regisassao
Senior Members-
Total de itens
2.147 -
Registro em
-
Última visita
-
Days Won
251
Tudo que regisassao postou
-
Café espresso ficando muito ácido
regisassao respondeu ao tópico de Danilo Pinotti em Dúvidas de Iniciantes
Pode aumentar o ratio tbm. Mas se ja esta saindo em 1 min, provavelmente é temperatura. -
@vhdasg acho que a La Cabra tem fretes razoáveis pra quem assina. Eu estou pra assinar pra receber na Holanda, você esta mais perto. Eu faço mais ou menos como o pessoal comentou. E comecei a planilhar tbm. Tenho feito muitos testes e precisei me organizar. Mas nao é todo espresso que vai pra planilha, tem dia que só curto o processo e o café. Mas tô montando uma base de dados, basicamente pra tirar conclusões depois, não é apenas para o processo de ajuste. Outro dia alguem perguntou se o filtro da 3Bomber, o DEX, passava mais rápido, pois ele estava tendo que moer bem mais fino. Fui conferir nas minhas planilhas e realmente passa mais rapido e dá pra moer mais fino mesmo. Tenho feito testes com filtros de papel vs puck screen, diferentes temperaturas de extração, tempos, ratios, comparando K4 vs K6, enfim, é tanta coisa que sem excel não rola.
-
Eu só provei o do Fruto Mineiro, curiosidade mesmo pra ver se tinha descafeinado especial bom e gostei. Era mais tradicional, docinho, não muito frutado, mas bom. Esses outros citados nao tenho experiência, mas sugiro testar o fruto mineiro ja que vai precisar de variedade de descafeinados.
-
O Mario nao estou indicando mais, pois várias pessoas tem relatado inconsistências na torra. Aí no Rio, gosto dos cafés da Pandora tbm.
-
[11.11 Aliexpress] Promoção em equipamentos
regisassao respondeu ao tópico de Fernando Silva em Buscafé
Maravilha hein! Parabéns pela aquisição! -
dica para qual maquina de espresso escolher
regisassao respondeu ao tópico de Bonbeck em Máquinas de Expresso
Se tiver grana, uma Vivaldi é 53 mm , uma excelente máquina, mas usada vai encontrar por 10k a 15k. Muito superior a uma Gaggia, é outro nivel de equipamento, por isso o preço bem acima tbm. E sobre os moedores, tenho ambos e sim faz muita diferença. Tem grãos que nao consigo tirar bons cafés com o K6 e uso o K4, e vice versa, mas varios consigo usar ambos os moedores. O K4 tbm moi mais rapido e é mais fácil de ajustar pra espresso, na minha opinião. -
Eu prefiro a Silvia pois o boiler dela é bem maior que a da Gaggia. Mas vai pagar mais caro numa Silvia usada que na Gaggia nova.
-
João, Me passa o seu whats, pode ser no privado, e eu te mando um audio explicando que fica mais fácil. Abs!
-
Estou testando os filtros DEX há pouco mais de um mês. Diferença absurda para o original da Silvia com uns 15 anos de uso, quase nenhuma para o da ECM original também com uns 3 anos de uso. Aí comprei um microscópio USB para brincar com o meu filho e coloquei os filtros pra ver, como fazem em alguns reviews e realmente são bem acabados. Caso queiram ver as imagens, coloquei no YouTube pois o arquivo ficou muito grande, com quase 4 min de duração: Também tenho o tamper da 3Bomber e estou muito satisfeito. O distribuidor comprei de agulhas e dependendo do filtro, não chega no fundo. São agulhas especiais, não de acupuntura, mas comprei umas de acupuntura pra tentar adaptar. Depois que chegar e se eu conseguir adaptar, eu comentou aqui, mas por enquanto, não recomendo. Além disso, tenho a moka, que achei boa, mas nunca tive uma Bialetti pra comparar. Outra bugiganga que comprei no passado: porta filtros de papel que cabe V60 02, e até um 03 apertado. Esse achei que abre muito fácil, se pegar distraído pode abrir com tudo e derrubar todos os filtros no chão, mas tirando isso, a qualidade é boa. O puck screen achei excelente. Aqueles de malha o cafe fica parado no meio da trama, é ruim de limpar. O da 3Bomber que tem uma tela fina é só passar uma água. Nem tinha pensado nisso, mas depois vou analisar no microscópio tbm. E acho que é isso que tenho por enquanto. Marca muito boa, ótimo custo benefício.
-
Esses equipamentos todos são para uso doméstico, numa mini cafeteria, dependendo do volume, não vai dar conta. O moedor integrado não é muito bom pra espresso, não tem precisão na regulagem, mas para Filtrado até que serve. O da Tramontina será muito melhor, mas em qualidade de moagem, ainda ficará muito longe de um bom moedor elétrico e de moedores manuais. V60 de plástico da Waals ou similares é o melhor custo benefício pra iniciantes, na minha opinião. É a base de tudo, mas até o Melitta serve se não quiser gastar uns 50 reais no portafiltro e uns 50 centavos por filtro V60 da Hario/Waals. Filtro de papel, só tenho usado da Hario a propósito. Como está começando, diria pra focar em V60, várias receitas, métodos e grãos para apurar o paladar, conhecer torrefações, níveis de torra, grãos, a física da extração etc, antes de começar com vários métodos ao mesmo tempo como Aeropress, Chemex, Moka, etc. Espresso anda ao lado da V60 nessa jornada. É um mundo a parte, eu diria, mais complexo, muito mais caro, e que vai ter uma curva de aprendizado diferente de pessoa pra pessoa, mas pode ser lenta. Por isso, minha sugestão seria ir devagar, pois comprar muito equipamento faz a gente se perder no aprendizado. É melhor fazer um intensivão na Oster, e talvez no moedor da Tramontina, depois quem sabe um upgrade de máquina e/ou moedor (quando então talvez decida ter uma maquina mais parruda para ambiente comercial, talvez deixar o Tramontina pra coados e pegar um moedor mais adequado pra espresso em grandes volumes), outros métodos como Aeropress e um método flat bottom para ampliar aprendizado, e tudo isso conforme for confirmando que vai para esse lado mesmo.
- 1.403 respostas
-
- máquina de espresso
- máquina de café
- (e 3 mais)
-
Kingrinder K4 Funcionamento Automático/Com Parafusadeira
regisassao respondeu ao tópico de Medeiros123 em Moedores
É que a torra deles é muito mais desenvolvida. Quanto mais clara a torra, mais difícil de moer. Outro fator que afeta é a densidade do grão. Um Etiópia em geral é mais duro pra moer por exemplo. Deveria funcionar. A minha tbm é 12V. As de 9 não aguentam, mas de 12V já tem torque suficiente. E a minha não tem controle de rotação, é no gatilho mesmo, controla tipo acelerador. -
Bom saber. Testou na Poemia e funcionou direitinho?
-
Kingrinder K4 Funcionamento Automático/Com Parafusadeira
regisassao respondeu ao tópico de Medeiros123 em Moedores
Sobre danificar o moedor, a Kingrinder é a única que eu conheço que projetou o moedor para uso com furadeira, inclusive mandando o-ring a parte para uso manual e com furadeira, e mostrando no manual como fazer a adaptação. Então, risco de dano somente se o moedor foi montado incorretamente. -
Pra despressurizar, basta tirar os 3 parafusos e empurrar a peça marrom por baixo do portafiltro e remontar depois. Tem videos no YouTube mostrando como fazer. Naked só serrando um portafiltro original. Muito difícil encontrar portafiltro pra poemia. Eu não encontrei e serrei um segundo portafiltro que eu já tinha.
-
Kingrinder K4 Funcionamento Automático/Com Parafusadeira
regisassao respondeu ao tópico de Medeiros123 em Moedores
No meu caso, funcionou tranquilamente, não lembro se precisei moer em 19 N.m, maa acredito que não. Uma possibilidade: as baterias estão bem carregadas? Qual a tensão desse modelo? -
Importante deixar claro aqui que o episódio do caco de vidro mencionado NÃO foi com a Um Coffee. Algumas pessoas viram trechos de mensagem e o título do post e acabaram se confundindo.
-
Difícil hein... eu vendi uma usada com uma parte que sobrou de uma canibalizada (sim, comprei uma detonada só pra retirar umas peças, não tem reposição mesmo, só gaxeta e bomba praticamente) para o @Felipe_Silva e outra para o Alexson do Aksa Coffee tbm com parte da máquina canibalizada. Só não sei o que foi pra quem. Veja com eles se ainda possuem as peças.
-
O quão fresca uma torra realmente tem que ser? (vários métodos, exceto espresso)
regisassao respondeu ao tópico de maxcoffee em Café Torrado
Pode congelar sem medo. Se quiser, tbm pode deixar o grão descongelar, mas não é necessário. Depois conta o que achou dos cafés da Um lá nos tópicos específicos. Particularmente, gosto muito, mas é questão de gosto também. As torras deles são mais claras que a média. -
O quão fresca uma torra realmente tem que ser? (vários métodos, exceto espresso)
regisassao respondeu ao tópico de maxcoffee em Café Torrado
Depende do café. Tem gourmet que é bem razoável e se estiver fresco bate fácil um especial de 2 meses de torra. Pra espresso, eu consumo com 10 a 30 dias. Se vai passar disso eu congelo. Acho até dois meses aceitável, mas vai perdendo os aromas. É tipo refrigerante sem gás, tem um limite que cada um começa a achar intolerável e pra mim 2 meses já não dá mais, comeco a torcer o nariz com 30 dias. Sugestão: compre em volume pra baratear o frete e congele. Você tbm pode participar de compras coletivas como as do Diário de um Coffee Lover. No momento (até amanhã acho) tá rolando da Roast, que é excelente. Assinaturas tbm diminuem bastante o custo e frete. Os da Um Coffee, por exemplo, passam a ser pagaveis com assinatura. -
Eu sempre devolvo. Quando to com preguiça, coloco o pacote todo no freezer, mas tampo a válvula com fita adesiva. Ela é de uma via só, mas minha neura diz que pode falhar e eu abrir um pacote de café com aroma de cebolinha. Quando consome e devolve pro freezer, cuidado pra não deixar frestas abertas no zip, o importante é não entrar ar. Quanto aos tamanhos, eu não lembro, mas são tão baratos que eu comprei 200 de um tamanho que cabe uns 60g e uso pra tudo, inclusive quando separo algum café bacana pra compartilhar com alguém. Deve ter uns 10 cm de comprimento.
-
Dúvida 1ª máquina de Espresso
regisassao respondeu ao tópico de opedrooliveira em Dúvidas de Iniciantes
Sugestão: se puder, espere pra vender o C3. Se você se perder no hobby como a maioria de nós aqui, vai querer um pra levar na viagem, pra deixar na sogra, aí quer deixar um pra coados e outro pra espresso pra não ter que ficar regulando toda hora. Enfim, entenda quem é você e quais suas prioridades nesse mundo, depois você vende se quiser. O C3 vende fácil aqui, é um bom moedor pra coados, e se um dia tiver problema com seu moedor de espresso, ele quebra um galho. Não vai te deixar satisfeito depois de usar um dedicado pra espresso, mas te salva das cápsulas ou café pre-moido. -
Dúvida 1ª máquina de Espresso
regisassao respondeu ao tópico de opedrooliveira em Dúvidas de Iniciantes
Eu acho a Aram um metodo arriscado para primeira máquina, pois o workflow é mais trabalhoso e me parece mais difícil de acertar as extrações inicialmente. Porém, a revenda é relativamente fácil também, caso não se adapte. A Gaggia Classic sem modificações tende a dar um espresso de qualidade inferior à Aram, principalmente na versão com o Focus onde você tem mais controle da extração. Porém, exceto pelo PID, é muito fácil fazer as modificações mais básicas. Também é uma máquina de fácil revenda aqui, caso futuramente entenda que prefere uma Aram. Em ambos os casos, é imprescindível ter um bom moedor. Espresso demanda ajuste fino na moagem, então, se o seu orçamento é limitado, considere até pegar uma Philco e um excelente moedor, ao invés de uma Gaggia / Aram com um Timemore C2/C3 mesmo com Silver Cliques ou 1Zpresso Q2. Para mim, espresso demanda no mínimo um Kingrinder K1 ou similares (o pessoal tem falado bem do J1 Pro, mas nunca testei), se possível um Bravito, Kinu ou K4. -
Para esses métodos, Comandante é sempre uma referência, e o Mischief a alternativa mais em conta.
-
Nessa categoria, Poemia, compraria a Philco. A Poemia vai ser difícil encontrar pecas de reposição. Acabei de responder uma pessoa que nao estava achando uma peça para a parte de vaporização. Mas a Poemia é sim uma boa maquina em sua categoria. Outro problema é que todos os acessórios sao em 53 mm, e num possível upgrade, provavelmente vai trocar para o padrão 51, 54 ou 58 mm. Isso se quiser fazer café com grão moído na hora, em filtro despressurizado. Se for usar o filtro pressurizado, talvez fique só no moedor e tamper, ai no upgrade troca so o tamper.
-
Se voce nao vaporiza leite, pode tentar tirar o braco de vaporização e fechar a saida de vapor com uma válvula esfera (talvez ache como needle valve no Ali). Precisa checar as dimensoes e se a rosca é NPT ou BSP. Eu acoplaria uma mangueira à saida dessa válvula pois se entrar ar no sistema e precisar sangrar, ainda tera como fazer, embora tenha que abrir a máquina. Só nao sei se cabe uma válvula dentro da Poemia. Outra alternativa é mesmo vender por uns 200 reais pra quem precisar de peças de reposição.