Ir para conteúdo

Nespresso é overrated?


Postagens recomendadas

Gente, meu café prefirido é o coado, particularmente V60, e Prensa.... Já tentei tomar expressos em vários lugares diferentes, e é raro o lugar que eu gosto, geralmente são muito adstringentes, queimados, retrogosto intenso... Raro pegar um expresso mais equilibrado... Aí decido tentar a nespresso.

 

 

Gente, todo café deles que eu pego é horrível. Torras mais claras, mais leves, eh tudo igual. Ou eu tô ficando louco ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Nespresso é Nespresso! Não é espresso! Suas cápsulas são uma mistura de robusta e Arábica.

Espressosl em cafeteria costume ser ruim! Porque o café fica envelhecendo no copo do moinho. Tem mais de mês de torrado e é preparado por um atendente que não faz ideia do processo. Faz de forma robotizada. Cafeteria é feita para dar lucro.

Deve ter excessões raras. Se você esperimentar um espresso extraído de grãos Arábica com menos de 20 dias de torra sua opinião sobre espresso vai mudar.  

Tudo isso estou presumindo que você toma café sem açucar! 

Sugiro que você pergunte aqui no fórum qual a cafeteria na sua cidade que é operada por um Barista, e não atendente, e experimente. 

Bons cafés! 

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, tenho duas cafeterias aqui em Campinas que gosto bastante, café feito por barista :). Um deles inclusive faz torra semanal (1727 e Nama Café).

São meus locais preferidos, apesar de ainda preferir os coados, me parece que eles dão mais variedade de sabor.

Mas a Nespresso de fato eu não sabia que faziam mistura de grão, e a propaganda de que cada capsula é diferente.... achava que era meio maluco de não curtir Nespresso, fiquei bem decepcionado com o que tomei deles =/.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não diria que Nespresso seja excessivamente valorizado...

É uma forma extremamente prática de se ter um café "tipo expresso", que não é nem de longe um excelente café, mas que está no nível de aceitação da grande maioria dos consumidores. O valor agregado está em qualquer pessoa, sem nenhum aprofundamento sobre cafés,   poder entregar a um visitante, um café que vai ser aceito, no mínimo como bom, praticamente sem nenhum esforço. Ainda mais se mostrar as caixas das capsulas gourmet mais caras... 

Nespresso não é café especial, e dificilmente atende quem já demanda melhores cafés. Só que, na minha opinião, somos um pequeno nicho, considerando o cenário mundial.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá. 

Sou suspeito para falar sobre Nespresso e similares, pois para mim isso é não somente uma bebida "tipo espresso", mas é um troço "tipo café".  Acho que este valor superestimado de mercado é o resultado de um produto de uma mega multinacional, de um lado, com consumidores preguiçosos e com paladar tosco, de outro. Mas o que esperar de um mundo em que Starbucks é sensação?

Saudações! 

 

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já testei cafeteira de cápsulas da Nespresso, dolce Gusto, 3 corações e da illy. A melhor disparada é da illy, ali você sente diferença entre as cápsulas, Nespresso também acho quase igual as cápsulas, a illy tem cápsula compatível com Nespresso, é melhor que a Nespresso, mas não tem a variedade das cápsulas do sistema que eles utilizam.

Se for pra comprar máquina nova, recomendo sempre a illy

Enviado de meu SM-G996B usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, valacomum disse:

Olá. 

Sou suspeito para falar sobre Nespresso e similares, pois para mim isso é não somente uma bebida "tipo espresso", mas é um troço "tipo café".  Acho que este valor superestimado de mercado é o resultado de um produto de uma mega multinacional, de um lado, com consumidores preguiçosos e com paladar tosco, de outro. Mas o que esperar de um mundo em que Starbucks é sensação?

Saudações! 

 

Acho que a proposta da máquina deve ser considerada, como o Paulo destacou acima. A praticidade que uma máquina de cápsula oferece tem um peso muito grande. Sem contar que, até algum tempo atrás, o custo era relativamente baixo. Eu mesmo estou deixando a minha máquina Nespresso e me aventurando com os cafés especiais depois de quase 5 anos com a máquina. E só vou deixar a Nespresso por falta de espaço. Tem momentos que a praticidade pode valer mais que a qualidade. E tem outros que queremos qualidade e não praticidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu aprecio bons cafés, porém tenho uma nespresso em casa pelos motivos jé citados. As vezes estou com pressa e quero tomar um café bebível que eu faça em menos de 2 minutos, aí vai a nespresso mesmo, vale ressaltar que compartilho da opinião do amigo sobre as capsulas illy, hoje prefiro elas as nespresso originais. Segundo ponto, quando chega uma visita aqui em casa, quer um café e eu sei que o paladar está acostumado aquele carvão café tradicional, e eu também não estou na disposição de fazer algo mais complexo, a nespresso salva. Resumo, ela não faz um bom café, mas em praticidade é imbatível. E nem sempre se trata de preguiça.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fora, tudo que já foi citado e 

18 hours ago, Caio Oliveira said:

Eu aprecio bons cafés, porém tenho uma nespresso em casa pelos motivos jé citados. As vezes estou com pressa e quero tomar um café bebível que eu faça em menos de 2 minutos, aí vai a nespresso mesmo, vale ressaltar que compartilho da opinião do amigo sobre as capsulas illy, hoje prefiro elas as nespresso originais. Segundo ponto, quando chega uma visita aqui em casa, quer um café e eu sei que o paladar está acostumado aquele carvão café tradicional, e eu também não estou na disposição de fazer algo mais complexo, a nespresso salva. Resumo, ela não faz um bom café, mas em praticidade é imbatível. E nem sempre se trata de preguiça.

este comentário do Caio de muito bom senso. 

Não devemos negar o valor inestimável que a Nespresso teve para a divulgação da cultura do café, em especial o espresso. Creio que, a Nespresso, fez uma verdadeira revolução. Depois que as pessoas se interessam, algumas vão despertar para o que é, café de verdade e serem libertas ;)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kauê, sou de campinas tbm e essas 2 cafeterias que vc mencionou realmente são mto boas, gosto bastante. Mas realmente não é tão fácil achar cafeteria boa por aqui, algumas outras que se vendem como "café especial" não tem a qualidade correspondente.

Com relação a Nespresso, não posso falar mal pq pra mim foi meio que a porta para conhecer cafés "melhores e diferentes" (pra vcs terem idea do quão ruim era o café que tomava antes kkkkk), e até hoje quando tomo não acho tão ruim, apenas mais aguado, sem tanto sabor e sem tanta variedade, mas de fato, café especial com torra recente e moído na hora não tem comparação. Como o pessoal já disse, concordo com o propósito de ser algo prático e que costuma agradar a maior parte do público que toma um café mais tradicional. E sim, acho overrated. Apesar da máquina não ser cara, as cápsulas (levando em conta preço/g e qualidade do café) são caríssimas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 weeks later...
On 11/30/2022 at 8:20 PM, Caio Oliveira said:

Eu aprecio bons cafés, porém tenho uma nespresso em casa pelos motivos jé citados. As vezes estou com pressa e quero tomar um café bebível que eu faça em menos de 2 minutos, aí vai a nespresso mesmo, vale ressaltar que compartilho da opinião do amigo sobre as capsulas illy, hoje prefiro elas as nespresso originais. Segundo ponto, quando chega uma visita aqui em casa, quer um café e eu sei que o paladar está acostumado aquele carvão café tradicional, e eu também não estou na disposição de fazer algo mais complexo, a nespresso salva. Resumo, ela não faz um bom café, mas em praticidade é imbatível. E nem sempre se trata de preguiça.

Já experimentei alguns cafés na nespresso e nunca consegui gostar, no escritório do trabalho tinha uma máquina.

Acontece que a torrefação que compro os cafés aqui na minha cidade ( Ipatinga/MG ), estão vendendo as capsulas próprias para nespresso, com torra abaixo de 15 dias e moagem correta. Não tive a oportunidade de provar o café, mas acredito que será um resultado bacana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Octávio café http://octaviocafe.com.br/cafes/ oferece uma boa alternativa às cápsulas da Nespresso. Já provei da caixa que vem cápsulas variadas mas a melhor pra mim é a Clássica (08). Inclusive quando preciso de café em grãos com certa urgência compro o deles no mercado que não tem erro.
Acho que cada um deu uma pincelada no que a máquina representa: praticidade na hora da correria e porta de entrada para quem esta acostumado a café tradicional/extra forte e está buscando cafés melhores. Portanto não se compara coisas diferentes, com propósitos diferentes. Tem quem não goste de espresso, tem quem prefira café ácido e quem não goste muito.

Thiago Bolli

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/11/2022 at 18:34, hlecco disse:

Tem um vídeo em que o James Hoffmann experimenta diversas (se não todas) cápsulas da nespresso. É interessante, ele realmente destaca um perfil sensorial extremamente parecido entre a maioria. Geralmente puxando pra cereal.

Esse vídeo é sensacional e muito engraçado de ver. Um resumo muito breve é que ele acha apenas ok 3 das 20+ cápsulas que ele tomou e todas tem notas de cereais

Em 30/11/2022 at 15:58, Kaue Teixeira Lima disse:

Galera, tenho duas cafeterias aqui em Campinas que gosto bastante, café feito por barista :). Um deles inclusive faz torra semanal (1727 e Nama Café).

São meus locais preferidos, apesar de ainda preferir os coados, me parece que eles dão mais variedade de sabor.

Mas a Nespresso de fato eu não sabia que faziam mistura de grão, e a propaganda de que cada capsula é diferente.... achava que era meio maluco de não curtir Nespresso, fiquei bem decepcionado com o que tomei deles =/.

Vá no Abigail https://www.instagram.com/abigailcoffeeco/

Lá você vai poder tomar uma variedade de métodos e grãos (inclusive internacionais) com extrema qualidade. Acompanhe no insta deles que eles fazem 1x/mês cuppings gratuitos para o público e é uma experiência muito legal para abrir a mente para cafés diferentes do mundo todo. Cola uma galera super legal que vão de curiosos a apaixonados por café. No último provei café do Brasil (é claro), India, Myanmar, Indonésia, Vietnã e um cara gente boaça fã de café levou 3 da Africa (Etiópia, Congo e não lembro o 3). Foi muito bo

Em 30/11/2022 at 11:08, Kaue Teixeira Lima disse:

Gente, meu café prefirido é o coado, particularmente V60, e Prensa.... Já tentei tomar expressos em vários lugares diferentes, e é raro o lugar que eu gosto, geralmente são muito adstringentes, queimados, retrogosto intenso... Raro pegar um expresso mais equilibrado... Aí decido tentar a nespresso.

 

 

Gente, todo café deles que eu pego é horrível. Torras mais claras, mais leves, eh tudo igual. Ou eu tô ficando louco ?

Complementando a tudo que já falaram: pensa que a Nestlè é uma marca global e tem que comportar uma produção gigantesca de grãos de café pra suprir o mercado da Nespresso, Dolce Gusto e outras marcas dela. Isso gera um problema por que o café não é uma commodity estável. O gosto, quantidade e características são influenciados por vários fatores da natureza (clima e solo) e do processo (toda cadeia do plantio ao embalo), logo, para eles conseguirem manter um padrão dentro dos seus cafés eles precisam apelar para torras mais escuras que dão aquela queimada no potencial do café e ajudam a eliminar traços de impurezas e imperfeições deixando o café mais standard. Por isso todas cápsulas tem gostos de certa forma parecidos e com gosto de torra escura. Óbvio que notamos diferenças entre elas mas são muito mais sútis e todas no espectro mais de notas de cereais e amargor do que o que vemos nos cafés especiais.

Fora que eles também devem usar o robusta para ajudar a dar volume e deixar mais barata a produção, né?

Então é natural que uma pessoa que já "evoluiu" para os cafés especiais passe a não apreciar mais tanto um Nespresso. Não sinta culpa

E tacando um pouco mais de lenha na fogueira, meu sogro tem a Dolce Gusto e reparei que gosto mais do café versão espresso dela do que da maioria dos Nespresso. Alguém já provou?

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, DanCGC disse:

Esse vídeo é sensacional e muito engraçado de ver. Um resumo muito breve é que ele acha apenas ok 3 das 20+ cápsulas que ele tomou e todas tem notas de cereais

Vá no Abigail https://www.instagram.com/abigailcoffeeco/

Lá você vai poder tomar uma variedade de métodos e grãos (inclusive internacionais) com extrema qualidade. Acompanhe no insta deles que eles fazem 1x/mês cuppings gratuitos para o público e é uma experiência muito legal para abrir a mente para cafés diferentes do mundo todo. Cola uma galera super legal que vão de curiosos a apaixonados por café. No último provei café do Brasil (é claro), India, Myanmar, Indonésia, Vietnã e um cara gente boaça fã de café levou 3 da Africa (Etiópia, Congo e não lembro o 3). Foi muito bo

Complementando a tudo que já falaram: pensa que a Nestlè é uma marca global e tem que comportar uma produção gigantesca de grãos de café pra suprir o mercado da Nespresso, Dolce Gusto e outras marcas dela. Isso gera um problema por que o café não é uma commodity estável. O gosto, quantidade e características são influenciados por vários fatores da natureza (clima e solo) e do processo (toda cadeia do plantio ao embalo), logo, para eles conseguirem manter um padrão dentro dos seus cafés eles precisam apelar para torras mais escuras que dão aquela queimada no potencial do café e ajudam a eliminar traços de impurezas e imperfeições deixando o café mais standard. Por isso todas cápsulas tem gostos de certa forma parecidos e com gosto de torra escura. Óbvio que notamos diferenças entre elas mas são muito mais sútis e todas no espectro mais de notas de cereais e amargor do que o que vemos nos cafés especiais.

Fora que eles também devem usar o robusta para ajudar a dar volume e deixar mais barata a produção, né?

Então é natural que uma pessoa que já "evoluiu" para os cafés especiais passe a não apreciar mais tanto um Nespresso. Não sinta culpa

E tacando um pouco mais de lenha na fogueira, meu sogro tem a Dolce Gusto e reparei que gosto mais do café versão espresso dela do que da maioria dos Nespresso. Alguém já provou?

Em casa eu tenho uma Breville em casa, mas ainda compro o café em cápsula para tomar no trabalho, dado o pouco tempo e a falta de praticidade para fazer isso nesse ambiente. A proposta é bem diferente e para essa situação me atende super bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/01/2023 at 10:29, DanCGC disse:

E tacando um pouco mais de lenha na fogueira, meu sogro tem a Dolce Gusto e reparei que gosto mais do café versão espresso dela do que da maioria dos Nespresso. Alguém já provou?

Concordo! Meus pais têm os dois. A Dolce Gusto tem cafés piores, acho, nas cápsulas da Nestlé (que são as únicas que provei), mas o café parece... Melhor extraído?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A capsula da dolce gusto cabe mais cafe dentro, as nespresso sao 5g apenas. Acredito que isso possa influenciar nessa impressao de voces, mas ja tive dolce gusto, e pra mim so servia para as multi bebidas haha, tem um chocolate muito bom. Os cafés são todos terríveis. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Pessoal, fora tudo que já foi falado, ainda tem a questão da dose, na nespresso uma cápsula tem em torno de 7g de café independente do total de café na xícara, normalmente um espresso decente vai de 14 a 21g para uma dose dupla, e de 7 a 12g para uma dose single, os cafés de cápsula são artificiais, aquela espuma é produzida por um mecanismo de pressurização na cápsula, não chega nem perto da crema de um espresso de verdade.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 months later...

Já tive as três máquinas mais conhecidas no mercado e confesso que estou gostando mais das cápsulas para a máquina três corações que tenho em casa agora pois da pra achar cápsulas 100% arábica.

Recentemente uma máquina de nespresso foi adquirida no meu trabalho e pesquisando um pouco sobre qual cápsula comprar, descobri que as cápsulas nespresso são constituídas por uma mistura de grãos arábica e robusta sem esclarecer qual a proporção de cada um deles. Conversando com alguns comerciantes de café aqui da cidade de Santos (afinal aqui tem um museu dedicado ao grão e é de onde saem os melhores cafés para exportação), vi que eles desprezam a variedade robusta. Segundo eles, os bons cafés seriam os 100% arábica. Dessa forma podemos dizer que as cápsulas nespresso são de baixa qualidade devido ao uso dessa variedade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente isso é puro preconceito. Os dois tipos podem ter muita ou baixa qualidade. Já tomei Robustas com sabores incríveis e arábicas mais ou menos. Acho que o que pega mais pra mim nas Nespresso é o nível de torra e a data da torra. A data é impossível de saber quanto tempo está ali na cápsula e a torra é bem alta para meu paladar. Mas creio que se você tomar e achar o sabor bom, não tem quem diga que é ruim.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem uma questão de perfil tbm, já concordando com o @Zephyyr. Robusta produz um espresso mais tradicional, encorpado, com mais crema, mais pro chocolate, com mais amargor.

Quem busca acidez, notas frutadas, florais, provavelmente vai se dar melhor com os arábicas de torras mais claras.

Eu mesmo não curto robusta, já tomei alguns bons, você percebe que tem qualidades, mas é tipo carne bem passada e mal passada, quem é dos extremos não topa o outro lado, e eu sou das torras mais claras. Já provei até robusta fermentado e achei só ok, mas é por conta do meu gosto mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...