regisassao
Senior Members-
Total de itens
2.147 -
Registro em
-
Última visita
-
Days Won
251
Tudo que regisassao postou
-
Weiss Distribution Technique (WDT) - qual o mistério?
regisassao respondeu ao tópico de Rodrigoks em Técnicas e Dicas
To querendo… até porque tenho dois sobrando. Preciso achar um torneiro que faça isso pra mim… -
Weiss Distribution Technique (WDT) - qual o mistério?
regisassao respondeu ao tópico de Rodrigoks em Técnicas e Dicas
Eu tbm acho que são canalizações mas como não tenho naked, não consigo afirmar. Minha máquina tbm está em 15 bar, é uma Poemia. Cheguei a colocar dimmer mas percebi que só varia fluxo, a pressão acaba determinada pela moagem. -
Eu não notei nenhuma diferença, até prestei atenção nas últimas extrações, mas não consegui notar nada. O meu PID é um Rex C100. Só se eu colocasse um multímetro ou osciloscópio pra ter uma ideia dos pulsos, mas enquanto a bomba está funcionando, presumo que seja estável pra tirar potência máxima, visto que não consegue manter a temperatura. Pode ter alguma variação no início enquanto mede os erros, a amostragem é de 1s, se não me engano, talvez leve uns 3 a 5s pra entender que deve ficar no máximo, mas estou chutando esse tempo. Eu tenderia a achar que é o transformador. 2000 VA deve entregar 1000 VA em 110 e fica no limite ou abaixo das potências da bomba + resistência, não? Mas aí você tbm deveria notar um barulho diferente sem PID, numa extração em que o termostato aciona junto com a bomba. Daria para testar tirando o PID do loop e extraindo água até o termostato acionar a resistência novamente.
-
Weiss Distribution Technique (WDT) - qual o mistério?
regisassao respondeu ao tópico de Rodrigoks em Técnicas e Dicas
Eu preciso fazer lado a lado mesmo. Eu cheguei a tomar dois meio que na sequência, um sem distribuidor, mas não é a mesma coisa. Tive a impressão de que o distribuidor ajudou a melhorar um pouco, mas pode ser apenas impressão. Vou ver se faço o lado a lado um dia desses e comento por aqui. Mas curioso você ter que afinar a moagem. Aqui o tempo de extração aumentou . -
Não mandei arrumar ainda. Me acomodei usando o K4. Um baita moedor por sinal! Acho que você vai curtir!
-
Tem uma que foi postada recentemente por 5.500 nos classificados do fórum:
-
Weiss Distribution Technique (WDT) - qual o mistério?
regisassao respondeu ao tópico de Rodrigoks em Técnicas e Dicas
Hoje, fiz um teste lado a lado com WDT + Distribuidor + Tamper e na segunda xícara somente distribuidor + tamper. Com WDT é claramente melhor. Usando WDT o tempo de extração foi maior, 4s a mais. Porém, ficou mais frutado, a acidez ficou mais clara, e com menos amargor, mesmo com tempo de extração mais longo. Não foi um teste às cegas, mas a diferença é tão clara que não tem como ficar na dúvida sobre qual o melhor café. Os demais parâmetros foram os mesmos: 90 graus no PID, 18g in, 38g out e 38.1g na segunda xícara, o café era um Paraíso da UmCoffee torrado há exatos 14 dias, moído no K4 clique 80. O tempo de extração foi de 11s sem WDT e 15s com WDT. Parenteses: muitos vão pensar: "poxa, muito rápida essa extração". Esse Paraíso foi uma quebra de paradigmas para mim. Eu cheguei a regular a moagem para extração em 25s, todos os cafés anteriores eu regulei para a faixa dos 20-30s, mas esse grão, na minha Poemia e para o meu paladar, ficou melhor extraindo em 15-20s, mais para 15s. Tenho testado desde o dia 7 da torra, ele mudou muito nesses 7 dias, apertei a moagem em 2 cliques nesse período. Não sei explicar, só sei que tem sido assim durante os últimos 7 dias, mais de 20 espressos extraídos ao todo. Outra curiosidade é que a maioria dos cafés eu extraio em 25s no clique 80-85. O Paraíso tinha que ser no clique 72. -
Eu costumo congelar. Meu consumo é mais alto, então, já compro 1-2kg por mês. Quando atinge a 2a semana de torra, congelo tudo. Funciona bem. É uma tecnica bem estudada e testada por varios baristas mundo afora. Mesmo os cup tasters tem dificuldade de diferenciar um cafe congelado com 2 semanas, vs um 2 semanas sem congelar. A única restrição é espaço no freezer.
-
Não conhecia esse Coffee & Joy... dei uma olhada, mas o kg sai a 120 reais (mais frete). Nesse valor, eu daria uma chance ao Torra Fresca e AKSA que tem preços muito competitivos e bons cafés. Mas eu estou em SP, talvez o frete pra mim fique mais barato e nem tanto para outros estados.
-
O melhor custo benefício para espresso que conheço é o K2. Se quiser ir um pouco além, o K4. Tem tópico específico sobre eles...
-
QUAL O MELHOR CAFÉ ESPECIAL EM CUSTO BENEFICIO ?
regisassao respondeu ao tópico de DaniloChelsea95 em Café Torrado
@flavioferreira tem também o Torra Fresca. Faz tempo que não peço, não sei se os preços subiram, mas em agosto/21 eu comprei um Moka por 31.50 por 500g e o Honey por 48 reais tbm 500g. O Torra Fresca sempre teve um custo competitivo, mesmo tendo subido nos últimos tempos, ele deve estar melhor que a maioria. O contato do Alex é 11-95550-6302. -
Para espresso não serve, mas o que o Márcio quis mostrar é uma alternativa de baixo custo em relação ao Comandante. O C2 é mais barato, mas é outro perfil de moedor. Se quiser um moedor pra Filtrado barato, talvez possa dar uma olhada no K1 da kingrinder. Os da Kingrinder são compatíveis com parafusadeira.
-
Eu tbm fui olhar recentemente o Raio de Luz e desisti. Naquele valor fico com o Acaiá do AKSA, que se manteve em 48 reais por 500g.
-
Por tudo que eu li, calcificação no Brasil não é um problema. Nossa água é mole, não calcifica como nós EUA e Europa Eu pensaria na Philips por questão de assistência técnica. Philips, Saeco e Gaggia são todas do mesmo grupo, tende a ter uma disponibilidade maior de peças, assistência técnica, e até comunalidade de peças entre máquinas similares. Mas não conheço essas máquinas especificamente.
-
Estou iniciando no mundo do café (expresso)
regisassao respondeu ao tópico de Fabricio Queiroz em Dúvidas de Iniciantes
@Michelle Musskopf você colocou seu comentário dentro da citação. Estou destacando pra facilitar a leitura. Eu não tenho cafeteria, mas se me permite o comentário, acho que você precisa definir um perfil primeiro e depois ver se tem mercado na sua cidade, ou fazer uma pesquisa para descobrir qual perfil faria sucesso. Você poderia investir numa cafeteria high-end, por exemplo. É a que eu frequentaria. Essa teria cafés com pontuação acima de 85, cuidadosamente selecionados por um barista bem treinado, teria maquina e moedor de qualidade (o que significa investimento na casa das dezenas de milhares de reais), diversos métodos de preparação, não apenas espressos, inclusive bebidas com leite. Uma cafeteria típica que eu iria seria Coffee Lab ou Um Coffee. Tem outras, mas essas são bem famosas e fáceis de voce encontrar informação na web e ter uma ideia. Mas essas são as super tops. Teria espaço para uma cafeteria especial começando do zero, sem fama? Acho que sim. Na minha cidade, por exemplo, São Caetano do Sul, SP, tem uma cafeteria chamada "O Segredo da Felicidade". Não é famosa fora do ABC, é pequena, de nicho, mas não significa investimento baixo. A máquina de espresso deles, por exemplo, é uma Vitória Arduino. O barista é competente, chega a regular a extração umas 3-4 vezes no dia, serve cafés da Um Coffee, diversos métodos também. Tem outra em Santo André que chama Bilu Coffee. Também pequena e de nicho, usa cafés do Fruto Mineiro. Quando fui, a torra já estava meio antiga, quase 1 mês. A máquina era uma Astoria e o moedor um Baratza Vário, se não me engano. A barista era esforçada. Também tinha diversos métodos além do espresso. Aliás, acho que a maioria dos apreciadores de café especial dá muito valor aos filtrados, eu sou uma exceção e tomo espresso em 95% das vezes. Saindo desse perfil mais do nicho dos cafés especiais, você pode ter uma cafeteria com cafés gourmet, moedor e máquina de espresso mais simples. Vai ser melhor que lanchonete, mas não deve ser uma cafeteria que se destaque. Mas tudo é uma questão de demanda também. Você não disse de onde é. Em SP tem espaço pra muita cafeteria especial. ABC Paulista já parece não comportar muitas. Passei um tempo recentemente no Guarujá e não consegui classificar nenhuma como "especial", só em Santos. Rio de Janeiro é outro lugar que comporta várias. Grandes capitais na verdade parecem ter demanda. Ou uma cidade com viés gastronômico (Tiradentes?). Enfim, espero ter dado uma luz aí... -
Dúvida na Delonghi EC220
regisassao respondeu ao tópico de Ana Cassia Rosset Pritsch em Máquinas de Expresso
Isso é uma limitação da EC200 ou gosto pessoal? Aqui costumo usar torras claras, gosto de um espresso com um pouco de acidez, dos fermentados... Mas não tenho Delonghi, a minha é uma Poemia. -
QUAL O MELHOR CAFÉ ESPECIAL EM CUSTO BENEFICIO ?
regisassao respondeu ao tópico de DaniloChelsea95 em Café Torrado
Manda um zap: 11-93035-6010. Tem site tbm: aksacoffee.com E insta: @aksa.coffee -
QUAL O MELHOR CAFÉ ESPECIAL EM CUSTO BENEFICIO ?
regisassao respondeu ao tópico de DaniloChelsea95 em Café Torrado
Hoje, falei com o Alexson do AKSA, o Acaiá continua 48 reais por 500g, um ótimo custo benefício na minha opinião. Ele disse que deve torrar 6a ou no máximo até 3a que vem (não sei se ele lembrou que é carnaval)... No mais, tem subido mesmo. -
Dúvida na Delonghi EC220
regisassao respondeu ao tópico de Ana Cassia Rosset Pritsch em Máquinas de Expresso
@Ana Cassia Rosset Pritsch uma dica: na busca, você pode colocar a opção "todas as palavras" e vai encontrar muito conteúdo sobre a sua maquina: Uma segunda dica é: coloque café na máquina e vai testando. Um dos grandes baratos é justamente testar. Uma imagem ou vídeo da extração também facilita as análises. Eu, e a maioria aqui, comecei com filtro pressurizado. Só de usar um bom café, moído na hora, com torra recente, já dá um super upgrade na Nespresso. Depois você compra um moedor melhor, despressuriza, etc, se for mesmo do seu interesse. Tem muito material aqui e no YouTube, aprendi muito nesse fórum, no canal do Não Sou Barista, James Hoffmann, Lance Hedrick, Kyle Rowsell, dentre outros que o próprio algoritmo do YouTube vai te sugerindo.. -
Grande @MarcioMO! Mais um excelente review de moedor! Pode mudar o nick pra MarcioMOedores... kkk... Já está testando algum com potencial de melhor custo benefício pra espressos que os Kingrinders também? Abs!
-
OLX - Saeco Estro Profi - Curitiba - R$250,00
regisassao respondeu ao tópico de MarioFreitasN em Buscafé
Já sumiu... -
Qual o grão no seu moinho HOJE (ou café na sua máquina, coador, aeropress etc.)?
regisassao respondeu a um tópico em Café Torrado
Hora de dar uma atualizada? To curioso em saber o que está rolando nessas xícaras ai, se tem alguma boa surpresa escondida… Aqui, estou terminando um Supreme da UmCoffee e começando um Paraíso. O Supreme é muito caro, mas para minha sorte, ganhei e é realmente um café excelente. Não achei que ficaria bom no espresso, mas ficou ótimo. Tive a oportunidade de provar também o Orgânico, o Bourbon Amarelo e o Vale da Lua, que ganhei pequenas amostras, mas o Supreme destoa. Comparativamente, o Paraíso não é o mais caro da casa, uns 20% abaixo do Supreme, mas é surpreendentemente bom. Só tive uma dificuldade maior pra regular a moagem. Também achei interessante que é bom numa faixa ampla de moagem para espresso (variei do 72 ao 84 no K4), claro que tem diferença no sabor e que passa rápido demais no 84, mas é um café que me tirou de uma zona de conforto e está me fazendo testar muitas variações. Ah, vale dizer que só faço espressos. Peguei o Paraíso com 1 semana de torra, ainda está evoluindo e vai dar pra observar muita coisa. Está sendo uma ótima experiência. Mas contem aí, o que estão tomando e como está sendo a experiência?- 8.510 respostas
-
- xeretice
- curiosidades
- (e 4 mais)
-
Cafeteira Expresso Oster Cappuccino - BVSTECMP65R
regisassao respondeu ao tópico de Rafael Andriotti Sevaio em Máquinas de Expresso
Está sim. Eu paguei por volta de 460 mais ou menos em meados de 2021. Se bobear consegue mais barato usando cupons do Cuponomia. -
Cafeteira Expresso Oster Cappuccino - BVSTECMP65R
regisassao respondeu ao tópico de Rafael Andriotti Sevaio em Máquinas de Expresso
Caso ainda não tenha feito a modificação, tem uma extensa discussão sobre isso no tópico da Poemia. Resumindo minha experiência: dimmer varia vazão, mas a pressão acaba determinada pela moagem. Quando reduzo a potência no dimmer, inicialmente até começa com menos pressão, mas a moagem fina acaba elevando a pressão posteriormente. Se quiser limitar a pressão, só com OPV. Para saber se está em 9 bar só com manômetro. Dá pra instalar na máquina ou tem alguns de porta filtro, só não sei se acha pra Oster, acredito que tenha que instalar direto na máquina. Eu instalei entre a bomba e a caldeira na minha Poemia. Dica: compre um com glicerina ou conecte com capilar de cobre, senão, o ponteiro do manômetro parece um ventilador. Agora, a melhor modificação que fiz, que me deu mais benefícios, foi a adição de PID. Um pouco mais complexo de fazer, sem dúvidas, mas, hoje não recomendaria mais adição de dimmer, talvez depois do PID para aqueles que quiserem testar. E sem dúvida nenhuma, a melhor coisa a fazer é investir no moedor, pelo menos um K2 ou Q2, e despressurizar o filtro. Depois, pode pensar no PID e outras mods. -
Cafeteira Expresso Oster Cappuccino - BVSTECMP65R
regisassao respondeu ao tópico de Rafael Andriotti Sevaio em Máquinas de Expresso
Tanto o timemore C2 quanto o Kingrinder K2 estão no Ali. Recomendo também a leitura dos posts sobre os moedores Kingrinder. Se não me engano tem post dedicado ao K2, K4 e K6. Mas tbm falamos rapidamente do K3 e K5 por lá.