Ir para conteúdo

Ranking

Conteúdo Popular

Mostrando conteúdo com maior reputação em 09-08-2023 em todas as áreas

  1. Olá, pessoal. Gostaria de propôr que colocassem os clicks que estão usando nos seus moedores para cada método. Sei que é bem pessoal, mas ter uma média vai ajudar muita gente. Ter essa informação em um único lugar em vez de procurar em cada comentário dos tópicos seria bem prático como ponto de partida para quem está iniciando. Exemplo: Timemore C2 Espresso: 10 clicks Moka: 13 clicks Aeropress: 15 clicks V60: 18 clicks Prensa francesa: 24 clicks
    4 points
  2. Vou colocar as faixas que eu costumo variar nos métodos que eu costumo usar e com os moedores que eu tenho: Kingrinder K6 (zero real em -10): Espresso: 0V40-0V50 Melitta: 1V20-1V40 V60: 1V15-1V35 AeroPress: 0V55-1V05 Bravo IT: Espresso: 1V2-1V11 V60: 1V30-1V05 Melitta: 2V10-2V30 AeroPress: 1V30 (usei poucas vezes com o Bravito e foi com essa regulagem). XVZ - X voltas e Z cliques.
    2 points
  3. Olá. Ótima iniciativa, @Cabra do café. Breville: Espresso 25 V60 e coados em geral 35 Moka 40 Prensa 55 Com a ressalva óbvia de que posso variar um pouco esses níveis de moagem de acordo com o grão. Saudações!
    2 points
  4. A Aram tem um pouco de infâmia pela experiência pós venda aqui no Brasil, isso não é novidade. Falta transparência e agilidade no atendimento. Já ouvi que pro exterior são mais prestativos. Sobre os atrasos, a dificuldade é que são muitos fornecedores, com encomendas de pequeno volume que acabam não tendo prioridade para essas empresas. A intenção é fazer toda a produção aqui no Brasil, então tem várias limitações. Mesmo assim, acho que vale a pena comprar pela qualidade do produto e o fato de fomentar a indústria nacional, ao invés de mandar toda essa demanda pra china.
    1 point
  5. Procure pela tag 'Fiorenzato' no mercado livre. Não é essa versão que você linkou, é a mais nova. É um pouco confuso porque existem várias versões com o mesmo nome. Procure tirar suas dúvidas antes, eu não estou recomendando os vendedores porque não os conheço, apenas o produto em si. O display da nova versão é mais sóbrio e menos colorido, fácil de reconhecer, principalmente porque se não me engano, não há outras versões disponíveis por lá. Quanto ao x54, se você for usar apenas single dosing talvez, mas eu mesmo nunca faço modificações desse tipo, apenas procuro moer sempre a mesma quantidade...Como meus moedores têm retenção muito pouco significativa, muito próxima de zero, eu não ligo muito pra essas alterações. Então se eu pegasse esse moedor, talvez deixaria ele assim mesmo sem essa obsessão da retenção zero.... Considerando, claro, que sou de Santos que é uma cidade úmida com clima constante. Se você for de alguma cidade do Centro-Oeste, por exemplo, é algo que você deve sim considerar devido à baixa umidade do ar alternando com a época de chuvas, digo isso porque a umidade afeta a moagem assim como a temperatura. Quanto ao DF64, eu nunca tive experiência com esse moedor e tudo que eu afirmar será na base do achismo porque sequer li sobre esse moedor, mas na base do achismo, como comparar um moedor doméstico fabricado na China com um top de linha fabricado na Itália? Claro que cada equipamento tem vantagens e desvantagens e você mesmo já deve estar melhor informado que eu, mas com todo devido respeito aos equipamentos chineses, não consigo imaginar uma comparação honesta entre um moedor profissional italiano com display cheio de funções e opções distintas, com opções de dosagem, informações na tela, que mói por tempo e peso, que pesa 16 quilos e não passeia pela bancada, que tem discos de lâminas enormes, com baixa retenção, baixa estática, com cooler, inclinado e top da marca com um moedor doméstico chinês que tem suas qualidades também sem dúvidas. É uma análise bastante individual mesmo Thiago. Espero ter ajudado, são impressões pessoais porém tenho certeza que algumas dicas foram valiosas.
    1 point
  6. Normal. Quando eu comprei demorou alguns meses pra chegar. Já que eles mesmos não fabricam todas as pecas, às vezes tem contratempos com um ou mais fornecedores e isso acaba atrasando todo o processo. Mas o kit do medidor de pressão já saiu semana passada, com rastreamento e tudo.
    1 point
  7. João, você deve considerar que os grãos de café exercem um peso X nas lâminas, portanto o melhor jeito de usar ele é pesando sempre a mesma quantidade, ou como eu faço, crio uma linha visual e sempre preencho na mesma linha, no meu caso como quase sempre faço single dosing mesmo com o hopper, eu sempre preencho até o início da curva embaixo do hopper, assim você mantém a consistência. Qualquer moedor elétrico vai ter essa variação. Evite colocar medidas diferentes porque pela física será impossível ter o mesmo resultado uma vez que pesos diferentes nas lâminas vão resultar em diferentes granulometrias, ou seja, se você preencher o hopper com 1 quilo de café, vai ter uma interação diferente de você colocar 20 gramas e moer. E não precisa ser uma discrepância tão grande assim, mesmo com 100g contra 20g você já ter resultados diferentes, por isso se for single dosing, pese antes de colocar no moedor ou crie a linha visual e procure não deixar passar dela.
    1 point
  8. Rapaz, ta ligeiro... rs... Eu postei primeiro pra pegar o link depois... vlw
    1 point
  9. Tenho um F64e, comprado a 2 meses e posso compartilhar com voces que é um moinho muito robusto e rápido, porém estou apanhando pra caramba pra acertar a moagem no espresso, a meu ver conforme a cupula vai esvaziando, a moagem também varia bastante !
    1 point
  10. Só a mó interna é fácil. O Gil tem vídeos explicando. Se for trocar a mó externa, aí dará um pouco mais de trabalho, mas não é algo difícil. Tem vídeos do Gil e do Ourcoffeeshelter mostrando como tirar a mó externa. Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk
    1 point
  11. Acho que é só tem uma chave Allen Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk
    1 point
  12. Fiz algumas compras e fui taxado em cerca de 30% delas. Taxaram mercadoria de 20 a 300 reais.
    1 point
  13. Infelizmente não sei nada sobre importação, apenas um básico. Mas se a dúvida é um Mignon ou um Fiorenzato nova versão, tenha em mente que o Mignon é um moedor levíssimo. Toda vez que você aciona o gatilho com o portafiltro, se você não colocar pés de borracha ou usar numa superfície aderente, ele anda na bancada porque ele pesa quase o mesmo que uma coca dois litros. Já o Fiorenzato é um moedor que você vai comprar apenas um e usar por 30 anos. Não vai necessitar upgrade nenhum por décadas. Ele é maior, ocupa um pouco mais de espaço principalmente na vertical, mas o custo-benefício não se compara... Estou falando com base na minha experiência, tem gente que tem Mignon e adora, mas eu não consigo imaginar uma dúvida entre um Mignon contra um Mahlkonig ou um Fiorenzato...Ele não está nessa faixa de benefício. Não deviam ser encarados como concorrentes porque são moedores diferentes demais. Se você tem uma bancada muito pequena, um espaço limitado e não tem problema em pagar isso e pensar num upgrade num futuro não tão distante assim, o Mignon pode atendê-lo, mas dificilmente será visto como o equipamento definitivo, aquele moedor pra sempre... Já os outros dois, mesmo o Mahlkonig sendo uma versão, digamos, doméstica, será um equipamento que você jamais vai precisar dar upgrade ou procurar algo que te atenda melhor e isso serve igualmente e eu diria mais ainda pro Fiorenzato que é um top de linha, um moedor fantástico e talvez um pouco mais barato.
    1 point
  14. Boa noite Danilo. Digamos que seja capaz, mas o mais indicado pra quem quer transitar entre dois métodos ou mais métodos é ter no mínimo dois moedores. Cada café tem sua própria densidade e tamanho do grão, portanto se toda vez que você tiver que voltar pro espresso a cada coado que quiser, vai queimar muito café até encontrar o ponto ideal pra cada método, sendo portanto mais aconselhável você ter um moedor pra métodos diversos e outro especificamente pra espresso.
    1 point
  15. Olá. Com um perfil similar a esse do Moka Clube eu já provei o Blend Nero, da Lucca Cafés Especiais, também de Curitiba/PR: https://luccacafesespeciais.com.br/produtos/blend-nero-250g/ Saudações!
    1 point
  16. Rola muita promoção no site? O cara me passou um cupom de 5% de desconto no X54 e nesse, e 10% no Mignon Zero Quanto mais eu vejo, mais dúvida eu fico.. Complicado hahaha
    1 point
  17. Olá. Exatamente. Parece-me que o que levou ao fim do saudoso HT Fórum, do qual o Clube do Café é uma "cria", foi justamente essa história de ficar tratando de como piratear sinal e outras ilegalidades do tipo. Não estou defendendo o governo (seja quem for o governante), nem a nossa alta carga tributária sem a devida contraprestação de qualidade. É só uma questão de respeitar as regras -- as do Clube do Café e as da legislação penal. Saudações!
    1 point
  18. Ganhei de presente de uns amigos árabes uns conjuntos de joias Chopard. Se eu pedir para declararem como bijuterias, será que passa? Melhor que cada conjunto venha em uma remessa?
    1 point
  19. Compartilhando mais dados do PID (modelo REX C100, com SSR de 40A e termopar tipo K em forma de anel, instalado sobre a caldeira sem grandes malabarismos): Pulando direto pra configuração ótima, pois o post será longo: ajustei P: 30; I: 360; D: 15. Partindo de 90 graus, extrai 60 ml de água, a temperatura caiu a 68 e subiu a 90 em 25 segundos após desligar o botão de extração. O led voltou a piscar em 45s após o fim da extração indicando que a temperatura estava estabilizada. Na configuração de fabrica (P: 30; I: 240; D: 60), liguei a máquina e levou 4 min aproximadamente para ir de 25 a 90 graus. Tirei 60 ml de água, a temperatura caiu a 67 graus, subiu a 93, e demorou 4 min entre desligar a extração e estabilizar em 90 graus novamente. Minhas tentativas e erros (sempre partindo de 90 graus e extraindo 60 ml de água) para chegar na configuração ótima foram: PID: 30/120/60 Tmínima / Tmáxima/Tempo para 90 graus: 67/94/4min18s PID: 30/240/120 Tmínima / Tmáxima/Tempo para 90 graus: 68/97/8 min PID: 30/240/30 Tmínima / Tmáxima/Tempo para 90 graus: 69/92/2min40s PID: 30/240/0 Tmínima / Tmáxima/Tempo para 90 graus: 67/92/3min20 PID: 30/360/30 Tmínima / Tmáxima/Tempo para 90 graus: 70/92/3min18 PID: 30/360/15 Tmínima / Tmáxima/Tempo para 90 graus: 68/90/45s Conclusão: boiler pequeno sempre vai ter baixa estabilidade com resistência de 1000W. Extraindo 60 ml, a temperatura cai a 67-70 graus (partindo de 90) e a diferença de 3 graus é devido a imprecisão no volume de extração. A temperatura sobe rápido com o PID, o overshoot pode ser minimizado com os parâmetros acima. Não faz diferença para quem tira um espresso por vez, pode fazer pra quem tira 2 ou mais na sequência. Com o ajuste que citei, você não consegue nem preparar o portafiltro novamente e a temperatura já estabilizou. Outra informação relevante: medi a temperatura da água na xícara e no chuveiro. Usei aquele termômetro culinário tipo espeto. Deu sempre 70-71 graus. Cheguei a tirar 187g de água para ver o limite da estabilidade e a temperatura média da água na saída do chuveiro durante todos esses 187g também foi de 70-71 graus, o que talvez seja um indicador bom de temperatura estável. Embora com uma queda grande de temperatura no boiler, no chuveiro a variação foi pequena. Mas perde-se 20 graus pelo caminho. Importante frisar que o portafiltro estava há um bom tempo no grupo, portanto, com temperatura estabilizada em relação ao grupo. A xícara ficava com a água anterior até o próximo teste, a temperatura caia a 60 graus. Nas medições seguintes, o termômetro sempre marcava 70-71 graus. Então, essa deve ser a temperatura da água ao encontrar o bolo quando ajusto o PID para 90 graus. Terceira informação desses últimos testes: fiz um espresso com 17,6 g de grãos congelados, moídos na hora, clique 84 do K4, entre tirar do freezer, moer e colocar o portafiltro no grupo, menos de 5 min. Tirando 44,2g de café na xícara, a temperatura do café na xícara ficou em 64,7. Pra mim, estava quente, não pelando, mas numa temperatura excelente. Usei um toffee da Grão Raro, ficou bom com esses ajustes, mas ainda com espaço para melhorar. Porém, o objetivo não era tirar um ótimo café nesse teste, apenas saber a temperatura do café na xícara. Até superextraí um pouco, ratio 2,5:1, para a temperatura ficar num limite mais baixo. Normalmente tiro 2:1, então, provavelmente o café sai um pouco mais quente. Por hoje, é isso. Bons cafés a todos!
    1 point
  20. Sobre o PID, foi a melhor modificação que fiz. Eu não calibrei para saber se os 94 graus são efetivamente 94, mas tenho um número de referência. Testei vários grãos já, mudando apenas a temperatura e posso dizer que 1 a 2 graus já faz diferença. Recentemente chegou o meu K4 e mantive o PID em 94 até otimizar ao máximo a moagem para um grão mais “bala toffee” que eu tinha aqui, cheguei no clique 85. Ainda estava um pouco amargo. Fui baixando a temperatura até chegar a 90 como ideal. Um outro café um pouco mais frutado e fermentado extrai em 92 graus e moagem no clique 86. Um outro grão mais achocolatado tirei também em 90 graus e clique 85. Uma coisa que me chamou atenção é que esse fermentado (Thiego Bernardes do Fruto Mineiro) não tinha ficado grande coisa na Poemia original, tinha guardado para tirar uns filtrados. Cheguei a provar o mesmo grão tirado numa Astoria, supostamente por uma Barista profissional, em uma cafeteria bem avaliada aqui no ABC Paulista e também não achei grande coisa. Já nesse ajuste que mencionei, o café se mostrou interessantíssimo, com notas muito mais claras, o fermentado muito presente, um aroma levemente alcoólico até. Foi uma grande surpresa. Também testei a vaporização com o PID. Quem me conhece sabe que nunca vaporizo leite, mas fiz só pra reportar aqui. O PID controlou muito bem a temperatura. Deixei chegar em 130 graus, vaporizei uns 150-200ml de leite e a temperatura não caiu abaixo de 123 graus, ficou bem cremoso, um leite bem doce e saboroso (e olha que eu nunca curti leite puro), só não dava pra fazer Latte art, mas aí o problema é o barista kkk. Foi só a terceira vez que vaporizei leite numa máquina de espresso na vida e nem pretendo continuar treinando. Mas pra quem curte, já fica a recomendação, e a dica é isolar a resistência do resto e conectar direto no SSR para controlar espresso e vapor com um único PID. Entao, hoje posso dizer que além da conveniência de tirar o primeiro café sem flush e surfing, esse ajuste fino de temperatura está fazendo muita diferença. Mais pra frente faço testes mais consistentes com o dimmer e manômetro pra compartilhar aqui, mas o pouco que observei é que tem feito pouca diferença mesmo. Uma moagem mais fina acaba anulando a redução no dimmer e a pressão sobe do mesmo jeito, apenas demora um pouco mais, o que significa extração com pressão abaixo do ideal no início. Baixando mais ainda a potência no dimmer, a máquina começa a “pulsar” o café, o que entendo ser totalmente indesejável. Resultado: tenho usado no máximo ou bem próximo do máximo. Como o bolo tem saído bonito, sem indícios de canalizações, e não tem melhorado com potências menores no dimmer, to achando que essa modificação não gera tanto benefício.
    1 point
  21. Vão atrasar a entrega. Estava previsto para iniciar as entregas das Arams essa sexta (dia 11/08). Porém, recebi por e-mail agora a informação que vão dar início as entregas somente dia 31/08.
    0 points
×
×
  • Criar Novo...