Ir para conteúdo

Philco Coffee Express 15 bar - troca de informações


Postagens recomendadas

Em 03/11/2023 at 11:25, LeandroSSG disse:

Pessoal, tenho uma philco 20 bar, porém ao realizar moagens finas a pressão é muito alta, e o café desce lento ou não desce, e acaba que nos meus testes de moagem ocorreu da pressão ocasionar em vazamento entre o filtro e o chuveiro, suspeito de ser a borracha de vedação antiga e ressecada, ou da máquina não ter um opv(acredito que tenha), ou um problema nele.

Porém está ocorrendo com muita frequência, e desanima muito porque perco o café, fica ruim, suja tudo, consegui amenizar um pouco diminuindo a pressão com o bico vaporizador mas nem sempre dá certo. 

Alguém sabe me dizer onde encontro a borracha de vedação, ou alguma outra dica? Já cacei porém só achei na shopee(https://shopee.com.br/Anel-Vedação-Caldeira-Cachimbo-Cafeteira-Philco-20-Bar-Inox-i.617644957.16901784128?xptdk=88cc1889-9576-4d9b-a13b-561a2f50ae2a) porém custa R$40 que com o frete pro Nordeste fica mt caro. 

Leandro,

Tenta fazer um teste com a moagem mais grossa e observa se continua acontecendo o mesmo problema.

E, de curiosidade, você usa filtro não pressurizado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Boa noite,

Sobre o PID, alguém poderia me dizer um pouco mais sobre quais valores vocês colocam para fazer latte art?
Estou com o PID funcionando bem, mas ainda não sei a relação de temperatura do PID X Caldeira, tendo em vista que o sensor de temperatura está no lugar "errado"(o certo no caso seria no topo da caldeira como é originalmente).

Testaram alguma temperatura diferente, entre 115 e 135 e saberiam me dizer qual a melhor?
Agradeço desde já!
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Vinicius Nadalin disse:

Boa noite,

Sobre o PID, alguém poderia me dizer um pouco mais sobre quais valores vocês colocam para fazer latte art?
Estou com o PID funcionando bem, mas ainda não sei a relação de temperatura do PID X Caldeira, tendo em vista que o sensor de temperatura está no lugar "errado"(o certo no caso seria no topo da caldeira como é originalmente).

Testaram alguma temperatura diferente, entre 115 e 135 e saberiam me dizer qual a melhor?
Agradeço desde já!
 

Normalmente utilizo 140º no PID e sempre deu certo. Acho que vaporiza até um pouco mais rápido do que quando ela era original.

Aproveitando o ensejo, alguem saberia dizer se nesse PID REX-C100 tem como configurá-lo para ir direto à um temperatura de vaporização pré-definida? Sempre tenho que fazer a alteração manualmente, e queria algo mais rápido e direto. Já procurei por isso na internet, mas não achei nada relevante.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Athos disse:

Normalmente utilizo 140º no PID e sempre deu certo. Acho que vaporiza até um pouco mais rápido do que quando ela era original.

Aproveitando o ensejo, alguem saberia dizer se nesse PID REX-C100 tem como configurá-lo para ir direto à um temperatura de vaporização pré-definida? Sempre tenho que fazer a alteração manualmente, e queria algo mais rápido e direto. Já procurei por isso na internet, mas não achei nada relevante.

Boa noite,

No vídeo da instalação do PID no canal do Thales, foi comentado por um inscrito, que ele realizou a seguinte alteração no projeto:

"Outra mudança que fiz foi passar o neutro pelo SSR em vez da fase, este por sua vez passa pelo botão de vaporização (que foi substituído por um com 3 terminais) dessa vez ao acionar a vaporização o SSR para de receber neutro e o funcionamento fica original novamente, sendo controlado pelo termostato da vaporização. Dessa forma não preciso mudar a temperatura no PID para vaporizar ..."

"Segue um projeto rápido que fiz aqui: https://drive.google.com/file/d/1gnI7Q13wSkGTs5eJ4RY3vW_Buf9tK7bi/view?usp=drivesdk"

Informações de autoria do Sr. Vinicius Marques

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, warlei disse:

Boa noite,

No vídeo da instalação do PID no canal do Thales, foi comentado por um inscrito, que ele realizou a seguinte alteração no projeto:

"Outra mudança que fiz foi passar o neutro pelo SSR em vez da fase, este por sua vez passa pelo botão de vaporização (que foi substituído por um com 3 terminais) dessa vez ao acionar a vaporização o SSR para de receber neutro e o funcionamento fica original novamente, sendo controlado pelo termostato da vaporização. Dessa forma não preciso mudar a temperatura no PID para vaporizar ..."

"Segue um projeto rápido que fiz aqui: https://drive.google.com/file/d/1gnI7Q13wSkGTs5eJ4RY3vW_Buf9tK7bi/view?usp=drivesdk"

Informações de autoria do Sr. Vinicius Marques

 

 

É uma saída. A questão é que nesse caso quem vai fazer o controle da temperatura é o termostato original, aí tem que fazer aquele surf de temperatura, mas de fato, fica mais simples alterar as funções. Vou pensar, caso não encontre uma maneira de fazer diretamente pelo PID, quem sabe.

Obrigado pela informação!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/10/2023 at 21:26, JonnyStayle disse:

A loja que eu comprei é essa do link, porém parece estar sem estoque. Como é universal tem vários outros anúncios do mesmo produto, segue alguns.

 

https://pt.aliexpress.com/item/1005005649471461.html

https://pt.aliexpress.com/item/1005006084650058.html

https://pt.aliexpress.com/item/1005006084597490.html

@JonnyStayle, sobre o OPV, na imagem abaixo coloquei o numero 1 e 2 em vermelho, as duas peças vem no link de compra? Não entendi muito bem essa parte, parece duas peças conectadas, poderia explicar?

Se tiver o link do conector de mangueria no OPV e do manometro também, agradeço!
image.png.60900db443ea02a99948b7267799da1d.png

Gostei bastante e estou interessado na brincadeira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Vinicius Nadalin disse:

@JonnyStayle, sobre o OPV, na imagem abaixo coloquei o numero 1 e 2 em vermelho, as duas peças vem no link de compra? Não entendi muito bem essa parte, parece duas peças conectadas, poderia explicar?

Se tiver o link do conector de mangueria no OPV e do manometro também, agradeço!
image.png.60900db443ea02a99948b7267799da1d.png

Gostei bastante e estou interessado na brincadeira.

Boa noite,

Acredito que a peça "1" é a OPV propriamente dita - https://pt.aliexpress.com/item/1005005649471461.html

A peça "2" se refere a um Tee de 1/8" - https://www.conexopecas.com.br/produtos/ver/255/tee-rosca-femea-1-8-npt-em-latao.

A conexão em inox seria a de 1/8" para mangueira OD de 6mm - https://pt.aliexpress.com/item/1005005585282238.html?spm=a2g0o.order_list.order_list_main.23.7216caa4ufljID&gatewayAdapt=glo2bra#nav-review

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, warlei disse:

Show! No meu caso, estou usando o T em inox conectando a caldeira e o manometro, você acha que daria para usar um segundo T para conectar o manometro e o OPV?

T utilizado: https://pt.aliexpress.com/item/1005003023398240.html?spm=a2g0o.cart.0.0.22677f06G9hPLH&mp=1&gatewayAdapt=glo2bra

Nesse caso, a conexão inox seria 1/8 para 4mm - https://pt.aliexpress.com/item/1005005585282238.html?spm=a2g0o.detail.0.0.392368e27ZVjeM&mp=1&gatewayAdapt=glo2bra

Vou mandar um esboço do meu pensamento:
image.png.21300a702d8c3d32c331a5d2332ea365.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/10/2023 at 21:28, Athos disse:

Cara, eu achei um filtro no Ali que tem bem mais furos que os tradicionalmente encontrados de 51mm. Ele possui 648 furos, contra os 348 furos dos meus filtros aqui. Estou pensando em pegar um pra testar: https://s.click.aliexpress.com/e/_Ddab9wf

Quanto ao chuveiro, ainda não vi ninguem que tenha testado algo diferente. Como uso puckscreen em todas as extrações que faço na minha, não sei se veria tanta diferença assim comparando com o chuveiro original. Mas é interessante esse do link que vc mandou. Se alguem arriscar, mande o feedback aqui.

Você chegou a comprar o filtro com os furos de 0,2mm? Eu vi a sua postagem e acabei comprando. Chegou ontem e ainda estou testando. Muda sabor, textura e aparência do café. Por vezes vazou café por cima do porta-filtro, mas, não consegui saber ao certo porque isso ocorreu. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/11/2023 at 18:13, Nelson Firmino disse:

Você chegou a comprar o filtro com os furos de 0,2mm? Eu vi a sua postagem e acabei comprando. Chegou ontem e ainda estou testando. Muda sabor, textura e aparência do café. Por vezes vazou café por cima do porta-filtro, mas, não consegui saber ao certo porque isso ocorreu. 

Poxa, legal seu relato. Mas o que achou que mudou no café especificamente? Pra melhor? Como ficou o sabor, textura e aparência?

Ainda não comprei, mas está aqui no carrinho, tô me coçando. Pena que o preço está ficando quase o dobro com frete e imposto, mas paciência, acho que vou acabar pegando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/11/2023 at 16:40, Athos disse:

Poxa, legal seu relato. Mas o que achou que mudou no café especificamente? Pra melhor? Como ficou o sabor, textura e aparência?

Ainda não comprei, mas está aqui no carrinho, tô me coçando. Pena que o preço está ficando quase o dobro com frete e imposto, mas paciência, acho que vou acabar pegando.

Ainda estou me acostumando em como usar este novo filtro, mas, já posso dizer algumas coisas que vi:

1. A base do filtro é completamente plana;

2. Com o meu  porta filtro naked customizado (era original da Philco...kkkk) acaba vazando café por cima na ora da extração. O que está no vídeo é um outro da Breville que dá para extrair sem problemas;

3. Há uma mudança no sabor do café extraído, deixando de ter um leve amargor de fundo que acontece com o  filtro de com furos de 0.3mm;

4. O vídeo do YouTube do link foi feito com café Constantino

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/11/2023 at 16:57, Nelson Firmino disse:

Ainda estou me acostumando em como usar este novo filtro, mas, já posso dizer algumas coisas que vi:

1. A base do filtro é completamente plana;

2. Com o meu  porta filtro naked customizado (era original da Philco...kkkk) acaba vazando café por cima na ora da extração. O que está no vídeo é um outro da Breville que dá para extrair sem problemas;

3. Há uma mudança no sabor do café extraído, deixando de ter um leve amargor de fundo que acontece com o  filtro de com furos de 0.3mm;

4. O vídeo do YouTube do link foi feito com café Constantino

 

Legal, obrigado pelo relato. Eu também acabei comprando o filtro naquele dia, após responder sua mensagem. Deve estar para chegar, depois farei meus teste e posto o resultado aqui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Olá, pessoal, bom dia.

 

Agradeço todas as informações postadas neste tópico até hoje. Elas sempre me ajudaram a ter a melhor experiência possível com a Philco 15 bar, de modo que nunca achei necessário comentar algo, mas está ocorrendo um problema comigo e este tipo de problema ainda não foi mencionado no tópico.

 

Uso a mesma configuração de moedor, pó, gramas, filtro, etc. há um bom tempo e estou satisfeito (ou estava) com o resultado, até que minha máquina mudou de repente. A extração na configuração que me agrada levava cerca de 30s e tudo certo. Mas de repente, mantendo tudo constante, começou a sair em 15s, super ácido e esquisito. Notei que era por conta do chuveiro. Antes funcionava igualzinho ao vídeo do Thales em 02:39:

 

 

Ou seja, um chuveiro com cara de chuveiro, gotejando a água, sem problemas. Mas agora está hiper forte, com vários jatos super concentrados, como se fosse aquela água inicial que sai do vaporizador. Tanto que está criando caminhos no café, a borra está saindo até esburacada. E mesmo que eu deixe o chuveiro ligado sozinho, na tentativa de reduzir a pressão, os jatos continuam. Já realizei algumas limpezas superficiais (por fora) no chuveiro, também sem resultado. Alguém sabe o que pode estar acontecendo e como resolver o problema?

 

Muito obrigado

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, AugustoMB disse:

Olá, pessoal, bom dia.

 

Agradeço todas as informações postadas neste tópico até hoje. Elas sempre me ajudaram a ter a melhor experiência possível com a Philco 15 bar, de modo que nunca achei necessário comentar algo, mas está ocorrendo um problema comigo e este tipo de problema ainda não foi mencionado no tópico.

 

Uso a mesma configuração de moedor, pó, gramas, filtro, etc. há um bom tempo e estou satisfeito (ou estava) com o resultado, até que minha máquina mudou de repente. A extração na configuração que me agrada levava cerca de 30s e tudo certo. Mas de repente, mantendo tudo constante, começou a sair em 15s, super ácido e esquisito. Notei que era por conta do chuveiro. Antes funcionava igualzinho ao vídeo do Thales em 02:39:

 

 

Ou seja, um chuveiro com cara de chuveiro, gotejando a água, sem problemas. Mas agora está hiper forte, com vários jatos super concentrados, como se fosse aquela água inicial que sai do vaporizador. Tanto que está criando caminhos no café, a borra está saindo até esburacada. E mesmo que eu deixe o chuveiro ligado sozinho, na tentativa de reduzir a pressão, os jatos continuam. Já realizei algumas limpezas superficiais (por fora) no chuveiro, também sem resultado. Alguém sabe o que pode estar acontecendo e como resolver o problema?

 

Muito obrigado

 

Muito provavelmente seu chuveiro deve ter entupido alguns buracos. Tem que desmontar ele e fazer uma limpeza interna, isso deve resolver seu problema. Tem que fazer isso de vez em quando.
Além disso eu sugiro utilizar puckscreen. Pra essas máquinas melhora muito a extração, praticamente eliminando as canalizações e deixando as extrações mais constantes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
Em 06/11/2023 at 21:30, Nelson Firmino disse:

Leandro,

Tenta fazer um teste com a moagem mais grossa e observa se continua acontecendo o mesmo problema.

E, de curiosidade, você usa filtro não pressurizado?

Sim, filtro não pressurizado, agora fiz upgrade com dimmer e manômetro. 
Porém preciso de ajuda, acho que a resistência da minha máquina queimou, instalei o dimmer, normal, semanas depois coloquei o manômetro, após a instalação liguei a água da máquina no chuveiro, normal, liguei a válvula de vaporização para sair água por ela e a mangueira estourou.

Após isso minha máquina não está mais esquentando, vi que o termostato passa corrente, porém a resistência não(testados com multímetro), testei a maioria dos cabos também e estão normais.
Alguém sabe se foi a resistência ou pode ter sido outra coisa? Tenho medo de não achar a resistência e ter que trocar a caldeira.
Com a máquina aberta vi que ao ligar a válvula de vaporização para sair água a mangueira expande(desligo antes de estourar). Não consegui identificar o motivo do problema, já que instalei o manômetro entre a caldeira e a OPV

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LeandroSSG

Com o multímetro vc pode medir:

(Tire o cabo da tomada antes de mais nada)

0. Confere a tensão da tomada (e até se o referente disjuntor no quadro não está aberto

Na cafeteira:

1. Verifique se o fusível térmico ainda está conduzindo (messa a resistência dele. Tem que estar próximo a zero, caso contrário está queimado),

2. Os termostatos pode medir a condução dos dois. Mede a resistência (deve estar em zero TB) aproxime a um isqueiro e ele vai desarmar e começar dar resistência infinita no multímetro. 

3. Desconecte um dos fios da caldeira e verifique também a resistência. 

De resto veja se não há mal contato na conexões da fiação

(Acredito que o modelo da sua máquina não tem circuito de pré infusão. Quer me chama no PV que te explico mais como verificar)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, LeandroSSG disse:

Sim, filtro não pressurizado, agora fiz upgrade com dimmer e manômetro. 
Porém preciso de ajuda, acho que a resistência da minha máquina queimou, instalei o dimmer, normal, semanas depois coloquei o manômetro, após a instalação liguei a água da máquina no chuveiro, normal, liguei a válvula de vaporização para sair água por ela e a mangueira estourou.

Após isso minha máquina não está mais esquentando, vi que o termostato passa corrente, porém a resistência não(testados com multímetro), testei a maioria dos cabos também e estão normais.
Alguém sabe se foi a resistência ou pode ter sido outra coisa? Tenho medo de não achar a resistência e ter que trocar a caldeira.
Com a máquina aberta vi que ao ligar a válvula de vaporização para sair água a mangueira expande(desligo antes de estourar). Não consegui identificar o motivo do problema, já que instalei o manômetro entre a caldeira e a OPV

Usou mangueira de silicone? Ela nao aguenta a pressao mesmo. Tem que ser uma de PTFE própria pra alta pressao ou se for de silicone tem que ser revestida com uma malha para nao explodir.

A sua resistência pode estar boa, um teste é ligar direto a alimentação, rapidamente mesmo, somente pra ver se está esquentando, com a maquina aberta, pra tentar sentir se gera calor. Uma coisa que pode ter acontecido é a caldeira esvaziar e voce achar que nao esta aquecendo. Voce só vai saber se conseguir arrumar a mangueira primeiro, pois pra encher a caldeira vai ter que extrair agua pelo bico de vaporização primeiro. Se nao sangrar agua dessa forma, talvez a bomba nao puxe água pelo chuveiro, a caldeira nao encha, e ai sim voce queima a resistência. 

Outra forma é medir a resistencia em Ohms. Se der infinito queimou. Se der alguma leitura, deve estar boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, sou nova na Philco 15 bar. Depois que as tentativas com um moedor USB que eu já tinha não resultaram num café agradável, comprei um moedor Kingrinder K4 e moo com auxílio de uma aparafusadeira. Fiz um funil impresso e um WDT caseiro de agulhas e rolha de vinho (que acho) que estão resolvendo bem. Uso porta filtro naked, filtro despressurizado, puck screen, uma balancinha e timer simples, separados. Tenho usado uns cafés bons, com torra nova, e o café tem saído quaase bom com 20 g de pó e 60g de café na xícara em 25s no click 82. Qual a regra para tempo de extração nesta máquina?

O que posso fazer para melhorar esse café? Diminuir o pó? Melhorar a água (uso filtrada)? Instalar algum esses mods que foram citados no grupo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Maria Pelisson disse:

Oi, sou nova na Philco 15 bar. Depois que as tentativas com um moedor USB que eu já tinha não resultaram num café agradável, comprei um moedor Kingrinder K4 e moo com auxílio de uma aparafusadeira. Fiz um funil impresso e um WDT caseiro de agulhas e rolha de vinho (que acho) que estão resolvendo bem. Uso porta filtro naked, filtro despressurizado, puck screen, uma balancinha e timer simples, separados. Tenho usado uns cafés bons, com torra nova, e o café tem saído quaase bom com 20 g de pó e 60g de café na xícara em 25s no click 82. Qual a regra para tempo de extração nesta máquina?

O que posso fazer para melhorar esse café? Diminuir o pó? Melhorar a água (uso filtrada)? Instalar algum esses mods que foram citados no grupo?

Eu diria que o mais simples seria instalar um dimmer e testar extrações com pressões mais baixas, fazer pré infusão, aumentar gradualmente a pressão,  e ir vendo nesses testes qual sensorial te agrada mais. No final das contas, esse é o critério mais importante. Os 25-30 segundos é só uma referência, eu usaria o tempo pra balizar o seu ajuste, tipo saiu em 25s no clique 82 e achou amargo, eu iria pro 83, veria em quanto tempo passou e se melhorou o sabor. Anotaria tudo e daqui um tempo teria uma tabela com as referências. 

Um segundo passo, mais complexo dependendo de cada um, é a instalação do PID. Eu acho que foi a melhor modificação que eu fiz. A estabilidade térmica melhor te dá mais ferramentas para um ajuste fino. Tem fermentados que só consegui tirar na minha antiga Poemia graças ao PID.

E por último na escala de importância, diria que esta o manômetro. Ele nao afeta a xícara, mas te dá outro número de referência alem de peso, tempo, cliques etc.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Maria Pelisson disse:

Oi, sou nova na Philco 15 bar. Depois que as tentativas com um moedor USB que eu já tinha não resultaram num café agradável, comprei um moedor Kingrinder K4 e moo com auxílio de uma aparafusadeira. Fiz um funil impresso e um WDT caseiro de agulhas e rolha de vinho (que acho) que estão resolvendo bem. Uso porta filtro naked, filtro despressurizado, puck screen, uma balancinha e timer simples, separados. Tenho usado uns cafés bons, com torra nova, e o café tem saído quaase bom com 20 g de pó e 60g de café na xícara em 25s no click 82. Qual a regra para tempo de extração nesta máquina?

O que posso fazer para melhorar esse café? Diminuir o pó? Melhorar a água (uso filtrada)? Instalar algum esses mods que foram citados no grupo?

Concordo com o Regis, o tempo de extração é apenas um dado e não um alvo. O alvo é o seu paladar, se saiu em 20s ou em 40s, é apenas um detalhe. Quando a minha máquina era original, a maioria das extrações boas, utilizando cafés com torra média, saiam entre 25s e 35s. Mas tem um detalhe, na minha opnião vc está utilizando muito pó para esse filtro de 51mm (caso seja duplo) e está fazendo um ratio muito longo de 1:3 para relação de pó e bebida na xícara (para minha preferência de paladar). Hoje normalmente utilizo entre 16g e 17g de café e tento manter o ratio entre 1:2 a 1:2,2 e antes das modificações utilizava 18g. Provavelmente vc terá que diminuir alguns clicks no K4 pro café não sair muito rápido e ficar ácido.

Com a máquina original já conseguia tirar ótimos espressos. Vc está com os equipamentos certos pra isso, vai conseguir tmb.

Agora as modificações abrem um novo leque de ajustes para a extração. Não são obrigatórios, mas se vc quiser arriscar e meter a mão na massa, não vai se arrepender. Tem um tópico aqui no forum somente para estas modificações na Philco.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, regisassao disse:

Eu diria que o mais simples seria instalar um dimmer e testar extrações com pressões mais baixas, fazer pré infusão, aumentar gradualmente a pressão,  e ir vendo nesses testes qual sensorial te agrada mais. No final das contas, esse é o critério mais importante. Os 25-30 segundos é só uma referência, eu usaria o tempo pra balizar o seu ajuste, tipo saiu em 25s no clique 82 e achou amargo, eu iria pro 83, veria em quanto tempo passou e se melhorou o sabor. Anotaria tudo e daqui um tempo teria uma tabela com as referências. 

Um segundo passo, mais complexo dependendo de cada um, é a instalação do PID. Eu acho que foi a melhor modificação que eu fiz. A estabilidade térmica melhor te dá mais ferramentas para um ajuste fino. Tem fermentados que só consegui tirar na minha antiga Poemia graças ao PID.

E por último na escala de importância, diria que esta o manômetro. Ele nao afeta a xícara, mas te dá outro número de referência alem de peso, tempo, cliques etc.

Eu achei 25s muito rápido para 60ml. E está espirrando um pouco. Anotar e gerar um histórico das regulagens é uma boa ideia para não confiar na memória. Valeu!

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Athos disse:

Concordo com o Regis, o tempo de extração é apenas um dado e não um alvo. O alvo é o seu paladar, se saiu em 20s ou em 40s, é apenas um detalhe. Quando a minha máquina era original, a maioria das extrações boas, utilizando cafés com torra média, saiam entre 25s e 35s. Mas tem um detalhe, na minha opnião vc está utilizando muito pó para esse filtro de 51mm (caso seja duplo) e está fazendo um ratio muito longo de 1:3 para relação de pó e bebida na xícara (para minha preferência de paladar). Hoje normalmente utilizo entre 16g e 17g de café e tento manter o ratio entre 1:2 a 1:2,2 e antes das modificações utilizava 18g. Provavelmente vc terá que diminuir alguns clicks no K4 pro café não sair muito rápido e ficar ácido.

Com a máquina original já conseguia tirar ótimos espressos. Vc está com os equipamentos certos pra isso, vai conseguir tmb.

Agora as modificações abrem um novo leque de ajustes para a extração. Não são obrigatórios, mas se vc quiser arriscar e meter a mão na massa, não vai se arrepender. Tem um tópico aqui no forum somente para estas modificações na Philco.

Quando a máquina chegou eu usava 15g, depois vi o povo falando em 20g e mudei quando chegou o k4, mas achei o filtro muito cheio mesmo. Vou procurar essas modificações no fórum e ver se alguém faz aqui em Curitiba. Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/08/2023 at 00:07, JonnyStayle disse:

Usei o modelo mais simples: https://pt.aliexpress.com/item/1005005649514219.html

 

A primeira extração eu gravei, ainda estou aprendendo a regular o expresso eu sai de super automática, então tudo é novidade, ainda pegando o jeito da moagem e fluxo. Nessa data estava com aquele parafuso que possui um furo no meio para capsulas, agora já troquei por um fechado de inox melhorou bastante.

 

 

20230821_192716.jpg

Amigo, se quiser trocar só o opv, deixando tudo o resto original, preciso só comprar aquele simples que você postou o link? Ou vou precisar de mais materiais, lembrando que não pretendo por PID nem manômetro. Gostaria só de diminuir um pouco a pressão. Esse modelo que você postou é de girar pra regular né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, pessoal

Iniciando a jornada no universo do café por agora

Recentemente adquiri uma Philco 15 bar e estou aguardando alguns acessórios chegarem do Ali. À tarde, tirei um expresso - 15g, aprox. 17s, 1:2,5, Orféu clássico (Data de torra 10/2023), C2: click 10  - com sabor até razoável. No entanto, tive a percepção de subextração. É possível obter uma extração mais equilibrada sem um porta-filtro naked ? Preciso de ajuda. Obrigado!  Abaixo o vídeo dessa extração de hoje. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 hours ago, Henrique Silva said:

Boa noite, pessoal

Iniciando a jornada no universo do café por agora

Recentemente adquiri uma Philco 15 bar e estou aguardando alguns acessórios chegarem do Ali. À tarde, tirei um expresso - 15g, aprox. 17s, 1:2,5, Orféu clássico (Data de torra 10/2023), C2: click 10  - com sabor até razoável. No entanto, tive a percepção de subextração. É possível obter uma extração mais equilibrada sem um porta-filtro naked ? Preciso de ajuda. Obrigado!  Abaixo o vídeo dessa extração de hoje. 

 

Bem vindo a essa jornada sem volta!!! 

Esta usando o filtro original pressurizado ou um despressurizado?

Independente do filtro, sua extração saiu muito rápido, pode começar afinando a moagem, tendo em mente que seu moedor não é indicado para espressos, pois a diferença entre clicks é muito grande, o que impossibilita ajustes finos. Um silverclicks até ajuda com esse moedor, mas não faz milagre. 

Comecei com um C3 e tinha que ficar ajustando a dose para equilibrar o ajuste, variando 1gr pra +/-.

O porta filtro naked não vai equilibrar suas extrações, só vai te mostrar com espirros e lambança suas falhas no preparo do bolo,  não considero o naked essencial. Só garimpar que tem bastante conteúdo no fórum e canais no YouTube, o importante é buscar conhecimento e entender as variáveis da extração, colocar em prática e não desistir. Seu moedor pode não ser o mais adequado, mas não te impede de desbravar esse universo, só vai dar um trabalho a mais e não terá o melhor ajuste, mas com certeza vai tomar bons cafés.

Se gosta de espresso, vai treinando e juntando uma grana para fazer um UP no seu moedor em breve, bons cafés!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 hours ago, Roger W. Rocha said:

Bem vindo a essa jornada sem volta!!! 

Esta usando o filtro original pressurizado ou um despressurizado?

Independente do filtro, sua extração saiu muito rápido, pode começar afinando a moagem, tendo em mente que seu moedor não é indicado para espressos, pois a diferença entre clicks é muito grande, o que impossibilita ajustes finos. Um silverclicks até ajuda com esse moedor, mas não faz milagre. 

Comecei com um C3 e tinha que ficar ajustando a dose para equilibrar o ajuste, variando 1gr pra +/-.

O porta filtro naked não vai equilibrar suas extrações, só vai te mostrar com espirros e lambança suas falhas no preparo do bolo,  não considero o naked essencial. Só garimpar que tem bastante conteúdo no fórum e canais no YouTube, o importante é buscar conhecimento e entender as variáveis da extração, colocar em prática e não desistir. Seu moedor pode não ser o mais adequado, mas não te impede de desbravar esse universo, só vai dar um trabalho a mais e não terá o melhor ajuste, mas com certeza vai tomar bons cafés.

Se gosta de espresso, vai treinando e juntando uma grana para fazer um UP no seu moedor em breve, bons cafés!!

É o filtro original, pressurizado. Vou testar afinar a moagem e adquirir o silverclick. Pensei também por enquanto - até conseguir comprar um moedor mais indicado pra espresso - modificar o timemore C2 com uma mó vendido separado 6-core plus - que parece ser similiar ou igual ao C3 - ou 7-core. Você sabe me dizer se é uma boa ? Valeu! image.png.660400570e2703d59e4ee3ce8d0c3723.png274039662_Capturadetela2024-01-11223343.png.062f6c2a70fdb1fb25d64ec5a1b0d6fb.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutes ago, Henrique Silva said:

É o filtro original, pressurizado. Vou testar afinar a moagem e adquirir o silverclick. Pensei também por enquanto - até conseguir comprar um moedor mais indicado pra espresso - modificar o timemore C2 com uma mó vendido separado 6-core plus - que parece ser similiar ou igual ao C3 - ou 7-core. Você sabe me dizer se é uma boa ? Valeu! image.png.660400570e2703d59e4ee3ce8d0c3723.png274039662_Capturadetela2024-01-11223343.png.062f6c2a70fdb1fb25d64ec5a1b0d6fb.png

Com filtro pressurizado não tem muito o que fazer, cuidado pra não afinar muito a moagem e entupir seu filtro, ele foi feito pra usar café moído de mercado, procure a respeito das diferenças...

Sobre modificar as mós do C2, só mudaria talvez algo no sensorial, não iria mudar nada no ajuste de moagem, eu não mexeria com isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, jordeka disse:

Pessoal, li bastante sobre mas ainda me resta uma dúvida: OPV e dimmer são redundantes? Quero começar os mods na minha maquina mas ainda estou um pouco perdido.

Eu colocaria só dimmer, que além de tudo é muito mais fácil. A OPV funciona como um limitador de pressão, mas não varia, então, prefiro o dimmer pra poder variar o fluxo, fazer pré-infusão, perfis de pressão etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...