regisassao
Senior Members-
Total de itens
2.147 -
Registro em
-
Última visita
-
Days Won
251
Tudo que regisassao postou
-
Eu nao entendo essa forma de instalação. Eles podem até ligar no termopar para que o mesmo funcione como uma proteção, ou seja, atingindo uns 97 graus, desliga a resistência na função de extração e ao chegar a uns 135 desliga na função vaporização. Porém, a alimentação vai continuar interrompida até cair 10 graus, eliminando o beneficio do PID. Eu bypassei os dois termostatos, desativando-os completamente. Com isso, o PID/SSR controla a resistência diretamente. Basta deixar o neutro da resistência conectado na alimentação e a fase passando pelo SSR com a saída na entrada da resistência. Com isso, a vaporização tbm é controlada pelo PID. O único cuidado é não ajustar o PID para mais de 135 graus na caldeira, ou seja lá qual for o limite na Gaggia, mas 130 graus já é uma boa temperatura para vaporização. O Thales inclusive comentou que ficou com mais vapor ajustando para 130 graus no PID que o original com termostato na Philco 15 bar. Possivelmente porque em 129 o PID já aciona a resistência, não esperando cair 10 graus como no termostato.
-
Sobre o PID, já viu esse vídeo? Sobre o dimmer, basta pegar a fase e ligar na entrada do dimmer, e a saída você liga de volta na bomba. Se achar mais fácil, interrompa a fase e ligue o dimmer no meio.
-
[VENDIDA] Saeco Poemia 110v original - R$ 300,00
regisassao respondeu ao tópico de regisassao em Classificados
@Gabriel Abe acabei de vender a máquina. Sobre as peças, acha fácil bomba e a gaxeta, o resto é meio difícil. Numa outra, a tunada, tive um problema numa peça que encaixa no grupo e comprei uma máquina para canibalizar. Moderação, pode fechar o tópico, por favor. Obrigado! -
Pessoal, Estou vendendo a Poemia original que ainda tenho, em perfeito estado de funcionamento. Como no caso da French Press, estou anunciando antecipadamente aqui para os amigos do fórum. A máquina vai com 1 portafiltro, filtro duplo, filtro simples, adaptador para saches ESE, manual, e panarello, tudo original. Se o comprador desejar, mando o portafiltro já despressurizado. Obs: essa não tem dimmer, PID, nem manômetro, e também não farei nenhuma modificação. Venda somente no estado original. Valor: R$ 300,00, frete por conta do comprador. Posso criar link no ML se necessário, adicionando as respectivas taxas. A máquina está no ABC Paulista, podendo ser retirada na região, a combinar. Fotos: https://drive.google.com/file/d/1mKV8A8fewQMS82eJnlhgZXvzeuIqlQ04/view?usp=drivesdk https://drive.google.com/file/d/1mU5RPkfjR7gyX1LTFGJKBOWO5UHcR5W4/view?usp=drivesdk Contatos por mensagem privada aqui no forum, ou pelo insta @regis.assao
-
É a moagem mesmo. Essas peças são o sistema de pressurização. Com filtro pressurizado você precisa de moagem mais grossa, pois essas válvulas já aumentam a pressão de extração. Quando a moagem tá muito fina, a pressão excessiva deve gerar esse vazamento por cima.
-
Dá uma olhada no canal do Não Sou Barista. Lá tem um review detalhado da Prima Latte. Pra começar, o pressurizado é mais fácil. Não precisa ajustar a moagem com tanta precisão e o Timemore C2 dá conta. Se quiser subir alguns degraus, vai precisar de um despressurizado, ou seja, sem uma válvula que gera uma pressão razoável para a extração e que produz artificialmente uma crema. Mas com o filtro despressurizado, vai precisar de um moedor melhor, o K2 por exemplo, tamper, WDT, posteriormente pode acabar querendo um distribuidor, puck screen... o céu é o limite.
-
Meticulous Espresso - A Primeira Lever Autônoma
regisassao respondeu ao tópico de clayton em Máquinas de Expresso
Eu vi tbm. Tem um vídeo do Brian Quan bem interessante sobre o projeto. -
Estive com o Alexson ontem, ele me convidou pra acompanhar uma torra. Ele disse que a loja na Shopee estava em modo "ferias", mas que ele ativaria novamente ainda hoje. A propósito, como teve torra ontem, é um bom momento pra encomendar e receber os cafés com torra bem recente.
-
Eu costumo congelar em doses quando já ajustei a moagem, pois tem cafés que uso 17g, outros 16,5g etc. Coloco em saquinhos tipo zip, comuns, daqueles que se compra na Shopee. Não uso máquinas de embalar a vácuo. Acho desnecessário. Na hora de utilizar, vai direto pro moedor. Já congelei o pacote inteiro também. Neste caso, coloquei uma fita adesiva tampando a válvula antes de congelar. Mas ao tirar do freezer, tem que dosar rapidamente e devolver pro freezer para não condensar água dentro do pacote, senão, na próxima você vai moer gelo. Não sei quanto tempo dura. Já usei cafés de 6 meses pelo menos e estava perfeito. Acho que tem um vídeo do pessoal da Friedhats ou alguma cafeteria / torrefação europeia dizendo que pode deixar 2 anos se congelado a vácuo. Só no zip não tenho referências. Espero ter ajudado. abs!
-
Philco Coffee Express 15 bar - troca de informações
regisassao respondeu ao tópico de Alison Eduardo Piegel em Máquinas de Expresso
Que bom que ajudou! Você está com algum problema para querer tirar o parafuso ou é só para limpeza? Esses parafusos são complicados de remover mesmo. Pode espanar facilmente. Já vi umas dicas como colocar uma borracha em cima (um elástico, um pedaço de câmara de ar) e desparafusar, mas nunca funcionou muito bem nesses parafusos de chuveiro. Também não sei se está usando a chave adequada, mas o ideal é uma chave toco, para ter espaço pra pressionar bem antes de girar, e no tamanho correto do parafuso que fica mais difícil espanar. Pode tentar remover com o grupo quente também. Possivelmente, a dilatação será maior no grupo que no parafuso, mas não tenho certeza pois podem ser de materiais diferentes. Mas se a dilatação for maior no grupo, o parafuso deveria sair mais fácil. Enfim, são as ideias que me vieram à cabeça. Depois conte aí como resolveu. -
A Cafelat é interessante, mas gosto da Flair pela possibilidade de pré-aquecimento. Não tenho paciência de ficar escaldando. Tem a Aram com adição de resistência que um pessoal aqui no fórum andou modificando, mas eu acho a solução da Flair mais robusta. Ah, e pra quem estiver com planos de viagem pela Europa tem Flair 58 LE por 615 euros, mais ou menos o mesmo valor dos EUA.
-
Kkk... fala que é pra consumo "durante a viagem"... rs... Eu tenho viajado com meia mochila: cuppamoka, chaleira elétrica, balança, moedor e café, aquele kit do vídeo com o Thales, comparando a Cuppamoka com a French Press. Minha esposa não reclama, mas confesso que é um pouco volumoso.
-
Se por acaso der um pulo no centro, vá no Coffee Five. E aproveite para comprar uns cafés. Eu provei recentemente o Nosso Talhão e gostei muito. O Fazenda Lagoinha tbm estava bom.
-
Eu tinha anotado Café ao Leu e Cefezaum pra ir na Zona Sul do Rio. Acabei não indo em nenhum deles, mas são lugares recomendados pelo Thales.
-
Legal! Quem sabe numa próxima viagem eu consiga comprar uma... Abs!
-
Você comprou com pre-aquecimento elétrico?
-
Kingrinder K6 - Dificuldade com moagens mais finas
regisassao respondeu ao tópico de brunoceccato em Moedores
15 N.m é muito pouco. Tenho uma de 19 e dá conta. -
Delonghi Dedica + Kingrinder K4
regisassao respondeu ao tópico de Celolourenco em Máquinas de Expresso
Se não me engano, a Dedica tem 3 níveis de temperatura. Já tentou usar no mais alto? -
Delonghi Dedica + Kingrinder K4
regisassao respondeu ao tópico de Celolourenco em Máquinas de Expresso
Sugiro mudar uma variável por vez, mas como vai reduzir a dose, ao invés de engrossar a moagem, deveria afinar. Na minha opinião, o mais importante é a data da torra. O ideal é consumir entre 10 a 30 dias da torra, com o melhor sensorial entre os dias 14 a 21 (em geral, mas depende do grão tbm). O pote a vácuo não impede que o grão libere CO2 e toda vez que abre, o grão recebe mais oxigênio para oxidar. No entanto, é melhor que deixar exposto a luz, e veda melhor que a embalagem com um elástico ou clipe, talvez melhor tbm que embalagens com zip. A máquina seladora eu usaria para congelar os grãos. Chegando no auge do sensorial, congele e use até um ou dois anos depois, que o café parece ter a mesma "idade" de antes do congelamento. Selar porções individuais até seria uma boa, na teoria, mas se o seu consumo é rápido, acho um desperdício e dá trabalho porcionar e selar. Eu costumo congelar os grãos porcionados e uso saquinhos tipo zip, depois coloci todos na embalagem original para lembrar qual é o grão, data da torra etc, e ainda marco o clique que ficou melhor e o moedor para nao ter qur ajustar novamente meses depois. Funciona muito bem. -
Philco Coffee Express 15 bar - troca de informações
regisassao respondeu ao tópico de Alison Eduardo Piegel em Máquinas de Expresso
Deve ser o termostato. Quando atinge a temperatura alvo, por volta de 95 graus, deve fazer um clique bem baixo, mas audível se estiver perto da máquina sem muito ruído. Ao mesmo tempo, deve acender a luz indicando que chegou na temperatura de extração. Ao cair abaixo de uns 85 graus, deve ouvir outro clique e a luz deve apagar. Tente observar se isso ocorre. Se não ocorrer, deve ser o termostato com problema. -
Kingrinder K6 - Dificuldade com moagens mais finas
regisassao respondeu ao tópico de brunoceccato em Moedores
Nunca tentei moer tão fino, acho que o menor clique que usei foi entre 65-70. -
Tbm não achei. Manda um zap para +55 11 93035-6010 pra ver as opções de canais de venda. Tem pelo site (https://aksacoffee.com/), mas não sei o que houve com a Shopee.
-
Kingrinder K6 - Dificuldade com moagens mais finas
regisassao respondeu ao tópico de brunoceccato em Moedores
Caramba... Não tenho o K6, mas clique 30 me parece bem fino. Talvez por isso esteja girando: mais fino, mais esforço. -
Kingrinder K6 - Dificuldade com moagens mais finas
regisassao respondeu ao tópico de brunoceccato em Moedores
Isso acontece com vários moedores. Uma possibilidade é inclinar o moedor para reduzir a velocidade de alimentação dos grãos de café. Moendo menos grãos por vez, diminui o esforço e portanto a chance da borracha girar. Também não sei o quanto está girando no seu caso, mas nas raras experiências que tive (acho que com o K2), era bem pouco.