Ir para conteúdo

regisassao

Senior Members
  • Total de itens

    2.145
  • Registro em

  • Última visita

  • Days Won

    251

Tudo que regisassao postou

  1. Tamper recomendo um que seja nivelado pelo menos, pra nao compactar torto. Se é liso ou não, pra mim é indiferente. WDT, o de 9 agulhas, impresso em 3D, é excelente. Não precisa de mais que isso. Os sobrinhos do @Felipe_Silva vendiam por uns 50 reais. Tenho o meu há uns 4 anos e ainda uso de vez em quando, mas agora tenho impressora 3D e imprimi um Umikot que é o que mais uso, pois faço muitos testes e ganho em consistência. Mas com o de 9 agulhas consigo distribuir ate melhor.
  2. Acho que me expressei mal... tava no aeroporto... kkk... Ele volta pro outro fio, conectando um no outro. O raciocínio é: você esta trocando o termostato pelo SSR/PID. Então esse termostato de extração é bypassado, fica inútil lá. Se a energia passa por ele, ele fica cortando e ativando a energia nas temperaturas de operação. Nao sei se ficou mais claro agora, mas olha o meu video lá com a teoria do PID que tem até o esquema elétrico. Aquele mesmo que te passei no zap.
  3. Isso ja foi testado e não é bem assim. Aquele PID é melhor que controlar por pressostato mas controlar temperatura da caldeirinha pela temperatura do vapor é complicado, nao tem precisão. Fora que se deixar muito tempo ligada, a temperatura sobe demais e não desce fácil, tem que dar muito flush. Por isso sou contra HX para quem quer a perfeição no espresso, mas para um espresso não ótimo, e vaporizacoes em sequência, ela atende bem.
  4. Engates sao os conectores brancos? Se sim, tem que remover um deles mesmo e conectar no SSR e do SSR de volta para onde tirou o conector.
  5. Starseeker e55 é um otimo moedor, começou muito bem. Eu tbm prefiro WDT e tamper, sem distribuidor e nao uso blind shaker. A balança tem uma margem de erro razoável, mas dá pra começar. Porém, acredito que logo você partirá para uma com precisão de 0.1g, mas nao tem pressa. O legal agora é praticar. Teste varios cafés, descubra o perfil de espresso que gosta, os tipos de grãos, vai entendendo o que muda no sabor quando muda uma variável, e o resto vem naturalmente. Se puder, encontre outras pessoas do hobby pra trocar impressões, va em boas cafeterias, tente replicar as receitas que curtir nessas cafeterias. São otimas experiencias pra aprender.
  6. A do Giorgio é essa: https://pb.olx.com.br/paraiba/eletro/eletroportateis-para-cozinha-e-limpeza/cafeteira-oster-prima-latte-automatica-1404878133?utm_medium=shared_link&utm_source=whatsapp
  7. Minha sugestão é segura um pouco a onda. Estou vendo a evolução das conversas e sei da ansiedade em decidir, comprar, o receio do Starseeker não estar disponível no dia seguinte, mas você está prestes a fazer um investimento significativo. Porém, o mais barato e que vai te economizar muito dinheiro é conhecimento. Principalmente, autoconhecimento. Entender o seu perfil de consumo, o que você ja está indo numa boa direção, mas cuidado com o hype, o FOMO... Um vídeo que eu sugiro pra quem está decidindo máquinas, moedores e acessórios: Eu faço uma análise por perfil de uso, não por perfil de máquinas. Nesse vídeo, tem links para muitos produtos para você ter uma ideia de preços, categorias, de acordo com seu perfil. Tem até uma planilha com tudo tabelado. Superauto, recomendo olhar também as Delonghi que nao vi serem mencionadas. O @Fogo ruivo vende usadas e é um vendedor com reputação aqui. Troque uma ideia com ele também, que é super solicito e um cara com conhecimento, antigo no hobby. Eu também não teria receio de testar se realmente quero cair nessa toca de coelho começando com um setup usado. Vira e mexe tem ofertas aqui de máquinas usadas ja modificadas. Tem uma Prima Latte modificada do Giorgio na faixa de 1 mil reais. Moedor manual pode ser bom pra testar seu apetite inicial. Eu usei manual por anos. Quando se tem elétrico, vem a preguiça, mas ainda hoje carrego os manuais em viagens e uso de boa. Eu comecei com um K2 e é bem razoavel pra espresso. Diria que um moedor manual é na faixa dos 400 reais pra nao se arrepender depois com tempo de moagem excessivo ou falta de ajustes pra espresso. Tem K2 usado aqui a venda tambem. E como pode ver, se não for a sua, ou se decidir fazer upgrades, não será difícil revender os equipamentos aqui. Talvez com uma pequena perda, mas nada que se compare a comprar algo novo e vender usado depois. No mais, acho que está num bom caminho, só recomendaria mesmo dar um tempo e estudar um pouco mais porque a ansiedade sobe muito rapidamente nesse hobby e é um hobby caro.
  8. Eu nao compro HX, como a Mara-X. Se o design da Breville é melhor pra você, eu iria nela, mas sou mais a Elizabeth. DF não é que seja melhor que o sculptor, mas nao acho que o Sculptor valha o custo a mais. Com a diferença, posso comprar um par de lâminas SSP. Particularmente, prefiro essa opção.
  9. De paraguai eu nao entendo, mas é difícil encontrar uma boa máquina de espresso com menos de 8 kg. A Gaggia deve ser mais leve, porém, vai ter que fazer os mods.
  10. No Ali a versão 110 esta em falta. Na Amazon US tem: https://amzn.to/4mgGRar A Pamela eu conheci na BG, onde trabalhamos juntos, mas já faz tempo, foi na epoca que morei no Rio. A empresa nem existe mais.
  11. Quando voce menciona uma Breville Dual Boiler e MaraX, parece-me confuso o perfil de uso. Caso não tenha visto, sugiro que olhe esse video onde falo um pouco sobre perfis de uso vs tipo de maquina: Também falo um pouco sobre moedores e acessórios lá. Eu, particularmente, nao gosto de máquinas HX, mas valorizo muito a qualidade do espresso. Com relação a moedores, eu gosto do DF64 com as mós SSP. Não seria esse o upgrade que precisa? Acima disso, você tem por exemplo um DF83v, mas as mós da SSP sao muito mais caras nesse diâmetro. Tem que avaliar o que você prefere, ter outras opcoes de mós com perfis diferentes ou um moedor com perfil único ou com mós muito mais caras quando quiser mais clareza ou corpo.
  12. Isso é o termofusivel. Serve de proteção para em caso de superaquecimento cortar a energia da máquina.
  13. Eles mudam toda hora mesmo. Vai acabando o estoque... mudam o preço, parece que uns andaram errando e colocando frete gratis quando nao era, mas os da Amazon deveriam funcionar... Achei um link aqui que tem disponivel : https://s.click.aliexpress.com/e/_m0h9n3p
  14. Na descrição do meu video tem alguns links: https://youtu.be/G7cvdBT0n0k?si=k2ABM9bFsuVqtBgs Obs: você é parente da Pamela De-Cnop?
  15. A luz apagando e acendendo é normal. Quando a temperatura cai, o termostato aciona a resistência, quando atinge a temperatura de extração, desliga. A luz acendendo e aoagando é esse indicador. A válvula lateral estar dura é bem subjetiva, mas eu nao acho dura. Talvez esteja apertando demais pra fechar? Eu nao apertaria muito, pois ha varios relatos de hastes de vaporização que ficam pingando depois e dizem que é o aperto excessivo. Se isso acontecer, só trocando a válvula, o que é caro e por isso a maioria convive com o pinga pinga. Sobre upgrades, sugiro ver esse video:
  16. Chegou a ver o Beanconqueror? Nao atende suas necessidades?
  17. Sim, diminuindo o ratio, tende a ficar mais ácido. Se o café só comeca a sair 20s após o início, esta muito fino. Moagem muito fina pode levar a canalizações e fica uma mistura de ácido e amargo. Em geral, o café comeca a pingar num filtro naked 5 a 10s após o início da extração. Eu tentaria engrossar um pouco.
  18. Nao sei se perdi na leitura dinamica, mas ta tirando quanto? 18g para 36g na xicara? Ja tentou 18 para 45 por exemplo? Se melhorar, eu tentaria moagem mais grossa e ratio maior.
  19. Como assim? Eu imprimi pra ter um zero ajustável. Só tem um parafuso segurando. Você pode adicionar outro.
  20. Nao estou sabendo. Conheco alguns donos de Apex, nao sei quem tem V1 ou V2, mas ninguém comentou nada.
  21. Aguardo sim, sem problemas. Vou te mandar uma mensagem no privado com meu WhatsApp para combinarmos melhor.
  22. Atualização: para quem se interessar, a máquina estará disponível somente por volta de Outubro/Novembro. Dá tempo de juntar as moedinhas e convencer o cônjuge... rs...
  23. Eu acho ele complementar. É um moedor famoso pela extrema clareza, que ampliaria tanto as qualidades quanto defeitos. Então, aquele café top ficaria ainda mais top, porém, num mediano você veria mais os defeitos tb. A diferença na clareza para os filtrados é muito grande mesmo. Eu tinha o Comandante e testei lado a lado com o K6, nao vi grande diferença e vendi. Num teste lado a lado, podemos notar uma pequena diferença, mas no dia a dia, como nao faço dois cafés com dois moedores todos os dias, eu nao saberia se o da segunda estava melhor que o da terça entender? Já ZP6 e o Pietro são moedores que estão em outra categoria. Não precisa de teste lado a lado pra notar. E o Pietro tem uma característica muito interessante pra mim: moendo mais fino e passando mais lentamente que o ZP6 ele entrega um sensorial muito parecido, quando deveria amargar. Ou seja, ele tem uma uniformidade muito maior e clareza ligeiramente superior também. Isso quer dizer que vai encontrar o Pudim de Macadamia ao inves do Pudim de Leite? Não creio que nesse nivel de sutileza para usuários medianos como nós. Talvez mostre as notas mais evidentes que não encontraria em outros moedores, mas é um moedor hoje raro no Brasil, e diria que é para os mais entusiastas, dado o preço. Porém, a ergonomia do Pietro é pior. Por isso fiz a base mais larga, ja que a base que eles vendem por 50 euros para o Pietro não é bem avaliada, apenas minimiza o problema. Obs: eu não sou muito dos filtrados, sou muito mais dos espressos. Quem é mais dos filtrados pode ter uma opinião ainda mais radical sobre o quão melhor o Pietro e ZP6 são em relação aos demais. Sugiro ver as avaliações do @MarcioMO .
  24. É o moedor que aparece nos meus vídeos. O canal Espresso Hackers é meu. Posso até fazer ML, mas vai encarecer com as taxas.
×
×
  • Criar Novo...