regisassao
Senior Members-
Total de itens
2.147 -
Registro em
-
Última visita
-
Days Won
251
Tudo que regisassao postou
-
Para quem gosta de desconto, lembrei que você pode ativar o cashback do cuponomia e ganhar mais 3.5% nas compras na Shopee. Se você ainda não tem cuponomia, pode se cadastrar e já ganha 5 reais para efetuar a primeira compra: https://www.cuponomia.com.br/ref/0bcf8ee04549 Obs: usando o link acima, eu tbm ganho 5 reais pela indicação. Não que seja muito relevante, mas apenas por transparência prefiro deixar claro aqui... Eu combino as compras na shopee com pagamento em um cartão que me dá 2% de cashback e no total vira 5.5% de desconto, mais os cupons e mais o frete grátis. Antes que perguntem, é um cartão do antigo Citibank que a empresa usava pra pagar o salário, mas foi comprado pelo Itaú. Eles mantém o benefício de quem já tem, mas não emitem mais.
-
QUAL O MELHOR CAFÉ ESPECIAL EM CUSTO BENEFICIO ?
regisassao respondeu ao tópico de DaniloChelsea95 em Café Torrado
Entendi... ele estava sem acesso a função de criar cupom de desconto na Shopee. Na próxima torra já deve estar ok e vai dar pra acumular o desconto da loja com os cupons da shopee. Vamos ver se sai um esquema ainda melhor. -
Tempo de extração do espresso
regisassao respondeu ao tópico de Arthur Pure Coffee em Técnicas e Dicas
Ja faz um tempo que eu estava pensando em procurar um robusta pra provar, mas vocês estão me desencorajando... kkk... -
QUAL O MELHOR CAFÉ ESPECIAL EM CUSTO BENEFICIO ?
regisassao respondeu ao tópico de DaniloChelsea95 em Café Torrado
Caramba... que responsabilidade... de vocês nao curtirem o café, ficarei desmoralizado aqui... kkk... E tudo que eu fiz foi pedir un descontinho pra quem é do fórum... rs... -
Os do AKSA foram torrados dia 03/03. Eles são pequenos, torram a cada 15-20 dias. Se quiser, você pode ate esperar a próxima leva...
-
Tempo de extração do espresso
regisassao respondeu ao tópico de Arthur Pure Coffee em Técnicas e Dicas
Tem um vídeo da Seven Miles que eles mencionam um experimento onde o CO2 aumentava o tempo de extração: É nesse video: A torra é recente, certo? Realmente, uma incógnita esse café... -
Tempo de extração do espresso
regisassao respondeu ao tópico de Arthur Pure Coffee em Técnicas e Dicas
To quebrando a cabeça aqui, mas tudo vai na direção oposta... muito CO2 deveria gerar mais resistência na extração, robusta e torra escura como você disse gera muito CO2, Torra escura deveria tender para amargor, moagem fina não poderia extrair tão rápido... Vai tudo contra o que tenho lido tbm... A única hipótese que me ocorre e que você já deve ter pensado é canalização. A moagem muito fina aumenta a pressão e tem mais chance de canalização. Mas se você não ouve, nem no início, a bomba trabalhando forçada, não deve estar gerando pressão tão alta assim. Se ouve, eu faria uma teste com moagem mais grossa pra ver no que dá. Você também pode observar pelo bolo. Mas se não nota sinais de canalização, não sei o que pode ser. -
@Coffentusiasta Provei, sim. Tinha comprado 250 g e gostei tanto que comprei mais 1 kg e já congelei uma parte. Porém, tenho que ressaltar umas peculiaridades: o Alexson recomendou para coados, pois seria um café mais frutado, com notas de frutas vermelhas, uvas, vinho, e um aroma alcoólico, com uma leve acidez. Eu curto espressos com torras claras, com uma ligeira acidez, não tão encorpados ou achocolatados como o espresso clássico, sou fã de fermentados, e resolvi testar no espresso. Particularmente, achei um dos melhores espressos que tomei, mas, novamente, não tenho o paladar clássico pra espresso. Se tivesse, ficaria no Acaiá, que dá um espresso tradicional. O Acaiá é muito bom, mas pra mim é aquela coisa que não surpreende. Ele te dá o que você espera quando tira um hom espresso. Eu gosto mais da surpresa de um vinhoso, por exemplo. O Alexson também recomendou o vinhoso para cold brew. Eu não tenho nenhuma experiência com cold. Testei um método bem improvisado, 1:10, 20 horas em geladeira em infusão, depois coei na V60. Achei interessante, muito mais doce que eu esperava, mas ainda estou formando opinião a respeito e não tenho nenhuma base de comparação. Quem sabe você prova e não dá um norte nesse método... Já na V60, fiz o vinhoso apenas uma vez, mas acho que eu deveria ter moído mais grosso. Passou em 4 min 30 s, 200 g de água para 12 g de café, no Tetsu Kasuya. Porém, eu não sou muito de coados, fiz apenas um teste para tentar observar as notas no coado, eu precisaria fazer mais uma ou duas extrações pra dar uma opinião. Pessoalmente, eu queria mais acidez, mas acho que foi falha minha na moagem. O @Astroman encomendou tambem. De repente em uns dias ele dá outra opinião...
-
QUAL O MELHOR CAFÉ ESPECIAL EM CUSTO BENEFICIO ?
regisassao respondeu ao tópico de DaniloChelsea95 em Café Torrado
Eu sempre congelo grãos torrados. -
@Coffentusiasta o @Astroman acabou de reportar em outro tópico que os cafés já estão na shopee e hoje tem frete grátis e cupons de desconto. Ele pegou um acaia de 29 por 24 reais e frete grátis.
-
QUAL O MELHOR CAFÉ ESPECIAL EM CUSTO BENEFICIO ?
regisassao respondeu ao tópico de DaniloChelsea95 em Café Torrado
Que bom que deu certo! Depois conta aí o que achou. Abs! -
Tempo de extração do espresso
regisassao respondeu ao tópico de Arthur Pure Coffee em Técnicas e Dicas
Muito rápido, mas tá muito ácido? Tentou pré-infusão? -
Com o setup que está montando só vai dar cafezão! @MarcioMO devíamos ganhar comissão da Kingrinder... kkk...
-
QUAL O MELHOR CAFÉ ESPECIAL EM CUSTO BENEFICIO ?
regisassao respondeu ao tópico de DaniloChelsea95 em Café Torrado
A pegada do Diário de um Coffee Lover é um pouco diferente do tópico aqui. O Maycon organiza uma compra coletiva de cafés mensalmente, tentando intercalar um renomado como o King de fevereiro, com um expoente de grande potencial. Os famosos, normalmente são muito caros e saem com um desconto na faixa de 20% que os deixa apenas caros... Rs... Brincadeiras a parte, o objetivo é tornar aquele café um pouco mais acessível para o pessoal provar e conhecer o diferencial de uma super torrefação. Aquele café que você pensa "nesse preço, sem chance" poderia se tornar um café pra ocasiões especiais ou mesmo frequentes. Já as "estrelas nascentes" possuem um custo bem melhor, mas não necessariamente baratos. São marcas que querem se tornar mais conhecidas, mas muita gente aproveita pra fazer estoque de um bom café com bom custo benefício. Algumas vezes por ano, umas 4 acho, tem compra coletiva de equipamentos. A última foi de moedores Baratza. A anterior se não me engano foi da Koar. Para dar uma ideia de valores: Fruto Mineiro: teve cafés por 18 a 24 reais (250 g) Tequila: 10 a 20 reais (100 g) Grão raro: 10 a 16 reais (100 g) King: esquema diferente, desconto progressivo de 5 a 25% por volume de compra. Desconto aplicado sobre os preços do site, que ficam entre 16 e 36 reais por 100 g. Um Cocadinha poderia cair de 24 para 16 reais por 100 g, mas teria que comprar pelo menos um pacote de cada daquela compra (uns 25 cafes). Eu acho que vale a pena. Todo mês ele divulga a compra, quem quer entra num grupo a parte, quem não se interessa aguarda o próximo mês. E sempre rola uns cupons de desconto para o grupo. Recentemente teve para compra de balança Melitta, e agora acho que tá rolando desconto pra compra de super automatica da Kalerm. -
QUAL O MELHOR CAFÉ ESPECIAL EM CUSTO BENEFICIO ?
regisassao respondeu ao tópico de DaniloChelsea95 em Café Torrado
Acho que tem alguma promoção da Shopee amanhã, se não me engano, e eles devem liberar cupons para compras de valor mais baixo. Amanhã, a torra estará com 12 dias (foi torrado dia 03/03 esse lote). Vou falar para o Alexson colocar a data da torra nos próximos anúncios. Vou dar a dica pro Alex Lima do Torra Fresca também, quem sabe ele tbm dá um desconto pro pessoal do fórum. O Alex Lima é outro que tem um ótimo custo benefício, também faz um trabalho sério, honesto, comprei uma vez só dele, mas é mais porque tem muita opção, e eu participo de algumas compras coletivas do Diário de um Coffee Lover, alem disso, meu irmão sempre me dá uns cafés bacanas, mas se tivesse que comprar só de alguns e tentando baixar custo, o Alexson e o Alex seriam minhas principais opções hoje. -
QUAL O MELHOR CAFÉ ESPECIAL EM CUSTO BENEFICIO ?
regisassao respondeu ao tópico de DaniloChelsea95 em Café Torrado
Pra quem estava esperando, o Acaia é o Vinhoso do AKSA já apareceram na Shopee, aparece um selo ali de frete grátis em compras acima de 20 reais, mas eu não tenho mais cupom, então, não consegui testar. Já aquele desconto de 10% pro pessoal aqui do Fórum ainda não tá aparecendo. O Alexson estava tentando resolver esse problema com o suporte. O cara tá tendo muito azar com a Shopee. Felizmente sou do ABC e ele entrega na faixa pra mim. Já estou com mais 1 kg do Vinhoso que gostei muito no espresso. E congelei uma parte pra continuar fresco até eu conseguir consumir tudo... Segue o link da loja na Shopee pra quem se interessar: https://shopee.com.br/aksacoffee?v=d41 -
Hoje acho que iria de Chef Crema SILVER, pois a Silver tem portafiltro de 58mm. A Poemia tem muito conteúdo sobre mods na internet, é relativamente fácil comprar peças de reposição ou uma usada pra canibalizar. Eu comprei uma porque tive problema na base da caldeira, e hoje tenho peça de reposição pra quase tudo. Na verdade, tenho até uma Poemia bkp que ganhei com problema na bomba. A 3a perdeu a base da caldeira, a bomba, e repassei a válvula de vaporização para outro usuário do fórum que estava com problema na dele. Uns 250 reais reativaram 3 máquinas pelo menos. E agora ainda tenho 3 portafiltros, um devo cortar pra fazer naked. Das modificações na Poemia, recomendo PID apenas. Dimmer dá pra brincar com pré-infusão e variar fluxo, mas não controla pressão. Manômetro só se colocar de glicerina ou com capilar (mas é difícil encontrar, e quando acha é caro), senão, vibra muito. E como não é simples mudar a OPV na Poemia pra limitar aos 9 bar, o Manômetro se torna pouco útil. É interessante ter, mata a curiosidade de vez em quando, mas não é isso que melhorou meu café. O que mudou minha vida foi o PID que uso até pra controlar temperatura de vaporização (embora eu nunca vaporize). É claro que falo tudo isso supondo que você vai comprar um moedor pra espresso, tamper, etc. Falando em acessórios, só achei difícil comprar um naked pra Poemia. Vou ter que mandar cortar um dos meus. O único que achei é da SCG, mas tá em falta, é caro, e ainda vai ter que dar um jeito de trazer dos EUA, pois não enviam pro Brasil. Mas tenho tamper calibrado, distribuidor... Filtro de competição tbm não achei, e a tela do chuveiro nem procurei uma melhor, acho que quando eu chegar nesse nível já é pra ter outra máquina. Das máquinas que olhar, caso pretenda instalar PID, recomendo uma com resistência interna à caldeira. Vai ter uma medida de temperatura mais precisa, pois resistência externa tende a aquecer primeiro o metal (onde estará seu termopar) e depois a água. Se ainda tiver paciência de pesquisar, olhe o volume da caldeira. A da Poemia tem cerca de 110 ml. Uma Silvia já tem uns 300 e as prosumer mais de 1 litro. Isso dá diferença na estabilidade térmica. Não sei se a Chef Crema Silver e C08 tem caldeiras muito maiores que a Poemia, mas se uma delas tiver 200 ml, por exemplo, quando entrar 60 ml de água pra tirar um espresso a diluição já vai ser muito menor. Além disso, uma caldeira maior tende a te dar mais vapor, já que esse é um quesito importante pra você. Finalmente, dos reviews que vejo, o que os "entendidos" dizem é que dá pra fazer latte art mesmo com as caseiras, só vai levar mais tempo pra vaporizar e precisa treinar pra pegar a manha. Eu, sinceramente, não consegui textura de latte art na Poemia, mas vaporizei Leite 3 vezes na vida nela, basicamente, só pra dar umas informações aqui no fórum. Espero que tenha ajudado.
-
Pergunta difícil... o K4 tende a gerar mais fines e extrair mais doçura, é mais focado em Espresso. O K6 é mais multiuso. Mas tudo isso depende de você conseguir extrair o máximo de um café. Usar o K4 com uma moagem mais grossa também tende a deixar um pouco mais ácido, assim como reduzir a temperatura ou o tempo de infusao tendem a reduzir o amargor... Eu não usei o K6, mas o Thales do Não sou Barista fez um review recentemente. Eu acho que com conhecimento você tira bons cafés tanto no espresso como na aeropress com qualquer desses dois. Se faz mais espresso, vai de k4, se faz mais aeroportos, vai de K6, que tal?
-
@gabrieltravassos e @Caio Oliveira vejam esse vídeo sobre manometros: O Gabriel mandou muito bem nas dicas, outros que li em diversos posts aqui tbm, mas não vou lembrar quem.... Em resumo: medição na saída da bomba tem que ser entre 10.5 e 12 bar pra chegar 9 no bolo. Pra medir, ele usa um equipamento de 700 dólares, o Scace, que simula uma vazão de espresso pra medir a pressão mais próximo da realidade da extração. Com o Scace a 9 bar, ele regula a OPV e chegou a conclusão que esses manômetros pegando a pressão na saída da água medem 10.5 a 12 bar. Quem quiser medir a pressão estática (com o portafiltro bloqueando a vazão) e manômetro no portafiltro, tem que medir uns 10 bar no portafiltro. Mas a dica do Gabriel de sangrar um pouco de água simulando a extração segue super válida como alternativa.
-
Isso que é um cara de sorte! Só preste atenção na data de torra. Quando comprei diretamente do Mario, já não chegou tão fresco. Pegando de revendedor é bom combinar com a pessoa que você quer torras recentes e ela se vira com a logística.
-
Weiss Distribution Technique (WDT) - qual o mistério?
regisassao respondeu ao tópico de Rodrigoks em Técnicas e Dicas
@Edvaldo Tem um serralheiro aqui perto, mas ainda não consegui dar um pulo lá. Mas se ele não conseguir fazer eu te procuro, sim . Obrigado. -
QUAL O MELHOR CAFÉ ESPECIAL EM CUSTO BENEFICIO ?
regisassao respondeu ao tópico de DaniloChelsea95 em Café Torrado
Falando um pouco sobre os cafés do AKSA que já estou tomando, o Acaiá está ótimo para quem curte aquele espresso tradicional, achocolatado, encorpado, com boa crema. Tomei com 6 e 7 dias da torra. Segue uma foto: O vinhoso foi recomendado para filtrados, o Alexson me disse que fez um cold excelente. Como meu negócio é espresso, mandei ver e é bem o meu gosto, um café com um pouco mais de acidez, frutado, com aquele toque etílico dos fermentados. Tem gente que acha exótico. Eu já estou encomendando mais um pouco porque ele só tinha uns 8 kg desse vinhoso. Testei vinhoso também na V60, pois em teoria seria bem adequado. Ficou mais doce qie eu pensava, tinha uma expectativa de mais acidez, pode ter sido uma moagem fina e meu moedor mais voltado pra espressos. Sinceramente, prefiro no espresso, mesmo. Mas devo alertar que eu não sou do time dos coados, fiz apenas por curiosidade. E antes que perguntem, o Alexson ligou no suporte da Shopee e pediram 72 horas pra resolver o problema lá. Se vocês estiverem com pressa (torra completou 7 dias no dia 10), sugiro mandar um zap e negociar direto com ele. Ou então, espera a próxima torra, que costuma ser uns 20 dias depois da anterior. -
Controladores de temperatura - PIDs
regisassao respondeu ao tópico de leonardopm em Máquinas de Expresso
Você pode tentar medir a agua na saída do chuveiro e ajustar o offset do PID. Como a resistência é externa, tende a esquentar o metal primeiro, depois a água dentro do boiler. Resultado: independente de onde colocar o sensor, tende a ler uma temperatura bem mais alta que efetivamente estará a água durante a extração, o que deve gerar um delay maior até o PID acionar a resistência. Porém, se deixar um bom tempo aquecendo, pelo menos a temperatura de partida deve estar estabilizada, interna e externamente, e leitura deve estar bem proxima ds real. Se não tiver como medir a temperatura da água na saída do chuveiro com alguma precisão, minha sugestão é ajustar pelo sabor, esquecer o número absoluto no PID e usar apenas como referência. Na minha, por exemplo, uso em 90 graus na maioria das extrações, sempre deixando aquecer por uns 15 min, pois já deixa grupo e portafiltro bem quentes também. Eu usei 94 por um bom tempo, fui reduzindo, hoje tenho usado 90. Se me perguntar se a temperatura no chuveiro é de 90 graus, não tenho a menor ideia. Tentei medir com termômetro culinário tipo espeto, dava na faixa de 70 graus, mas não acredito que esteja correto. Como os cafés tem saído ótimos com PID setado em 90 graus, desencanei de saber qual a temperatura real que estou usando. -
Estava buscando informações sobre cold brew e me deparei com esse comentário sobre a delicadeza da globinho. Se alguém for da região de São José dos Campos, deve conhecer o restaurante libanês Al Badah. Na unidade da Vila Ema eles serviam o café na globinho, preparado na mesa do cliente, com umas sementes de cardamomo na água. Era um restaurante bem simples, com alto volume de clientes... Mas o que eu quero dizer com tudo isso? Deve ser bem resistente, senão teriam desistido. Faz décadas que eles usam e expandiram pra unidade nova no Shopping Vale Sul. O segundo ponto é: se tiver curiosidade, prove o café com cardamomo. Eu curtia, era num tempo que eu nem sabia o que era café especial, mas pode ser uma experiência interessante para quem tem uma globinho.
-
QUAL O MELHOR CAFÉ ESPECIAL EM CUSTO BENEFICIO ?
regisassao respondeu ao tópico de DaniloChelsea95 em Café Torrado
Falei com ele agora e parece que continua "em avaliacao". Ele tá tentando desenrolar com o suporte...