Ir para conteúdo

[Mod] Tutorial: Dimmer na Philco 15 bar e outras


Postagens recomendadas

Pior que eu acho que é 2x4mm sim. Porque eu abri ela aqui e a medida externa da mangueira deu 4mm. Então a medida interna deve ser por volta de 2mm mesmo. 

Olha nas fotos: https://imgur.com/a/hscZzAV

No fim eu consegui engatar a mangueira que comprei nas conexões, depois de muito esforço e paciência, tive que ir esquentando e alargando com uma chave allen.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, bodosko disse:

Pior que eu acho que é 2x4mm sim. Porque eu abri ela aqui e a medida externa da mangueira deu 4mm. Então a medida interna deve ser por volta de 2mm mesmo. 

Olha nas fotos: https://imgur.com/a/hscZzAV

No fim eu consegui engatar a mangueira que comprei nas conexões, depois de muito esforço e paciência, tive que ir esquentando e alargando com uma chave allen.

Que bom. Ainda bem que eu estava enganado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
Em 30/08/2024 at 00:51, bodosko disse:

Pior que eu acho que é 2x4mm sim. Porque eu abri ela aqui e a medida externa da mangueira deu 4mm. Então a medida interna deve ser por volta de 2mm mesmo. 

Olha nas fotos: https://imgur.com/a/hscZzAV

No fim eu consegui engatar a mangueira que comprei nas conexões, depois de muito esforço e paciência, tive que ir esquentando e alargando com uma chave allen.

Eu reparei que os conectores desee tipo que esta usando tem diâmetro interno de 2.5 mm. Talvez por isso tenha sido mais difícil conectar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos,

estou com alguns probleminhas com a instalação do manômetro numa Philco 15 bar.  
Está acontecendo um grande vazamento na mangueira que se conecta ao manômetro. (Ainda bem que nenhum vazamento no T.) 

alem disso, não está saindo água pelo chuveiro quando aperto o botão de passar água. (tenho dimmer e me certifiquei de que ele estava no máximo). 

Segue o vídeo: https://imgur.com/a/9jyM0rj

Any help?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Caio Soares disse:

Amigos,

estou com alguns probleminhas com a instalação do manômetro numa Philco 15 bar.  
Está acontecendo um grande vazamento na mangueira que se conecta ao manômetro. (Ainda bem que nenhum vazamento no T.) 

alem disso, não está saindo água pelo chuveiro quando aperto o botão de passar água. (tenho dimmer e me certifiquei de que ele estava no máximo). 

Segue o vídeo: https://imgur.com/a/9jyM0rj

Any help?

Passa a spec do manômetro, da mangueira e do conector. Tipo, é manometro com rosca 1/8 BSP, com conector 1/8 BSP, OD 4 mm e ID 2mm? E a mangueira é OD 4mm e ID 4 mm tbm? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Caio Soares disse:

Mangueira: Tubo Teflon Para Impressora 3d 1,75mm Hotend 4mmx2mm [ Código 186 ]

image.png.65ba93406ec7ba7014a6eef9d9614bf9.png

 

Manômetro:

image.thumb.png.54bcc8d8917806dfb2da51bfb26f4e27.png

Se vc comprou manômetro com rosca de 1/4, comprou tbm o adaptador de 1/4 pra 1/8 certo? Ja viu se esta vazando no adaptador ou entre a conexão e a mangueira?

Eu particularmente nao gosto dessas de engate rápido. Prefiro umas de rosca. Por acaso, atualizei hoje a lista de componentes:

https://espressohackers.com/

Dá uma olhada na lista da mod de manômetro. Tem os conectores de rosca que eu prefiro.

Esses de engate rapido tambem nao sei se voce chegou a pressão máxima que aguentam. Pode ser que esteja passando do limite. Essa descrição pelo menos fala em pneumático, que pode ser só tradução ruim ou pressao maxima inferior mesmo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Caio Soares, verifique se encaixou o tubo no engate rápido até o fim, tive problema de vazamento e faltava forçar um pouco mais o tubo pra dentro do conector. 

Pode ver na imagem 2 marcas no tubo, a errada bem próxima da ponta, e a outra correta uns 6-7mm da ponta.

Video-Capture-20240913-224900.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@regisassao, brigado pelas indicações, vou verificar melhor o que vc me falou. O vazamento esta entre a mangueira e o engate rápido. 

 

@Roger W. Rocha, obrigado mesmo pela ajuda. Apertei e melhorou bastante o vazamento, mas ainda tem um pouco. 

Vou apanhar um pouquinho ainda por aqui hehe, mas vai valer a pena 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Caio Soares disse:

Apertei e melhorou bastante o vazamento, mas ainda tem um pouco. 

Tenta trocar essa conexão por uma roscada pra ver se some o vazamento. 9 bar que seja é bastante pressão. Sao 90 metros de coluna d'água. Mais de 4x mais que uma panela de pressão. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, uma dúvida diretamente para quem instalou dimmer na Philco ou até em outra máquina: como vocês costumam "pilotar" o dimmer de vocês?

Deixam pré-estabelecidos em 9 bar e vão reduzindo conforme a extração avança e o ponteiro sobe demais no manômetro? Começam com ele zerado e vão subindo até chegar em 9 bar certinho? Geralmente eu faço como a primeira opção, mas estou buscando alternativas pra testar coisas novas, como começar zerado, ir subindo e depois descer para 7-8. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, raphaelanjos1 disse:

Pessoal, uma dúvida diretamente para quem instalou dimmer na Philco ou até em outra máquina: como vocês costumam "pilotar" o dimmer de vocês?

Deixam pré-estabelecidos em 9 bar e vão reduzindo conforme a extração avança e o ponteiro sobe demais no manômetro? Começam com ele zerado e vão subindo até chegar em 9 bar certinho? Geralmente eu faço como a primeira opção, mas estou buscando alternativas pra testar coisas novas, como começar zerado, ir subindo e depois descer para 7-8. 

Eu gosto da crescente até 9 bar e decrescente depois 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, regisassao disse:

Eu gosto da crescente até 9 bar e decrescente depois

Começa com o dimmer totalmente zerado ou deixa ele naquele mínimo necessário para o opv abrir? Estou tentando padronizar os shots antes de partir para uma outra máquina, até pra ver o limite que consigo chegar com a Philco, mas tem sido difícil, mesmo com um moedor excelente que é o J-Ultra.

Por exemplo: com a mesma moagem e no mesmo dia (hoje), fiz uma extração toda em 9 bar (toda em modo de dizer, né? pois a extração começa, se deixar correr, o manômetro até passaria de 9 bar, mas ai eu vou e seguro em 9 bar - o dimmer estava posicionado previamente em 9 bar de acordo com a medida de fluxo) que levou 32 segundos. Ao tentar novamente com o mesmo setup, estava passando rápido demais, em 32 segundos totais eu acabei tirando um lungo com a primeira parte em 9 bar e as outras 2 partes em 8 bar.

Agora pouca, ao tentar por em prática da forma que você citou @regisassao, preparei meu puck e dei o flush na máquina, zerei meu dimmer, encaixei o puck e comecei a extração subindo devagar. Demorou um pouco para o ponteiro do manômetro subir pois comecei do zero, mas depois que cheguei em 9 bar foi rápido, tive que fazer a mesma abordagem, 1 parte em 9 e outras 2 em 8 bar, 34s.

Essas inconsistências nem sempre são traduzidas em shots ruins. Essa ultima extração por exemplo me rendeu um lungo bem doce.

Acho que talvez dessa maneira, começando zerado ou começando onde o opv abre, seja mais fácil de regular. Quando faço da minha maneira (regulando previamente em 9 bar e segurando ao passar), percebo que os tempos variam muito de acordo com minha movimentação do dimmer. Se eu reduzir muito cedo, demora mais, o contrário encurta a extração. E assim vai... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, raphaelanjos1 disse:

Agora pouca, ao tentar por em prática da forma que você citou @regisassao, preparei meu puck e dei o flush na máquina, zerei meu dimmer, encaixei o puck e comecei a extração subindo devagar. Demorou um pouco para o ponteiro do manômetro subir pois comecei do zero, mas depois que cheguei em 9 bar foi rápido, tive que fazer a mesma abordagem, 1 parte em 9 e outras 2 em 8 bar, 34s.

Novo teste, mesma moagem. Dessa vez começando com o dimmer posicionado pela metade (onde na minha concepção o jato de água começa a ficar consistente). Novamente um lungo de 38s, 1 parte 9 bar e 2 partes 8 bar. Já mostrou uma diferença menor... 

Obs: quando a máquina está regulada previamente em 9 bar (130ml - 30s) e sem puck, a máquina marca 5 bar...

Aproveitei e fiz um vídeo. No inicio do video o dimmer está posicionado em 9 bar (130ml/30s) e nos ultimos 5 segundos está literalmente zerado. Se eu começo com o dimmer em 9 bar, ao zerar o dimmer fica esse fluxo aí. Se eu começo com ele zerado, não sai nada no inicio e conforme giro o dimmer vai aumentando o fluxo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, raphaelanjos1 disse:

Começa com o dimmer totalmente zerado ou deixa ele naquele mínimo necessário para o opv abrir?

Zerado. Subindo até 9 bar, depois pilotando o dimmer pra manter em 9 e realmente tem que ficar ajustando, pois a erosão no bolo durante a extração vai diminuindo a resistência do puck. Então, proximo de uns 2/3 a 3/4 da extração, reduzo até zerar, ou se atingir o peso que busco, desligo (se tinha planejado 1:2, 18 in e 36 out, paro nos 36).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, regisassao disse:

Zerado. Subindo até 9 bar, depois pilotando o dimmer pra manter em 9 e realmente tem que ficar ajustando, pois a erosão no bolo durante a extração vai diminuindo a resistência do puck

Valeu pela resposta! Tô em busca da consistência nos resultados, escavando material na web etc. Tem ideia de quanto tempo seria ideal para essa subida na pressão chegar até os 9 desejados? Tem muito conteúdo na web sobre pressure profiling mas tem pouca coisa realmente útil quando se fala de fazer isso com dimmer.

A ideia é fazer uma curva constante com o dimmer ou curvar um pouco e aguardar a resposta do manômetro?

Eu tinha criado um tópico falando de pré-infusão há algum tempo (https://forum.clubedocafe.net/topic/12826-pré-infusão-utilizando-dimmer-e-manômetro), mas são tantas inconsistências que chega a bater uma preguiça.

Venho pensando no seguinte: como nos primeiros 30% do meu dimmer eu nem vejo resposta do manômetro, fica parado em 5 bar, talvez seja interessante começar desses 30%, fazer subir a rampa durante um tempo fixo (requer prática, por exemplo 5-7 segundos), até chegar em 9 bar. Seria mais um esforço pra tentar padronizar.

É legal brincar com esses diferentes perfis, mas quando vem uma sequencia de resultados ruins, desanima. É irritante com a mesma moagem e nunca passando de 9 bar, obter tempos bem diferentes só por que curvou o dimmer mais rápido ou mais devagar. Eu planejo ficar com essa máquina até conseguir realizar o upgrade para uma de grupo E61, mas venho pensando em adiantar uma de 58mm com OPV/mola de 9 bar e diminuir a complexidade.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 hours ago, raphaelanjos1 said:

Valeu pela resposta! Tô em busca da consistência nos resultados, escavando material na web etc. Tem ideia de quanto tempo seria ideal para essa subida na pressão chegar até os 9 desejados? Tem muito conteúdo na web sobre pressure profiling mas tem pouca coisa realmente útil quando se fala de fazer isso com dimmer.

A ideia é fazer uma curva constante com o dimmer ou curvar um pouco e aguardar a resposta do manômetro?

Eu tinha criado um tópico falando de pré-infusão há algum tempo (https://forum.clubedocafe.net/topic/12826-pré-infusão-utilizando-dimmer-e-manômetro), mas são tantas inconsistências que chega a bater uma preguiça.

Venho pensando no seguinte: como nos primeiros 30% do meu dimmer eu nem vejo resposta do manômetro, fica parado em 5 bar, talvez seja interessante começar desses 30%, fazer subir a rampa durante um tempo fixo (requer prática, por exemplo 5-7 segundos), até chegar em 9 bar. Seria mais um esforço pra tentar padronizar.

É legal brincar com esses diferentes perfis, mas quando vem uma sequencia de resultados ruins, desanima. É irritante com a mesma moagem e nunca passando de 9 bar, obter tempos bem diferentes só por que curvou o dimmer mais rápido ou mais devagar. Eu planejo ficar com essa máquina até conseguir realizar o upgrade para uma de grupo E61, mas venho pensando em adiantar uma de 58mm com OPV/mola de 9 bar e diminuir a complexidade.

 

A OPV de 9 bar ajuda muito mas com o dimmer acredito que de para obter resultado parecido. Sugiro que assista o vídeo do lance hedrick em que ele explica em detalhes a diferença de pressão e fluxo, pode te ajudar a entender melhor o que está acontecendo na sua extração. Fluxo e pressão são relacionadas no sentido de que um maior fluxo leva a um aumento mais rápido da pressão, mas são coisas diferentes. Não tem como converter 9 bar em 130 ml em 30s, por exemplo. Você pode ter um fluxo altíssimo e resistência baixa (moagem grossa) que sua pressão não vai chegar em 9 bar. Assim como você pode ter um unico pingo caindo e uma resistência muito alta impedindo a passagem de água (ex. Filtro cego) que quando o grupo encher de água poderia chegar em 9 bar ou mais. Acho que você deve se guiar mais pela pressão acompanhando pelo manômetro e não ligar para posição do dimmer.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, raphaelanjos1 disse:

Valeu pela resposta! Tô em busca da consistência nos resultados, escavando material na web etc. Tem ideia de quanto tempo seria ideal para essa subida na pressão chegar até os 9 desejados? Tem muito conteúdo na web sobre pressure profiling mas tem pouca coisa realmente útil quando se fala de fazer isso com dimmer.

Não sei se tem tempo ideal. Tem que ir experimentando o que acha melhor pra cada grão. E tbm acho que não dá pra fazer muita experiência porque o café acaba antes. Você já vai ajustar moagem, temperatura, se faz ou não pre-infusao e perfil de pressão, tem que ter 2-3 perfis de pressão na manga e usa seus favoritos,  manja?

Aproveitando, já que aqui é um tópico de mods, acabei de subir o passo a passo de instalação de PID:

https://espressohackers.com/pid-installation-for-beginners/

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Rafael Simas disse:

vídeo do lance hedrick em que ele explica em detalhes a diferença de pressão e fluxo

Pesquisei e encontrei esse vídeo aqui. Obrigado pela recomendação! Até onde entendi, ele é "contra" iniciar as extrações com flow baixo, defendendo que é melhor preencher todo o puck mais rapidamente. Pensando dessa maneira, até que é válido extrair como eu estava extraindo, iniciando já com o dimmer avançado (geralmente na posição do calculo 130ml/30s sem puck). Seguindo essa linha daria até pra pensar em ligar a máquina com o dimmer totalmente acionado (15 bar) e assim que o manômetro começar a subir, reduzir. Não deve ser necessário, pois geralmente com 5-7s do dimmer em "9 bar" eu já vejo os pontos no fundo do porta-filtro. Lá vou eu com mais um perfil de teste rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, raphaelanjos1 disse:

Pesquisei e encontrei esse vídeo aqui. Obrigado pela recomendação! Até onde entendi, ele é "contra" iniciar as extrações com flow baixo, defendendo que é melhor preencher todo o puck mais rapidamente. Pensando dessa maneira, até que é válido extrair como eu estava extraindo, iniciando já com o dimmer avançado (geralmente na posição do calculo 130ml/30s sem puck). Seguindo essa linha daria até pra pensar em ligar a máquina com o dimmer totalmente acionado (15 bar) e assim que o manômetro começar a subir, reduzir. Não deve ser necessário, pois geralmente com 5-7s do dimmer em "9 bar" eu já vejo os pontos no fundo do porta-filtro. Lá vou eu com mais um perfil de teste rs.

Isso é meio contraditório. O Hoffmann não curte as pancadas no bolo, por exemplo. Nao sei se tem um certo ou errado ai. Ambos me parecem falar mais sobre preferências e um racional por trás do que acreditam, do que algo testado. Diria pra fazer o que te agradar mais ao paladar.

Eu ja acho que a injeção brusca de agua só pode favorecer canalização, nao vejo benefício, e o aumento gradual favoreceria a uniformidade na distribuição de pressão posteriormente e nao vejo como isso prejudicaria. Igualmente, nao testei lado a lado com consistência pra ver se alguma das formas favorece ou prejudica.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...