Ir para conteúdo

Dificuldade para acertar o sabor do expresso.

Oconner

Postagens recomendadas

Problema com a extração do café expresso

Estou enfrentando dificuldades com minha máquina de expresso Mondial Dolce Crema 20 bar. Tenho todos os acessórios recomendados para uma boa extração: tamper, balança, distribuidor, ferramenta WDT e um moedor manual.

Meu moedor é um modelo genérico do AliExpress, similar ao Jaffee J1 PRO, com ajuste externo, lâminas de 7 faces e 55 cliques. Inicialmente, mesmo no clique zero, o café era extraído muito rapidamente. Após desmontar e aprender sobre sua configuração, ajustei o equipamento, conseguindo chegar a um ponto em que, no clique zero, nem água passa. Atualmente, estou utilizando entre 30 e 35 cliques.

Cheguei a esses valores medindo o tempo e o peso da extração, buscando o padrão ideal: 25 a 30 segundos e proporção de 1:2. Vale observar que a máquina realiza um flush (pré-infusão) antes de iniciar o fluxo de água, e a contagem do tempo é feita após o flush.

Contudo, mesmo com tempo, moagem e proporção aparentemente corretos, o sabor do café ainda apresenta um gosto muito forte e desagradável, que lembra, como mencionado no canal Não Sou Barista, um "sabor de remédio".

Café: Especial sítio goiabeiras, torragem menor do que 30 dias.

Após investir tempo e dinheiro nesse processo, sinto-me desanimado. Às vezes, acredito que o problema seja a própria máquina. Conheço as possibilidades de modificações, mas não tenho conhecimento técnico para realizá-las e, na minha região, não há profissionais capacitados para esse tipo de serviço.

Alguém que tenha passado por situação semelhante poderia me orientar ou sugerir possíveis soluções?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Oconner disse:

Alguém que tenha passado por situação semelhante poderia me orientar ou sugerir possíveis soluções?

Olá!

Eu tentaria outro café, pode ver um grão propício para espresso caseiro no Torra Fresca. Alguns cafés são mais indulgentes nesse processo de fazer espresso em casa. Também olharia com carinho as etapas do preparo do bolo, sobretudo wdt, para evitar extração desigual (o que pode trazer tanto amargor e acidez a um só tempo). 

Além disso, é bem importante tudo estar bem aquecido, antes de qualquer coisa. Como você procede, liga antes, extrai em falso, para preaquecer o sistema?

Link para o comentário

30 minutos atrás, Octávio disse:

Olá!

Eu tentaria outro café, pode ver um grão propício para espresso caseiro no Torra Fresca. Alguns cafés são mais indulgentes nesse processo de fazer espresso em casa. Também olharia com carinho as etapas do preparo do bolo, sobretudo wdt, para evitar extração desigual (o que pode trazer tanto amargor e acidez a um só tempo). 

Além disso, é bem importante tudo estar bem aquecido, antes de qualquer coisa. Como você procede, liga antes, extrai em falso, para preaquecer o sistema?

Olá, obrigado por responder.

Eu ligo a máquina enquanto faço a moagem, ela fica ali ligado uns 3 minutos com porta filtro encaixado, quando pego o porta filtro, já está bem aquecido.
Não estou fazendo um flush sem o porta filtro, mas vou tentar da próxima.

Agora estou com o café: Ouro do Cerrado especial, torra média, torra do dia 02/12.
Hoje vai ser a primeira vez que vou fazer com ele.

Gastei 250g do café citado anteriormente, sem uma única vez extrair algum que prestou para beber.

Link para o comentário

1 hora atrás, Oconner disse:

Olá, obrigado por responder.

Eu ligo a máquina enquanto faço a moagem, ela fica ali ligado uns 3 minutos com porta filtro encaixado, quando pego o porta filtro, já está bem aquecido.
Não estou fazendo um flush sem o porta filtro, mas vou tentar da próxima.

Agora estou com o café: Ouro do Cerrado especial, torra média, torra do dia 02/12.
Hoje vai ser a primeira vez que vou fazer com ele.

Gastei 250g do café citado anteriormente, sem uma única vez extrair algum que prestou para beber.

Tem café que não dá espresso de jeito nenhum, ainda mais em máquina caseira simples. Concordo com o colega acima, o caminho é focar em torras mais desenvolvidas, ligar mais cedo a máquina, ligar em falso, com o porta filtro vazio, para aquecer tudo.

Link para o comentário

10 minutos atrás, Lucasyvicm disse:

Talvez a sua máquina não esteja entregando temperatura suficiente! Experimenta um café com a torra mais avançada para tirar um café mais encorpado 

Olá, Lucas.

Eu suspeito que o problema esteja relacionado à minha máquina, mas não necessariamente à temperatura, uma vez que uma das características deste modelo é operar em temperaturas mais elevadas do que outros equipamentos similares.

Os 20 BAR de pressão poderiam ser um problema?

Até o momento, encontrei apenas uma pessoa com mais experiência no YouTube utilizando esse modelo de máquina para preparar um expresso. No entanto, a abordagem dele foi superficial, o que dificulta tirar conclusões precisas a partir da análise. Ainda assim, ele mencionou que conseguiu extrair um bom expresso.

Link para o comentário

Cara, a pressão elevada também é um problema, mas não o principal, pois se fosse, ninguém conseguiria extrair cafés bons de máquinas caseiras. Eu mesmo ainda tenho a minha primeira máquina, uma Delongui Dedica que tem uns 15 BARS, salvo engano e consigo tirar bons cafés com ela. O que mais fez diferença pra mim foi o moedor! Eu tinha apenas um moedor kinkrider k2 e um Breville ambos não davam resultados bons no expresso!! Saiam até bons capucchinos, mas péssimo espressos! 
Tive a oportunidade de importar uma máquina e dois moedores bons! Ai antes de testar a máquina eu testei o moedor e vou te falar que minha delongui mudou completamente!! Os espressos nakeds dão até gosto de ver!! Mas, uma coisa não mudou!! A temperatura dela não é capaz de extrair cafés com torre mais claras! Eu cheguei a medir uma vez, acho que não chegava nem a 80 graus!! 
enfim, só recapitulando!! A pressão é uma dificuldade extra, mas não é impeditivo!! Tente cafés mais fáceis de extrair e talvez um moedor melhor (tenta fazer amizades com alguém da sua cidade pra vc não ter que comprar um moedor mais caro, ainda mais agora as taxas extras)) 

fica a vontade pra mandar mensagem caso precise 

Link para o comentário

34 minutos atrás, Lucasyvicm disse:

Cara, a pressão elevada também é um problema, mas não o principal, pois se fosse, ninguém conseguiria extrair cafés bons de máquinas caseiras. Eu mesmo ainda tenho a minha primeira máquina, uma Delongui Dedica que tem uns 15 BARS, salvo engano e consigo tirar bons cafés com ela. O que mais fez diferença pra mim foi o moedor! Eu tinha apenas um moedor kinkrider k2 e um Breville ambos não davam resultados bons no expresso!! Saiam até bons capucchinos, mas péssimo espressos! 
Tive a oportunidade de importar uma máquina e dois moedores bons! Ai antes de testar a máquina eu testei o moedor e vou te falar que minha delongui mudou completamente!! Os espressos nakeds dão até gosto de ver!! Mas, uma coisa não mudou!! A temperatura dela não é capaz de extrair cafés com torre mais claras! Eu cheguei a medir uma vez, acho que não chegava nem a 80 graus!! 
enfim, só recapitulando!! A pressão é uma dificuldade extra, mas não é impeditivo!! Tente cafés mais fáceis de extrair e talvez um moedor melhor (tenta fazer amizades com alguém da sua cidade pra vc não ter que comprar um moedor mais caro, ainda mais agora as taxas extras)) 

fica a vontade pra mandar mensagem caso precise 

Mais um expresso tirado, agora com café: Ouro do Cerrado especial
Mesmo sabor de remédio, porem menor :mellow:

Não sei, estou pensando em desistir, estou com tudo novo aqui e desmotivado.
Moro em uma cidadezinha do interior, não tenho quem buscar, dependo totalmente da internet.

Desta vez aqueci mais tempo o conjunto, cuidei dos detalhes, mas algo com certeza deve estar errado neste processo, já segundo café usado com o mesmo resultado, não deve ser o café.
A máquina talvez estou descartando, não deve ser ela, para sair tão ruim assim, e ainda uso um puck screen para equilibrar um pouco o chuveiro que não deve ser dos melhores.

Link para o comentário

3 horas atrás, Oconner disse:

Mais um expresso tirado, agora com café: Ouro do Cerrado especial
Mesmo sabor de remédio, porem menor :mellow:

Não sei, estou pensando em desistir, estou com tudo novo aqui e desmotivado.
Moro em uma cidadezinha do interior, não tenho quem buscar, dependo totalmente da internet.

Desta vez aqueci mais tempo o conjunto, cuidei dos detalhes, mas algo com certeza deve estar errado neste processo, já segundo café usado com o mesmo resultado, não deve ser o café.
A máquina talvez estou descartando, não deve ser ela, para sair tão ruim assim, e ainda uso um puck screen para equilibrar um pouco o chuveiro que não deve ser dos melhores.

Todo mundo apanha no inicio. Quem tem experiência e muda pra um moedor ou máquina muito diferente as vezes é como se tivesse começado do zero  tbm. Então, diria pra nao desistir tão fácil. 

A segunda questão é que gosto de Dipirona é defeito no produtor. O mestre de torras deveria identificar antes de mandar, mas sei la... curioso que tenha acontecido com dois deles. 

Mas esse sabor forte e desagradável não seria amargor? Tentou moer mais grosso pra ver o que muda na sua percepção? Extrair em 20s ou chutar o pau e tirar 1:2 em 15s?

Link para o comentário

8 minutos atrás, regisassao disse:

Todo mundo apanha no inicio. Quem tem experiência e muda pra um moedor ou máquina muito diferente as vezes é como se tivesse começado do zero  tbm. Então, diria pra nao desistir tão fácil. 

A segunda questão é que gosto de Dipirona é defeito no produtor. O mestre de torras deveria identificar antes de mandar, mas sei la... curioso que tenha acontecido com dois deles. 

Mas esse sabor forte e desagradável não seria amargor? Tentou moer mais grosso pra ver o que muda na sua percepção? Extrair em 20s ou chutar o pau e tirar 1:2 em 15s?

É uma boa ideia, extrapolar e ver o que acontece.
Não tenho pra onde correr, vou tentar, ainda tenho o pacote quase cheio do café, vou ir tentando.

2 horas atrás, Neemias Silva disse:

Uma foto bem nítida do café moído talvez ajude o pessoal a ver se o problema é o moedor ou o grão.

Amanha eu posto aqui a foto

Link para o comentário

1 hora atrás, regisassao disse:

Isso me fez lembrar a época que eu comprei a minha primeira máquina. Apanhei tanto que está dolorido até hoje :D

Eu perdi muito café nessa brincadeira. Teve pacotes de 250g que eu não consegui aproveitar nenhuma dose. Todas deram ruim. Ainda bem que tem muito conteúdo bom nesse fórum.

Depois que se aprende, as coisas parecem simples, mas a verdade é que é muita informação e experiência até ficar mais confortável. 

• Curtir 1
Link para o comentário

10 minutos atrás, eldermarco disse:

Isso me fez lembrar a época que eu comprei a minha primeira máquina. Apanhei tanto que está dolorido até hoje :D

Eu perdi muito café nessa brincadeira. Teve pacotes de 250g que eu não consegui aproveitar nenhuma dose. Todas deram ruim. Ainda bem que tem muito conteúdo bom nesse fórum.

Depois que se aprende, as coisas parecem simples, mas a verdade é que é muita informação e experiência até ficar mais confortável. 

Ai pula de uma Philco pra Rocket e recomeça do zero kkk

• Haha 2
Link para o comentário

58 minutos atrás, Caio Soares disse:

No meu caso, só consegui tirar bons espressos na Philco 15 bar depois que aprendi a surfar a temperatura.
Antes disso, não consegui tirar nenhum espresso bom, todos muito amargos ou ácidos.

O que você se refere surfar a temperatura?

Link para o comentário

@Oconner, está utilizando qual filtro?

Original pressurizado ou comprou um não pressurizado?

No começo e com a máquina original, é mais fácil acertar com cafés de torra mais desenvolvida, nos perfis mais puxados pra chocolate, caramelo, castanhas....

Comprei uma vez os da Ouro do Cerrado e a torra é mais clara (não entendi qual deles você pegou), alguns deram bastante trabalho pra regular. Eram bons, mas não indicaria pra alguém começando nos espressos. (Todos que comprei eram torra clara) Vi que eles tem um Clássico torra média, mas esse não provei....

Um café TOP que provei por esses dias nesse perfil, foi o Mr. Chocolate do Moka Clube, achei caro, mas me surpreendeu bastante.

Link para o comentário

16 minutos atrás, Roger W. Rocha disse:

@Oconner, está utilizando qual filtro?

Original pressurizado ou comprou um não pressurizado?

No começo e com a máquina original, é mais fácil acertar com cafés de torra mais desenvolvida, nos perfis mais puchados pra chocolate, caramelo, castanhas....

Comprei uma vez os da Ouro do Cerrado e a torra é mais clara (não entendi qual deles você pegou), alguns deram bastante trabalho pra regular. Eram bons, mas não indicaria pra alguém começando nos espressos. (Todos que comprei eram torra clara) Vi que eles tem um Clássico torra média, mas esse não provei....

Um café TOP que provei por esses dias nesse perfil, foi o Mr. Chocolate do Moka Clube, achei caro, mas me surpreendeu bastante.

Meu setup, filtro despressurizado.
Como estava tendo dificuldade para acertar a moagem, desisti de tentar acertar os dois filtros e gastar muito café, já parti logo para o despressurizado, queria uma crema verdadeira.

WhatsApp Image 2024-12-17 at 21.55.49.jpeg

2024-12-17_21-57-13.png

Link para o comentário

espresso tem muitas variáveis e as vezes é desanimador. Perder uma dose, limpar, moer de novo, haja ânimo.

sugiro continuar tentando. Mude torras  e grãos, se possível teste com moedores diferentes.Aqui ainda tomo muita coça da minha breville, mas ao perceber que está melhorando os resultados é recompensador.

Link para o comentário

13 horas atrás, Oconner disse:

o padrão ideal: 25 a 30 segundos e proporção de 1:2

Eu tirei muitos shots bons com minha Philco, ainda em 15 bar, pra cima de 40s. Também fiz muito 1:3 legal.

5 horas atrás, regisassao disse:

A segunda questão é que gosto de Dipirona é defeito no produtor

Concordo muito com isso aqui, já tirei café horrendo no espresso e fiquei apreensivo com a máquina. Daí fui lá e tirei um espresso com um café do Alex e boom, espresso perfeito.

Na tua próxima extração, dá um flush bem longo antes, aqui eu gosto de fazer até a luz verde da Philco desarmar. Daí cria sua métrica, quando arma novamente eu conto de 5-10s, coloco o porta-filtro e começo. Eu usaria apenas o cesto despressurizado, pra ver se estou causando canalizações, por onde a extração começa (isso pode ajudar a encontrar um mal uso do tamper ou máquina desnivelada) .

Através dos colegas aqui do Fórum, tomei coragem e fiz as mods na minha máquina, é caminho sem volta. Diminuir/aumentar pressão salva muita extração, o dimmer também vai habilitar a pré-infusão pra você. Tenta primeiro trocar o café e praticar, mas eu já teria isso em mente pro futuro.

• Curtir 1
Link para o comentário

16 horas atrás, Oconner disse:

O que você se refere surfar a temperatura?

Tipo isso:

https://www.youtube.com/watch?v=nXH2x-F1b5s&list=PLFUoLixnoUxz8I_iRgiq2j2knyLHQe1Wq&pp=gAQBiAQB

Link para o comentário

5 minutos atrás, Pedro7 disse:

Mas poderia ser a água que está utilizando? Tenta comprar uma água mineral diferente.

Bem importante. Se tiver acesso, compra água prata, fonte leve. É uma das melhores que tem no mercado sem ter o trabalho de manipular água etc

• Curtir 1
Link para o comentário