pedrom1 Postado 7 Julho 2025 Denunciar Share Postado 7 Julho 2025 Olá pessoal, tudo bem? Gostaria de comprar minha primeira máquina de café expresso, pois atualmente faço o processo manual diariamente e sinto que chegou o momento de evoluir para algo mais prático, mas mantendo qualidade no resultado final. Sei que com máquinas semiautomáticas ou automáticas não se elimina totalmente a etapa manual, mas quero justamente aproveitar isso para explorar mais o preparo de cafés diferentes e melhorar minha experiência. Pesquisando bastante, encontrei duas opções que parecem se encaixar bem no que busco, dentro do meu orçamento máximo de R$ 6.000: Breville Barista Pro Philips (Walita) 5400 LatteGo Minha dúvida é Qual dessas duas voces indicariam para alguem que esta comecando e quer tanto a praticidade de um bom cafe rapido do dia a dia quanto a possibilidade de aprofundar mais no preparo em certos momentos? Caso tenham outras sugestões que se encaixem na faixa de preço, estou aberto a ouvir. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
eldermarco Postado 8 Julho 2025 Denunciar Share Postado 8 Julho 2025 Até onde eu tenho conhecimento, a Breville Barista Pro é importada e você vai ter que dar uma máquina dessa para o governo para ter a sua. Vai ficar mais caro que os 6k. Se fosse o caso, valeria mais a pena considerar a Rocket Appartamento, que é bem superior em qualidade. Porém, se limitando ao valor informado, eu recomendaria você ficar com a Breville Infuser, que é a versão sem moedor e mais barata. Daí você compra um moedor manual por fora, como o Kingrinder K6. Esses moedor, além de moer para todos os métodos, é bem melhor que o moedor integrado da máquina. No futuro, se houver paciência, você pode tentar um mod para extrações próximas de 9 bar, o que deixa a máquina com extrações quase profissionais. Uma outra sugestão é aguardar até a Black Friday para fazer a compra. A máquina costuma ter um desconto razoável no site da Via Inox. Pode ter esse ano também. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
eldermarco Postado 8 Julho 2025 Denunciar Share Postado 8 Julho 2025 Por outro lado, se o objetivo for praticidade acima de tudo, é melhor ficar com uma automática. Tem as máquinas da Gaggia que também são interessantes e tem reviews no canal Não Sou Barista no YouTube. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcão Postado 8 Julho 2025 Denunciar Share Postado 8 Julho 2025 Opa jovem a Barista Pro é vendida oficialmente aqui no Brasil pela Tramontina, basicamente é a Infuser com o moedor junto. Se as opções forem estas irei na Breville, ela já tem moinho, aí não vai precisar investir em um moinho separado, dá pra treinar bastante com ela, aí quando se sentir confortável pode partir pra um upgrade futuramente, mas a máquina vai dar bastante alegria, pode ficar tranquilo. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
mgbt Postado 8 Julho 2025 Denunciar Share Postado 8 Julho 2025 13 hours ago, pedrom1 said: quer tanto a praticidade de um bom cafe rapido do dia a dia quanto a possibilidade de aprofundar mais no preparo em certos momentos? Teria que ver o que é "rápido" pra você, será que é apertar um botão e ter a bebida pronta em menos de 1 minuto? Escolha uma super automática que ofereça o controle de algumas variáveis, como moagem, temperatura e quantidade de água. Ou você estaria disposto a sempre, inclusive nos "certos momentos", moer o café pra dentro do porta filtro, fazer a compactação, encaixar na máquina, e daí sim apertar o botão. Mas só vai sair café, daí você tem que apertar pra vaporizar, esperar sair vapor, então posicionar o pitcher de leite no bico e segurar ele até atingir a temperatura. (A maioria dessas máquinas onde você mesmo vaporiza não tem um sensor de temperatura pra parar sozinha, o que seria útil nesses momentos de pressa, abdicando da qualidade de uma vaporização totalmente manual). Daí você vai despejar o leite no café extraído anteriormente, e limpar a máquina imediatamente, o bico vaporizador e o porta filtro. E se a máquina tiver que esquentar até poder usar, como a Rocket Appartamento? Pelos relatos aqui no fórum, leva mais de 20 min aquecendo e depois não tem um controle de temperatura, se você quiser experimentar uma extração com mais ou menos temperatura vai exigir mais algumas etapas manuais. 4 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
eldermarco Postado 8 Julho 2025 Denunciar Share Postado 8 Julho 2025 3 horas atrás, Marcão disse: Opa jovem a Barista Pro é vendida oficialmente aqui no Brasil pela Tramontina, basicamente é a Infuser com o moedor junto. Essa é a Barista Express. Mas pode ser que ele tenha se referido a Express e não a Barista Pro, que é vendida lá fora. Eu não acho que vale a pena a opção com moedor. Dá para comprar a Infuser e um moedor bem melhor por fora com o mesmo preço. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cicero lima Postado 8 Julho 2025 Denunciar Share Postado 8 Julho 2025 Sinceridade, recomendo que vocês assista mais vídeos, leia mais materiais sobre o assunto, inclusive aqui. Com esse orçamento você consegue uma boa máquina e talvez um bom moedor. Mas particularmente não iria em nenhuma dessas opções, ainda que a Breville entregue um bom café... 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcão Postado 8 Julho 2025 Denunciar Share Postado 8 Julho 2025 Tem razão jovem, eu confundi o nome, a vendida pela Tramontina aqui é Express Pro e não Barista Pro, em todo caso se for a versão nacional da Tramontina acho que valeria por ser uma máquina confiável e que não vai precisar investir agora num moedor, agora se for a importada aí não acho que vale também por causa das taxas, mas principalmente por causa da assitência. Em todo caso, falando sobre as duas opções que citou, a Breville ou a Philips. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafael Simas Postado 9 Julho 2025 Denunciar Share Postado 9 Julho 2025 On 7/7/2025 at 8:52 PM, pedrom1 said: Gostaria de comprar minha primeira máquina de café expresso, pois atualmente faço o processo manual diariamente e sinto que chegou o momento de evoluir para algo mais prático, mas mantendo qualidade no resultado final. O que você quis dizer que processo manual? Acredito que seja algum método filtrado como V60 ou Melitta. Se for esse o caso, qualquer máquina de espresso que você compre que não seja uma superautomática não vai ser algo mais prático, e nem uma evolução. O espresso é um mundo novo e uma bebida bem diferente, não necessariamente melhor. Se quiser se aventurar o pessoal já deixou algumas boas recomendações, e você pode dar uma pesquisada aqui no fórum que tem vários tópicos de indicação de máquinas para iniciar, mas sugiro que no momento você entenda mais qual a sua prioridade, se é entrar em um novo hobby (espresso em casa) ou adquirir um equipamento que entregue uma bebida que te agrada e com praticidade para o dia a dia. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
TOMCAF Postado 9 Julho 2025 Denunciar Share Postado 9 Julho 2025 Com esse orçamento, para entrar no Hobby do espresso recomendo pesquisar bastante, mas vamos as possibilidades e prioridades. 1° Veja em cafeterias perto de sua casa espressos que te agradão e quais os cafés que eles estão utilizando, pergunte região, variedade, data de torra (Torra entre 10 e no máximo 32 dias no máximo) e tipo de torra ( Escura, média ou clara). Se a cafeteria tiver torrefação e fornecer os grãos já vai ser um item para te dar noção dos custos iniciais. 2° Pesquise primeiro o moedor para espresso que irá adiquirir, existe inúmeros atualmente no mercado. Se quer praticidade veja um elétrico, tem uma opção abaixo de 2k que pode encontrar como o Starseeker E55 de mós cônicas que está agradando muito para tirar espressos. 3° Levando em consideração que já escolheu o grão e viu que se agradou de torras claras, fuja de máquinas de Thermobloco, não vai ter temperatura suficiente para tirar cafés equilibrados. E levando em consideração esse fato, para as máquinas single boiler, temos opções no padrão 58mm que está agradando uma parcela interessante de usuários e pode ser encontrada usada por menos de 5k, a Apex V1 (Mas tem a versão V2 com modificações importantes para o equipamento) Dito isso, a consideração feita pelos colegas é muito pertinente, se quer praticidade procura máquinas super automática como a De'Longhi Magnífica, temos duas lá na empresa que trabalho e elas tiram mais de 30 cafés por dia cada uma há mais de 1 ano. Boas pesquisas. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pereira Postado 10 Julho 2025 Denunciar Share Postado 10 Julho 2025 Você tem um bom budget para começar. Mas, talvez precise refletir antes de desembolsar essa grana (bom base no seu relato). Com essa grana eu compraria uma Gaggia Classic mesmo que usada e um moedor Brevile. Porém, se você quer algo prático, talvez as máquinas manuais não sejam para você. Preparar um expresso em um máquina dessa não é muito prático, é preciso esperar a máquina esquentar, moer, distribuir, compactar, testar a moagem. É preciso curtir esse ritual. Além disso, ter um bom resultado requer bastante experiencia (horas + horas pesquisando, vendo vídeos no youtube). O que quero dizer aqui é, você terá necessariamente que passar por uma curva de aprendizado. Em resumo: é um hobby que além de caro é bastante trabalhoso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
TOMCAF Postado 10 Julho 2025 Denunciar Share Postado 10 Julho 2025 Observação sobre o relato do colega, se for comprar a Gaggia é interessante ver a nova versão E24; Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Neemias Silva Postado 10 Julho 2025 Denunciar Share Postado 10 Julho 2025 (editado) 6 hours ago, Pereira said: e um moedor Brevile. Com todas as opções custo-benefício que temos hoje (Shardor, DF54, Starseeker e55), o moedor Breville ainda é uma boa opção? Pelo que já ouvi sobre, parece que não. Ele nem é bom como os listados, nem é muito mais barato que eles. Editado 10 Julho 2025 por Neemias Silva 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
TOMCAF Postado 10 Julho 2025 Denunciar Share Postado 10 Julho 2025 Já não é opção há muito tempo 1 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado 10 Julho 2025 Denunciar Share Postado 10 Julho 2025 8 horas atrás, Neemias Silva disse: Com todas as opções custo-benefício que temos hoje (Shardor, DF54, Starseeker e55), o moedor Breville ainda é uma boa opção? Pelo que já ouvi sobre, parece que não. Ele nem é bom como os listados, nem é muito mais barato que eles. Se tiver alguem vendendo por 500 reais, talvez pudesse deixar na casa da Praia, no sitio, ou pra coados. Como tem surgido starseeker e55 por 900-1200 novo, nao tem como pagar os 1500 que normalmente pedem num Breville. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas