Ir para conteúdo

regisassao

Senior Members
  • Total de itens

    2.147
  • Registro em

  • Última visita

  • Days Won

    251

Tudo que regisassao postou

  1. Cuidado, pois torras mais claras exigem mais torque. Tem colegas aqui que usaram parafusadeiras de 15 N.m e não conseguiram moer. A tampa é pra evitar grãos pulando pra fora do moedor, o famoso popcorn. Sugiro usar parafusafeira com o anel preto, na alavanca só o branco. Coado exige menos torque pois mói mais grosso. Pra espresso e torra clara, sugiro furadeiras com 19 N.m ou mais.
  2. Testei com o anel preto e não senti grandes diferenças. Dá uma segurada se girar em falso, mas na hora de moer não senti diferença.
  3. Tenho quase certeza que é isso. Aquele anel é para deixar a tampa fixa e a parafusadeira girar o eixo no meio. Com alavanca é o contrário, você quer que a tampa gire com a alavanca.
  4. Eu tenho o K2 e o K4, minha experiência é exatamente oposta, K4 muito mais fácil de moer, não sei o que eles alteraram nos últimos tempos. O K2 tenho há 1 anos mais ou menos e o K4 há 10 meses. Quanto a furadeiras, os Kingrinders foram projetados para isso, mas tem que ser uma furadeira com pelo menos 19 N.m de torque. A minha é uma Hammer PLI 10. Deve custar algo entre 120 a 150 reais. Funcionou bem nos dois moedores.
  5. Provei um fermentado da Lucca recentemente e estava ótimo. Quero inclusive provar outros
  6. Acho que uma pergunta que você pode se fazer é se vale pagar 1500 a mais que um K4. Na xícara, os resultados são bem próximos. Porém, o Bravito é mais bonito, sensação na moagem é mais prazerosa (como diz o Thales, o K4 tem direção hidráulica, o Bravito tem direção elétrica... kkk), vem com mais acessórios, seu cantinho do café vai ficar mais bonito. Mas tudo isso custa 1500 a Maia. O fato de ser stepless não foi relevante pra mim. O K4 tem 16 microns por clique e não precisei usar meio ponto no Bravito. E com os 1500 de diferença, você compra outros brinquedos legais, como o Tamper e distribuidor da Bravo, puck screen, WDT... Setup quase completo. Depois de um tempo, se resolver trocar de moedor, o K4 vende fácil aqui no fórum. Muita gente tá vendendo por um valor maior que pagaram.
  7. regisassao

    Kingrinder K6

    Para coados, o C2 atende muito bem. Uma coisa que gosto muito no K6 são os ajustes externos. Com relação ao sensorial, isso é bem particular, mas o K6 tem possibilidade de ajustar a moagem com muito mais precisão. Mas essa precisão, se é necessária ou não, só você pode dizer. Uma possibilidade é comprar um K6, se não gostar, vende aqui no fórum mesmo. Se gostar, vende o C2. Ambos vendem fácil.
  8. O pessoal tem relatado uma falta de consistência do Mario. Eu peguei cafés bons dele. Não tenho nada a reclamar.
  9. K2 sem dúvidas. O C2 não te dá boas margens de regulagem do espresso. Se comprar o K4 melhor ainda. Tem também a replica do K6, da iCafilas, por uns 370 reais. Ainda não vi relatos de desempenho etc, mas comprei um e posso falar quando chegar, em novembro.
  10. Na seção de iniciantes tem um tópico sobre tamanho de portafiltros. Você pode olhar lá e o diâmetro para cada máquina mencionada. Depois disso, pode buscar o preço e disponibilidade de filtros pra cada máquina. Trocar filtro pode ser mais complicado, pois além do diâmetro tem a altura do filtro e as bordas que podem ser retas ou abaladas. Com relação à gambiarra, na Poemia você solta uns parafusos do portafiltro, remove o dispositivo que pressuriza o portafiltro, monta tudo de novo e visualmente nem dá pra ver a diferença. Não sei se considera isso uma gambiarra. Se quiser comprar um portafiltro despressurizado (na poemia, nao é o filtro que é pressurizado, ela tem uma valvula abaixo do filtro), que eu saiba so a Seattle Coffee Gear tinha pra vender, nem sei se ainda tem, e era um naked. Usada é difícil encontrar. A La Spaziale tem 53 mm como padrão, mas fiquei com receio de não encaixar, não pesquisei tão a fundo, e na minha pesquisa superficial não senti segurança de arriscar, e além disso acho tranquilo remover a válvula de pressurização. No topico da Poemia tem informações bem completas caso opte por ela.
  11. Vi, mas estou na mesma que o Márcio. Nunca vaporizo leite. Só aproveitei que estava instalando pra colocar no lugar dos dois termostatos e ter essa opção. Na época que instalei, não sabia da opção do alarme, mas é uma boa estratégia. Eu ainda prefiro a minha para não colocar sois SSRs pois vai tirando espaço interno para outras mods. E ajustar temperatura é bem rápido no Rex C100.
  12. Tinha aquela de Campinas por 4k e do José do Café por 6k. Acho que não vai ter grandes dificuldades. Se já usa filtro despressurizado e regula moagem para cada café, não muda muito. Se não usa é decide usar naked, tem um aprendizado aí. Mods pode ir no seu ritmo, sem pressa. Altura não sei, melhor perguntar nos tópicos das duas maquinas
  13. Se seu intuito é preencher o filtro, WDT (agulhas) não resolveriam, mas ajuda a deixar o bolo mais uniforme, com menos chance de canalização e pode melhorar o sabor. Para preencher, você pode usar cafés de baixa densidade. Geralmente são torras mais escuras, que possuem menos água no grão, portanto a densidade fica menor e preenche melhor o filtro. Outro fator que influencia a densidade é a altitude da plantação do café. Não tenho certeza, mas acho que quanto mais alto menor a densidade, mas pode ser o contrário, só dar uma pesquisada. Não sei a medida do filtro, mas você também pode tentar colocar um puck screen, que vai preencher mais uns 5 mm.
  14. @ivoesazevedo, essa é minha opção preferencial: O @MarcioMO instalou tudo de uma vez. Você pode comprar uma Silvia usada e revisada. Depois, quando quiser subir uns degraus, adiciona o PID, Dimmer, chuveiro IMS, e manômetro.
  15. Com um Rex-C100 ou o XMT também dá pra controlar ambos. Os PIDs controlam a temperatura no boiler. Se aumentar de 95 para 130 graus, o PID fará a função do termostato da vaporização. Na minha Poemia, eu apenas desconectei o termostato e coloquei o PID + SSR no lugar. Funciona perfeitamente.
  16. Moedor integrado pra mim não rola. Acho que você pode ficar entre Silvia e Gaggia mesmo. Eu particularmente gosto mais da Silvia, ainda que usada
  17. Tentadora essa Dedica... Mas só troco minha Poemia por uma máquina com portafiltro de 58 mm. As que me interessam, infelizmente estão acima de 15 mil, vou ter trazer na mala em alguma viagem no futuro...
  18. As duas coisas. Tem gente que vai preferir pela sustentabilidade. E até toparia pagar um pouco a mais por isso. Mas certamente criar barreira de entrada estava na lista dos prós quando fizeram o business plan. 98% do alumínio ser reutilizado só diminui o impacto ambiental. Os catadores de latinha tem uma vida bem precária, é um trabalho que não garante nem o básico. Além disso, os catadores não pegam as cápsulas pra tirar o café, o anel de silicone, e vender só alumínio. Cápsula de alumínio só é reciclável se entregar numa loja da Nespresso. Caso contrário, vira parte dos 2%. Indo além, se a questão é diminuir ao máximo o impacto ambiental, tem que ir pra semiautomaticas ou superautomaticas, ou mudar para french press. Não pode nem fazer V60 ou Aeropress porque precisa de papel, a maior parte papel branco, e tem todo o impacto da indústria de celulose. O papel ate é compostável mas maior parte vai pra aterro, não é compostado de fato. Teríamos ainda que comprar nossos cafés de produtores orgânicos para diminuir o uso de adubos e pesticidas. Complicado ser um Coffee Lover sustentável... rs...
  19. O café não sendo moído na hora, com crema falsa, torra antiga, que deve ser no máximo gourmet, vai ficar anos luz de uma semiautomatica. É opção pra quem quer praticidade, não sabor. Mas mesmo sendo de qualidade similar a Nespresso, se eu fosse do time cápsulas, iria nas bolinhas pelo impacto ambiental.
  20. Não vejo diferença pra Gaggia nesse ponto. Vai ter que ajustar a moagem (já supondo que usara os filtros despressurizados), moer, nivelar, compactar, controlar os pesos e tempos, e ainda tem um recurso a mais que são as variações de temperatura. São apenas 3 modos, mas já te dá um recurso a mais e, portanto, mais complexidade. Por que acha que seria para os mais comodistas? Acho que um degrau acima da Gaggia é Dedica seria a Oster Xpert e Breville Mas sao bem mais caras, deve estar uns 4k atualmente e ambas são grandes. Acima dessas, também grandes só as prosumers tipo Rocket. Acho que a Pasquale tem a Appartento, Mozzafioto e Cinquantotto. Mas seria acima de 15 mil. Isso pensando so em máquinas novas, disponíveis no Brasil com assistência e garantia. Lá fora você consegue umas em torno de 1200 dólares ou euros, mas o problema é trazer. São máquinas de uns 30 kg, se for prosumer. Já a Gaggia sai por uns 500 dólares. Lá fora, tbm pensaria na Flair 58. Vai dar trabalho escaldar umas três vezes, não é do grupo das comodistas, dá pra comprar com aquecimento elétrico e três níveis de temperaturas se não me falha a memória, e pode controlar vazão e pressão na alavanca. Ainda é razoavelmente portável.
  21. Veja com o @marcosmrai se ele ja vendeu a Silvia. A dele já tinha PID, filtro naked, simples e duplo. Eu ainda colocaria um manômetro e dimmer. Acho que o @MarcioMO instalou tudo isso, mais um chuveiro IMS de competição. Entre a Gaggia com tudo isso e a Silvia com os mesmos mods, eu iria na Silvia, que tem uma caldeira maior e dá mais estabilidade térmica. Mas a Gaggia também é uma boa, só não faria mod em máquina nova, pois perde a garantia. Você tbm pode esperar acabar a garantia para modificar. Você também pode comprar uma Delonghi Dedica EC680 ou EC685. Ela já tem um controle controle de temperatura simples de fabrica, são três ajustes: baixa, média e alta, e usa termobloco, não resistência interna ou externa à caldeira, e em teoria aquecendo mais rápido. Além disso, se tiver acessórios como tamper, distribuidor, filtro despressurizado, portafiltro naked etc, deve servir na 680/685. Acho que todas são de 51 mm. E em termos de tamanho, é das mais compactas e gosto do design dela.
  22. Acabar com a vida útil é complicado, mas derrubar e danificar uma ou outra peça, nao é tão difícil. Eu derrubei o meu K2. O comentário do Márcio é super relevante nesse aspecto.
  23. Isso vale para quem quer ser importador e revendedor, não para pessoa física. A Pasquali que passou a importar as Rocket precisou disso certamente, mas pessoa física não precisa.
×
×
  • Criar Novo...