Ir para conteúdo

Philco Coffee Express 15 bar - troca de informações

Postagens recomendadas

Comprei um alicate com dentes e os dentes vão rasgando a borrachinha dos conectores, e mesmo usando a parte do alicate que não tem dentes ele rasga. Consegui soltar dois já, mas está difícil soltar os outros. Tem que forçar muito e mesmo assim não solta. Tem algum problema rasgar a borrachinha?

Edit.: Logo após esse post consegui soltar os outros. Teve um que na hora que eu puxei soltou ele e mais outro junto, e esse que eu puxei com o alicate até entortou, mas eu endireitei ele. E o último que eu soltei rasgou bastante a borrachinha. Eu tento postar foto mas não está aceitando.

E quando eu for colocá-los de novo, preciso deixar tão apertado como estava?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Anocarc disse:

Comprei um alicate com dentes e os dentes vão rasgando a borrachinha dos conectores, e mesmo usando a parte do alicate que não tem dentes ele rasga. Consegui soltar dois já, mas está difícil soltar os outros. Tem que forçar muito e mesmo assim não solta. Tem algum problema rasgar a borrachinha?

Edit.: Logo após esse post consegui soltar os outros. Teve um que na hora que eu puxei soltou ele e mais outro junto, e esse que eu puxei com o alicate até entortou, mas eu endireitei ele. E o último que eu soltei rasgou bastante a borrachinha. Eu tento postar foto mas não está aceitando.

E quando eu for colocá-los de novo, preciso deixar tão apertado como estava?

Não tem problema sobre a borracha, mas o aperto precisa ser bem feito para não dar problemas de conexão e consequentemente problemas!

• Curtir 1
Link para o comentário

Saudações, 

Acabo de comprar uma philco 15bar e já estou cogitando instalar um dimmer, manômetro e PID (nessa ordem). Porém, ainda não entendi se há necessidade de trocar a OPV para 9 bar ou o dimmer já daria conta de atingir a pressão desejada. 

Link para o comentário

• 2 weeks later...
16 minutos atrás, Anocarc disse:

Se o chuveiro estiver riscado, isso altera de algum modo o resultado final na xícara?

1769035887979846581359300433512.jpg

Se o risco não comprometeu os furos do chuveiro, não. 

• Curtir 1
Link para o comentário

Em 27/10/2025 at 22:02, charbel123 disse:

Então meio que ajuda mas esse parafuso é muito frágil o que daria certo é pedir para um torneiro fazer um de aço sextavado igual da 20Bar aí beleza nunca mais dá problema!

Um sextavado não iria encaixar no buraco, a cabeça do parafuso teria que ficar pra "fora", bem desnivelada do chuveiro. Isso não dá problema?

Link para o comentário

15 horas atrás, ramonabrantes disse:

Alguem tem links de recomendação de PIS e manômetro para mod?

Além disso, queria trocar o chuveiro, tem algum melhor?

Aqui tem uma lista e instruções:

https://espressohackers.com/pid-installation-for-beginners/

Link para o comentário

• 2 weeks later...

Durante a procura de uma 15 ou 20 bar usadinha, pesquisei também os valores de máquinas novas.

Rapaz, como os preços subiram! 

15 bar em dezembro/2025, se não me falha a memória, estava na faixa de 450 reais, hoje em dia 650 pra cima.

20 bar tá difícil de achar 110v, a única que encontrei estão pedindo quase 1100 reais!

Alguém sabe se esses modelos estão saindo de linha para serem substituídos pela 20 bar PCF04A?

Link para o comentário

15 horas atrás, lufeig disse:

Alguém sabe se esses modelos estão saindo de linha para serem substituídos pela 20 bar PCF04A?

É bem provável que seja isso. 

Tentaram acertar na estética. 

Será que melhoraram aquele chuveiro safado e aquele parafuso rue br?

Link para o comentário

Se for o que parece, essa Philco PCF04A é a mesma máquina que a EOS ECF08EC.

Eu tenho essa EOS, não a abri por causa da garantia, mas pelo que pesquisei ela é termobloco. 

download.jpeg

PCF04A-01.jpg

Link para o comentário

Em 13/12/2025 at 10:27, Querocafééé disse:

No começo também acontecia comigo no filtro original, esse filtro pressurizado é pra moagem mais grossa, dá até pra usar café pré-moído de mercado (aqueles que são moídos mais grosso pra fazer café passado), eu usava 14 g, até que faz um espresso bem "OK", mas dica: não perde tempo, compra logo um porta-filtro naked com cesto de 2 cups, um distribuidor, um tamper, um WDT, e um "funil", tudo pra 51 mm, tem tudo na AliExpress e é bem em conta.

Alguns dias atrás moí 15 gr de café no click 9 do meu moedor (que recomenda do click 6 ao 12 para expresso) e fiz ele no filtro não pressurizado e no porta-filtro naked e o resultado foi bem semelhante ao de quando usei a mesma quantidade de café no mesmo click mas usando o filtro pressurizado e o porta-filtro originais da Philco: o café demora um tempão pra começar a sair, sai em gotas, fica morno e extremamente oleoso.

Fiz outros testes usando o click 15, 12 e 13 (com 15 gr de café também) e o resultado ficou bem melhor, embora nessas três tenha ficado um pouco de pó de café no fundo da xícara (isso não chega a me incomodar, mas não deveria acontecer, certo?).

Link para o comentário

O clique 9 do seu moedor é produz pó fino demais para a sua cafeteira. Forma um bolo compacto muito resistente à passagem da água, por isso demora pra sair e sai em pingos.

Como vc mesmo percebeu, em cliques maiores o pó é mais grosso e oferece menos resistência à passagem da água. Vai ajustando o clique e veja qual mais te agrada.

Link para o comentário

Em 24/01/2026 at 16:58, ramonabrantes disse:

Alguem tem links de recomendação de PIS e manômetro para mod?

Além disso, queria trocar o chuveiro, tem algum melhor?

aqui tem sobre o manometro

E chuveiro é difícil achar, é bem específico. 

Compra un 2 pucks screens de tipos diferentes que pode ser melhor e mais fácil que achar o chuveiro.

Link para o comentário

Pessoal, comprei recentemente uma Philco 15 bar e me surgiram algumas dúvidas. Se, por gentileza, alguém souber responder, ficarei muito grato!

1. A primeira é quanto ao leite grudar no bico vaporizador. O que acontece é o seguinte: sempre faço a vaporização normal, conforme algumas recomendações (minhas fontes foram os vídeos do Thales, não sou barista), mas quando termino, o leite gruda absurdo no bico e, devido à temperatura, também seca e fica bem difícil de limpar (já vi algumas máquinas que só de passar um paninho úmido, o bico limpa). Isso é normal na Philco? Ou estou usando técnicas erradas?

2. Minha segunda dúvida é em relação as modificações. Tenho a máquina há menos de 1 mês, então ainda vai levar um bom tempo pra perder a garantia. Vocês esperariam esse tempo ou já partiriam para modificar a máquina? A mudança é tão significativa que supera os riscos? 

3. Por fim, depois de trocar o PID, a vaporização continua normal? 

Link para o comentário

11 horas atrás, Joao Mario disse:

Pessoal, comprei recentemente uma Philco 15 bar e me surgiram algumas dúvidas. Se, por gentileza, alguém souber responder, ficarei muito grato!

1. A primeira é quanto ao leite grudar no bico vaporizador. O que acontece é o seguinte: sempre faço a vaporização normal, conforme algumas recomendações (minhas fontes foram os vídeos do Thales, não sou barista), mas quando termino, o leite gruda absurdo no bico e, devido à temperatura, também seca e fica bem difícil de limpar (já vi algumas máquinas que só de passar um paninho úmido, o bico limpa). Isso é normal na Philco? Ou estou usando técnicas erradas?

2. Minha segunda dúvida é em relação as modificações. Tenho a máquina há menos de 1 mês, então ainda vai levar um bom tempo pra perder a garantia. Vocês esperariam esse tempo ou já partiriam para modificar a máquina? A mudança é tão significativa que supera os riscos? 

1. Sim, resseca. O ideal é usar um pano umido para conseguir limpar

2. Eu já modificaria. Não é um aparelho caro e esperar o tempo sem ter o potencial máximo da máquina, não vejo vantagem.

3. Sim, continua. Tem uma instalação do PID que só altera no aquecimento normal dela (extração). E a temperatura de vapor continua sendo ativada pelo botão. Mas mesmo no primeiro caso, você pode tranquilamente aumentar a temperatura do PID para, por exemplo, 120 graus e isso vai gerar vapor ao abrir a válvula do vaporizador.

• Curtir 1
Link para o comentário

17 horas atrás, Joao Mario disse:

Eu uso um pano úmido, e antes de limpar dou umas vaporizadas nele para esquentá-lo, assim mato 2 coelhos com 1 "caixa d'água":

- esquento o pano para facilitar limpar o bico por fora,

- as vaporizadas limpam o bico por dentro

• Curtir 1
Link para o comentário

20 horas atrás, alxbrgs disse:

1. Sim, resseca. O ideal é usar um pano umido para conseguir limpar

2. Eu já modificaria. Não é um aparelho caro e esperar o tempo sem ter o potencial máximo da máquina, não vejo vantagem.

3. Sim, continua. Tem uma instalação do PID que só altera no aquecimento normal dela (extração). E a temperatura de vapor continua sendo ativada pelo botão. Mas mesmo no primeiro caso, você pode tranquilamente aumentar a temperatura do PID para, por exemplo, 120 graus e isso vai gerar vapor ao abrir a válvula do vaporizador.

15 horas atrás, lufeig disse:

Eu uso um pano úmido, e antes de limpar dou umas vaporizadas nele para esquentá-lo, assim mato 2 coelhos com 1 "caixa d'água":

- esquento o pano para facilitar limpar o bico por fora,

- as vaporizadas limpam o bico por dentro

Muito obrigado pela resposta! Acho que já vou modificar minha máquina mesmo! E providenciar um pano de barista kkkkkkkk 

• Curtir 1
Link para o comentário

1 hora atrás, Joao Mario disse:

Muito obrigado pela resposta! Acho que já vou modificar minha máquina mesmo! E providenciar um pano de barista kkkkkkkk 

Tem uns panos de barista no meu carrinho de compras do Aliexpress, estou esperando juntar com outros produtos pra economizar no frete. Por enquanto estou usando um pano de microfibra comum. No fim das contas é tudo a mesma coisa, rs.

Sobre modificar a máquina, modifiquei a minha recentemente, não tem 1 mês. Se vc tem perfil de botar a mão na massa pra desmontar e mexer nos aparelhos, e quer se aprofundar no hobby, ter controle maior sobre algumas variáveis e ver na prática como elas podem mudar o resultado final da extração, vai fundo. 

• Curtir 2
Link para o comentário

6 horas atrás, lufeig disse:

Tem uns panos de barista no meu carrinho de compras do Aliexpress, estou esperando juntar com outros produtos pra economizar no frete. Por enquanto estou usando um pano de microfibra comum. No fim das contas é tudo a mesma coisa, rs.

Sobre modificar a máquina, modifiquei a minha recentemente, não tem 1 mês. Se vc tem perfil de botar a mão na massa pra desmontar e mexer nos aparelhos, e quer se aprofundar no hobby, ter controle maior sobre algumas variáveis e ver na prática como elas podem mudar o resultado final da extração, vai fundo. 

Eu gosto da ideia de modificar a máquina, principalmente colocando a mão na massa! Aproveitar que vou entrar de férias daqui uns dias e vou entrar fundo nisso.

Só uma dúvida, as modificações que você fez foi colocar o PID e o dimmer e manômetro? Se sim, conseguiu fazer o trabalho tranquilo só com as informações aqui do fórum? 

Link para o comentário

52 minutos atrás, Joao Mario disse:

Eu gosto da ideia de modificar a máquina, principalmente colocando a mão na massa! Aproveitar que vou entrar de férias daqui uns dias e vou entrar fundo nisso.

Só uma dúvida, as modificações que você fez foi colocar o PID e o dimmer e manômetro? Se sim, conseguiu fazer o trabalho tranquilo só com as informações aqui do fórum? 

Sim, instalei os 3.

Na verdade eu fiquei consumindo conteúdo relacionado a estas modificações por uns 20 dias, em diversos lugares, inclusive aqui.

O dimmer e o manômetro dá pra instalar só com informações daqui. E recomendo comprar um manômetro que já venha com tubo capilar instalado. Evita oscilação do ponteiro, vc não precisa comprar glicerina líquida pra colocar no visor, enfim, eu acho que vale a pena. Saiu por uns R$ 90 já com frete e impostos inclusos.

O PID foi o que demorei mais pra entender o funcionamento e a instalação elétrica, porque tem mais de um jeito de instalar. Optei por instalar mantendo o termostato da vaporização, conforme os videos abaixo. O segundo video é baseado no primeiro.

E vale muito a pena consultar o site do Regis Assao também. Muita informação de excelente qualidade, muito bem explicado, tudo reunido num só lugar: https://espressohackers.com/

• Curtir 1
Link para o comentário

Em 20/02/2026 at 15:54, lufeig disse:

Sim, instalei os 3.

Na verdade eu fiquei consumindo conteúdo relacionado a estas modificações por uns 20 dias, em diversos lugares, inclusive aqui.

O dimmer e o manômetro dá pra instalar só com informações daqui. E recomendo comprar um manômetro que já venha com tubo capilar instalado. Evita oscilação do ponteiro, vc não precisa comprar glicerina líquida pra colocar no visor, enfim, eu acho que vale a pena. Saiu por uns R$ 90 já com frete e impostos inclusos.

O PID foi o que demorei mais pra entender o funcionamento e a instalação elétrica, porque tem mais de um jeito de instalar. Optei por instalar mantendo o termostato da vaporização, conforme os videos abaixo. O segundo video é baseado no primeiro.

E vale muito a pena consultar o site do Regis Assao também. Muita informação de excelente qualidade, muito bem explicado, tudo reunido num só lugar: https://espressohackers.com/

Entendi, muito obrigado! Vou aproveitar que terei férias daqui uns dias pra fazer as modificações, inclusive agradeço a indicação de comprar o manômetro com tubo capilar já instalado. Já devo começar a comprar as coisas por agora e também maratonar os conteúdos sobre kkkkkkk.

• Curtir 1
Link para o comentário