regisassao
Senior Members-
Total de itens
2.147 -
Registro em
-
Última visita
-
Days Won
251
Tudo que regisassao postou
-
Acho que a Philco não gera vapor suficiente para um bico de 4 furos.
-
Qual máquina comprar? Buscando versatilidade e qualidade do espresso
regisassao respondeu ao tópico de hlecco em Máquinas de Expresso
Eu fiquei com um Bravito por um mês e não achei cansativo. Conseguia moer 17-18g de café em uns 30-40s. Nesse período, testei muitos cafés diferentes, pois foi um período de recebimentos de diversas novas torrefaçoes que eu queria provar. Partindo sempre do último ajuste, o café saia sempre razoável. Na segunda moagem, já saia quase perfeito. Eu não jogava nenhum café na pia, esperava o próximo espresso do dia para aperfeiçoar. Me serviu muito bem assim. Moedor elétrico pode ser mais conveniente na hora de moer, mas pra ter uma performance similar ao Bravito em precisão e sensorial, vai custar muito mais. O Bravito tem o preço equivalente a um Baratza Encore, mas o Encore não chega nem perto da performance do Bravito. A manutenção dos elétricos também é outro ponto de atenção. Muita gente aqui no fórum tem relatado problemas. Num moedor manual basta um pincel e no máximo um soprador. Indo mais longe, o K4 custa menos da metade do Bravito e entrega performance bem similar. Uso há cerca de 8-9 meses e estou super satisfeito. -
O Magaldi estava liquidando uma La Spaziale: https://www.instagram.com/reel/CgubX00lhot/?igshid=MDJmNzVkMjY= Se não me engano, ele é de Peruibe. Não é tão perto assim do vale do Paraná. Mas de repente o valor compensa o frete.
-
Contribuição feita também! Assim como o Alex, tbm topo entrar na repescagem se precisar! Valeu!
-
Troca de impressões sobre a Philco 15 Bar
regisassao respondeu ao tópico de esantelmo em Máquinas de Expresso
Tem uma forma cara (700 dólares com um Scace) ou barata de fazer isso com um termômetro do Aliexpress (uns 40 reais) mas que vaza um pouco de agua/café. Aqui tem um pouco da minha experiência com um termômetro de 40 reais: https://forum.clubedocafe.net/topic/159-controladores-de-temperatura-pids/page/6/#comment-228490 -
Troca de impressões sobre a Philco 15 Bar
regisassao respondeu ao tópico de esantelmo em Máquinas de Expresso
@esantelmo, 1 - É assim mesmo. Com filtro pressurizado, a moagem tem que ser um pouco mais grossa. 2 - Não sei o que usa como peneira, mas os fines deixam o café mais encorpado, mais amargo, demora mais pra passar, é o comportamento esperado mesmo. O que eu sugiro é a compra de um moedor. O melhor custo benefício que conheço é o K2. Para filtro despressurizado, moedor de lamina não funciona. 3 - Puck screen, na minha experiência, não melhorou o sensorial, apenas ajudou a manter o chuveiro mais limpo, o que já é grande coisa, e agora não deixo de usar. Mas não melhora muito a distribuição da água, pelo menos, não observei isso. 4 - Surfing é assim mesmo. Aqui não posso opinar, pois não tenho a Philco, e varia de máquina pra máquina. Abs! -
Voltando pra falar um pouco sobre a minha experiência com os cafés da Oka: O Frutas Vermelhas de fato ficou melhor na V60. O melhor que provei no espresso foi o Rapadura, com uma doçura superior aos demais. O Floral e Vinho Seleto também ficaram bons no espresso, sendo o último mais ácido, mas uma característica que aprecio. O Caramelo e Mel, pra mim, foi o que menos se destacou. No geral, achei as torras mais desenvolvidas que costumo gostar. Não sei se a região de Piatã exige isso para extrair o melhor dos grãos, mas coincidentemente provei mais ou menos ao mesmo tempo os cafés do Túlio (Nerd Coffee), todos da região de Piatã, possivelmente mesma safra, e também torras mais desenvolvidas. Tive de extrair a temperaturas mais baixas e moagens mais grossas para adaptar ao meu paladar. Mas são bons cafés. Vale a pena provar!
-
Crema sem densidade na Gaggia Classic Pro
regisassao respondeu ao tópico de Geraldinho em Técnicas e Dicas
@Geraldinho, saiu um artigo sobre crema que talvez interesse: https://perfectdailygrind.com/pt/2022/08/01/manual-basico-da-crema-do-espresso/ -
Crema sem densidade na Gaggia Classic Pro
regisassao respondeu ao tópico de Geraldinho em Técnicas e Dicas
São as duas coisas: moagem muito grossa pode colocar o dimmer no máximo que não chega nos 9 bar. Moagem fina vai atingir 9 bar com menos "potencia" no dimmer. Vejo isso diariamente na minha Poemia. Se compromete a bomba, não sei. A minha está com dimmer há mais de 6 meses, quase um ano, tirando 2-3 espressos por dia em média. Continua funcionando bem. -
Crema sem densidade na Gaggia Classic Pro
regisassao respondeu ao tópico de Geraldinho em Técnicas e Dicas
Nao sei se entendi. Os testes da WLL são com várias máquinas, as vezes a diferença é de 1 bar, as vezes 1,5 bar. A Saeco que eu tenho é a Poemia, não SE50. -
Crema sem densidade na Gaggia Classic Pro
regisassao respondeu ao tópico de Geraldinho em Técnicas e Dicas
Tem alguns testes com Scace que mostram uma queda na pressão de 1 a 1,5 bar entre a bomba e o grupo. Acho que é do Whole Latte Lover. Dessa forma, eles regulam a pressão na bomba para 10 a 10,5 bar. Eu uso 10.5 bar na Poemia e me parece ok. -
Só posso dizer para não perder as esperanças... eu derrubei meu K2, entortou na rosca do moedor, copo perfeito mas não encaixava. Levei em torneiro, serralheiro, martelinho de ouro, tudo que imaginei que poderia ter ferramentas para desentortar sem piorar. Um belo dia, pesquisando ferramentas e pessoas que poderiam ter algum equipamento adequado, vi que mecânica de motos poderiam ter algo, eles possuem até prensas para desentortar eixos. Encontrei um cara do lado de casa que faz manutenção de Harley e similares. O cara desentortou de graça, trabalho de artesão, prensando um martelo na morsa e usando a parte redonda da cabeça do martelo de forma interna para a rosca do moedor. Deu umas marteladas por fora, e ficou perfeito. Em casa, com uma dremel e serra, refiz a rosca interna que tinha amassado e hoje o K2 virou meu moedor reserva. O K4 é o de todo dia. Demorou uns 6 meses até eu chegar na solução. Muito também porque comprei um K4 e relaxei, mas, novamente, não perca as esperanças. Leve em algum torneiro mecânico, relojoeiro, sei lá, use a criatividade. Alguém vai te ajudar!
-
Crema sem densidade na Gaggia Classic Pro
regisassao respondeu ao tópico de Geraldinho em Técnicas e Dicas
@Geraldinho o que eu estudei sobre crema é o seguinte: - Crema se forma principalmente devido ao CO2; - Com o tempo, o CO2 vai se desprendendo. Por isso, se quer muita crema, use torras de no maximo 1 mes. Menos de 1 semana não é uma boa, em geral, pois o cafe precisa descansar. Até 2-3 semanas seria o ideal, mas ai é minha opinião pessoal. - Outro fator que influencia na formação de CO2 é a torra. Quanto mais escura, mais CO2. - Crema, segundo alguns, é como a espuma do Chopp: o que você quer é café e não crema. Polêmico, tanto no mundo do Chopp quanto do café... - Moagem: mais fina tende a gerar mais esforço para o café passar pelo filtro, ou seja, mais pressão. Novamente, imagine Chopp tirado com mais ou menos pressão: mais pressão igual a mais espuma. Por isso, aumentar a dose ou afinar a moagem gera mais crema. - Porém, mais crema significa extração mais lenta e mais CO2, o que pode significar mais amargor e acidez. Não necessariamente o paladar acompanha a beleza da extração. No meu caso, por exemplo, prefiro mais acidez, extrações mais rápidas, que em geral se traduzem em menos crema. Sugiro testar as variáveis acima e ajustar ao seu paladar. Comigo, funcionaram bem, e tenho uma máquina bem mais simples, uma Poemia, com moedor K4 (que é muito bom pra espresso). -
Onde comprar máquinas usadas
regisassao respondeu ao tópico de Leonardo Lobo em Máquinas de Expresso
Além dos já citados, tem o Magaldi também. Acha fácil no insta, onde ele costuma postar as máquinas que está restaurando ou tem a venda.- 8 respostas
-
- 1
-
-
- máquina usada
- máquinas usadas
- (e 2 mais)
-
Aqui quando afino a moagem, dificulta os espirros, mas geralmente prefiro cafés com mais acidez, ou seja, o mais bonito não é o mais gostoso para o meu paladar. Então, acabo correndo o risco e frequentemente tenho uns jatos indesejáveis. Você tem ficado satisfeito com o sabor?
- 1.403 respostas
-
- máquina de espresso
- máquina de café
- (e 3 mais)
-
Qual moedor está usando? Fala mais do café tbm, torra recente, mais clara ou escura... O que significa não fazer uma boa extração? Sabor ou está espirrando?
- 1.403 respostas
-
- máquina de espresso
- máquina de café
- (e 3 mais)
-
Ajuda - Upgrade válido a partir de um Timemore c2. Foco somente em espresso.
regisassao respondeu ao tópico de Bruno Flores em Moedores
Eu tive a oportunidade de testar um Bravito por aproximadamente um mês e achei a diferença na xícara para o K4 mínima, provavelmente, eu não saberia diferenciar num teste as cegas. Tem uma construção mais robusta, mais acessórios, mais premium, cabe mais café no moedor (é bem mais pesado também), mas, sinceramente, não acho que valha a diferença de preço, mesmo eu sendo fã da Bravo e gostando de privilegiar a indústria nacional. -
Eu em geral uso de 150-210 cliques no Tetsu Kasuya e 42-50 cliques no espresso.
-
Cafeteira Expresso Oster Cappuccino - BVSTECMP65R
regisassao respondeu ao tópico de Rafael Andriotti Sevaio em Máquinas de Expresso
Sugiro dar uma olhada no topico da Poemia. Discutimos bastante sobre as mods mais comuns por la. -
Controladores de temperatura - PIDs
regisassao respondeu ao tópico de leonardopm em Máquinas de Expresso
Achei: Na sequência, tem algumas trocas de ideia que podem ser úteis também, sugiro ler as mensagens seguintes. Outra coisa que descobri recentemente é que a leitura do termopar é numa região muito desfavorável e a variação de temperatura é muito menor. Com isso, descobri que o offset na minha máquina teria de ser -12. Usei um termômetro do Aliexpress para medir a temperatura no bolo para encontrar esse valor. -
Controladores de temperatura - PIDs
regisassao respondeu ao tópico de leonardopm em Máquinas de Expresso
Olhando o manual, DF é o coeficiente de filtro, mas não tenho ideia do que seja. Já o FAC parece ser uma proteção que desativa o sinal se a temperatura passar de X graus do SV. Quanto aos parâmetros, vou procurar um comentário onde coloquei diversos resultados de testes que fiz e coloco o link aqui. -
Ajuda upgrade de máquina (atual Breville)
regisassao respondeu ao tópico de smarley em Máquinas de Expresso
Meu sonho de consumo atual é a ECM, mas não pesquisei todas as máquinas da lista. E isso porque tenho um perfil parecido de não vaporizar leite (é uma máquina single boiler). -
Controladores de temperatura - PIDs
regisassao respondeu ao tópico de leonardopm em Máquinas de Expresso
O meu é o REX-C100FK02V-DN. Vou te passar meus parâmetros atuais caso queira tentar replicar: AL1: no meu não aparece nada, se não me engano porque AC1 está em zero (alarme desligado) Aru 0 P 30 I 360 D 8 Ar 100 R 1 (amostragem a cada 1s, na sua parece estar a cada 20s) SC -12 (offset específico para a minha máquina, pode deixar em 0) LCK 0 Cod 000 Sn k SLL -50 SLH 999 SuL -20 SuH 999 Oud 0 Ouk 0 AC1 0 Ah1 0 Unt 0 DF 200 Ion 0 Ton 001 Cot 004 FAC 080 -
Controladores de temperatura - PIDs
regisassao respondeu ao tópico de leonardopm em Máquinas de Expresso
Acho que dá para usar assim, tendo uma temperatura de referência, ajustada pelo paladar. Pelo que falou, está mantendo uma estabilidade. Você pode testar a repetibilidade. Por outro lado, trocar o PID também é fácil e não muito caro. Mas o seu relato dá a entender que não deu problema no PID, foi apenas algo que desajustou e deveria ter voltado ao normal após resetar para configurações de fábrica. -
Philco Coffee Express 15 bar - troca de informações
regisassao respondeu ao tópico de Alison Eduardo Piegel em Máquinas de Expresso
Para controlar pressão, dimmer. Para controlar temperatura, PID. Eu colocaria PID primeiro, mas é mais complicado de instalar. Dimmer é bem mais fácil. Nós tópicos da Poemia eu comentei um pouco sobre a instalação na minha. Mas ambos devem invalidar a garantia, caso ainda esteja no período coberto.