regisassao
Senior Members-
Total de itens
2.147 -
Registro em
-
Última visita
-
Days Won
251
Tudo que regisassao postou
-
Combo Gaggia Classic Pro + Niche Zero (Sugestão)
regisassao respondeu ao tópico de Thyagovm em Máquinas de Expresso
Depois de ver esse vídeo, fiquei cobiçando a Quick Mill Pippa e ECM Casa 5... Só na vontade mesmo, mas quem sabe você não compra uma delas... E a niche de fato é bacana pra quem tem grana. Eu iria na dica do red clix + máquina superior como a ECM. -
Cafeteira Expresso Oster Cappuccino - BVSTECMP65R
regisassao respondeu ao tópico de Rafael Andriotti Sevaio em Máquinas de Expresso
Desculpe a má notícia, mas com um Hamilton Beach vai ser difícil fazer um bom espresso com filtro despressurizado. Eu apanhava até com um Timemore C2. Só ficou bom quando comprei um Kingrinder K2. Agora, se é para ter mais crema, procure comprar cafés com torra mais recente, de 1 a 2 semanas, congele a parte que não for usar nas 2 semanas em saquinhos tipo zip. Tortas mais escuras e de robusta ao invés de arábica também tendem a gerar mais crema. Porém, apesar de achar bonito um café com aquela crema avermelhada, acho que o mais importante é o sabor. Normalmente, os cafés que eu mais gosto não são os que tem mais crema ou a crema mais bonita, mas é questão de gosto, mesmo. -
Weiss Distribution Technique (WDT) - qual o mistério?
regisassao respondeu ao tópico de Rodrigoks em Técnicas e Dicas
Depois de alguns dias testando a ferramenta de WDT do Thingiverse que o @1colete e @Felipe_Silva estão vendendo, achei que as extrações ficaram levemente mais homogêneas. Antes, eu usava distribuidor + tamper e o resultado era muito bom já. Eu cheguei a testar um improvisado com cordas Si de violão, mas achei muito grossas. Depois de usar o modelo com agulhas de acupuntura, deu pra notar que a distribuição fica bem melhor. Essa é uma foto depois do WDT e dando apenas uma batidinha na mesa pra acomodar o bolo: Depois do tamper, fica com uma aparência ótima. Parece mesmo que vai sair um bom espresso. E sai! Também fiz testes WDT + tamper e WDT + Distribuidor + Tamper. Tem uns youtubers famosos que recomendam a primeira opção, pois o distribuidor causaria uma pequena compactação desigual logo ao encaixar. Eu particularmente gostei mais da segunda opção. O que observei é que pelo menos por enquanto não consigo distribuir perfeitamente só com WDT e o distribuidor ajuda a dar aquela aplainada final para depois vir o tamper. Aliás, o tamper é uma ótima referência: colocando os dedos na borda, eu pude ver como ficou mais alinhado. Outra coisa que observei é que aumentou o tempo de extração. Com isso, tive que aumentar um ou dois cliques no K4. Presumo que a extração ficou melhor e alguma pequena canalização que eu tinha antes não está ocorrendo mais, mas é mera suposição. Em termos de sabor, achei a diferença pequena, para melhor. Mas não fiz um teste lado a lado ainda. Para quem ainda não tem acessórios, talvez faça sentido economizar no distribuidor e ter só WDT + Tamper. Para quem tem recursos, sugiro WDT + distribuidor + tamper. -
Me deu um estalo ontem: esse problema dá pra resolver colocando uma tomada inteligente. Talvez tenha mais barato. Olhei rapidamente e encontrei essa: https://shopee.com.br/product/422277276/12804504256?smtt=0.432022358-1644608299.9
-
Cafeteira italiana e café espresso
regisassao respondeu ao tópico de Gustavo Adolfo Ramos em Máquinas de Expresso
Você deve estar falando do James Hoffman e a série dele sobre Moka. O cara é um nerd do café e foi campeão mundial de barismo. Gosto muito dos vídeos dele. Se você curte a Moka, eu testaria as dicas que ele dá. Eu gosto mesmo é de espresso, então, me dá preguiça de fazer café na Moka daquele jeito. Gosto tanto de espresso que tenho preguiça até de usar minha V60. -
Moka com filtro de papel, Melita ou similar
regisassao respondeu ao tópico de Machado em Técnicas e Dicas
Já viu a série de vídeos do Hoffman sobre a Moka? Ele fala inclusive sobre o uso de filtros de papel. Vale a pena ver os vídeos. Só me dá preguiça de fazer um café na Moka daquele jeito… kkk -
Duvida de compra de moedor na aliexpress do 1zspresso k-pro
regisassao respondeu ao tópico de Rodrigo bourbon amarelo em Moedores
Bela aquisição! Agora é praticar. O que é o grande prazer, não? Kkk Todo moedor tem esse processo de conhecer as regulagens e chegar no nosso paladar. Eu troquei de K2 para K4 e tive isso. A boa notícia é que após achar seu ponto perfeito para um grão, os outros você erra menos pois já tem uma referência boa. Comigo, dependendo do grão varia até 2 ou 3 cliques pra mais ou pra menos, mas o K4 tem uma variação de uns 4 segundos por clique, no K2 era 2 cliques pra mais ou pra menos, não chegava a 3. O K Pro nunca tive, mas os princípios são os mesmos. Aproveite o brinquedinho novo! -
Transporte de máquina de café em vôos internacionais
regisassao respondeu ao tópico de rmox em Máquinas de Expresso
A primeira recomendação é colocar aquelas etiquetas com o símbolo de frágil. Eu ainda levaria em caixa, ao invés de mala. Mala tem alça e o povo arremessa mesmo. As etiquetas de “frágil” deveriam evitar o manuseio descuidado, mas ainda assim eu usaria caixa ao invés de mala. Se quiser, pode colocar roupas dentro da caixa também, caso tenha limite de volumes. Lembre de verificar os limites da caixa para não pagar taxa extra. Tem uma soma de comprimento, largura e profundidade que não pode ser excedida. A taxa extra é coisa de 100 dólares. Consulte também o peso máximo caso despache outras coisas na caixa. Só a máquina não deve exceder o limite. Com relação a embalagem, eu usaria muito plástico bolha envolvendo a máquina, e todas as partes móveis eu também embalaria em plástico bolha. Lembre de drenar a água da máquina. No compartimento de bagagem, as temperaturas são muito baixas. A água dentro da caldeira pode congelar. Se congelar, expande e pode arrebentar a caldeira, mangueiras, tubos. Já seguro, eu não sei se precisa de um adicional. Se comprou a passagem com cartão de crédito, pode ter uma proteção já. Talvez não cubra o custo total, mas o seguro adicional pode não compensar na soma. Você tem que cotar e balancear seu apetite ao risco. Ah, parece que o limite de isenção passou pra 1000 dólares em viagens aéreas. De repente consegue trazer mais alguns acessórios ou métodos daí. -
Ah, pode ser numa torrefadora ou cafeteria. Tem várias cafeterias que te quebrariam um galho também, se você for fora do horário de rush.
- 28 respostas
-
- 1
-
-
- reutilizáveis
- portátil
- (e 3 mais)
-
Você compra o café moído? Pra mim, o problema é moagem. Deve estar muito fina para a cápsula/máquina. Eu tentaria moer mais grosso até encontrar o ponto que sai café. Mas como você disse que foi numa loja, entendo que não tem moedor. Aí fica um pouco mais complicado, pois cada grão vai exigir uma moagem diferente. Alem disso, tem variação de máquina para máquina, mesmo sendo o mesmo modelo de Nespresso. Eu comprava algumas cápsulas da Sentidos Café, que colocava cafés especiais na cápsula. Algumas extraiam bem, outras não, alguns saiam aguados. A proprietária tinha alguns modelos de máquinas Nespresso e testava bastante até achar a granulometria exata e mesmo assim dava diferença: na minha máquina, vários saiam a conta gotas e outros muito rápido. Outro fator que influenciava era a data de torra. Cafés recém torrados liberam muito gás carbônico e vice versa. A liberação de gás carbônico também estava associada, segundo ela, a uma maior dificuldade na extração. O que você pode fazer é encontrar uma torrefadora camarada, testar várias moagens lá, com a sua máquina do lado, até achar o ponto certo para um determinado grão e pedir sempre o mesmo grão na mesma moagem, com a mesma faixa de data de torra (por exemplo, segunda semana após a torra). Chegando em casa, pode tentar congelar o pó. Com grão, eu costumo congelar quando vejo que vou consumir fora da faixa da semana 2 a 3. Na 4a semana, ou mesmo meses depois, quando tiro o grão do freezer, coloco imediatamente no moedor e é como se fosse um café do dia do congelamento. Não vejo muita diferença. Inclusive, essa técnica é amplamente testada e divulgada por vários Youtubers de café. Com café moído, em teoria, a coisa não será tão perfeita, pois o próprio grão encapsula a semente e preserva aromas e gás carbônico. Ao moer, parte já será liberada. Mas acho que vale a pena testar pra você manter as condições da moagem perfeita e não ter problemas com a extração duas semanas depois de todo o trabalho de ajuste. Se não quiser ter todo esse trabalho na Torrefadora, compre um moedor e faça os ajustes em casa. Só de ter o café moído na hora, já vai dar outro upgrade no sabor também. E você fica mais no controle das variáveis.
- 28 respostas
-
- 1
-
-
- reutilizáveis
- portátil
- (e 3 mais)
-
Controladores de temperatura - PIDs
regisassao respondeu ao tópico de leonardopm em Máquinas de Expresso
Bom ponto. Sim, a resistência é interna, as paredes são finas, de alumínio, e de fato a temperatura deve se equilibrar mais rapidamente. Ontem, depois de postar aqui, vi uns vídeos da SCG sobre Silvias com PID e a queda durante a extração é de aproximadamente 15 graus, o que faz muito mais sentido. Com PID ajustado para 98 graus, o café sai na xícara a 68 graus sem pre-aquecer a xícara e a 74.5 graus quando a xícara é pre-aquecida a aproximadamente 61.5 graus. Ao final da extração, o PID marca uns 85 graus. Vou deixar um dos vídeos aqui, caso queira dar uma olhada: Outro detalhe é que o PID da Aubers instalado na Silvia faz uma pré-infusão, são uns 2 segundos apenas, mas isso também dá algum tempo a mais para o PID pegar uma queda de temperatura e acionar a resistência. Acredito que os vídeos onde a queda de temperatura foi pequena tenham muito a ver com a localização do sensor, uso de pasta térmica, e outros detalhes de instalação. -
@Caio Oliveira esse lance do led “OUT1” ficar aceso está relacionado com um dos parâmetros do PID: eu deixei o meu com r = 1, para que cada pulso para o SSR fosse o mais curto possível (não sei se é exatamente 1 segundo). Aumentando para 10, o led fica aceso por tempos bem longos, quando vai chegando próximo da temperatura alvo começa a piscar mais rápido, desliga, indicando que o PID está reduzindo o ritmo pra diminuir o overshoot. Aumentar esse r pra 10 também não me indicou uma melhora na estabilidade térmica. Como o tempo de extração é de uns 30s, posso tentar jogar pra 25 e tirar um café amanhã pra ver se muda alguma coisa. Hoje só fi teste com água mesmo. Mas eu acredito que o limite está na resistência e tamanho da caldeira mesmo. A única coisa que pode limitar a queda de temperatura é uma diminuição da vazão, ou seja, moendo mais fino, ou reduzindo no dimmer, a extração será mais lenta e a resistência recupera melhor a diferença de temperatura.
-
Controladores de temperatura - PIDs
regisassao respondeu ao tópico de leonardopm em Máquinas de Expresso
Fervi água e medi com o termômetro espeto: 98.5 graus. Fiz o teste conforme acima e gera vapor com temperatura entre 97-98 graus, aproximadamente. Difícil ser exato pois começa a gerar vapor e não dá pra saber exatamente se a água está Em ebulição na caldeira. Mas em 97-98 graus, sai um vapor constante. Então, considero que o sensor está medindo a temperatura num bom ponto, que a água e caldeira estão conseguindo uma boa estabilidade térmica, acho que não tem muito o que ajustar de offset. Mais provável que o erro esteja no método e equipamentos de medição. Medir a temperatura da água no chuveiro é complicado, teria que ser um termômetro de resposta rápida. Mas considerando que o caminho da água até o bolo é muito curto, não daria para ter muita perda térmica. O pessoal que tem a Silvia relata uma diferença na faixa de 10 graus. O que eu consegui observar na Poemia foi um mínimo de 70-71 graus na saída do chuveiro, com o termômetro estabilizado e tendo extraído uns 100 ml de água, o que me indica que a máquina deve conseguir manter a temperatura de extração na faixa dos 95 (ou seja lá qual for a temperatura de partida ajustada) no início, caindo até uns 70 no final da extração, por limitação do tamanho da caldeira e potência da resistência. Eu vi uns vídeos de extração em Silvias e Gaggias Classic com variações muito pequenas de temperatura (na faixa de 2 graus). Não faz muito sentido pra mim entrar 60 ml de água numa cadeira de 80 ml (Gaggia Classic) ou 250 ml (Silvia) e ter uma variação de apenas 2 graus. Mesmo com uma resistência podendo chegar a 1400 W dependendo do modelo da Gaggia (contra 1000 W da Poemia e sua caldeira na faixa dos 120 ml). -
Controladores de temperatura - PIDs
regisassao respondeu ao tópico de leonardopm em Máquinas de Expresso
Boa dica! Vou tentar dessa forma também. E depois de conhecido o ponto de ebulição, vou medir no termômetro pra ver se tem diferença e de quanto. -
Controladores de temperatura - PIDs
regisassao respondeu ao tópico de leonardopm em Máquinas de Expresso
Acabei de entender porque a minha Poemia setada em 90 entrega água a 70-71 pelo chuveiro… Vou ter que refazer alguns experimentos… -
Gaggia Classic de novo no Brasil pela Imeltron
regisassao respondeu ao tópico de Felipe_Silva em Máquinas de Expresso
Fico curioso em saber a quanto vai chegar tbm. Considerando que custa uns 450 dólares nos EUA, aqui vai chegar a 900, ou uns 4500-5000 reais. Mas como subiu o limite de isenção em viagens internacionais pra 1000 dólares, prefiro esperar uma viagem e trazer na mala. Quem sabe não vem já uma Prestige nessa mala… -
Que é isso, cara. Aqui nesse fórum, todo mundo já foi ajudado e quando pode ajuda tbm. Bom saber que deu tudo certo e temos mais um pra compartilhar as impressões sobre os Kingrinder. A comunidade tá crescendo!
-
A ideia é boa, hein? Mas eu estou tentando parar com as modificações na minha máquina. Dá muito trabalho, não estou com tanto tempo disponível. Se soubesse exatamente o que cada modificação adiciona de benefício, só teria instalado o PID. Aliás, fica a dica aí pra quem for modificar suas máquinas: começar pelo PID e talvez parar por aí ou fazer upgrade de máquina.
-
Eu não sei se viram nos comentários anteriores, mas eu medi a temperatura na saída do chuveiro e ficou em 70-71 em média, com o PID setado para 90. Foi bem estável. Pode ser imprecisão do método e termômetro tipo espeto genérico pra culinária. A temperatura no boiler variou bastante, de 90 para 67-68. Porém, como deixo aquecer bem a máquina, PF etc, pode ser que tenha ajudado a manter a temperatura nessa faixa. Além disso, a água entra por cima da caldeira e meu sensor fica em cima também (talvez por isso observo uma queda mais rápida na temperatura), já a saída da água é por baixo da caldeira, o que deve retardar um pouco o efeito na mistura de água quente e fria. Com tudo isso, acho que talvez não haja grandes ganhos em fazer todo esse esforço com Arduino só pela temperatura. Mas o seu projeto com está ficando fantástico @gabrieltravassos!
-
QUAL O MELHOR CAFÉ ESPECIAL EM CUSTO BENEFICIO ?
regisassao respondeu ao tópico de DaniloChelsea95 em Café Torrado
O Torra Fresca tem mesmo um bom custo benefício. Outro que eu gosto é o AKSA. Eles estavam com um Acaiá excelente, num preço bom, na última paguei 48 reais por 500g ou 29 reais por 250 gramas. Do Torra Fresca, provei o Moka e Honey, são bons, mas ainda prefiro o Acaiá do AKSA. Do Mario, gostei muito do Raio de Luz, mas quando comprei estava a 35 reais por 250g, e tinha um cupom de desconto de 20%, trazendo pra 28 reais, um excelente custo benefício. Mas agora está 38 e não tem cupom, então, não tenho comprado mais. Na UmCoffee tem um Supreme que gostei muito. Ganhei de presente, mas quando vi o preço no site, desisti de comprar mais. Está saindo a 145 reais por 250g. Fora isso, tenho comprado alguns na compra coletiva do Diário de um Coffee Lover. Dessas últimas compras, um destaque foi o fermentado do Thiego Bernardes do Fruto Mineiro (saiu a 24 reais por 250g na compra coletiva) que não curti tanto na Poemia original, mas depois que coloquei PID se revelou um outro café e gostei muito. -
Podíamos tentar um teste às cegas com algumas máquinas melhores. Com pandemia e filho pequeno tem sido difícil pra mim, mas está nos meus planos, agora que estou dominando melhor a Poemia. Mas pode ter certeza que eu compartilho as impressões de fizer esses testes.
-
No meu modelo, pisca desde o início. Dá pra ver que no começo pisca minoico mais lentamente e que a temperatura demora mais pra subir. Depois de alguns segundos começa a subir rápido e o led pisca um pouco mais rápido. Um pouco antes de chegar na temperatura alvo, ele desliga, mas tem a inércia da resistência que as vezes faz passar da temperatura desejada. Quando esfria novamente e cai para a temperatura alvo, o led volta a piscar, indicando que o POD está tentando manter a temperatura. Com relação as limitações, creio que na Poemia o principal seja o tamanho do boiler, que limita a estabilidade térmica; a falta de OPV em 9 bar, pois o dimmer não mantém a pressão mais baixa, é a moagem que tem determinado os picos de pressão; e o portafiltro de 53 mm que dificulta muito a obtenção de acessórios mais profissionais como um filtro IMS/VST, um naked etc. Quão longe fica de uma máquina profissional, não sei, teria de fazer um teste lado a lado. Mas, para meros mortais, talvez não seja muito significativo. Quem sabe um dia testo com um conhecido que tem uma Vitória Arduino…
-
Teoricamente, o delay é de 1 segundo, que é o tempo programado para as medições. Eu sei quando o PID está mandando tensão para a resistência porque o led OUT1 fica piscando: Porém, piscar significa apenas que está mandando tensão pra resistência, mas não diz a qual tensão ou amperagem (acho que varia tensão, não corrente). Eu presumo que durante a queda de temperatura sobe rapidamente pro máximo porque quando desligo o botão de extração a temperatura sobe muito rapidamente também. O que eu posso afirmar é que liga quase imediatamente após iniciar a extração. A sua ideia de ignorar o PID no início é boa, mas talvez a queda de temperatura seja limitada pela potência da resistência e volume da caldeira. A da Poemia é uma das menores, cento e poucos ml, já uma Silvia acho que é duas ou 3 vezes maior, por exemplo. Talvez uma modificação interessante fosse trocar a caldeira por uma maior, só não sei se encaixa no chassis. Outra alternativa é aumentar o valor do P. Em tese, a temperatura vai subir mais rapidamente. O P funciona como o acelerador. O problema é que aumentar demais o P vai levar também a um overshoot maior, e portanto maior dificuldade de estabilizar a temperatura para uma segunda extração. Aliás, notei tbm que aquele ajuste ótimo é para extrair 60 ml de água e se extrair café, o overshoot já é maior. Presumo que seja porque o PID fica vendo a temperatura abaixo do set por mais tempo, depois acaba jogando muita potência na caldeira, quando deveria segurar a onda antes. Mudei um pouco os parâmetros da minha, atualmente, P: 40, I: 360, D:8. Depois da extração, as vezes chega a 91 graus. Naquele ajuste otimizado pra extração dos 60 ml de agua, quando tirei um café, o overshoot bateu em 95. Depois faço um teste com um P bem alto e comento aqui.
-
Weiss Distribution Technique (WDT) - qual o mistério?
regisassao respondeu ao tópico de Rodrigoks em Técnicas e Dicas
Gostei da criatividade! -
Philco Coffee Express 15 bar - troca de informações
regisassao respondeu ao tópico de Alison Eduardo Piegel em Máquinas de Expresso
Sobre distribuição e compactação, talvez seu próximo passo seja comprar um distribuidor ou ferramenta de WDT. Tem gente que fala para não usar distribuidor, pois o simples fato da superfície não ser uniforme já cria zonas de maior compactação ao usar o distribuidor. A melhor opção seria uma distribuição bem uniforme com técnicas de WDT seguido de tamper. Outros defendem WDT + distribuidor + tamper. Dos que testaram WDT, alguns dizem que um Clips ou palito de dente já melhora muito. Tem gente que usou rolha e corda si de violão, tem diversos relatos. Basta fazer uma busca no fórum. Depois de tudo que eu li, resolvi testar uma ferramenta de WDT. O @1colete está vendendo em duas versões: Se quiser ler mais sobre WDT, recomendo essa discussão: O @1colete fez um resumo legal lá, com uma coleção de vídeos também. Se tiver paciência, leia as cinco páginas, senão, vai do post do @1colete pra frente. Mas só de ter reduzido 3 segundos ao reduzir 1 grama no portafiltro já é um bom indicativo. Não deve ter tido muita variação na distribuição e compactação. Vai contando pra gente aí como tem evoluído pra aprendermos juntos. Abs!