l) Prove a bebida. Avalie o resultado diversas vezes enquanto a bebida for esfriando. Se a extração ocorreu dentro do tempo pretendido e a bebida ficou fraca, da próxima vez use mais de café; se ficou forte, use menos. m) Caso o tempo de extração ultrapasse o tempo desejado, a solução é moer o pó mais grosso. Se for muito mais rápido, o pó deve ser moído mais fino. Dentro da zona de tempo alvo, é mais provável que a bebida fique equilibrada. Porém, não há garantias. O resultado dependerá especialmente da qualidade do café utilizado. Café ruim não se transforma em café bom nem mesmo com a melhor das técnicas. 4. Vídeo demonstrativo No vídeo, está ilustrado o roteiro descrito a partir do final do item (f) em diante. Vídeo 1 - A técnica proposta. A moagem poderia ser ligeiramente mais fina. 5. Considerações finais -A concentração da bebida e a taxa de extração (o quanto se extrai de sólidos do pó) são função da moagem, da temperatura, da agitação da água e da proporção entre água e café utilizados. As variáveis se interrelacionam. Caso a bebida não fique a seu gosto, é melhor mexer em apenas uma variável por vez, tentando identificar a interferência produzida no resultado final. Sem método, o caminho até dominar a extração pode ser bem mais longo. -Sugiro não mexer na temperatura, ao menos de início. Comece tentando terminar a extração no tempo alvo. -Tome notas: café, data da torra, razão de preparo, tempo de extração. É o ponto de partida para harmonizar a extração. -A prática faz a perfeição: persista. -Use conjunto de número adequado com a quantidade de bebida que deseja produzir. São aproximações, mas V60 nº 01 faz ao redor de 200-300ml de café e o nº 02 até 600ml de café. Pra quantidades maiores é melhor usar o nº 03. -Se não tem um moinho e gosta de café, faça um favor a si mesmo e compre um. -Novamente: a qualidade do café e da água são importantes. rodrigoks - abr/2014
    1 point
  16. Aos Iniciantes e Iniciados: Antes de abrir um novo tópico, utilize a ferramenta de busca que a plataforma disponibiliza. As opções se encontram no botão que fica entre a caixa de texto de pesquisa e o logo da lupa. Existe a possibilidade de pesquisar utilizando o algoritmo de pesquisa da plataforma do forum, que inclui pesquisa por todo o forum, por tópico, por membro, etc. O algoritmo apresenta algumas falhas e às vezes disponibiliza resultados falsos, especialmente se utilizada mais de uma palavra como chave de busca. Outra possibilidade que é oferecida é utilizar a opção "Google Site Search", que utiliza os algoritmos do Google, cuja eficiência dispensa comentários e proporciona os melhores resultados. Para encontrar o que procura, aplicam-se as regras gerais de utilização de ferramentas de busca: Comece com buscas mais amplas, utilizando poucas palavras, de preferência genéricas. Caso retornem resultados demais ou muito desencontrados, refine a busca utilizando mais palavras ou termos mais específicos, ou ainda expressões booleanas como "e", "ou", "-", etc. Pelo menos na opção "Google Site Search" existe essa possibilidade. Boa sorte!
    1 point
  17. Estamos notando que a galera tem usado a ferramenta Quote e Multiquote de forma excessiva. Ex. Um membro cita o texto de outro que cita o texto dos dois últimos e os posts estão ficando cada vez maiores e mais pesados. O CdC está com um banco de dados muito grande, o que aliado a hospedagem tem nos atrapalhado bastante na lentidão. Esperamos no futuro a troca de servidor. Solicitamos a todos que usem de forma moderada, conforme abaixo descriminado: 1. Quando um membro quiser comentar logo em seguida sobre o texto de outro Colega, não hà necessidade da utilização do Quote / Multi. 2. Quote de textos com imagens é desnecessário e deixa as paginas extremamente pesadas; 3. O uso correto se dá quando um Membro publicou um texto e três ou quatro comentários depois você queira fazer um comentário sobre este texto; O Uso excessivo poderá estar sujeito a Moderação sem aviso prévio. abraços
    1 point
  18. Estamos com muitos membros novos, porém muitos esquecem da validação e confirmar como membro! Então aos novos amigos, por favor não esqueçam de validar o e-mail e caso não tenham recebido e-mail verifique se caiu no spam ou nos mande um e-mail para contato@clubedocafe.net que validamos. Grande abraço a todos
    1 point
  19. Afirmo que o Clube do Café não recebe qualquer vantagem e também não é responsável pelas mensagens e por negócios realizados na seção Classificados. Sempre pesquise bastante e caso observem algum abuso de informação, basta nos informar.
    1 point
  20. Bem-vindos ao fórum Clube do Café. Achei por bem publicar esse texto para explicar, principalmente aos novos e futuros membros, o pequeno histórico dessa comunidade. Escrevo em nome dos administradores, que hoje são 4, mas claro que essa equipe pode mudar futuramente. Em 26 de abril de 2006 foi criado um tópico no fórum HT Fórum, pelo usuário Rodrigo, na categoria "Zona Livre", chamado Clube do Café. Desde então o tópico foi crescendo, muitos participantes apareceram (vários se cadastraram para falar de café, como eu também fiz), acompanhando o ritmo crescente de interesse geral no assunto café. O tópico cresceu demais, chegou em mais de 5000 mensagens. Isso mesmo, CINCO MIL! Infelizmente fica inviável filtrar a informação já publicada e muito se repetiu ao longo do tópico. Novos usuários apareceram por conta do assunto café, e finalmente o nosso amigo Ruston, extremamente animado, criou o fórum no Nabble. A vantagem no Nabble é que muito rapidamente se configura um fórum. Mas ao mesmo tempo há muitas limitações. Com mais boa vontade e cafeína , Ruston criou essa hospedagem do domínio clubedocafe.net e agora, pouco tempo depois do início do fórum próprio sobre café, temos esse IP.Board da Invision configurado e com as mensagens do Nabble transferidas para cá. Aplausos para o Klause que fez o script e ainda arrumou toda a bagunça da casa! Portanto, como podem perceber, só começamos. Peço paciência aos membros... Considerem ainda esse fórum em versão beta. Com mais tempo teremos conteúdo, tópicos recorrentes, e uma boa base de pesquisa, troca de informações, idéias e aprendizado. Aos que já procuraram informações sobre café e equipamentos na Internet, devem ter percebido que em outras línguas há muita! Há duas grandes comunidades em inglês, Home-Barista (focada mais em expresso) e Coffee Geek (mais ampla, o fundador é canadense), e outras como Kaffee-Netz (alemã), Coffee Snobs (australiana), Too Much Coffee (se não me engano inglesa). Há uma comunidade grande de torra doméstica! Mas pouco se encontra em português. Temos publicações, principalmente no formato de blog, de um ou outro especialista, ou mesmo entusiasta, mas a intenção principal do fórum é trocar informações e aglomerar o conhecimento através de discussões! Apesar do foco principal do fórum ser a discussão dos assuntos relacionados a café por entusiastas, esperamos em breve aproximar profissionais da área também, bem como os produtores de café. Esperamos que o fórum cresça e seja moldado com a idéia e colaboração de todos. Claro que podemos nos inspirar nos outros que já deram certo e adequar sempre a nossa realidade e necessidade. Toda ajuda é bem-vinda! Não deixem de ler as orientações de boa produtividade! Grande abraço a todos! Márcio.
    1 point
  21. Regras e orientações para uma boa produtividade do fórum Para uma boa qualidade nas discussões do fórum, considere essas dicas, que foram livremente adaptadas do fórum Home Barista: Se você é iniciante no fórum. Antes de postar sua dúvida ou experiência, use a barra de pesquisa para encontrar o que necessita ou leia todo o site para se assegurar que o assunto já não fora discutido. Seja respeitoso. Trate os outros como deseja ser tratado. Seja paciente. Cada um está num nível de aprendizado. Seja coerente. Poste suas dúvidas nos tópico específicos. Se não houver o tópico, poderá ser criado para discussão. Se mesmo assim, sua dúvida persistir, utilizar a caixa de mensagens privadas. Mantenha o foco. Existem outros lugares para discutir assuntos diferentes. Seja claro e honesto. Muitas pessoas vão se basear nas opiniões aqui presentes para tomar decisões de compra. A fonte da informação que colocar aqui é importante. Por exemplo, seja claro se o que escreve é de experiência própria, de leitura (se possível referencie a fonte) ou apenas senso comum. Seja legal. Não envie mensagem que induza a práticas ilegais ou criminosas ou fomente o desrespeito às leis. Aceite as decisões dos moderadores. Eles são voluntários que querem compartilhar seu conhecimento e guiar as discussões. Ajude a aumentar a qualidade da discussão. Use a pesquisa para evitar que assuntos já respondidos sejam repetidos. Evite postar mensagens em sequência, caso tenha se esquecido de escrever algo, edite a mensagem recém postada e vez de criar novas mensagens. Evite também mensagens que não agreguem conteúdo à discussão, como postagens só com "risos" ou comentários não pertinentes ao assunto debatido (off-topic). Não divulgar grupos externos ao fórum, exceto quando autorizado pela equipe de moderação. Grupos de WhatsApp ou outras redes podem ser interessantes para discussões mais fluidas, com uma dinâmica de comunicação diferente. Porém, o propósito do fórum é o compartilhamento público das experiências e informações pelas pessoas, para que tudo isso possa ser acessado através de buscadores externos ou mesmo aqui dentro do fórum, disponível a qualquer um. Discussões externas acabam ficando privadas e se perdem facilmente. De maneira geral, use sempre o bom senso. Evite ataques pessoais, bem como publicações meramente comerciais. Para comércio e propaganda a categoria "Classificados" deve ser utilizada. Evite também publicações contendo apenas cópia de outras fontes, mesmo que referenciadas. Acrescente sua dúvida ou opinião, ou seja, participe! Serão consideradas infrações, sujeitas a sanção, as seguintes condutas: Postagem de mensagens ofensivas ou desrespeitosas, o que inclui, dentre outras práticas, causar tumulto, discórdia ou qualquer situação nociva ao CdC ou aos seus usuários; Incitação de práticas ilegais ou criminosas; Abusar do direito de escrever mensagens que não agreguem qualquer conteúdo à discussão ou que fujam do tema tratado; Divulgar mensagens privadas sem autorização dos demais envolvidos e/ou sem motivo plausível. Promover reiteradamente a abertura de tópicos repetidos ou com títulos genéricos. Os casos não previstos estão sujeitos à deliberação da administração, garantindo-se direito ao contraditório dos envolvidos. O usuário que incorrer nas infrações listadas estará sujeito às penas de ADVERTÊNCIA, SUSPENSÃO e EXCLUSÃO, de acordo com a gravidade do fato. A pena será definida pela Administração, em caráter irrecorrível.
    1 point
×
×
  • Criar Novo...