regisassao
Senior Members-
Total de itens
2.147 -
Registro em
-
Última visita
-
Days Won
251
Tudo que regisassao postou
-
Em busca de acessória para iniciar marca
regisassao respondeu ao tópico de Thyago Soares em Dúvidas de Iniciantes
Talvez possa começar fazendo um curso de torra e cupping. -
Cafeteria na Vila Olímpia buscando barista
regisassao respondeu ao tópico de Luciano Palma em Cafeterias: onde beber café
@Mojavesp, Posso estar enganado, mas acho que o Birmingham estava procurando barista. Lembro vagamente de ter visto num story do insta, mas posso estar equivocado quanto à cafeteria. -
kingrinder k2 - Quantos clicks para expresso?
regisassao respondeu ao tópico de Thiago de Oliveira Fernand em Moedores
Você pode fazer um teste abrindo um pouco o knob de vaporização durante a extração. Não lembro se a Prima Latte tem knob, mas isso alivia um pouco a pressão. Você não saberá exatamente a pressão sem manômetro, mas consegue fazer um teste qualitativo e ver se sai mais ou menos fines. -
kingrinder k2 - Quantos clicks para expresso?
regisassao respondeu ao tópico de Thiago de Oliveira Fernand em Moedores
Não vejo isso nos meus espressos, não. Acho que isso só é normal em prensa francesa ou ibriq ou similares. Com um dos cafés que citei, com torra de 1-2 semanas, você verá uma diferença significativa na qualidade. Teste com um ou dois cliques mais grosso pra ver se diminui o amargor, caso esteja te incomodando. Mas acho que esse grão não ajuda muito... -
kingrinder k2 - Quantos clicks para expresso?
regisassao respondeu ao tópico de Thiago de Oliveira Fernand em Moedores
Baggio de supermercado? Sugiro comprar algum café especial do Alex do Torra Fresca, do Mario, ou do Alexson do AKSA. Eles costumam ter um bom custo benefício, são torras mais frescas (principalmente Alex e Alexson), e muita gente aqui já provou, podendo ter mais comparativos de percepções. -
Mais um noob precisando de ajuda
regisassao respondeu ao tópico de Jeferson Melo em Dúvidas de Iniciantes
Os parâmetros parecem ok, mas se ainda acha amargo, já tentou moagem mais grossa? Mesmo passando mais rápido, o que importa é o sabor. Esse café eu não conheço, mas talvez seja uma torra mais desenvolvida. Vi que é fermentado e tem notas de chocolate. Notas de chocolate em geral indicam ser bons pra espresso tradicional e talvez o amargor venha daí. Já fermentado indica uma acidez mais elevada. Você pode tentar um grão com torra mais clara, recentemente provei o Marcelia da Roast e achei muito bom no espresso, mas não é pra quem curte espresso tradicional, é mais exótico, com forte aroma de coco queimado. Na Oster, vi você usa um ratio muito maior, praticamente 7:1. Deveria sair um café com menos corpo e mais amargo. É até estranho que tenha saído bom... Outra coisa que pode fazer, é baixar um pouco a temperatura. Se não me engano, a Dedica possibilita esses ajustes. Não sei também quanto tempo faz que comprou a Dedica, mas upgrade pra despressurizado demanda tempo. Tem que ir treinando e ajustando ao seu paladar mesmo. Boa sorte aí! -
kingrinder k2 - Quantos clicks para expresso?
regisassao respondeu ao tópico de Thiago de Oliveira Fernand em Moedores
Sim, despressurizado. Qual café esta usando? Quantos dias de torra? -
Ajuda na compra de moinho para usar com a Rocket Appartamento
regisassao respondeu ao tópico de Medeiros123 em Moedores
Tenho os mesmos moedores e não tenho vontade de comprar um elétrico nem em viagem. Questão de perfil também , mas me adaptei super bem a moedores manuais. -
kingrinder k2 - Quantos clicks para expresso?
regisassao respondeu ao tópico de Thiago de Oliveira Fernand em Moedores
Conta a partir da trava. É a melhor referência. O meu K2 trava um clique antes do 2. Se te disser que estou moendo entre 40-60 cliques, você só pode ter referência se ambos contarmos do travamento. -
E ainda tem mais 3,6% de cashback no cuponomia e mais os beneficios do cartao de credito de cada um.
-
Cafeteira Expresso Oster Cappuccino - BVSTECMP65R
regisassao respondeu ao tópico de Rafael Andriotti Sevaio em Máquinas de Expresso
Eu diria que a Picopresso não é ideal pra começar. Além dos ajustes serem mais complexos, tem que ficar escaldando pra ter uma boa temperatura, ouvi relatos de ser trabalhosa de limpar, é boa mais pra usar em viagens. A melhor opção seria uma doméstica. Não conheço a Oster Cappuccino, mas provavelmente usa o mesmo portafiltro da Oster Prima Latte e deve ser possível usar os filtros despressurizados que se usam na Prima Latte. As Philco 15 e 20 bar foram bem avaliadas pelo Não sou Barista e podem servir ao propósito também, mas não possuem adaptador pra cápsulas. Ainda sobre a performance das cápsulas na Oster, ouvi relatos de que na Prima Latte não funciona tão bem. Seria melhor ter uma Nespresso ou Três Corações e uma manual. A sua esposa também pode usar filtro pressurizado e você o despressurizado. Dá um pouco mais de trabalho que cápsula, mas a qualidade é bem melhor e ela não precisaria se preocupar com granularidade nem ter o trabalho de moer, pode usar pré-moído. -
Dos que eu utilizaria, perto de 100 reais o quilo, cafés do Alex do Torra Fresca ou do Alexson do AKSA (vende até pela Shopee). Mas tem gente que compra café de mercado. Só que são no máximo gourmet, não podem ser considerados especiais, e a torra nunca é fresca.
-
O Boram fala bem do leitissimo.
-
Eu não costumo ajustar com dose, pois a precisão do K4 já é muito boa. Além disso, tenho PID e dimmer. Muitas vezes, vario a temperatura e dá muito certo. Quanto aos elétricos, no início pensava que seria necessário. Depois te passar um tempo com um C2, vi que não era nada demais moer na mão. Fui descobrindo também que a performance de um manual é muito superior aos seu equivalente em preço elétrico: um Baratza Encore é um moedor elétrico de entrada e custa até mais que um Bravito. Comprei um K2 e estava feliz já. Mas derrubei e comprei um K4 enquanto não consertava o K2. Agora tenho o K2 e K4. Costumo usar só o K4 e deixo o K2 para coados e de backup. Ou uso quando quero tirar mais acidez. Hoje, nem penso em ter elétricos.
-
Cada grão, a cada dia, é um clique. Acho que o Não sou Barista fez review do Q2. Ele costuma deixar uma faixa de cliques. Procura o vídeo na playlist de moedores.
-
Então acho que a ordem seria Kinu, Bravito e K4, dependendo do bolso.
-
Se quer perfil sensorial mais encorpado, achocolatado, espresso tradicionalzão: tem o Bravito por quase 2 mil reais, ou o K4 por menos de 700 no Ali. Em performance acho bem similares, sensorial também, não vejo grande vantagem no Bravito ser stepless. Mas o Bravito é mais bonito, parece mais robusto, mais pesadão, mais luxuoso. O K4 é mais "pé de boi". Entre esses dois, prefiro o K4. Se quer extrair mais clareza e acidez, tem o K6, por exemplo. Que hoje seria a minha escolha pelo perfil sensorial. Mas como já tenho o K2, não quis trocar ainda. O Kinu é outro top. O @MarcioMO que manja tudo de moedor, já testou os melhores pra espresso incluindo os Kingrinder, 1zpresso, Bravito e Kinu, é fã do Kinu pra espresso. Se fizer uma busca no fórum, tem muita informação sobre todos esses moedores acima. Se quer espresso tradicional, escolha pelo orçamento disponível. Quer custo benefício vai de K4. Quer algo com um estojo mais bacana e acessórios, tem alguns da 1zpresso como o J-Max. Tem mais recurso, vai de Bravito. Se tá sobrando, compra um Kinu.
-
Filtro de V60 nacional mais barato
regisassao respondeu ao tópico de Astroman em Novidades e Sugestões
Comprei uns filtros da Hario, fiz um teste com exatamente os mesmos equipamentos, mesma receita, mesmo grão, mesma moagem no mesmo moedor, e curiosamente não deu diferença no tempo de extração (4 min, talvez uma variacao de 2s por conta do olhometro pra determinar o fim da extração). Pode ser alguma variação no despejo, alguma pequena diferença nos tempos de cada despejo, mas não deveria dar exatamente o mesmo tempo de extração. O do Thales deu 1 min de diferença. Talvez eu repita futuramente com um despejo único pra ter um comparativo com menos variáveis. Na receita de ontem, usei Tetsu Kasuya com 4 despejos. Cada vez mais convencido que os filtros da Waals valem mais a pena. -
Mais um noob precisando de ajuda
regisassao respondeu ao tópico de Jeferson Melo em Dúvidas de Iniciantes
Sobre dimmer e OPV, tem muita informação no tópico da Poemia. Mas conta mais sobre o que não está bom para ver se temos dicas de como melhorar. -
Esqueci de mencionar a precisão: cada clique (16 microns) equivale a uns 3-4 segundos de variação na extração do espresso. Isso dá uma margem de ajuste muito boa para extrair mais corpo, doçura, acidez. Poucos moedores conseguem ajustes menores, como os stepless ou o J-MAX (12,5 microns), mas não achei relevante quando usei o Bravito que é stepless. Já um Timemore C2 dá mais de 10s entre cliques. Aí já fica mais difícil regular, mesmo combinando com mais 0,5 ou 1 g de café.
-
Pode aumentar a temperatura de vaporização com um PID, ou usa-lo para manter a temperatura. Se usar temperatura mais alta, não iria além da temperatura de proteção do termofusivel. Tem que descobrir essa temperatura para a Philco. Eu nem dei a da Poemia, que é a minha, pois nao sou de vaporizar. Mas nunca passei de 130, se não me engano. Lembre que com termostato, a temperatura fica variando num intervalo de 10 graus. Ao acender o led, a resistência deve desligar e ligar novamente so quando cair uns 10 graus. Deve ter umas dicas de Temperature surfing pra vaporizar na Philco também. Tipo deixar o led acender, girar o knob de vaporização até apagar, esperar acender de novo e aí vaporizar. To falando aleatoriamente, mas alguém deve ter mapeado algum esquema assim.
-
Marlos, Peneiras de cozinha não servem para avaliar fines. Teria que comprar uma Kruve, mas são centenas de reais. Fines não é tudo que passou pela peneira. Então, esses 50% não são uma boa referência. Para mim, a melhor referência é o paladar. O K4 entrega mais corpo e doçura. Essa é uma característica sensorial dele. E entrega isso porque gera mais fines. Agora, quanto gera, so com uma Kruve. Caso queira mais acidez, pode mudar método ou granularidade. Eu, por exemplo, uso entre 180-210, método Tetsu Kasuya na V60. Melitta tem mais retenção que V60, então, se eu usasse, moeria ainda mais grosso. Mas como eu disse, vai do seu perfil. O K4 ser bom para espresso e não tão bom pra coado é uma avaliação contra a percepção clássica de que espresso tem que ser encorpado, achocolatado, e V60 tem que ter notas claras, mais acidez, etc. No meu paladar, por exemplo, prefiro espressos mais ácidos e até cogito trocar o K4 pelo K6, mas acho que sou exceção.
-
Ela consegue vaporizar com bico original, mas a caldeira é única para extração e vaporização, é pequena, vai ter pouca capacidade de gerar vapor. Por isso você vaporiza em um ou dois minutos em uma doméstica e em 20 segundos numa profissional. Quando você tem uma quantidade de vapor suficiente, pode ter mais furos, pois vai ter vazão e pressão suficiente. Na Philco, ao aumentar a quantidade de furos, você vai ter mais vazão de vapor mas com pressão inferior. Não sei se a pressão será suficiente para vaporizar entende?
-
Qual máquina comprar? Buscando versatilidade e qualidade do espresso
regisassao respondeu ao tópico de hlecco em Máquinas de Expresso
Aqui eu discordo. Acho que o primeiro fator a fazer grande diferença é o moedor. E um Bravito tá anos luz a frente de um elétrico na mesma faixa de preço. Teria que pagar o dobro para ter um moedor elétrico tão bom quanto o Bravito. PID ajuda muito e dá muita praticidade na extração. Mas mesmo sem PID, o Bravito ou K4 vão fazer diferença na extração, comparados a um Encore. Quanto a moer pra muita gente, concordo que não é prático. Aí depende da realidade de cada um. Aqui nunca sai mais que 3 na sequência. É só pra mim no dia a dia, e uma vez por mês talvez eu tire 2 ou 3 seguidos. Mas aí o que me dá mais trabalho é limpar o filtro, WDT, nivelar, compactar... Moer é a parte mais fácil. Tem gente que vai passando o moedor pra cada um moer o seu tbm kkk... -
kingrinder k2 - Quantos clicks para expresso?
regisassao respondeu ao tópico de Thiago de Oliveira Fernand em Moedores
A pressão/vazão da sua maquina podem estar baixas. 62 me parece muito grosso. Em geral, eu ficava entre 40-50. Torra e grão influenciam mas não sei se tanto a ponto de manter 30s no clique 62. Mas se está do seu agrado, desencana. O que importa é satisfazer o seu paladar.