Ir para conteúdo

Equipamentos para se iniciar no espresso


reevtilian

Postagens recomendadas

Estou querendo comprar uma Philco 15 Bar e queria comprar alguns acessórios juntos dela, vi alguns porta filtros naked que achei interessante mas fiquei na dúvida se é realmente necessário ter,

fora isso também queria comprar um tamper, distribuidor e um filtro despressurizado

 

O porta filtro naked faz muita diferença pro espresso ou é mais estético?

 

Enviado de meu Moto G (5) usando o Tapatalk

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente, bem vindo a esse maravilhoso mundo dos cafés especiais e cafés espressos!! Já te digo que é um caminho sem volta!! Hahahaha

Sim todos esses acessórios são essenciais e imprescindíveis para o Home Espresso, não se esquecendo também de adquirir um bom moinho para o método desejado, no seu caso o café espresso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O PF Naked vai servir pra você usar o filtro despressurizado, que se eu não me engano não vai encaixar no portafiltro original da Philco
um pf naked de 51mm e dois dentes não serve nessa máquina? e também não dá pra usar um filtro despressurizado no pf da própria máquina?

Enviado de meu Moto G (5) usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

Sempre bom ver mais gente se dedicando aos bons cafés! Dessa sua lista, o tamper é o mais importante. E, como disse o colega do Fórum, prioridade ao moinho.

Aproveite para dar uma olhada em alguns tópicos sobre essa questão dos filtros:

 

Saudações!

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PF pelo que sei é mais estético, entretanto isso chega até ser uma vantagem já que tu consegue ver a extração, se tem alguns erros, se tá certo e por consequência vai ajudar a melhorar seu espresso.

Acho interessante pra quem tá começando e também porque vamos falar a verdade, é bem bonito.

Fora que é pra cesta despressurizada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom como já deram dicas suficientes acima, eu gostaria de acrescentar apenas sobre o NAKED.  Ele não é uma ferramenta essencial, PRINCIPALMENTE em maquina de 15 BAR porque dificilmente com essa pressão, você vai ter uma naked extraído de forma estruturada e comportada. 

Mas na bebida em sí, uma extração de espresso bem regulada com o naked e com o porto filtro duplo ( duas saídas ) tem nítida diferença na percepção de corpo na bebida, tanto que para extrair no naked a regulagem é ligeiramente mais fina do que para extrair no duplo. 

Enfim, fica meus 2 centavos. boa sorte @reevtilian Bom moinho, e cafés com torra adequada já vão te colocar um pacinho muito a frente viu.

Abração.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha opinião:

Naked só depois que tiver um moedor bom e souber extrair espressos decentes. 

Sem moagem adequada e bom preparo do bolo no filtro, tentar porta filtro naked provavelmente será frustrante. 

Moedor e tamper antes de porta filtro naked. 

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é bem uma dica de equipamento, mas eu gostaria de ter ouvido o seguinte quando iniciei a jornada de tirar expresso em casa:

É um processo longo, caro e muito trabalhoso.

  1. Longo: requer muita prática, repetição, tentativa e erro. É uma curva de aprendizado. 
  2. Caro: Os equipamentos são na média caríssimos e difíceis de achar, além do que você vai gastar MUITO café.
  3. Trabalhoso: requer muita pesquisa e estudo, você terá que gastar bastante tempo aprendendo para se conseguir um resultado razoável.
  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, Pereira disse:

Não é bem uma dica de equipamento, mas eu gostaria de ter ouvido o seguinte quando iniciei a jornada de tirar expresso em casa:

É um processo longo, caro e muito trabalhoso.

  1. Longo: requer muita prática, repetição, tentativa e erro. É uma curva de aprendizado. 
  2. Caro: Os equipamentos são na média caríssimos e difíceis de achar, além do que você vai gastar MUITO café.
  3. Trabalhoso: requer muita pesquisa e estudo, você terá que gastar bastante tempo aprendendo para se conseguir um resultado razoável.

Faltou dizer prazeroso? Pelo menos pra mim foi. Apesar de tudo, é um aprendizado gostoso. Principalmente quando acerto a extração... Rs...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para não assustar e desestimular quem está iniciando, direi que comecei a comprar cafés em grão quando adquiri um moedor de lâminas. Preparava café em cafeteira elétrica e  cafeteira italiana. Nessa época, há mais de 15 anos (não lembro direito), comecei a provar cafés "gourmet". 

Há 12 anos entrou uma máquina de café espresso em casa. DeLonghi EC200CD, com filtros pressurizados. Causou uma mudança de hábitos. Aos poucos fui comprando cafés cada vez melhores, especiais.

Ganhei um moedor manual de mós de cerâmica, que moía de forma mais consistente que o de lâminas. Infelizmente era um produto chinês mais bonito que durável, e precisei procurar algo para substituí-lo.

Após algumas pesquisas e perguntas, escolhi um Mimoso Nº2. Retrô, brutal, de ferro fundido, mói facilmente qualquer café, mesmo de torras claras (mais duras). E mói rápido. O Mimoso não é tão consistente para ser seriamente considerado um moedor para espresso, porém no início eu ainda usava filtros pressurizados. Um dia comprei uns filtros não pressurizados e... não conseguia tirar nenhum espresso que prestasse. Fui atrás de outro moedor. 

Um colega aqui do fórum ofereceu um moedor comercial usado, que ele havia modificado para usar em casa: substituiu o hopper por um pedaço de tubo de PVC, e não ficava bonito, mas já possibilitava moer doses, desde que usasse um pincel e um fole para tirar todo o café moído do moedor. 

Então consegui fazer espressos com filtros não pressurizados. Entretanto, como o moedor elétrico é meio barulhento, ainda uso o Mimoso de manhã cedo. Como dei uma caprichada nele depois que chegou o elétrico, ele melhorou e ainda consigo usar para os falsos espressos na maquininha simples.

Estava nessa onda, querendo mudar de máquina, mas sempre pensando que o degrau seria alto. Sairia de uma máquina de quase mil reais para... o quê? Nem pensar trocar seis por meia dúzia, ou fazer um upgrade pequeno, só para constar. 

Até que a máquina resolveu estragar, depois de 12 anos de serviços. Enquanto importava uma peça (válvula da bomba), e descobria que ainda precisaria trocar algo da parte elétrica, pois alguns fios estavam derretendo, surgiu a folga no orçamento  para dar o pulo. E agora, 12 anos depois de iniciar minha jornada pelo espresso em casa, estou comprando uma máquina italiana com filtros de 58 mm, toda de metal, vaporizador decente (nem bebo café com leite!)...

Resumo: calma, que cada um terá uma história e uma caminhada.

Mas o maior consenso aqui no fórum é: moedor é importante. Sem caprichar em moedor, algo na extração poderá ser comprometido. Não vamos dizer que ficará ruim ou péssima: só saberemos a diferença depois de um bocado de condicionamento, prática e refinamento dos procedimentos e dos sentidos.

Quem nunca fez um espresso e tenta iniciar por uma máquina muito cara, poderá sofrer a frustração de aprender a domar uma fera (toda a preparação do bolo, surfar a temperatura etc.). Vejo alguns relatos por aí no fórum...

@reevtilian, vai com calma, não há necessidade de fazer tudo de uma vez. Sempre existe a possibilidade de passar adiante a primeira máquina e começar de novo, aprimorando alguma coisa.

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso só naked. Tiro 3 por dia, em média. Me acostumei. As vezes espirra pra todo lado. Apesar de dar boas indicações da qualidade do espresso, concordo que não é necessário em todas as extrações, mas eu gosto de ver. Enfim, vai de cada um.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso agora, @regisassao. Mas aposto que não começaste desse jeito... hehehe

Acho que logo enveredarei por esse caminho. Vem aí meu primeiro porta filtro naked. Agora posso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, regisassao disse:

Faltou dizer prazeroso? Pelo menos pra mim foi. Apesar de tudo, é um aprendizado gostoso. Principalmente quando acerto a extração... Rs...

Sem dúvida alguma, faltou dizer prazeroso!

Tem que pegar gosto pela jornada, quando isso acontece vira um hobby para vida toda.

 

19 horas atrás, ivoesazevedo disse:

Para não assustar e desestimular quem está iniciando, direi que comecei a comprar cafés em grão quando adquiri um moedor de lâminas. Preparava café em cafeteira elétrica e  cafeteira italiana. Nessa época, há mais de 15 anos (não lembro direito), comecei a provar cafés "gourmet". 

Há 12 anos entrou uma máquina de café espresso em casa. DeLonghi EC200CD, com filtros pressurizados. Causou uma mudança de hábitos. Aos poucos fui comprando cafés cada vez melhores, especiais.

Ganhei um moedor manual de mós de cerâmica, que moía de forma mais consistente que o de lâminas. Infelizmente era um produto chinês mais bonito que durável, e precisei procurar algo para substituí-lo.

Após algumas pesquisas e perguntas, escolhi um Mimoso Nº2. Retrô, brutal, de ferro fundido, mói facilmente qualquer café, mesmo de torras claras (mais duras). E mói rápido. O Mimoso não é tão consistente para ser seriamente considerado um moedor para espresso, porém no início eu ainda usava filtros pressurizados. Um dia comprei uns filtros não pressurizados e... não conseguia tirar nenhum espresso que prestasse. Fui atrás de outro moedor. 

Um colega aqui do fórum ofereceu um moedor comercial usado, que ele havia modificado para usar em casa: substituiu o hopper por um pedaço de tubo de PVC, e não ficava bonito, mas já possibilitava moer doses, desde que usasse um pincel e um fole para tirar todo o café moído do moedor. 

Então consegui fazer espressos com filtros não pressurizados. Entretanto, como o moedor elétrico é meio barulhento, ainda uso o Mimoso de manhã cedo. Como dei uma caprichada nele depois que chegou o elétrico, ele melhorou e ainda consigo usar para os falsos espressos na maquininha simples.

Estava nessa onda, querendo mudar de máquina, mas sempre pensando que o degrau seria alto. Sairia de uma máquina de quase mil reais para... o quê? Nem pensar trocar seis por meia dúzia, ou fazer um upgrade pequeno, só para constar. 

Até que a máquina resolveu estragar, depois de 12 anos de serviços. Enquanto importava uma peça (válvula da bomba), e descobria que ainda precisaria trocar algo da parte elétrica, pois alguns fios estavam derretendo, surgiu a folga no orçamento  para dar o pulo. E agora, 12 anos depois de iniciar minha jornada pelo espresso em casa, estou comprando uma máquina italiana com filtros de 58 mm, toda de metal, vaporizador decente (nem bebo café com leite!)...

Resumo: calma, que cada um terá uma história e uma caminhada.

Mas o maior consenso aqui no fórum é: moedor é importante. Sem caprichar em moedor, algo na extração poderá ser comprometido. Não vamos dizer que ficará ruim ou péssima: só saberemos a diferença depois de um bocado de condicionamento, prática e refinamento dos procedimentos e dos sentidos.

Quem nunca fez um espresso e tenta iniciar por uma máquina muito cara, poderá sofrer a frustração de aprender a domar uma fera (toda a preparação do bolo, surfar a temperatura etc.). Vejo alguns relatos por aí no fórum...

@reevtilian, vai com calma, não há necessidade de fazer tudo de uma vez. Sempre existe a possibilidade de passar adiante a primeira máquina e começar de novo, aprimorando alguma coisa.

Você tocou em um ponto interessante, gastar muito dinheiro no início pode ser um pouco frustrante, pois na maioria das vezes as pessoas não tem a real noção da complexidade do café expresso. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

23 minutos atrás, eltonaguiar disse:

Lendo tudo que vocês produziram me veio uma dúvida: qual seria a melhor máquina custo x benefício já com porta filtro de 58 mm?

Depende do bolso. Tem uma Oster Xpert anunciada por 2100 e acho um ótimo custo benefício. Tinha uma Silvia com PID por 4 mil e achava um bom custo benefício. Mas são dois nichos diferentes. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Oster Xpert Perfect Brew tem moedor, OPV (acho), controle de temperatura... Tópico dela no fórum: https://forum.clubedocafe.net/topic/7223-clube-oster-xpert-perfect-brew/.

Não conheço, nunca vi fora das fotos, por isso não opinarei.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, uma coisa que notei depois do naked é que dá pra ver possíveis canalizações, e com isso aprimorar cada vez mais a técnica. 

Mas como disseram acima, é uma curva de aprendizado, vou reforçar o que já disseram, e eu assim como muitos, não deram a devida importância no início: O moinho é a parte mais importante em qualquer método, principalmente o expresso por ser o mais difícil. 

Eu só vim descobrir o que era um moinho razoavelmente bom quando minha irmã trouxe pra mim um elétrico (semelhante ao baratza encore) dos EUA, aí a coisa mudou completamente! Eu vivia me frustrando pois tentava fazer algo que prestasse com um Hario skerton modificado (stepless) em uma poemia despressurizada, mas era quase uma loteria, as vezes ficava muito bom, a maioria das vezes meia boca, e algumas outras vezes intragável. Mudou da água pro vinho com o novo moinho, consegui uma consistência razoável, e tirar bons expressos com maior frequência. O que quero dizer nessa história, a poemia segue aqui firme e forte, com PF naked, e umas modificações, mas já estou no meu 6o moinho que é a parte que de fato deu o salto de qualidade nos cafés, além de que se eu ja tivesse começado com um bom moedor eu não teria "apanhado" tanto pra aprender o tal do expresso.  Outro detalhe importante pelo menos na minha jornada dos cafés é que o meu orçamento sempre foi bem apertado, e esse é um hobby caro, muito caro, eu tive que pesquisar muito, mas muito mesmo, além de alguma sorte, pra encontrar equipamentos bons e baratos rs, até hoje não paguei mais do que 500 reais em um único equipamento, mas mesmo assim consigo bons cafés. Então, tendo consciência disso, bem-vindo ao mundo espetacular que é o dos cafés! 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia. Tenho uma pequena pizzaria e muita gente pede para servir café... comecei a pesquisar sobre maquinas e percebi que é um mundo de informações e estou ficando bastante curioso sobre o tema. gostaria de saber se podem indicar uma maquina para café expresso, pequena, de apenas 1 grupo. vi que tem a da Saeco e da Breville mas são máquinas caras para mim, no momento, apesar de lindas...também pretendo ter um moedor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@denegri.fernando olá, boa noite!!

Para uso comercial já pode descartar a Breville, a Saeco SE50 será mais indicada para a sua necessidade por ser mais robusta.

Pra você que vai usar em estabelecimento te indico entrar em contato coma a Italian Coffee, além de vender eles também alugam máquinas para uso comercial é também fornecem os insumos necessários, incluindo a capacitação do barista 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, valacomum disse:

Olá.

@Medeiros123falou a palavra mágica: capacitação do barista. Já vi lugares com máquinas e grãos de qualidade, mas com pessoal completamente destreinado.

Sucesso para você @denegri.fernando,  na expansão do empreendimento!

Acho que o pior espresso que tomei na minha vida foi em um salão de beleza, acompanhando minha esposa. Tinham uma máquina profissional, das grandinhas, e a esposa me disse que as pessoas que iam lá elogiavam o café. Então pedi um. Nem crema tinha. Gosto e aparência horríveis. Ainda bem que ninguém me perguntou se gostei. Pude fingir que não aconteceu.

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já o pior que eu tomei foi num shopping aqui em Natal, a máquina era uma Nuova Simonelli Appia 2 vermelha, com a Logo da GranCoffee, a moça tirou o portafiltro da máquina, bateu a borra, moeu o café, compactou e colocou o PF no grupo sem dar o flush, resultado um café sem crema alguma e queimado, intragável!!

  • Confuso 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...