Ir para conteúdo

Timemore sculptor

viniciusdsg

Postagens recomendadas

50 minutos atrás, mgbt disse:

@MarcioMO então o que você gostou mais no Sculptor se resumiria ao que você disse na citação abaixo?

Ah.. tem gostos pessoais que não transmitem no café... Design do 064s é muito melhor e é  bem mais leve. Além do que eu disso acima. A controle de rpm, não sei se uma vantagem ainda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Enrico disse:

Pessoal, bom dia, to querendo fazer um upgrade e queria saber de vcs que tem o sculptor 78s e 64s, vale a pena da troca de um df64 gen 2 ? Digo isso perguntando se vcs sentem diferenças notáveis nos cafés de vcs..

to aqui analisando se vale o custo benefício da troca ou se mantenho no df64. 

um abraco pessoal! 

Fala mestre, eu tenho o DF642gen e o Sculptor 64s (Peguei à pouco tempo).

Pontos que devem ser observados:

O Design: O DF é maior e mais pesado que o S64s, não vejo defeito de construção para o DF. Entre os dois vejo mais defeitos no S64s (Apesar de terem propostas diferentes), para o que se propõem o DF acerta mais: -Botão de acionamento de fácil acesso, suporte de porta filtro de fábrica, não tem problema retenção e não segura grãos durante a moagem), já S64s : - O Botão de acionamento pode ser de difícil acesso em lugares apertados (Mas desliga sozinho depois de um tempo), não tem suporte de porta filtro, segura alguns grão por causa do anti pipoca que por sinal não funciona direito para empatar o retorno do grão (Aconselho comprar o hopper que vende separado), leve e compacto mas o botão de ajuste do RPM e em um local inacessível (Teria espaço para pelo menos colocar acima do botão de acionamento);

Ruído: O S64s é muito silencioso, sem os grãos fico na dúvida se está ligado;

Ajuste de moagem: Vou precisar comprar a adaptação 3D para melhorar a visualização da indicação;

Troca de lâminas: Ainda não sei qual entre os dois é mais fácil

Potência de motor: O S64s tem um motor de 150w contra 250w do DF64 (Sculptor 78S tem 400w)

Considerações até o momento: Não tenho coragem de escolher entre um e outro, são moedores com qualidades diferentes e não acredito ser um upgrade na xícara, mas se vc quiser ter um moedor mais silencioso de mós de 64mm com controle de RPM, mais compacto, que tenha desligamento automático e uma opção de mós a mais de 64mm, vai de S64s. Se quiser uma experiência realmente diferente acredito que o S78s vai ser uma melhor opção (Moedor mais potente, mós maiores, com maior ranger de controle de RPM), mas existe relatos de canalização nas moagens do S78s  para espresso.

• Curtir 5
Link para o comentário

9 horas atrás, Thomas B. de Santana disse:

Fala mestre, eu tenho o DF642gen e o Sculptor 64s (Peguei à pouco tempo).

Pontos que devem ser observados:

O Design: O DF é maior e mais pesado que o S64s, não vejo defeito de construção para o DF. Entre os dois vejo mais defeitos no S64s (Apesar de terem propostas diferentes), para o que se propõem o DF acerta mais: -Botão de acionamento de fácil acesso, suporte de porta filtro de fábrica, não tem problema retenção e não segura grãos durante a moagem), já S64s : - O Botão de acionamento pode ser de difícil acesso em lugares apertados (Mas desliga sozinho depois de um tempo), não tem suporte de porta filtro, segura alguns grão por causa do anti pipoca que por sinal não funciona direito para empatar o retorno do grão (Aconselho comprar o hopper que vende separado), leve e compacto mas o botão de ajuste do RPM e em um local inacessível (Teria espaço para pelo menos colocar acima do botão de acionamento);

Ruído: O S64s é muito silencioso, sem os grãos fico na dúvida se está ligado;

Ajuste de moagem: Vou precisar comprar a adaptação 3D para melhorar a visualização da indicação;

Troca de lâminas: Ainda não sei qual entre os dois é mais fácil

Potência de motor: O S64s tem um motor de 150w contra 250w do DF64 (Sculptor 78S tem 400w)

Considerações até o momento: Não tenho coragem de escolher entre um e outro, são moedores com qualidades diferentes e não acredito ser um upgrade na xícara, mas se vc quiser ter um moedor mais silencioso de mós de 64mm com controle de RPM, mais compacto, que tenha desligamento automático e uma opção de mós a mais de 64mm, vai de S64s. Se quiser uma experiência realmente diferente acredito que o S78s vai ser uma melhor opção (Moedor mais potente, mós maiores, com maior ranger de controle de RPM), mas existe relatos de canalização nas moagens do S78s  para espresso.

Poxa amigo, perfeita a sua colocação, agradeço a resposta! Um dia quem sabe vem um sculptor 78s para fazer os testes lado a lado.. 

bons cafés! 

Link para o comentário

Em 10/08/2025 at 17:17, MarcioMO disse:

20250809_184704.jpg

Essa que está com a escrita CAST é  a Lab Sweet V2?

Você chegou a usar ela pra coados? O que achou em relação à MP?

Link para o comentário

1 hora atrás, Rafa Rocks disse:

As duas mós são ótimas para coados, mas para mim o espresso da MP é sem corpo. Já a da Cast Silver fica extremamente doce e não ainda com corpo. 

Link para o comentário

12 horas atrás, Rafa Rocks disse:

Isso aí, Cast é a Lab sweet v2. Eu gosto mais da LSv2 para torras médias e MP para torras claras e médias claras nos coados. Em geral, a LSv2 realça a docura, corpo e mantém uma boa claridade para as torras que citei. A MP ja baixa bem o corpo, dá uma citei mais pronunciada e mais claridade, que é o que procuro nas torras claras. Para espresso, gosto mais do LSv2 porque dá um corpo bom (não igual a HU ou Niche zero), docura, e mantém claridade e acidez. Um estilo de espresso mais "moderno" como falam extraindo um ratio maior, exemplo 1:3. Mas, eu gosto do 1:2 mesmo assim. Ahahhaha

E a fellow gen2 também é muito boa nos coados e mais em conta!

• Curtir 3
Link para o comentário

• 2 weeks later...
Em 10/08/2025 at 16:17, MarcioMO disse:

Gostei tanto do Sculptor 078s que adquiri um 064s usado em excelentes condições. Eu gostei demais da baixa (quase zero) retenção dele, especialmente do knocker e a dispensa dos bellows. Fui para as mós 64mm, porque as de 78mm não tem muitas alternativas, por enquanto, existem só a Lebrew e SSP MP. Além disso, já tenho várias de 64mm, o que me levou a ao 064s. O único receio que tinha era que as mós de 64mm de outras fabricantes não servissem. Pesquisei pra caramba em fóruns, vídeos, perguntei para alguns donos e decidi comprar. Assim, para ajudar os outros donos (ou futuros donos), compartilho as medidas das mós (diâmetro externo) que tenho ou testei:
Todos os menores que 64,1mm serviram numa boa nos suportes. O problema de não servir, na verdade é no suporte da mó fixa preso ao corpo do moinho. A que rotaciona, não tem esse problema.
SSP: MP, LS V2 (cast), LS V3  < 64,1mm
Lebrew sweet < 64,1mm
Gorilla gear < 64,1mm
DLC do DF64 < 64,1mm
Fellow ode gen 2 do Lance < 64,1mm
Aliexpress estilo MP e HU < 64,1mm
O da SSP HU = 64,2mm até serviu, mas precisei achar uma posição para empurrar e depois ir girando até ela se acomodar perfeitamente no disco de apoio. Decidi não arriscar... Pelas minhas pesquisas, a primeiras mós da SSP (essa minha por exemplo) são um pouco mais largas e em geral não servem. As recentes já vem com 64,1mm e servem perfeitamente como é o caso das demais SSP que serviram.
As que não serviram, de forma alguma, foram: Italmill = 64,25mm e Mazzer 033 = 64,3mm.

Se alguém tiver mais informações, vale colaborar aqui também.

Abraços e bons cafés

20250809_184704.jpg

20250809_191907.jpg

20250809_191648.jpg

20250809_184911.jpg

Muito legal, Marcio. Obrigado pelo relato. Quem sabe um dia pegue um 064s pra fazer par com o irmão maior.

• Curtir 2
Link para o comentário

• 1 month later...
Em 10/08/2025 at 17:17, MarcioMO disse:

Gostei tanto do Sculptor 078s que adquiri um 064s usado em excelentes condições. Eu gostei demais da baixa (quase zero) retenção dele, especialmente do knocker e a dispensa dos bellows. Fui para as mós 64mm, porque as de 78mm não tem muitas alternativas, por enquanto, existem só a Lebrew e SSP MP. Além disso, já tenho várias de 64mm, o que me levou a ao 064s. O único receio que tinha era que as mós de 64mm de outras fabricantes não servissem. Pesquisei pra caramba em fóruns, vídeos, perguntei para alguns donos e decidi comprar. Assim, para ajudar os outros donos (ou futuros donos), compartilho as medidas das mós (diâmetro externo) que tenho ou testei:
Todos os menores que 64,1mm serviram numa boa nos suportes. O problema de não servir, na verdade é no suporte da mó fixa preso ao corpo do moinho. A que rotaciona, não tem esse problema.
SSP: MP, LS V2 (cast), LS V3  < 64,1mm
Lebrew sweet < 64,1mm
Gorilla gear < 64,1mm
DLC do DF64 < 64,1mm
Fellow ode gen 2 do Lance < 64,1mm
Aliexpress estilo MP e HU < 64,1mm
O da SSP HU = 64,2mm até serviu, mas precisei achar uma posição para empurrar e depois ir girando até ela se acomodar perfeitamente no disco de apoio. Decidi não arriscar... Pelas minhas pesquisas, a primeiras mós da SSP (essa minha por exemplo) são um pouco mais largas e em geral não servem. As recentes já vem com 64,1mm e servem perfeitamente como é o caso das demais SSP que serviram.
As que não serviram, de forma alguma, foram: Italmill = 64,25mm e Mazzer 033 = 64,3mm.

Se alguém tiver mais informações, vale colaborar aqui também.

Abraços e bons cafés

20250809_184704.jpg

20250809_191907.jpg

20250809_191648.jpg

20250809_184911.jpg

marcio, muito obrigado por seus posts
eu estava a algum tempo pensando no meu setup e se eu comprava um 078s

seus posts tiraram exatamente as dúvidas que eu tinha

procurei em foruns gringos, reddit, discord, etc, ninguém explicava bem as diferenças

hoje eu tenho um df64 com duas mós HU e MP

como você tem as duas mós do 078 foi direto no que eu precisava

muito obrigado

ps: vou continuar com o df64 hahaha

• Curtir 1
Link para o comentário

3 horas atrás, sfJonatas disse:

marcio, muito obrigado por seus posts
eu estava a algum tempo pensando no meu setup e se eu comprava um 078s

seus posts tiraram exatamente as dúvidas que eu tinha

procurei em foruns gringos, reddit, discord, etc, ninguém explicava bem as diferenças

hoje eu tenho um df64 com duas mós HU e MP

como você tem as duas mós do 078 foi direto no que eu precisava

muito obrigado

ps: vou continuar com o df64 hahaha

Fala! Legal que ajudei alguém além de mim mesmo! Ahahahaha.

Você já está com 2 mós muito boas de 64mm! 

• Curtir 1
Link para o comentário

Em 01/10/2025 at 20:54, MarcioMO disse:

Fala! Legal que ajudei alguém além de mim mesmo! Ahahahaha.

Você já está com 2 mós muito boas de 64mm! 

Márcio, você já testou o zp6? 

Como ele se comporta frente com o 078 turbo e o SSP MP? 

Estou pensando em pegar para quando o HU estiver no df64

Link para o comentário

25 minutos atrás, sfJonatas disse:

Márcio, você já testou o zp6? 

Como ele se comporta frente com o 078 turbo e o SSP MP? 

Estou pensando em pegar para quando o HU estiver no df64

Opa. Já testei sim, mas não me lembro muito bem... Pela notas que fiz na época, as turbo burrs tem o mesmo nível de clareza que o zp6, mas as notas das turbo ficam um pouco mais intensas...

Um detalhe é que o meu zp6 já está amaciado, mas as turbo ainda não...

Quando as Turbo já tiverem moido uns 2kg, ai eu volto e posto um comparativo. 

Só não sei quanto tempo uso levará, pois estou usando o SSP Lab sweet para coados. Em geral, gosto de mais corpo e doçura...

Link para o comentário

• 2 months later...

Para quem já teve contato com os moedores da linha Sculptor e o DF64, pode opinar sobre até quanto a diferença de preço vale a pena?

Gosto muito do design dos sculptors, e eles parecem melhores nas questões de ruído e retenção de café, mas fico na dúvida se vale a pena a diferença de preço ou algo como um DF64 + um futuro upgrade de mós vale mais a pena.

Dos preços que vi recentemente, o DF64 está uns R$4200 pela amazon, o 064S pelo aliexpress vi custando até uns R$5200 com cupons e o 078S está >R$7700

Link para o comentário

Se for pegar um de 64mm acredito que o Sculptor não é custo benefício, o DF64 tem a questão do alinhamento e tal, mai ainda acho melhor para trocar as mós do que o S64s que tenho. Acredito que o mais robusto que já foi testado e que agrada geral é o DF e pode ser custo benefício, estou muito satisfeito com ambos.

Tem outras opções de 64mm que  foram testadas e mais baratas.

Modelos testados aqui no fórum pelo @MarcioMO e pelo @regisassao

-SHARDOR (Corpo de Plástico)-Amazon e Ali

-T64- Ali (Esse tem versões com controle de RPM)

-DF64V

Modelos baratos que não vi testes

-SHARDOR Comercial (Amazon EUA)

-ITOP (Alguns modelos no Ali)

-Brandt m600p (Ali)

Modelos Importados mais caros sem erro kkk

Mazzer Philos

Zerno 

Modelos comerciais trambolhos

Mazzer SJ 

Fiorenzato 64

• Curtir 1
Link para o comentário

5 horas atrás, AndréTh disse:

Para quem já teve contato com os moedores da linha Sculptor e o DF64, pode opinar sobre até quanto a diferença de preço vale a pena?

Gosto muito do design dos sculptors, e eles parecem melhores nas questões de ruído e retenção de café, mas fico na dúvida se vale a pena a diferença de preço ou algo como um DF64 + um futuro upgrade de mós vale mais a pena.

Dos preços que vi recentemente, o DF64 está uns R$4200 pela amazon, o 064S pelo aliexpress vi custando até uns R$5200 com cupons e o 078S está >R$7700

Shardor é o melhor custo benefício. Como ja mencionei neste post, virei fã dos sculptors... Então, recomendo o 064s se $ não pesar.

Link para o comentário

• 1 month later...

Olá turma do Sculptor!

Recentemente adquiri o 078s e tenho tido dificuldades para regular o espresso nele. Sei que tem mtos casos do pessoal ter que amaciar as mós com vários kilos de café, por isso estou usando ele até para coado e fazendo café de térmica pra levar pro escritório, para tentar acelerar o processo kkk mas tb queria checar se pode ter um desalinhamento nas mós. Alguém aqui já alinhou as mós dos sculptors? Se sim tem algum guia ou vídeo que usou de referência? 

Eu ia desmontar e fazer no método da canetinha, que foi o que usei qnd tinha o Eureka, mas vi alguns comentários de pessoas falando que dependendo do caso da pra checar o alinhamento sem precisar tirar as mós, só ajustando alguns dos parafusos que prendem o eixo (apertando ou soltando mais de um lado). Agradeço se alguém que passou por isso puder ajudar.

Link para o comentário

8 horas atrás, Rafael Simas disse:

Olá turma do Sculptor!

Recentemente adquiri o 078s e tenho tido dificuldades para regular o espresso nele. Sei que tem mtos casos do pessoal ter que amaciar as mós com vários kilos de café, por isso estou usando ele até para coado e fazendo café de térmica pra levar pro escritório, para tentar acelerar o processo kkk mas tb queria checar se pode ter um desalinhamento nas mós. Alguém aqui já alinhou as mós dos sculptors? Se sim tem algum guia ou vídeo que usou de referência? 

Eu ia desmontar e fazer no método da canetinha, que foi o que usei qnd tinha o Eureka, mas vi alguns comentários de pessoas falando que dependendo do caso da pra checar o alinhamento sem precisar tirar as mós, só ajustando alguns dos parafusos que prendem o eixo (apertando ou soltando mais de um lado). Agradeço se alguém que passou por isso puder ajudar.

Fala Rafael! Tudo bem?

Parabéns pela aquisição! 

O meu 078s é usado e já estava com as mós amaciadas. Mas, andei experimentando outras mós (Lebrew e Turbo burrs) e tive que passar / estou passando pelo amaciamento delas. O alinhamento tradicional com caneta é efetivo, mas desde que aperte os parafusos de formas iguais nas vezes que for fechar o moedor. Eu o Lance e o Ourcoffeeshelter alinhando de uma forma bem mais simples e passei a adotar. Ahahah

É o seguinte, aperte todos os parafusos exteriores, mas não muito apertados (no máximo). Ai vc dá uma leve pressionada no disco para ouvir o som das mós se tocando levemente. Faca dos dois lados e vá apertando um pouco mais os parafusos para que ambos os lados nao se toquem. Entao, aperta mais um pouco e vai até onde der para ajustar. Eu faço nos parafusos de cima e baixo tambem..

Olha esse video do Lance próximo do minuto 16.

• Curtir 1
Link para o comentário

57 minutos atrás, Rafael Simas disse:

Boa, Marico, vou testar! Obrigado!

Aproveitando, o que está achando da Lebrew para espressos?

Não gosto muito, pois eu prefiro mais corpo e docura com não muita claridade. Até agora esta com pouco corpo e muita claridade...pode ser o amaciamento. Para coado,ok. Mas não chega num SSP MP de 64mm. 

• Curtir 1
Link para o comentário