Pois bem. Chegou aqui, quase um mês depois do pedido. e o tenho testado. Só precisei de um adaptador para a tomada.
Achei excelente, robusto, praticamente sem retenção, não é barulhento, é bem rápido, entregou bons resultados tanto no espresso quanto nos filtrados, com torra média clara e média que testei (Arara e Supremo da Um). Uso bem intuitivo, regulagem segura e precisa. Mas continuarei com os moedores manuais, no uso principal. Talvez se meu foco fosse espresso, aí talvez viesse a aposentar os manuais, porque acho que o df54 se sobressai mais nos espressos.
Minha curiosidade era na comparação com os manuais, no resultado puro, e acho que no espresso consegui com o DF54 um nível a mais de complexidade, comparado ao que consigo com o jmax. O café ficou mais redondo e completo na boca, no conjunto mesmo.
É minha primeira experiência com moedor elétrico, de fato é mais prático, sim, mas os manuais são mais controláveis no que tange à limpeza da bancada.
Espero que o futuro saia alguma lamina 54 focada para coados! Testaria com prazer.
A única coisa me desagradou foi com moagens lá para casa da regulagem 80, mais grossas, as quais costumo usar nos filtrados. Fica assim como na imagem. Ao contrário nos espressos, em que não acontece isso.