Ir para conteúdo

regisassao

Senior Members
  • Total de itens

    2.147
  • Registro em

  • Última visita

  • Days Won

    251

Tudo que regisassao postou

  1. São todas 220v mesmo, mas algumas são vendidas como 110 a 220, pois a única coisa que altera é o tempo para ferver. A maioria parece ter resistência de 300W, construções similares, muda só a marca, mas não entendi porque umas demoram mais para ferver. Mais tarde testo numa tomada 220 e meço o tempo de novo. De qualquer forma, parece um bom quebra galho em viagens.
  2. Compartilhando caso alguém se anime com a Black Friday, há um tempo comprei essa chaleira portátil, com o objetivo de fazer meu café em hotel, por exemplo: https://a.aliexpress.com/_mqDEYja Não colocarei fotos nem medidas aqui, pois já tem no link acima. O anúncio diz que é 110/220, no entanto, em 110 demora muito pra esquentar. Uns 17 min para ferver 310 ml de água (em um dia que os termometros marcam 15 graus em SP). Em 220v não consegui medir ainda. A capacidade oficial é de 350 ml, mas não cheguei a encher tanto, com receio de vazar. Como não tem bico, fica difícil escaldar uma V60 e despejar lentamente, teria que dar outra improvisada. Além disso, o volume é pequeno para V60. No entanto, para Aeropress é uma boa medida, e é o que levo em viagens. Gostei da construção, não vaza, a tampa tem uma válvula de segurança para o vapor... Os pontos negativos ficam para o tempo de aquecimento em 110v e o manual todo em chinês. Para utilizar, nao precisa de manual, mas nao sei se tem algum alerta que nao vi. Uma das informações que eu buscava era a possibilidade de lavar com agua e sabao. Na duvida, lavei, sequei bem, e tudo certo. Depois da minha próxima viagem, posso falar melhor da experiência, mas quis adiantar as primeiras impressões caso alguém queira aproveitar as promoções. O valor hoje é de 144 reais e dá pra pegar alguns cupons no Ali, baixando bem o valor. Obs: o @MarcioMO tem uma da Hamisi e ele me disse que demora 5-7 min para ferver. Bem melhor que essa da SDRNKA.
  3. Exatamente, e são relatos nas avaliações no Google, não no Reclame Aqui.
  4. Não precisa comprar arruelas. Basta não usar as que vem no portafiltro. Coloque o parafuso direto e ele fica fixo.
  5. Olá, @rafaelsgarbulho, Você instalou o manometro? Poderia compartilhar as medidas de mangueiras, conectores, tamanhos de rosca do manometro, etc? De repente, até os links dos materiais que comprou. Vou compilar um material para o Thales, mas não tenho uma Philco para verificar tudo isso. Obrigado de antemão!
  6. Depois de mais alguns testes, achei o iCafilas limitado para espresso mesmo. Sou mais o K2. Para coados, tem uma boa margem pra ajustes, a marcação externa é uma mão na roda, se eu fosse de coados e tivesse que escolher entre o C2 e o iCafilas, iria de iCafilas. Acho que vou mandar o moedor pro Thales fazer review, e depois colocarei a venda. Vou continuar com o K2 e K4, talvez troque o K2 por um K6.
  7. A apartamento não tem PID, teria que ir de Mozzafiatto pra cima, mas aí fica bem mais caro que uma ECM Classika PID ou a Bianca
  8. E hoje fui no Coffee Five, no centro do Rio, e tomei só um espressinho porque estava com pressa. Aprovadissimo, 7 reais, preço que considero bem justo pela qualidade. Na próxima, quem sabe visito as outras...
  9. Ficaram bonitas hein! As minhas mods na Poemia foram meio no improviso, mas estas ficaram profissionais!
  10. Acho que já foi. Abri o link e estava por 1120 mais 231 de frete...
  11. Bacana a iniciativa. Depois pego meu número também pra apoiar a causa, mas se ganhar algo não ficarei triste não kkk
  12. Sobre a Bianca, o Kyle Rowsell tem bastante conteúdo sobre ela, olha o canal dele no YouTube. Não dá pra comparar com a Gaggia, são duas categorias completamente diferentes. É a diferença entre andar de Gol 1.6 ou de Mercedes. Se quer uma dual boiler, se vai vaporizar muito, é uma máquina interessante. Se for fazer só espresso, ou mesmo se não vaporizar muito, eu iria de ECM Classika PID, por uns 1200 euros. Mas se modificar a Gaggia Classic, também fica interessante. Essa decisão vai muito do seu bolso, mas a Bianca sem dúvida nenhuma é muito superior. Se eu tivesse a grana, iria nela.
  13. De vez em quando aparece umas máquinas a venda aqui no fórum. Fique de olho nos classificados. Mas não vi serviços de customização. Veja com o @cabeca ou @Fogo ruivo, talvez eles façam pra você.
  14. Os 130 ml em 30s vem de uma curva de vazão vs pressão que encontraram para hma bomba ulka 15 bar que está na maioria das máquinas cadeiras. O problema é que a moagem afeta diretamente a vazão e pressão, ou seja, moagem muito grossa, mesmo com a vazão de 130 ml a cada 30s, não atinge 9 bar. Moagem muito fina, mesmo com os 130 ml por 30 s, leva a pressões superiores a 9 bar. Porém, no olho você vai vendo se o café tá saindo muito rápido ou lento, vai pilotando no dimmer. Não será preciso, mas você vai calibrado o olho e paladar, dá pra viver sem manômetro. Para ter certeza que a pressão está em 9 bar, só instalando o manômetro mesmo.
  15. Triste isso... Eu sugiro o Torra Fresca e o AKSA, como opções de bom custo benefício.
  16. Não é apenas quantidade de reclamações. O conteúdo das reclamações no Google que é preocupante. E o tratamento das reclamações também é ruim. Mas, fiquem a vontade para comprar com eles. Talvez eu seja muito conservador mesmo.
  17. Na shopee tem sempre os cupons de frete grátis. Não sei se tem outros cafés bons, mas o Acaia do AKSA vale a pena. O Alexson nem vendia por lá, mas eu sugeri justamente para baratear o frete e ele topou.
  18. É do Market Place da Magalu, mas o vendedor real é a XCOMM, uma importadora que esta com avaliações preocupantes no Google.. eu não compraria dessa empresa.
  19. Estão de volta. Provei o Acaia safra nova e está ainda melhor. No espresso ficou bem doce, com uma leve acidez porque usei uma moagem mais grossa e temperatura mais baixa. Estava com corpo e crema também, usei com 5-7 dias de torra. No momento, esta saindo a 54 reais cada pacote de 500g na Shopee.
  20. Geralmente usa-se 90 a 94 no bolo e o PID mede a temperatura no boiler, mas tem uma pequena queda do boiler para o bolo de uns 5 graus aproximadamente. Para ser exato, você pode comprar um termômetro com sensor tipo K com a ponta bem fininha e encaixar no portafiltro durante uma extração. Se não quiser ser tão preciso, comece com 92 e mude de dois em dois graus para mais ou para menos ajustado ao seu paladar. Quando tiver sua referência, fica mais fácil ajusta ao trocar de grão.
  21. Eu também ficaria na dúvida entre o K2 e iCafilas como primeiro moedor. A diferença de preço é pequena, uns 70-80 reais, mas a performance do K2 é melhor enquanto o iCafilas tem ajuste externo.
  22. Essa semana recebi meu moedor da iCafilas, chegou rápido, cerca de 12 dias corridos. Não fui taxado. O moedor estava por uns 450 reais, mas com alguns créditos que eu tinha, descontos, cupons, cashback do meu cartão, deve ter saido uns 330 reais. O preço médio sem tudo isso deve ser uns 370 reais, pois sempre tem uns cupons de Loja, do Ali ou Cuponomia. Sendo bem objetivo: não é o melhor moedor pra espresso, não é equivalente ao K6 ou K4, mas é um moedor razoável e pode ser ótimo como primeiro moedor pelo custo benefício. O ajuste externo é uma das coisas que me atraiu. Depois de comprar o K4, dá preguiça de usar o K2 que tem ajuste interno. Os 60 cliques por volta, com contagem de até 5 voltas, é enganoso para espresso. Eu comecei com 60 cliques, fui reduzindo pra 50, 40, 25, 15, e cheguei em 6 cliques para tirar o primeiro espresso agradável. Porém, curto um pouco mais de acidez e os que curtem doçura e corpo podem querer afinar a moagem. Eu cheguei a moer no clique 2 e tirei um espresso em 20s, 16g in / 40.2 g out. Clique 3 deu resultado bem parecido, talvez meio segundo de diferença, fica na margem de erro das outras variáveis. No clique 4, saiu em uns 24 s, parece até um contrassenso. Precisaria fazer mais testes para poder falar com mais propriedade a variação por clique, mas acho que o ponto é que no clique 2 a 6, já estamos tão perto do zero que sobra pouca margem de ajuste no espresso. Contudo, devo dizer que para o meu gosto, saiu um espresso bem redondo. Usei um Acaiá do AKSA com 6 dias de torra. Deixei a temperatura mais baixa no PID para extrair mais acidez, uma vez que o Acaia tende a gerar aquele espresso clássico, mais achocolatado, encorpado, doce. Na minha opinião, esse moedor se compara mais ao Timemore C2 e C3. Comparando com o Timemore C2, o iCafilas leva vantagem, pois consegue tirar um bom espresso, mesmo com alguma limitação. Eu tinha muita dificuldade de tirar bons espressos no C2. Além disso, o ajuste externo faz toda a diferença pra mim. Em termos de construção, é um moedor leve, de alumínio, similar à qualidade dos Kingrinder. Achei bonito, veio numa caixa melhor que os Kingrinder. A dificuldade de moagem para espresso seria um intermediário entre o K2 e K4. O K2 pode ser mais duro também por moer mais fino. Trata-se de um moedor relativamente rápido também, na faixa do K4: cerca de 40-50s para moer 16g para espresso. Uns 30s para coados. A retenção me pareceu maior que nos Kingrinder, na balança deu 0.1 a 0.2 g de retenção. No Kingrinder nunca passou de 0.1g. Para coados, prensa, aeropress etc, creio que atende bem, mas também preciso testar mais um pouco. Em termos de sensorial, achei mais parecido com K2/K6, ou seja, mais acidez e clareza, que o K4 que entrega mais doçura e corpo. Futuramente, farei um lado a lado pra tirar a dúvida. De qualquer forma, quis adiantar minhas impressões, pois a black Friday está chegando e dá mais tempo de planejarem as compras e eventualmente trocarmos mais ideias por aqui. Filmei uma extração no clique 4, só pra dar uma ideia mesmo. Ignorem a lente suja do celular (não é filtro com efeito fumaça kkk) e o ruído de fundo... rs... Não vou colocar fotos aqui, pois o anúncio no Ali é bem detalhado e condiz com o que recebi. Se quiserem ver fotos e videos: https://a.aliexpress.com/_mO4XQ6M
  23. Hoje visitei a Cupping, na Vila Madalena, tomei um espresso e um Koar. Achei que estavam superextraidos, não curti muito. Na Koar era um fermentado, era pra ter um pouco mais de acidez, mas não me agradou. Em compensação, o croissant estava sensacional. Dá de dez a zero na Le Pain Quotidien que fica no mesmo bairro. A tarde, depois almoço, fui com o @MarcioMO no Coffee Lab. Pedimos o espresso, vieram dois: mesmo café, mesma quantidade, um numa xícara de café e outro numa xícara de chá, no que eles chamam de ritual de boas vindas. Parênteses: desde que conheço o Coffee Lab, provava os rituais. Eles tinham harmonização com queijo, flor de sal, diferentes métodos com o mesmo café... Atualmente, possuem apenas 3 rituais, mas esse que citei é uma cortesia para quem vai pela primeira vez, ou como já não ia lá desde 2015 acho, ganhei o ritual também. Sobre o café: era um blend composto por um com mais doçura e outro com mais acidez, esqueci os cafés que eles blendaram, mas estavam bem equilibrados, bem extraídos, bem ao meu estilo. Com relação ao ritual e às xícaras, não vou dar spoiler para não estragar a experiência de quem for pela primeira vez. Só digo que eu preferi um e o Márcio preferiu outro, e não é por acaso, nós temos preferências por estilos diferentes de espresso. E vale lembrar que a Cupping fica a 2 ou 3 quadras do Coffee Lab, então, pode valer a pena ir lá e ver se não foi apenas um dia ruim, ou mera questão de gosto de minha parte. O Thales, quando foi lá há uns 2 meses, curtiu a Cupping.
  24. Depende do bolso. Tem uma Oster Xpert anunciada por 2100 e acho um ótimo custo benefício. Tinha uma Silvia com PID por 4 mil e achava um bom custo benefício. Mas são dois nichos diferentes.
×
×
  • Criar Novo...