Ir para conteúdo

Impressões do Starseeker E55?

ManuelPadua

Postagens recomendadas

43 minutes ago, Pedro7 said:

Mas ai é estranho. Se o do colega fecha no 70 e o meu no 80, a distância no ajuste 40 vai ser diferente.

Está usando no 25 pois ele fecha antes do zero, o ajuste real seria algo em torno do 50...

Talvez seja diferente, e tudo bem? Não existe uma especificação de que todos os E55 entreguem a mesma granulometria no mesmo número. Mas também poderíamos entrar numa discussão sobre o que realmente é "travar", o quanto cada um forçou até achar que travou... Quantas partículas de sujeira tinha quando fez o teste até travar... Já na primeira página do tópico, eu sugeri afinar a moagem até ouvir onde as mós se tocam, o Regis sugeriu o mesmo um pouco acima; coincidência ou não, o meu fez isso muito próximo do número 0.

Eu citei o caso do 25 como algo um pouco fora do range, mas aceitável, por ser um pouco. Mas eu acho inaceitável por exemplo que o range inteiro sugerido engasgue a máquina, que é o que aconteceria tentando moer entre 10 e 40 no meu E55 na minha máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/08/2025 at 19:39, mgbt disse:

Pessoal, me desculpem se eu estiver errado, mas acho que essa matemática a partir do número onde as mós travam não é o que o manual sugere, e complica mais do que o necessário.

Segundo a página 8 do manual:

Ou seja, a partir de onde as mós travam, você gira até o número 0 visual, e ali é o zero. Assim fica uma beleza: zero=0, 40=40, 70=70...

Girou até travar e travou no 70? Ok, gire de volta até o 0, e ali é o zero.

O range de espresso sugerido no manual, como disse o @Pedro7 "é apenas uma sugestão do fabricante, nada impede de usar mais grosso ou mais fino". Então, apesar do manual dizer 40 a 70, não é de se assustar que na primeira página aqui do tópico, alguém disse estar usando no 25. Mas se fosse fazer a matemática onde 40 significa 10, vai ficar bem fino, não sei se alguma máquina aguenta, e eu não quero nem testar. Aliás, se fosse pela matemática, o range inteiro engasgaria minha máquina de 51mm, porque o máximo sugerido que é 70 ficaria em 40 e ela engasga até com 50.

É isso ai, mesma lógica que eu uso no meu.

Para referência, espresso eu uso 35 a 50. Coados eu dou uma volta a mais, no geral se eu estou com ele ajustado para espresso em digamos 40, para coado eu vou abrindo até voltar no 40, que seria 1 volta (100) + 40.

E é recomendado usar RDT (spray de água nos grãos, aqui uso 2 a 3, daqueles sprays pequeno de perfume) para diminuir significativamente a retenção e a estática. 

Link para o comentário

• 2 weeks later...

Consegui pegar o meu por R$1040, com cupom do Aliexpress. Chegou em dias por já estar no Brasil.

Primeiras impressões já são de um modeor robusto, simples e silencioso.
Gostei dessa fonte dele ser separada do moedor, dano facilidade quando for limpar a bancada.
A retenção é de uns 0,5g, por isso é importante dar uma borrifada de água e apertar o "fole", pra descer o retido

Apesar de ser focado pra espresso, percebi um ganho considerado nos coados em corpo e clareza das notas, comparado ao K2.

IMG_2403.thumb.jpeg.0a4229d8f29b64eb2ca9ef9362076b3e.jpeg

37e53555-6c76-4561-ad04-22b81cb19e6d.thumb.jpg.ca1b2374ad4e30b59e7fac1ae6841667.jpg

IMG_2561.thumb.jpeg.019ad6acc0b7c58626a6fa4c5c7f7761.jpeg

• Curtir 2
Link para o comentário

fala aí pessoal!!e aí, beleza?

estou em dúvida entre estes starseek e55 ou ed, e o miicoffee df54. nem tanto assim pela questão custo, mas mais mesmo pela questão efetividade, construção, resultado na xícara e tals
minha preferência absoluta é pelos filtrados, coado simples e cliver, mas pretendo voltar aos expressos também...

sou uma pessoa com baixa visão (deficiência visual mas não total. então já peço um pouquinho da paciência dos colegas se eu fizer perguntas "diferentes"...

então queria pedir muito mesmo as opiniões de vocês???

desde já super muito obrigado mesmo pelas opiniões.

Link para o comentário

3 horas atrás, Luiz Alberto Amorim disse:

fala aí pessoal!!e aí, beleza?

estou em dúvida entre estes starseek e55 ou ed, e o miicoffee df54. nem tanto assim pela questão custo, mas mais mesmo pela questão efetividade, construção, resultado na xícara e tals
minha preferência absoluta é pelos filtrados, coado simples e cliver, mas pretendo voltar aos expressos também...

sou uma pessoa com baixa visão (deficiência visual mas não total. então já peço um pouquinho da paciência dos colegas se eu fizer perguntas "diferentes"...

então queria pedir muito mesmo as opiniões de vocês???

desde já super muito obrigado mesmo pelas opiniões.

Tenho um edge e devo dizer que estou usando ele só para espressos, voltei aos moedores manuais para coados. Eu sentia que os coados estavam ficando muito flats, sem conseguir distinguir as notas, puxando muito pra doçura mas achatando todas as outras notas.

Isso não é algo necessariamente ruim, mas eu realmente prefiro os coados com um pouco mais de complexidade no sabor. Para espresso não tenho do que reclamar, é excelente.

Já o df54 por ter mós planas ao invés de cônicas (como o edge e o e55), deve trazer mais clareza nessas notas para coados, mas também sendo capaz de entregar bons espressos.

Em tempo: o Edge (e acredito que o e55 também) tem uma regulagem muito sutil feita em um disco muito pequeno. Como as mós do df54 são maiores, o ajuste é feito em um aro muito maior, então acredito que o df54 seria muito melhor para você por facilitar enxergar melhor a regulagem. Se puder quebrar o cofrinho, eu iria de df54 sem pestanejar.

• Agradeço 1
Link para o comentário

40 minutos atrás, rodrigonis disse:

Tenho um edge e devo dizer que estou usando ele só para espressos, voltei aos moedores manuais para coados. Eu sentia que os coados estavam ficando muito flats, sem conseguir distinguir as notas, puxando muito pra doçura mas achatando todas as outras notas.

Isso não é algo necessariamente ruim, mas eu realmente prefiro os coados com um pouco mais de complexidade no sabor. Para espresso não tenho do que reclamar, é excelente.

Já o df54 por ter mós planas ao invés de cônicas (como o edge e o e55), deve trazer mais clareza nessas notas para coados, mas também sendo capaz de entregar bons espressos.

Em tempo: o Edge (e acredito que o e55 também) tem uma regulagem muito sutil feita em um disco muito pequeno. Como as mós do df54 são maiores, o ajuste é feito em um aro muito maior, então acredito que o df54 seria muito melhor para você por facilitar enxergar melhor a regulagem. Se puder quebrar o cofrinho, eu iria de df54 sem pestanejar.

e aí rodrigo!

detalhe muito legal que você chamou atenção. o meu moedor atual é um baratza preciso, que é o mesmo tipo de mós cônicas, o que eu imagino que seja a mesma proposta do starseek. assim como também o meu moedor manual que é o hario mime. ou seja, só tenho convivência com moagens por mos cônicas. de repente o miicoffee df54 pode até ser uma oportunidade de experimentar na convivência extrações com mós planas...

muito obrigado!

• Curtir 1
Link para o comentário

48 minutos atrás, rodrigonis disse:

Acho que essa questão da visibilidade para ele um quesito importante, apesar do valor agregado ser maior isso pode ajudar muito, muito bem pontuado, mas as lâminas do E55 são 55mm cônicas e o DF54 é 54mm planas, são perfis bem diferentes, resultado na xícara só comprando mas como o suporte superior a a escrita do DF54 é bem maior seria mais interessante por isso, e o edge tbm agora o DF54 tem opções de lâminas pra substituição interessante então vale o custo mais elevado!

Link para o comentário

na verdade o detalhe da visualização para mim é menor. isso podem ser feitas adaptações, ou eu mesmo com o tempo vou desenvolvendo minhas malandragens... eu mencionei isso mas porque eu posso eventualmente perguntar alguma coisa que o pessoal pode estranhar e tals...

pelos poucos reviews que eu vi, comentários do pessoal aqui também, a construção do e55 me impressionou bastante, tudo de metal e tals.

mas o principal mesmo de tudo é o resultado na xícara né.

Se mós planas entregam um resultado mais interessante para os filtrados, aí o df54 realmente fica interessante.

Mas...

pelo que consegui pesquisar, não tem nenhum deles no brasil na aliexpress.

então bora cuidar né rsrs.

• Curtir 1
Link para o comentário

1 hora atrás, Luiz Alberto Amorim disse:

na verdade o detalhe da visualização para mim é menor. isso podem ser feitas adaptações, ou eu mesmo com o tempo vou desenvolvendo minhas malandragens... eu mencionei isso mas porque eu posso eventualmente perguntar alguma coisa que o pessoal pode estranhar e tals...

pelos poucos reviews que eu vi, comentários do pessoal aqui também, a construção do e55 me impressionou bastante, tudo de metal e tals.

mas o principal mesmo de tudo é o resultado na xícara né.

Se mós planas entregam um resultado mais interessante para os filtrados, aí o df54 realmente fica interessante.

Mas...

pelo que consegui pesquisar, não tem nenhum deles no brasil na aliexpress.

então bora cuidar né rsrs.

E55 é o Edge só vai ter reposição de estoque no Brasil mês que vem, agora o DF54 só importando mesmo sendo a via mais barata na Amazon!

https://amzn.to/4fVlpGc

O que eu acho legal do DF54 é a opção de lâminas, vc acha lâminas até específicas para coados muito bacana, já o EDGE e o E55 isso fica meio limitado!

Apesar de eu gostar de coados em moedor manual, isso é um diferencial bacana no DF54

• Agradeço 1
Link para o comentário

1 hora atrás, charbel123 disse:

E55 é o Edge só vai ter reposição de estoque no Brasil mês que vem, agora o DF54 só importando mesmo sendo a via mais barata na Amazon!

https://amzn.to/4fVlpGc

O que eu acho legal do DF54 é a opção de lâminas, vc acha lâminas até específicas para coados muito bacana, já o EDGE e o E55 isso fica meio limitado!

Apesar de eu gostar de coados em moedor manual, isso é um diferencial bacana no DF54

Olá!

É, os reviews que eu vi, o e55 e o ed têm uma construção muito boa, é muito fácil de desmontar e montar para manutenções, vem com várias coisinhas e reposições, poxa... rsrs e o df54 com coletor de prárdigo kk

Diz que o moedor "capitão" é o melhor desses manuais. parece que ele produz só 0,1 g de partículas por 10 g de café! acho que um desses vai entrar para a minha listinha da black friday.

é verdade. O review do canal "eu não sou barista " tinha colocado isso a época como tendência. e realmente já tem mesmo para vender lâminas específicas do df54. e é um review de 8 meses atrás só.

mas então para mim é isso!

obrigado pelas dicas ali e o link!

agora vou lá cutucar a galera do df54 kk

Link para o comentário

fala aí pessoal!!
eu de novo rsrs

é que surgiu uma ótima oportunidade de pegar um e55 já aqui no brasil. acho que o universo quer que eu pegue ele em rsrs.
queria então perguntar para os colegas que também são dos filtrados as opiniões de vocês sobre ele? para vocês é isso mesmo, ele torna os filtrados flat mesmo?
como eu já mencionei minha experiência é com o baratza preciso, e a minha experiência com ele infiltrados é ótima.
valeu pessoal!

Link para o comentário

13 horas atrás, Luiz Alberto Amorim disse:

fala aí pessoal!!
eu de novo rsrs

é que surgiu uma ótima oportunidade de pegar um e55 já aqui no brasil. acho que o universo quer que eu pegue ele em rsrs.
queria então perguntar para os colegas que também são dos filtrados as opiniões de vocês sobre ele? para vocês é isso mesmo, ele torna os filtrados flat mesmo?
como eu já mencionei minha experiência é com o baratza preciso, e a minha experiência com ele infiltrados é ótima.
valeu pessoal!

Pra filtrado, só uso moedor manual. É fácil de moer pra quem nao tem limitações físicas e o sensorial sempre é melhor que o seu equivalente em preço com um motor.

Ja pra espresso, tem um ganho muito maior em conveniência e vou nos elétricos. Se eu começasse hoje, iria de e55 pois sou de começar mais pé no chão. Se ja tivesse certeza de que ia fica no hobby, iria de DF64 ou Shardor pra trocar as mós depois. Se fosse um iniciante com mais grana ou menos pão duro, iria de DF54.

• Agradeço 2
Link para o comentário

20 horas atrás, Luiz Alberto Amorim disse:

fala aí pessoal!!
eu de novo rsrs

valeu pessoal!

Luiz, nesses 10 dias que estou com o Starseeker, senti uma diferença absurda de mais corpo e mais doçura nos coádos, comparado ao K2.

Isso fazendo mais café de perfil de melaço, caramelo, mel, cítrico...
Os mais diferentões ainda não tive tempo de testar.

Eu, no seu caso, se achar um Starseeker por ~R$1100, iria fácil. Eu peguei o meu por R$1040. 
Comparado ao DF54 acho até injusto, porque são dois tipos de moedores, inclusive no valor. Você não achará, nesse momento, por menos de ~R$2200. 

• Agradeço 1
Link para o comentário

1 hora atrás, kennedysousa disse:

Luiz, nesses 10 dias que estou com o Starseeker, senti uma diferença absurda de mais corpo e mais doçura nos coádos, comparado ao K2.

Isso fazendo mais café de perfil de melaço, caramelo, mel, cítrico...
Os mais diferentões ainda não tive tempo de testar.

Eu, no seu caso, se achar um Starseeker por ~R$1100, iria fácil. Eu peguei o meu por R$1040. 
Comparado ao DF54 acho até injusto, porque são dois tipos de moedores, inclusive no valor. Você não achará, nesse momento, por menos de ~R$2200. 

pois é foi oferecido para mim em torno de r$ 1500 mas o frete novo aqui no brasil. para mim o valor está ótimo. é o valor nominal que está mesmo no aliexpress.

acho que vou pegar mesmo. não tô afim de ficar alimentando cultivando ansiedade todo dia olhando os preços do df54.

não sou nenhum "qgrader" (não sei se é assim que se escreve kkkk), mas estou meio assim de perder no sensorial em cafés bons mas... vai que seja uma questão mesmo de convivência com o equipamento para aprender as manhas de calibrar ele para filtrados né.

Link para o comentário

O meu chegou e gostei bastante do moedor. Ainda estou realizando testes para ajustá-lo corretamente, mas já percebi alguns pontos positivos: ele é muito silencioso, não apresenta retenção e não faz bagunça. Talvez pelo fato de eu utilizar café congelado e RDT, nos meus testes, quando moo 15 g, obtenho exatamente 15 g moídas. Achei incrível, ele vai ficar somente para expresso em coados vou continuar utilizando o R3!

Link para o comentário

Fala aee pessoal!!!
belezinha?
vocês estão bonzinhxs? espero que sim!

acabo de receber o meu E55, adquirido aqui com o nosso amigo do fórum o neemias silva, que aliás foi extremamente gentil ao me oferecer, e em todo o processo de negociação e envio.

neemias, gratidão!

já que o moedor "veio" até mim, preferi do que esperar aparecer no brasil para comprar sem encargos.

humildemente pessoal, já que sou um humilde apreciador, gostaria de compartilhar com vocês as minhas experiências. 
Mas, a minha experiência vai ter um recorte diferenciado, devido à minha particularidade visual.
então eu queria perguntar para vocês o que vocês acham, será que eu crio um novo tópico tipo "E55 e acessibilidade", ou tudo bem para vocês eu trazer as minhas impressões aqui mesmo junto com todo mundo?

por exemplo, algo que eu vou começar a correr atrás, é algum implemento para acessibilizar no meu caso a regulagem da moagem. talvez algum adesivo transparente com as marcações em alto relevo, ou algo que eu possa enfim colocar em volta ali.

a montagem dele foi bastante simples para mim.
o que eu me bati um pouco, foi no encaixe ali do aro de regulagem, porque eu acabei soltando girando tudo. e para rosquear de volta deu trabalho kkkk.

no meu caso o ponto zero da máquina ficou perto do 75. mas eu preferi começar a contagem mesmo no zero seguinte. imaginei que isso deve ser uma margem de segurança que o fabricante colocou para proteger a mó.

fiz alguns testes de espessura táteis de granulometria.
a princípio, me pareceu que a primeira volta é para os métodos que usam uma moagem fina, como expresso e café turco, e a segunda volta seja para os filtrados.
a minha regulagem vai de 0 a 95.
fiz uma moagem de teste também no nível 95, e, se essa for a moagem mais grossa desse moedor, o preciso conseguia moer mais grosso do que ele.

para a minha primeira extração de coados, usei o passo 50 da segunda volta.
usei o café botelho do Café do Mercado, do mercado municipal aqui de curitiba. é um café que deve ter por volta de 3 semanas de torra.
como ainda não temos balança de precisão acessível, uso a concha do hario v60, que em pesagens deu aproximadamente 13 g alinhando os grãos com a borda.fiz uma extração de uma concha e meia, aproximadamente talvez entre 18 e 20 g, para aproximadamente 250 ml de água. a extração foi no coador pequeno da melita.
a extração travou com menos da metade da água.
analisei o café em diferentes momentos em diferentes temperaturas na xícara.
considerando-se tratar de um café que deve ter seus 80 a 82 pontos por aí, para mim, achei o resultado na xícara bom, com uma acidez de leve para média, corpo médio e quase nenhum amargor.
essa semana vou comprar um café de pontuação mais alta e mais complexidade para ver o que acontece.

é isso aí galera!!
Tamo juntooo!
saúde!!

• Curtir 3
  • Agradeço 1
Link para o comentário

Em 29/08/2025 at 16:05, Luiz Alberto Amorim disse:

Fala aee pessoal!!!
belezinha?
vocês estão bonzinhxs? espero que sim!

acabo de receber o meu E55, adquirido aqui com o nosso amigo do fórum o neemias silva, que aliás foi extremamente gentil ao me oferecer, e em todo o processo de negociação e envio.

neemias, gratidão!

já que o moedor "veio" até mim, preferi do que esperar aparecer no brasil para comprar sem encargos.

humildemente pessoal, já que sou um humilde apreciador, gostaria de compartilhar com vocês as minhas experiências. 
Mas, a minha experiência vai ter um recorte diferenciado, devido à minha particularidade visual.
então eu queria perguntar para vocês o que vocês acham, será que eu crio um novo tópico tipo "E55 e acessibilidade", ou tudo bem para vocês eu trazer as minhas impressões aqui mesmo junto com todo mundo?

por exemplo, algo que eu vou começar a correr atrás, é algum implemento para acessibilizar no meu caso a regulagem da moagem. talvez algum adesivo transparente com as marcações em alto relevo, ou algo que eu possa enfim colocar em volta ali.

a montagem dele foi bastante simples para mim.
o que eu me bati um pouco, foi no encaixe ali do aro de regulagem, porque eu acabei soltando girando tudo. e para rosquear de volta deu trabalho kkkk.

no meu caso o ponto zero da máquina ficou perto do 75. mas eu preferi começar a contagem mesmo no zero seguinte. imaginei que isso deve ser uma margem de segurança que o fabricante colocou para proteger a mó.

fiz alguns testes de espessura táteis de granulometria.
a princípio, me pareceu que a primeira volta é para os métodos que usam uma moagem fina, como expresso e café turco, e a segunda volta seja para os filtrados.
a minha regulagem vai de 0 a 95.
fiz uma moagem de teste também no nível 95, e, se essa for a moagem mais grossa desse moedor, o preciso conseguia moer mais grosso do que ele.

para a minha primeira extração de coados, usei o passo 50 da segunda volta.
usei o café botelho do Café do Mercado, do mercado municipal aqui de curitiba. é um café que deve ter por volta de 3 semanas de torra.
como ainda não temos balança de precisão acessível, uso a concha do hario v60, que em pesagens deu aproximadamente 13 g alinhando os grãos com a borda.fiz uma extração de uma concha e meia, aproximadamente talvez entre 18 e 20 g, para aproximadamente 250 ml de água. a extração foi no coador pequeno da melita.
a extração travou com menos da metade da água.
analisei o café em diferentes momentos em diferentes temperaturas na xícara.
considerando-se tratar de um café que deve ter seus 80 a 82 pontos por aí, para mim, achei o resultado na xícara bom, com uma acidez de leve para média, corpo médio e quase nenhum amargor.
essa semana vou comprar um café de pontuação mais alta e mais complexidade para ver o que acontece.

é isso aí galera!!
Tamo juntooo!
saúde!!

Sensacional amigo, feliz q conseguiu e gostaria de saber sobre a acessibilidade dos processos e produtos que vc usa.. talvez valha a pena um topico relatando o que vc acha de pros e contras sobre o processo.. com certeza irá ajudar algumas pessoas bem como pensarmos em como tornar as coisas mais acessíveis! 

um abraço Luiz!

• Agradeço 1
Link para o comentário

• 2 weeks later...

e aí pessoal!

beleza?

vocês móem para expresso diretamente no porta filtro?

o café fica trancando?

isso aconteceu comigo algumas vezes e eu acabei preferindo usar o copinho para depois colocar no porta filtro mas nossa faz muita bagunça e desperdiça muito café. então eu estou tentando moer diretamente no porta filtro.

e aquela borracha que vem dentro do bico. alguém continua usando aquilo? para que aquilo serve? a minha não sei aonde eu perdi mas nem tá fazendo falta.

Link para o comentário

Em 15/09/2025 at 23:14, Luiz Alberto Amorim disse:

e aí pessoal!

beleza?

vocês móem para expresso diretamente no porta filtro?

o café fica trancando?

isso aconteceu comigo algumas vezes e eu acabei preferindo usar o copinho para depois colocar no porta filtro mas nossa faz muita bagunça e desperdiça muito café. então eu estou tentando moer diretamente no porta filtro.

e aquela borracha que vem dentro do bico. alguém continua usando aquilo? para que aquilo serve? a minha não sei aonde eu perdi mas nem tá fazendo falta.

Olá, Luiz!

O ideal é você borrifar um pouco de água nos grãos antes de moer com o E55, isso faz com que reduza a estática e não fique tanto pó de café grudado no moedor. Realmente faz diferença. Se não tiver um borrifador, pode apenas molhar brevemente uma colher em água e usá-la para misturar os grãos.

No início do uso eu moía direto no PF. Estava usando um funil alto, e era ok em relação a sujeira. Apesar de que vindo de um moedor manual, eu achei que todo o processo de moagem é um pouco mais "sujo" no elétrico.

Mas atualmente faço a moagem em um blind shaker e depois passo para o porta filtro ou até mesmo no filtro de coados.

Sobre a regulagem é isso que você falou. É de 0 a 95 (ou 100 se você considerar que ao chegar novamente no zero vira 100).

Aqui o expresso é entre 30 e 45, depende da dose, grão e máquina. A regulagem também pode considerar em voltas. Coados eu uso 1 volta + 40 ou 140, a partir do 0, que já relatei anteriormente aqui no tópico, mas é a mesma abordagem que você informou aqui também.

Sobre a questão de acessibilidade, eu consideraria colocar alguma marcação em alto relevo no ajuste da moagem no zero (a peça que gira) e também no ponto 0 (ou a 6 horas) que fica no corpo do moedor, ao redor do regulador da moagem. E se for variar muito entre espresso e coados, sempre voltar para o ponto onde as mós se encostam (com o moedor desligado) para chegar no 0 e aí poder saber exatamente onde está.

Sobre a peça de borracha, é para vir uma sobressalente. Aqui eu uso, acho que ela ajuda a deixar o pó mais "fofo".

Outra coisa que faço na moagem para espresso é dar uns petelecos no bico de saída do pó, pois mesmo após usar o fole, acaba saindo mais um pouco com essa batidinha leve.

No mais, acho que concentrar as dúvidas aqui no tópico é melhor.

• Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário

Pessoal, não sei se pode ter assuntos do edge aqui também, mas vi uma galera que tem ele, então se não puder eu retiro.

Mas queria saber do pessoal que tem o edge, se fazem slow feeding ou por ele já ser um pouco mais lento não faz diferença? E qual medidas tem usado para coados?

No primeiro uso apenas moeram café e descartaram ou fizeram alguma limpeza?

valew 

Link para o comentário

Olá,

No primeiro uso fiz a moagem com um pouco de café e descartei. Não sei se é necessário, mas fiz por precaução.

Não uso o Edge (titânio ) para coados porque achei o café absolutamente sem graça, apenas utilizo para espresso e, principalmente, para café turco.

Segue o link de uma limpeza mais detalhada:

Link para o comentário

• 2 weeks later...
  • 3 weeks later...
Em 18/09/2025 at 17:47, alxbrgs disse:

Olá, Luiz!

O ideal é você borrifar um pouco de água nos grãos antes de moer com o E55, isso faz com que reduza a estática e não fique tanto pó de café grudado no moedor. Realmente faz diferença. Se não tiver um borrifador, pode apenas molhar brevemente uma colher em água e usá-la para misturar os grãos.

No início do uso eu moía direto no PF. Estava usando um funil alto, e era ok em relação a sujeira. Apesar de que vindo de um moedor manual, eu achei que todo o processo de moagem é um pouco mais "sujo" no elétrico.

Mas atualmente faço a moagem em um blind shaker e depois passo para o porta filtro ou até mesmo no filtro de coados.

Sobre a regulagem é isso que você falou. É de 0 a 95 (ou 100 se você considerar que ao chegar novamente no zero vira 100).

Aqui o expresso é entre 30 e 45, depende da dose, grão e máquina. A regulagem também pode considerar em voltas. Coados eu uso 1 volta + 40 ou 140, a partir do 0, que já relatei anteriormente aqui no tópico, mas é a mesma abordagem que você informou aqui também.

Sobre a questão de acessibilidade, eu consideraria colocar alguma marcação em alto relevo no ajuste da moagem no zero (a peça que gira) e também no ponto 0 (ou a 6 horas) que fica no corpo do moedor, ao redor do regulador da moagem. E se for variar muito entre espresso e coados, sempre voltar para o ponto onde as mós se encostam (com o moedor desligado) para chegar no 0 e aí poder saber exatamente onde está.

Sobre a peça de borracha, é para vir uma sobressalente. Aqui eu uso, acho que ela ajuda a deixar o pó mais "fofo".

Outra coisa que faço na moagem para espresso é dar uns petelecos no bico de saída do pó, pois mesmo após usar o fole, acaba saindo mais um pouco com essa batidinha leve.

No mais, acho que concentrar as dúvidas aqui no tópico é melhor.

Opa fala aí pessoal!! 

Fala aí Alx!

Belezinha? 

Não repara a demora para responder rsrs...

Pois é, sobre usar o rdt, desculpa a ignorância rsrs todo mundo usa isso então deve ser algo seguro né? Eu tenho resistido a usar por medo de acabar provocando alguma reação química/biológica no moedor kkkk. Não dá não né? 

Para filtrados eu tenho usado aquele copinho muito legal que vem nele mesmo. Mas para expresso estou me aprimorando para usar diretamente no pf. Mas eu tenho deixado o pf apoiado mesmo naquela plataforma na frente do moedor. Nunca mais deu trancamento fazendo assim. Mas sempre acaba caindo um pouquinho de pó se eu acabo exagerando na dose de café. Esse acessório que você mencionou que você usa eu não conheço. 

Para a minha evo pro, minha regulagem gira em torno ali do 55 às vezes mais às vezes menos dependendo do café. Isso porque eu estou usando o próprio pf e veio de fábrica, aquele fechado com bico duplo que eu não gosto muito rsrs. Mas é porque ainda não tive oportunidade de comprar um "naked" não sei se é assim que se escreve rsrs. Para coados eu estou ali pelo 15 mais ou menos. 

Antes de comprar dele vi vários relatos de que ele não valoriza muito os cafés nos filtrados. O que eu acho que acontece é que a moagem dele acaba produzindo poucos "fines", o que, na minha opinião individual, deixa a bebida um pouco mais " limpa ", então eu tenho que fazer uma moagem um pouco mais fina para compensar isso, eu, acho. Agora que acho que encontrei uma granulometria que me agrada, estou gostando muito dos cafés nele para coados. 

Sobre a questão da acessibilidade para mim nele, como eu sou pessoa com baixa visão, eu consigo usar o zoom da câmera do celular para enxergar a numeração e tem funcionado provisoriamente. Com certeza um implemento tátil vai deixar as coisas infinitamente mais fáceis e práticas na minha operação. Realmente eu estou gostando demais dessa experiência de ter uma regulagem infinita que me permite ajustar a moagem para cada café e cada método especificamente. Isso é fantástico! 

Mas nas férias eu pretendo colocar alguma coisa, talvez bolinhas de cola quente em cada uma daquelas Barras brancas, e em cima de cada número. O 0 vai ter que ter algo diferenciado para eu conseguir identificar mesmo com mais facilidade a mudança de voltas. 

Desculpa o textão aí galera kkkk. 

Valeu Alx!!

• Curtir 1
Link para o comentário