Estou pesquisando métodos de conservar os grãos para uso diário. Os valores dos grãos por assinatura são bem melhores, mas os pacotes são maiores e costumo consumir somente 18-36g por dia.
Recebo 1kg todo dia 10 em um pacote só, torras marcadas do dia 3-4, normalmente. Todos os testes de sabor foram com shots de espresso usando 17.4g 1:2. O único cuidado que tive no preparo além desses parâmetros foi usar água mineral de uma mesma fonte e lote. Outro fator importante: estou no DF, com temperaturas que variam entre 15ºC a noite e chegam a 33ºC ao longo do dia, fora a umidade relativa passeando de 15-35%, kkk.
- Fiz um teste de um mês mantendo os grãos na embalagem original, com válvula, uma ou duas aberturas por dia e fechando-a bem ao terminar. Em duas semanas o sabor começou a mudar mais, perdendo muitas características e, principalmente após cada gole, quando a boca fica mais aerada, deixando um sabor e sensação esquisita de café passado (isso tem nome? kkkk).
- Procurei uma alternativa que me permitisse abrir a embalagem original menos vezes ao longo do mês, pois acredito que o sabor mudou devido às muitas aberturas. Testei um pote hermético onde o enchi com 250g e o consumi do mesmo jeito - duas aberturas por dia até acabar. Repeti até terminar com 1kg de café. O café da embalagem de 1kg ficou muito bom até o final, mas o do pote hermético não... o gosto piorou claramente ao longo da semana de consumo.
- Após isso limpei uma garrafa de cerveja e fiz o mesmo teste do pote hermético (250g por semana), fechando-a com uma rolha à vácuo para vinho (haha). No dia seguinte eu já notei uma mudança de sabor, similar à do primeiro teste, mas mais sutil. Ao longo de toda a semana de consumo, não houve mais mudanças além dessa e o sabor se manteve estável aí.
OBS: esse efeito negativo é minimizado se eu tirar a quantidade de café que vou usar e o deixar respirar por 5min antes da moagem. CO2?
- Agora estou testando o mesmo método da rolha, sem bombeá-la para tirar o ar. Isso porque essas rolhas são de via única, permitindo a saída do ar e impedindo a entrada. Estou vendo se a mudança de sabor está relacionada ao vácuo em si.
Tirando o fato de que estou com muito tempo livre (recuperação de saúde), queria muito a opinião e experiências de vocês com esses e outros métodos de conservação, principalmente quando abrimos e fechamos os potes/embalagens todo dia. Congelar os grãos e tal é algo que deixei de fazer há uns meses, principalmente após sentir que mantê-los na embalagem original com poucas aberturas mantém o sabor muito bem.
Obrigado por terem lido até aqui