Ir para conteúdo

Gaggiuino - Para os aventureiros (e curiosos) do Projeto documentarem e trocarem experiências.


Felipe_Silva

Postagens recomendadas

Depois de meses com a maquina comprada e parada(comprei só pra fazer esse projeto) finalmente meu kit chegou.
comprei da peak coffee pois ja vinha com o controlador soldado na pcb e os cabos cortados e crimpados, mas acabei comprando errado(tenho uma classic pro e comprei pra classic). Por sorte sao poucas mudanças e o que falta é facil de encontrar no Brasil(mangueira da saeco ou similar, conexoes "espigão"). Aos usuarios do forum que ja fizeram, alguma dica especifica? Toda vez que olho o github, mesmo com as fotos e passo a passo em texto acabo achando bastante confuso, e os criadores recomendam não usar tutoriais em video pois algumas coisas podem dar chilique(vi uma postagem no discord sobre isso esses dias inclusive.)
Quando a minha ficar pronta, quero ver se me sobra um tempo pra contribuir com a documentação do projeto, nem que seja só pra traduzir pra portugues.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 hours ago, brunofrosa said:

Depois de meses com a maquina comprada e parada(comprei só pra fazer esse projeto) finalmente meu kit chegou.
comprei da peak coffee pois ja vinha com o controlador soldado na pcb e os cabos cortados e crimpados, mas acabei comprando errado(tenho uma classic pro e comprei pra classic). Por sorte sao poucas mudanças e o que falta é facil de encontrar no Brasil(mangueira da saeco ou similar, conexoes "espigão"). Aos usuarios do forum que ja fizeram, alguma dica especifica? Toda vez que olho o github, mesmo com as fotos e passo a passo em texto acabo achando bastante confuso, e os criadores recomendam não usar tutoriais em video pois algumas coisas podem dar chilique(vi uma postagem no discord sobre isso esses dias inclusive.)
Quando a minha ficar pronta, quero ver se me sobra um tempo pra contribuir com a documentação do projeto, nem que seja só pra traduzir pra portugues.

Opa! Quanto saiu para importar a PCB?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, Rafael Simas disse:

Opa! Quanto saiu para importar a PCB?

 

eu comprei o kit completo. pcbv3 ja com o blackpill, balança integrada e sensor de medidor de agua. Comprei em novembro usando o cartao da wise. olhando aqui no meu historico saiu 1310,72 o custo dos 3 kits + a taxa de 262 reais. entao pouca coisa a menos de 1600 reais.
Como dito, comprei o kit da classic por engano, entao gastei mais uns 100 reais pois comprei tudo local e quero o mais rapido possivel na mao.
Nao tive custo das peças impressas em 3d pois farei tudo em casa.

Edit : Se nao estiver com pressa e estiver confortavel com solda, eu recomendaria comprar a pcb no grupo do discord e as outras peças no aliexpress. Mesmo com o frete, sai mais barato que o kit completo(pelo menos saia quando eu consultei a primeira vez) e como da pra comprar picado e a maioria das peças é bem baratinha da pra evitar as taxas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, brunofrosa disse:

Depois de meses com a maquina comprada e parada(comprei só pra fazer esse projeto) finalmente meu kit chegou.
comprei da peak coffee pois ja vinha com o controlador soldado na pcb e os cabos cortados e crimpados, mas acabei comprando errado(tenho uma classic pro e comprei pra classic). Por sorte sao poucas mudanças e o que falta é facil de encontrar no Brasil(mangueira da saeco ou similar, conexoes "espigão"). Aos usuarios do forum que ja fizeram, alguma dica especifica? Toda vez que olho o github, mesmo com as fotos e passo a passo em texto acabo achando bastante confuso, e os criadores recomendam não usar tutoriais em video pois algumas coisas podem dar chilique(vi uma postagem no discord sobre isso esses dias inclusive.)
Quando a minha ficar pronta, quero ver se me sobra um tempo pra contribuir com a documentação do projeto, nem que seja só pra traduzir pra portugues.

Bruno,

Eu fiz o mod do gaggiuino numa GCP também. 

Vamos as dicas que eu daria porque foram as que eu segui e achei mais fácil assim (talvez você discorde e sinta-se livre em seguir caminhos diferentes):

  • Eu segui o Stock Wiring Integration (imprimi os 3 esquemas de fiação High Voltage, Low Voltage e o somente com o PCB e cabos de sinais). Porque pra mim estava bem mais claro qual cabo conectar, desconectar, deixar desconectado, quais eu tinha que fazer um jumper, onde eu teria que deixar um terminal com Pigback, ou terminal Macho/Femea, etc.
  • Se for seguir o Stock Wiring Integration, vale a pena assistir os videos do Robert Silvers (ele faz tudo igual ao wiring integration com apenas algumas diferenças: onde ele pega o Neutro, Fase e onde ele conecta com o 3Way-Valve. No esquema oficial, o neutro, pump e 3way-valve vem de conexões da bomba. E o Line vem do cabo que chega no Brew-4. O Robert Silvers pega o Line e o Neutro de conexões do botão power.
  • A parte que achei mais dificil foi fazer a derivação do cano de alta pressão para conectar o "T". A primeira vez q conectei tudo, ficou sem o cano ir até o fim do T. Depois, com medo do cano se soltar, refiz tudo para deixar ele bem conectado até o fim do T e com a braçadeira presa corretamente. Vi no facebook que teve um cara que deixou sem braçadeira e o cano se soltou com a pressão e água quente. Use água fervente para amolecer o cano e conseguir fixar certinho o cano no T.
  • Ao conectar o sensor de pressão, cuidado para não esmagar o O-ring. Se fizer isso, não terá a leitura correta da pressão.
  • Uma dica legal se vc for "preciosista" com relação as cores dos fios: tem como você desconectar sem estragar o conector jst e mudar a posição de cada terminal no conector jst femea (tem videos no youtube mostrando). Daí vc consegue manter o padrão de usar o preto como ground, vermelho como 5V e amarelo como sinal.
  • Lembre-se que os cabos do LCD inverte os sinais RX(placa) liga com TX(lcd) e TX(placa) liga com RX(lcd).
  • Imprima todos os esquemas e anote todos os pontos de atenção para não esquecer nada. 
  • Marque todas as conexões com o Label que eles recomendam (P1, P2, ... B1, B2... S1, S2, Sa, Sb... etc) e tire fotos para não se perder de como "estava" para a foto final de como tem q ficar. Isso ajuda no troubleshooting caso dê algo de errado.
  • Use um bom alicate de crimpagem de terminais e decapagem (usei um da Irwin q recomendo).
  • Use um bom alicate de aperto da braçadeira (se sua braçadeira for de aperto) - a do aliexpress cumpre bem a função.

Acho que essas são minhas dicas. 

Boa sorte!

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, katjunior disse:

Bruno,

Eu fiz o mod do gaggiuino numa GCP também. 

Vamos as dicas que eu daria porque foram as que eu segui e achei mais fácil assim (talvez você discorde e sinta-se livre em seguir caminhos diferentes):

  • Eu segui o Stock Wiring Integration (imprimi os 3 esquemas de fiação High Voltage, Low Voltage e o somente com o PCB e cabos de sinais). Porque pra mim estava bem mais claro qual cabo conectar, desconectar, deixar desconectado, quais eu tinha que fazer um jumper, onde eu teria que deixar um terminal com Pigback, ou terminal Macho/Femea, etc.
  • Se for seguir o Stock Wiring Integration, vale a pena assistir os videos do Robert Silvers (ele faz tudo igual ao wiring integration com apenas algumas diferenças: onde ele pega o Neutro, Fase e onde ele conecta com o 3Way-Valve. No esquema oficial, o neutro, pump e 3way-valve vem de conexões da bomba. E o Line vem do cabo que chega no Brew-4. O Robert Silvers pega o Line e o Neutro de conexões do botão power.
  • A parte que achei mais dificil foi fazer a derivação do cano de alta pressão para conectar o "T". A primeira vez q conectei tudo, ficou sem o cano ir até o fim do T. Depois, com medo do cano se soltar, refiz tudo para deixar ele bem conectado até o fim do T e com a braçadeira presa corretamente. Vi no facebook que teve um cara que deixou sem braçadeira e o cano se soltou com a pressão e água quente. Use água fervente para amolecer o cano e conseguir fixar certinho o cano no T.
  • Ao conectar o sensor de pressão, cuidado para não esmagar o O-ring. Se fizer isso, não terá a leitura correta da pressão.
  • Uma dica legal se vc for "preciosista" com relação as cores dos fios: tem como você desconectar sem estragar o conector jst e mudar a posição de cada terminal no conector jst femea (tem videos no youtube mostrando). Daí vc consegue manter o padrão de usar o preto como ground, vermelho como 5V e amarelo como sinal.
  • Lembre-se que os cabos do LCD inverte os sinais RX(placa) liga com TX(lcd) e TX(placa) liga com RX(lcd).
  • Imprima todos os esquemas e anote todos os pontos de atenção para não esquecer nada. 
  • Marque todas as conexões com o Label que eles recomendam (P1, P2, ... B1, B2... S1, S2, Sa, Sb... etc) e tire fotos para não se perder de como "estava" para a foto final de como tem q ficar. Isso ajuda no troubleshooting caso dê algo de errado.
  • Use um bom alicate de crimpagem de terminais e decapagem (usei um da Irwin q recomendo).
  • Use um bom alicate de aperto da braçadeira (se sua braçadeira for de aperto) - a do aliexpress cumpre bem a função.

Acho que essas são minhas dicas. 

Boa sorte!

Nossa, ouro puro nesse texto.
Muitissimo obrigado pelas dicas, ja deixei separado aqui pra quando for fazer a instalaçao na semana que vem. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 hours ago, brunofrosa said:

eu comprei o kit completo. pcbv3 ja com o blackpill, balança integrada e sensor de medidor de agua. Comprei em novembro usando o cartao da wise. olhando aqui no meu historico saiu 1310,72 o custo dos 3 kits + a taxa de 262 reais. entao pouca coisa a menos de 1600 reais.
Como dito, comprei o kit da classic por engano, entao gastei mais uns 100 reais pois comprei tudo local e quero o mais rapido possivel na mao.
Nao tive custo das peças impressas em 3d pois farei tudo em casa.

Edit : Se nao estiver com pressa e estiver confortavel com solda, eu recomendaria comprar a pcb no grupo do discord e as outras peças no aliexpress. Mesmo com o frete, sai mais barato que o kit completo(pelo menos saia quando eu consultei a primeira vez) e como da pra comprar picado e a maioria das peças é bem baratinha da pra evitar as taxas.

Entendi. E não teve taxa de importação aqui?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se alguem quiser fazer o projeto em uma gaggia classic. tenho sobrando aqui duas conexoes(em T e o transducer) assim como a mangueira de teflon. Nao vou usa-las pois essas peças nao sao compativeis com a minha build. Mando de graça pra quem quiser pagar o frete pra sua localidade. Só me citar aqui no topico.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Caio Oliveira disse:

esse conector T é do tipo espigao pra mangueira de nylon trançada? ou daquela mangueira mais fina?

é pra mangueira de teflon, que é mais fina que a mangueira de silicone trançada.
Inclusive, se alguem tiver o conector com rosca bsp de 1/4 e espigao de 6mm de inox (como essa https://pt.aliexpress.com/item/1005004349992688.html?spm=a2g0o.cart.0.0.3bc67f06rab9og&mp=1&gatewayAdapt=glo2bra) tambem estou a procura. Nao acho em lugar nenhum (somente de latao e de aco niquelado). Se nao encontrar localmente vou ter que adiar a build em umas semanas ate chegar da china .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também procurei muito aqui no BR, e acabei comprando de latão. Mas estou querendo mudar pra inox. tanto o conector quanto o T. Estou vendo que nao vai ter jeito, vou ter que importar mesmo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutes ago, Caio Oliveira said:

Eu também procurei muito aqui no BR, e acabei comprando de latão. Mas estou querendo mudar pra inox. tanto o conector quanto o T. Estou vendo que nao vai ter jeito, vou ter que importar mesmo. 

Já tentou nessa loja? https://www.conecfit.com.br/conexoes-pneumaticas

Comprei algumas coisas lá 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Caio Oliveira disse:

Eu também procurei muito aqui no BR, e acabei comprando de latão. Mas estou querendo mudar pra inox. tanto o conector quanto o T. Estou vendo que nao vai ter jeito, vou ter que importar mesmo. 

minha ultima esperança é uma loja de conexoes aqui na minha cidade. Encontrei sob encomenda em sao paulo mas queriam me cobrar mais de 200 reais, ai nao vira. Pelo que eu entendi essa conexao nao é comum no brasil pra fins alimenticios(procurei em casas de conexoes para chopp e cerveijarias, mas o padrao utilizado no brasil é só com roscas maiores).

3 horas atrás, Roger W. Rocha disse:

Já tentou nessa loja? https://www.conecfit.com.br/conexoes-pneumaticas

Comprei algumas coisas lá 

obrigado pela dica. Infelizmente não encontrei a que precisava pra gaggia classic pro. só a mesma que eu tenho aqui pra gaggia classic.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, EduMat disse:

Pessoal, pretendo realizar esse mod, mas uma dúvida me deixa meio apreensivo. As gaggia classic vendidas no Brasil são compatíveis com o mod? São iguais a pro vendida nos estados unidos?

As Gaggias Classic Pro vendidas no Brasil são compatíveis com o Mod Gaggiuino sim. Eu comprei a minha no maquinas e cafés.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, EduMat disse:

Pessoal, pretendo realizar esse mod, mas uma dúvida me deixa meio apreensivo. As gaggia classic vendidas no Brasil são compatíveis com o mod? São iguais a pro vendida nos estados unidos?

Se você for comprar uma GCP nova, talvez seja prudente evitar a versão EVO, pois essa versão vem com um boiler com revestimento de algo parecido com teflon - e muitos donos desse modelo tem reclamado que esse revestimento tem descamado após algum tempo de uso. Como ao fazer o mod do gaggiuino você perderá a garantia, melhor evitar esse modelo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Pessoal, vocês encontraram alguma documentação ou referência sobre como instalar o Gaggiuino na Silvia? Eu to considerando até comprar uma para instalar, mas não encontrei nenhuma referência sobre as modificações necessárias para instalar nela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutes ago, Pedro Axelrud said:

Pessoal, vocês encontraram alguma documentação ou referência sobre como instalar o Gaggiuino na Silvia? Eu to considerando até comprar uma para instalar, mas não encontrei nenhuma referência sobre as modificações necessárias para instalar nela.

https://gaggiuino.github.io/#/

Ai também tem o link pro Discord, la tem canais específicos pra cada maquina e você também pode tirar dúvidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, Pedro Axelrud disse:

Pessoal, vocês encontraram alguma documentação ou referência sobre como instalar o Gaggiuino na Silvia? Eu to considerando até comprar uma para instalar, mas não encontrei nenhuma referência sobre as modificações necessárias para instalar nela.

Opa Pedro! Sobre esse assunto in terra Brasilis o craque é o @Felipe_Silva, o primeiro Silviuino feito aqui! Abç!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal, valeu pessoal. Já to revirando o Discord e ví que tem muita discussão sobre. Aparentemente não tem algo tão claro quanto a documentação e os diagramas para a Gaggia, mas parece que dá para se virar.

Quero comprar uma máquina só para isso. Vou pesquisar mais um pouco para decidir se vale a pena comprar uma Gaggia Classic Pro (e ter menos dor de cabeça) ou se vale a aventura de instalar na Silvia (para ficar com uma máquina melhor)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedro Axelrud, vamos mandar ver na Silviuino. Tem outros fazendo também como o @JonnyStayle, acho que vou fazer na minha também. O Jonny tá mais adiantado na dele. Tem o Rodrigo tbm, que não sei o nick aqui...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tou entrando no grupo da Silvia e pensando em colocar PID / sistema de controle mais simples (sem controles em tela), via Arduino/Esp e que não altere a condição original da máquina.

Encontrei esse projeto específico pra Silvia, que achei bem legal, parte do documento está apenas em alemão (nada que não se resolva com o Google tradutor)… Sistema mais simples, sem controle de pressão, sem necessidade de tela touch (apenas pequena tela para visualização de parâmetros principais), configuração via app e com toda documentação detalhada. 
 

https://clevercoffee.de/

https://github.com/rancilio-pid/clevercoffee

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Pedro Axelrud disse:

Pessoal, vocês encontraram alguma documentação ou referência sobre como instalar o Gaggiuino na Silvia? Eu to considerando até comprar uma para instalar, mas não encontrei nenhuma referência sobre as modificações necessárias para instalar nela.

14 horas atrás, regisassao disse:

@Pedro Axelrud, vamos mandar ver na Silviuino. Tem outros fazendo também como o @JonnyStayle, acho que vou fazer na minha também. O Jonny tá mais adiantado na dele. Tem o Rodrigo tbm, que não sei o nick aqui...

Tou entrando no grupo da Silvia e pensando em colocar PID / sistema de controle mais simples (sem controles em tela), via Arduino/Esp e que não altere a condição original da máquina.

Encontrei esse projeto específico pra Silvia, que achei bem legal, parte do documento está apenas em alemão (nada que não se resolva com o Google tradutor)… Sistema mais simples, sem controle de pressão, sem necessidade de tela touch (apenas pequena tela para visualização de parâmetros principais), configuração via app e com toda documentação detalhada. 
 

https://clevercoffee.de/

https://github.com/rancilio-pid/clevercoffee

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, gabrieltravassos disse:

Encontrei esse projeto específico pra Silvia, que achei bem legal, parte do documento está apenas em alemão (nada que não se resolva com o Google tradutor)… Sistema mais simples, sem controle de pressão, sem necessidade de tela touch (apenas pequena tela para visualização de parâmetros principais), configuração via app e com toda documentação detalhada. 

Interessante esse projeto, Gabriel.

 

Eu sinto falta do controle de fluxo / pressão, talvez eu ficasse mais confortável no meio termo do Gaggiuino e desse da Clever Coffee, sem tela, mas não entendi ainda muito bem quão mais fácil é do que instalar o PCB Build da Gaggiuino.

Confesso que não estudei a fundo nenhum dos dois e posso estar subestimando o quanto o Clever Coffee facilita ou a complexidade do Gaggiuino. Claro que o Lego build é muito mais chato de montar, mas o PCB pareceu relativamente tranquilo, ou não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hour ago, regisassao said:

Interessante esse projeto, Gabriel.

 

Eu sinto falta do controle de fluxo / pressão, talvez eu ficasse mais confortável no meio termo do Gaggiuino e desse da Clever Coffee, sem tela, mas não entendi ainda muito bem quão mais fácil é do que instalar o PCB Build da Gaggiuino.

Confesso que não estudei a fundo nenhum dos dois e posso estar subestimando o quanto o Clever Coffee facilita ou a complexidade do Gaggiuino. Claro que o Lego build é muito mais chato de montar, mas o PCB pareceu relativamente tranquilo, ou não?

Está nos proximos passos do Gaggiuino o desenvolvimento de interface mobile, que ai também dispensaria a tela. Mas pelo que vi por alto essa outra solução por ser mais simples usa uma pcb bem menor, e vai ter que mexer em menos coisas pra instalar (basicamente nada da parte hidráulica já que não vai medir pressão nem vazão). Gostei dessa versão simplificada pq parece tao simples qnt instalar o PID normal, mas uma solução mais elegante na minha opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, regisassao disse:

Interessante esse projeto, Gabriel.

 

Eu sinto falta do controle de fluxo / pressão, talvez eu ficasse mais confortável no meio termo do Gaggiuino e desse da Clever Coffee, sem tela, mas não entendi ainda muito bem quão mais fácil é do que instalar o PCB Build da Gaggiuino.

Confesso que não estudei a fundo nenhum dos dois e posso estar subestimando o quanto o Clever Coffee facilita ou a complexidade do Gaggiuino. Claro que o Lego build é muito mais chato de montar, mas o PCB pareceu relativamente tranquilo, ou não?

 

30 minutos atrás, Rafael Simas disse:

Está nos proximos passos do Gaggiuino o desenvolvimento de interface mobile, que ai também dispensaria a tela. Mas pelo que vi por alto essa outra solução por ser mais simples usa uma pcb bem menor, e vai ter que mexer em menos coisas pra instalar (basicamente nada da parte hidráulica já que não vai medir pressão nem vazão). Gostei dessa versão simplificada pq parece tao simples qnt instalar o PID normal, mas uma solução mais elegante na minha opinião.

O que eu gostei deste projeto é o fato de ser bem discreto. Sem mudar muito o visual da máquina. Como nesse exemplo de tela abaixo:

image.thumb.jpeg.441397bf695f27a5f96044222eb67d83.jpeg

Pelo que vi, tem alguns níveis de instalação que podem ser realizados. Inicialmente vou optar pelo mais simples (PID + Shot Timer) que é o que acho que gera mais ganho, com pouca intervenção.

  • PID
  • shot timer
  • pre-infusion (wip: reduced initial pressure using a dimmer for the pump)
  • brew by weight (using weight cells, no support for external scales yet)
  • brew by time
  • pressure monitoring

Mas a PCB deles já inclui comunicação com dimmer e sensor de pressão (só para monitoramento por enquanto), então imagino que eles devem estar trabalhando em atualizações para controle de fluxo.

image.thumb.png.ca29b34de6ed01986cbcc103a627c26e.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos!

Comprei uma GCP e to querendo colocar Gaggiuino.

Vocês acham que uma pessoa totalmente leiga em eletrônica consegue fazer, ou melhor pagar pra alguém que já esteja acostumado seja mais aconselhado?

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá. 

Vou responder com uma pergunta, @vinhaz: qual sua disposição em aprender sobre este tipo de modificação? Eu, que sou leigo no assunto (e acompanho este tópico na categoria "curiosos"; não na dos "aventureiros"), tenho pouca vontade de mergulhar nessa área, então o risco de sair algo errado é muito alto, ainda mais envolvendo equipamento elétrico, aquecimento e pressão. Agora, se a dedicação for real, a história pode ser outra.

Saudações!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...