Ir para conteúdo

regisassao

Senior Members
  • Total de itens

    2.145
  • Registro em

  • Última visita

  • Days Won

    251

Tudo que regisassao postou

  1. O diferencial deles é o software. É um Gaggiuino comercial. Porém, investiram no software para poder compartilhar perfis, criar uma comunidade, ter um app proprio, como fez a Decent. Na época que lançaram, o Gaggiuino ainda nao tinha essas capacidades, mas com a V3, tem. Então, hoje, eu diria que Gaggiuino pode sair por uns 900 euros se você souber fazer e Kafmasino por 1300 euros pra quem não sabe. E eles tem avançado bem no desenvolvimento do software. São dois irmãos, se nao me engano, baseados em Madri. Parecem gente boa, inclusive. Ja troquei emails com um deles.
  2. Vao ter que comer muito arroz com feijão. O Gaggiuino é tão azeitado, em cada mínimo detalhe, que acho muito complicado outros chegarem perto no curto prazo. E eles optaram por baratear, abrindo mão de features importantes como flow e pressure profiling. Quanto mais conheço, mais comprado fico no Gaggiuino. Ah, tem a comunidade tbm: muita gente foda ajudando o Zer0-bit.
  3. Ta corajoso indo de lego kkk Um dia acho que vou fazer um video comparando sim, mas pelas possibilidades que oferece, a Gaggiuino é melhor, sem dúvida nenhuma.
  4. Eu vi que eles recomendam instalar esse T e adaptador para Silvia, mas, por que não colocar um T de 1/8 na saida da bomba, com uma mangueira de PTFE para o transdutor de pressão, exatamente como fazem na Gaggia? Parece mais complicada essa ideia ai, não?
  5. Para quem for instalar o seu Gaggiuino, eu fiz uma série de vídeos desde uma introdução para iniciantes, passando pelas opções de compras, como gravar o firmware na PCB e na tela, e a instalação completa, mostrando fio a fio, conector a conector, como fazer a montagem. Os vídeos estão em inglês, mas com legendas em português e inglês revisadas manualmente para evitar a tradução macarrônica. O próximo vídeo deve ser sobre a instalação e calibração da balança. E futuramente, farei os vídeos com a instalação em uma Silvia. Seguem os vídeos, mas está tudo numa playlista:
  6. Façam uma busca aí. É um tipo de afirmação grave pra se fazer nao tendo acontecido comigo, então, prefiro não identificar, mas foi reportado por mais de uma pessoa.
  7. Acho que ele se referia especialmente a um caso famoso que chegou a entregar café com datas de torra no futuro... Torrefação conhecida no meio, inclusive.
  8. Eu colocaria PID mesmo na E24. Nao vi esses testes, mas ainda que seja estável surfando, as vezes precisamos de uma temperatura um pouco mais alta ou um pouco mais baixa. A estabilidade muitas vezes é numa temperatura que nao sabemos qual é. Muitas vezes atende, as vezes quero fazer um fermentado no espresso e fica faltando aquele ajuste fino na temperatura. Mas é questão de perfil tbm.
  9. Vai na V2. Na caixa, dificil uma máquina caber na mala. Geralmente colocam uma caixa dentro de outra caixa e despacham como volume extra. Paga uns 100 dólares por volime extra, tem que checar as regras da sua empresa aérea. Fora da caixa, o pessoal enrola com bastante plástico bolha (vi uma Silvia ser trazida assim da Espanha), a maquina pode ate quicar se cair kkk. Ai cabe.em algumas malas sim.
  10. Em Sao Paulo Capital, eles entregam no mesmo dia ou dia seguinte dependendo do horario do pedido. Ei já comprei com eles e não tive problemas. Só o sensorial que nao bateu com o meu paladar, mas isso acontece com várias e nao necessariamente é demerito da Torrefação. Eu nao curti muito a Manhattan, por exemplo, que é tida como uma das melhores do mundo, mas gosto muito da Friedhats que tbm é super renomada e gosto de uma Torrefação local na minha cidade que ninguém conhece chamada Roast Factory... Ainda sobre data de torra, é comum algumas enviarem com uma semana de torra e vc pode perder mais uma na logística. Por isso, quando não é aquilo de peça ate domingo porque torramos 2a e enviamos na 3a, eu especifico que prefiro esperar e receber a torra mais Fresca (quando eu preciso). Ainda sobre a Crio, conheço muita gente feliz com o atendimento lá. Eu continuo recomendando principalmente pra galera de SP Capital precisando de um SOS.
  11. Se nao ta piscando, o PID nao ta comandando. Cheque os pinos pra ver se ligou corretamente, depois as configurações.
  12. Moedor com ajuste interno é uma coisa que não passa pela minha cabeça. O último que testei foi o Comandante e passei pra frente, preferi ficar com o K6.
  13. Show de bola essa restauração @Athos! Certamente, um dos maiores conhecedores de Brasilias do fórum e modificações muito caprichadas. Queria ter um pouco mais de habilidade manual para fazer serviços tão bonitos como esses!
  14. Eu congelado em zip individual ou mesmo na embalagem original se for de boa qualidade, apenas vedando a válvula com fita adesiva como precaução extra (em teoria desnecessária) e nao tenho problemas. Mas eu congelo em freezer, não em congelador. Tem uma diferença razoável de temperatura, mas mesmo assim congelador deveria aumentar muito a sobrevida. Selar a vácuo não me parece o mais importante e sim a temperatura. O oxigênio oxida o grão, mas a minha impressão é que o peso é pequeno comparado à diminuição de temperatura e consequente desaceleração na liberação dos gases. Outro ponto é que talvez não esteja vedando bem no seu caso e está entrando ar, e não liberando gases. O congelamento deixa o grão em dormência, nao deveria liberar quase nada. Um teste que pode fazer é moer pra filtrado e ver se libera gases durante o blooming como normalmente voce observa nos grãos imediatamente antes de congelar. Se estiver igual, os gases estão la e o efeito sensorial é devido a outro fator.
  15. Show! Só tem maluco nesse forum. Me sinto em casa kkk
  16. Quando diz forte demais quer dizer muito amargo, muito ácido ou muito encorpado? No primeiro caso, pode engrossar a moagem, no segundo apertar, no terceiro tentar aumentar a proporcao de água (pode ser reduzindo a quantidade de café ou aumebtando a passagem de água, mas se estiver amargando vai piorar pois vai extrair mais), enfim, tem várias possibilidades dependendo da direcao que quer ir. Uma regrinha que pode ter em mente é que primeiro extraímos a acidez, depois doçura e por fim, amargor. Afinar a moagem, te manda pro lado do amargor (aumentar a extração), assim como aumentar a proporção de agua (ratio) e temperatura. E lógico que essas variáveis são dependentes e aumentar temperatura ao mesmo tempo que engrossa a moagem ou diminui o ratio vai mascarar o efeito do primeiro, você fica perdido, e por isso recomendamos sempre ir testando a mudança de uma variável por vez. Mas vai testando e descobrindo o que gosta, brincando com essas variáveis, o caminho è esse mesmo.
  17. Só um alerta: Bicarbonato é exatamente a calcificação que queremos eliminar e neutraliza o acido, no caso, o limão. Você pode usar limão primeiro para eliminar a calcificação e usar o Bicarbonato como um saponaceo para esfregar, porém, nao acredito que queira o efeito abrasivo e só o limão, Vinagre ou acido citrico seriam suficientes. Um outro alerta: no sumo do limão sempre saem óleos essenciais que podem deixar cheiro residual. Vinagre de alcool branco um pouco menos arriscado. E a opção mais segura é o acido citrico, facil de comprar online e em casas de doces, talvez até mesmo no supermercado.
  18. Vc pode tentar usar extrator de parafusos ou fazer uma nova fenda com uma dremel. Talvez pedir ajuda de um serralheiro, que ja deve ter essas ferramentas. As vezes eles quebram um galho pra gente.
  19. @Fogo ruivo é o especialista em Delonghi's automáticas.
  20. Termosifão é o sifoneamento por diferença de temperatura que cria o movimento de agua de um lado mais quente para outro mais frio e circula a agua da caldeira para o grupo. Então, qualquer maquina com esses tubos ligando areas que ficam mais quente e fria possuem um Termosifão. É um artifício que usam para aquecer o grupo E61 e nao ter muita perda de calor quando a agua vai da caldeira para o chuveiro, é um componente do grupo e61, nao o grupo em si. Nesse vídeo, eu explico o funcionamento:
  21. Toda E61 tem termosifao, nem toda E61 è HX, mas HX é sempre E61. Ex: Classika PID é e61, mas nao HX, é single boiler. Lelit Bianca é dual boiler com grupo E61, nao HX. MaraX è HX e tem grupo E61. Todas tem termosifao intrinsecamente por serem E61. Só corrigi para facilitar uma busca por informações específicas sobre termobloco e termocoil que é bastante controverso, mas tem muito material aqui, e uma busca por termosifao vai pra outros assuntos, polemicos tbm a respeito de E61, como a radiação de calor e instabilidade térmica, o que ja testei e é lenda na minha opinião, mas tem gente que ainda acha e61 instável quando na verdade sao as HX com grupo e61 que são imprevisíveis. Desculpe se passei uma impressão errada, respondi meio na pressa aqui e ficou sem contexto mesmo.
  22. Tem que ver de quando é. Tem um estoque que pode ter o boiler com Teflon, mas o que eu digo é que comprando uma EVO agora, é melhor perguntar e ter certeza que não é o com Teflon. Ou melhor ainda, esperar a E24 que já é de latão. Profitec Go ja trouxeram em mala. ECM Classika PID e Puristika tbm. Se nao quiser gastar tanto, ja tem a E24 na Europa por 500 euros. Ou uma Silvia por uns 600 (que eu prefiro em relação a Gaggia). Qualquer uma das opções acima deve te custar uns 100 dolares pela bagagem extra despachada, mas vale a pena. O pessoal compra muito da Espresso Coffee Shop. Bons preços, mas mandando entregar na Alemanha, nao sei se consegue reembolso de VAT. O @boni talvez tenha dicas de lojas na Alemanha pra comprar com reembolso de VAT, da uns 20% de economia. Agora, de todas as máquinas citadas, eu não recomendo as maquinas que nao tenham grupo de 58 mm e nao recomendo termobloco e termocoil. Tem muita mensagem sobre isso, dá uma procurada e forme sua opinião. Tem muita gente que gosta de Breville e dá pra tirar bons espressos, mas eu acho que limita o futuro e é bom só pra quem vai parar na Breville. Apex tem relatos positivos, mas eu considero categoria desbravador. Ainda falta ver se elas terao boa durabilidade e quao dificil sera comprar peças quando der defeito, especialmente a placa controladora. Note tbm que a maioria das avaliacoes negativas é em relacao a V1 e a V2 teria melhorado bastante. Pode trazer da europa por uns 500 euros tbm e ja tendo PID e manômetro, se vc nao tem facilidade em fazer mod, talvez seja mais interessante que Silvia e Gaggia. Mas em manutenção, Silvia e Gaggia são Gol e Fusca, olhando videos na Internet, você mesmo faz a manutenção basica. Flair 58 acho uma excelente segunda máquina, mas se tiver só ela, o workflow pode não ser pra você, sugiro avaliar bem isso. Mas produz otimas xícaras tbm e o controle de pressao por alavanca é melhor que máquinas com flow control. Considere ainda trazer um moedor. Um DF54 sai por uns 250-300 euros, um Eureka 300-350 (eu tenho um Eureka Zero muito.bom, mas acho que o DF54 faz mais sentido hoje),. Nao sei qual moedor você tem. Se quiser manual, tem Kinu a partir de 215 euros, eu acabei de comprar um Pietro na Espresso Perfetto em promoção, uns 240 euros com frete e IVA.
×
×
  • Criar Novo...