regisassao
Senior Members-
Total de itens
2.147 -
Registro em
-
Última visita
-
Days Won
251
Tudo que regisassao postou
-
Faz um favor pra gente? Mede o tempo de extração do seu espresso, depois mede com um clique a menos e um clique a mais, só pra entendermos o nível de precisão? Se puder dizer tbm se é do tipo que gera mais corpo e doçura ou clareza nas notas e acidez, é outro fator que o pessoal considera bastante na compra de um moedor. Pelo teste que eu vi o Thales fazendo com o Silver click, vendo os tempos das extrações, não me convenci. Achei apenas que pode ser bacana pra quem já tem um C2 e pode dar um up por 40 reais, mas dizer que torna o C2 aceitável para espresso, não me convenceu.
-
Sim, pra coados. Não pra espresso. E pra coados, tem muito brasileiro usando o C2 sim. Ele era o melhor moedor manual na faixa de 300 reais até 2021-2021 mais ou menos, e quem já tem ainda hoje nao precisa trocar por um Kingrinder pra fazer coados. Aí chegou o K2 por uns 450 reais, com uma precisão muuuuuito melhor, e depois veio o K1 e o K0. O K0 é o C2 da Kingrinder, que mói melhor e é mais barato. Hoje o C2 caiu de preço, mas mesmo assim, se você não tem nenhum, com os Kingrinder na parada, não vejo porque comprar um moedor mais caro e que performa pior. Já esse moedor de 50 reais, fiquei curioso. De repente, você pode fazer um review dele no seu uso pra espresso. Acho que seria bacana.
-
Eu sou exatamente quem diz que não se avalia espresso por tempo de extração. Você confundiu o meu comentário com precisão de moagem. Explico: Se a cada clique o mesmo café sai 10s mais rápido, quando sai ácido ou amargo, você não consegue ajustar a extração. Um clique mais apertado fica amargo demais e um clique mais grosso fica ácido demais. Dá pra compensar um pouco colocando meia grama a uma grama a mais, variando ratio, mas não é suficiente. Quando vai para 4-6s, já te dá uma boa margem de manobra. Eu usei o C2 por um tempo. É frustrante tirar espresso com ele. Precisa ser um stepless como o Bravito, que custa uns 2k usado? Na minha opinião, não. Mas no outro extremo, não acredito que um moedor de 50 reais tenha precisão para espresso. Ainda sobre tempos, o objetivo da precisão entre cliques não é o tempo de extração. É voce conseguir ajustar o espresso para o seu paladar. Tem gente que gosta dele mais ácido, mais doce, mais encorpado, mais amargo... parte da característica vem do grão, parte vem do processo (por exemplo WDT e compactação), parte vem de temperatura correta, mas um dos principais fatores de ajuste sera a moagem. Pensando ainda que voce usará graos diferentes ao longo da jornada, o ajuste para cada grão é essencial pra ajustar ao seu paladar. Então, tanto faz se o cafe passa em 20, 25 ou 30s se está bom pra você, agora, se passar em 25 e voce quiser ele ligeiramente mais ácido ou amargo, sem precisão ele vai sair em 15 ou 35 s, e nao chega no seu gosto.
-
Só um comentário aqui: em teoria, mós maiores moeriam mais fácil. Na prática, achei o K1 bem similar ao K2 e é mais barato. O próprio Thales hoje diz que o melhor custo benefício é o K1, antes era o K2. Ele deve soltar o review do J1Pro daqui a pouco. Tem uns amigos dizendo que vai desbancar o K1 em custo benefício. É um moedor mais barato mesmo, mas tenho ouvido bons feedbacks.
-
Mas funciona pra espresso? Quantos segundos de diferença a extração por clique? Silverclick pode ter melhorado um pouco o C2, mas tá longe de permitir uma boa regulagem para espresso. O pessoal tem falado bem do J1Pro, não conheço, mas dos que já usei, acho que o K1 é o mínimo pra iniciar no espresso sem querer trocar depois de 2 meses, e nem é tao caro, praticamente a mesma coisa que um Timemore C2 na última vez que olhei. Fazendo espresso? Complicado mesmo. Pra coado até dá, mas espresso não consigo imaginar sem ajuste fino.
-
Eu testei o K1 rapidamente, umas 3 doses talvez, achei um moedor bem ok. Se não tem orçamento para ir além, acho uma boa solução custo benefício. O Thales já fez review sobre o K1, dá uma olhada. Já o da 3Bomber não tive experiência.
-
Compras coletivas são ótimas oportunidades de conhecer o trabalho de diferentes torrefações a preços convidativos, geralmente 20 a 30% abaixo do preço do site, mas não há certeza que um determinado fornecedor entrará naquele ano e raramente se repetem no mesmo ano. Você pode comprar todo mês de um produtor diferente como estratégia de pagar mais barato, mas nem sempre a compra daquele mês te agradará tanto. Ótima oportunidade de aprendizado também, as vezes tem dinâmicas e sorteios para aquela compra, enfim, gosto muito do trabalho do Maycon do Diario de um Coffee Lover. Conheci muito café bacana nesse esquema.
- 112 respostas
-
- 1
-
-
- torrefação
- loja
-
(e 2 mais)
Tags:
-
Das que citou, vejo ligeiramente uma vantagem na troca pela Silvia por ter um boiler bem maior. Mas atualmente está difícil achar na faixa dos 4 k. Quando aparece, logo compram e reaparece por 6k. Acho que o grande salto em máquinas depois de uma Gaggia são as prosumers, mas no Brasil é complicado, parte de 17k numa Apartamento que nem acho que valha tudo isso. Esses dias apareceu uma Saeco SE50 por 8K. Talvez seja um bom upgrade para você, mas não conheço bem a máquina. Agora, bom mesmo, se tiver paciência, é acrescentar dimmer, PID e manômetro ou Gaggiuino. Se não tiver a manha, parece que o @cabeca esta fazendo essas mods pra galera. Em termos de custo benefício, vai te dar muito mais resultado na xícara e vai custar uns 1000 reais no máximo, ou 1500 se pedir para uma pessoa fazer o serviço.
-
Espresso: K2: 42 a 50 em geral (Poemia com manômetro, dimmer e PID) K4: na faixa dos 70 (Poemia com manômetro, dimmer e PID) K6: 40-45 (Silvia sem mod)
-
Moedor tanto para espresso quanto coados. Existe?
regisassao respondeu ao tópico de Fabi em Moedores
Tem varios que podem servir. O primeiro ponto a se prestar atenção é precisão: espresso demanda ajuste fino. Pode ser o K2, K4, K6, diversos 1zpresso... todos com ajuste inferior a 18 microns por clique. Depois tem a questão do sensorial: K4 te dá mais corpo e doçura, gera mais fines, é mais voltado pra quem gosta de espresso tradicional. K6, mais clareza nas notas, mais acidez. Nas regras gerais, vao te falar que o K6 é mais pra coado e K4 mais pra espresso. Eu acho o K6 adequado para ambos e o K4 mais difícil de adequar a coados, mas pode ver viés pois eu gosto de acidez mais que a maioria das pessoas aqui. Se é o seu primeiro moedor, diria para ir de K6. Ótimo custo beneficio, se nao gostar vende facil aqui mesmo, se achar que o K4 faz falta pra espresso voce compra e o valor total dos dois vai ficar em torno de 1200 reais se nao for taxado. -
Qual budget é preciso para esse mundo dos espressos?
regisassao respondeu ao tópico de Fabi em Máquinas de Expresso
Acho melhor começar por quanto esta disposta a gastar? Dá pra começar com uns 1500 no minimo, mas se quer algo mais definitivo, sera muito mais que isso. E é tudo relativo no mundo do café. O definitivo de hoje, nao é mais o de amanhã. Por isso pergunto, quanto esta disposta a gastar inicialmente? Gosto mais do canal do Thales Nao sou Barista. Em ingles tem o do James Hoffmann, do Lance Hedrick, vários... -
[DÚVIDA] Espresso sem crema.
regisassao respondeu ao tópico de Samuel Beninca em Dúvidas de Iniciantes
Pode ser só torra mais clara tambem. Torra mais clara gera menos crema, mas não quer dizer que tenha algo errado. -
[Mod] Tutorial: Dimmer na Philco 15 bar e outras
regisassao respondeu ao tópico de rafaelsgarbulho em Máquinas de Expresso
@Caio Oliveira que tem desse dimmer -
Electrolux Chef Crema Silver - Modificações
regisassao respondeu ao tópico de Anderson Silva em Máquinas de Expresso
Fala com o @cabeca -
[Mod] Tutorial: Dimmer na Philco 15 bar e outras
regisassao respondeu ao tópico de rafaelsgarbulho em Máquinas de Expresso
Não vejo motivo. Nem tinha visto cogitarem isso. Eu ficaria nas dimensões originais. -
Gostei da necessaire de cafezeiro !
-
Philco Coffee Express 15 bar - troca de informações
regisassao respondeu ao tópico de Alison Eduardo Piegel em Máquinas de Expresso
Teve um tempo que eu só queria limitar aos 9 bar. Depois descobri a pre-infusao, flow profile, e aí o dimmer foi uma maravilha. Cada vez que você aprende uma coisa, descobre que tem outra. Um buraco sem fundo... rs... -
Exato.
-
Eu gosto da Cuppamoka. Carrego a cuppamoka, K4 ou K6, Tiny2s, filtros V60, cafes no zip e uma chaleira eletrica. Tem um video do Thales mostrando a Cuppamoka, chaleira, e até comparando com a French Press portátil:
-
O Thales comentou alguma coisa no vídeo dessa semana sobre a Gaggia. Parece que nao anula a garantia, mas confere la que to falando de memória .
-
Philco Coffee Express 15 bar - troca de informações
regisassao respondeu ao tópico de Alison Eduardo Piegel em Máquinas de Expresso
Esteticamente, a Philco modificada mais bonita que passou por aqui! Ficou stayle @JonnyStayle! -
Esqueci de mencionar, mas tem o Capi Café tbm, em Moema, perto do Ibirapuera, muito bom. É de um membro do fórum aqui. Tomei uns cafés excelentes na V60 e espresso.
-
[Mod] Tutorial: Dimmer na Philco 15 bar e outras
regisassao respondeu ao tópico de rafaelsgarbulho em Máquinas de Expresso
Isso é uma dedução de uma curva de vazão da Ulka, a bomba mais comum em máquinas domésticas. Essa vazão só vira 9 bar com moagem adequada. Pensa numa mangueira que você tampa com o dedo: tampando mais aumentando a dificuldade de saída da água, tem mais pressão. É a mesma coisa com o bolo. Pra saber a pressão no momento da extração só com manômetro. Alguns mudam a OPV pra 9 bar, o que faz com que a água seja desviada pro reservatório ou bandeja ao atingir 9 bar, mantendo aquela pressão máxima. Outros ficam pilotando no dimmer. Pelo visto, sua máquina está com a bomba fraca. Pode precisar trocar logo. Não é difícil encontrar. Porém, pode ser que ainda consiga usar por um tempo e que nem precise de um dimmer pra manter a pressão em 9 bar, mas só instalando um manômetro pra saber, ou usando aqueles de portafiltro com filtro cego, mas, novamente, terá uma medida de pressão estática, não dinâmica. -
Máquinas de espresso antigas, vale o investimento?
regisassao respondeu ao tópico de Monalisa Castro em Dúvidas de Iniciantes
Qual seu orçamento? A Gaggia é ótima, tem mercado fácil se você de arrepender, não deve perder muito dinheiro na revenda. Mas vai te custar uns 3.5k. Se tem mais uns 500-1000 pelo menos, você encontra um bom moedor manual para espresso, por 500 talvez um K4 ou K6 usado. Novo, com os novos impostos de importação, talvez na faixa de 700 reais. E o moedor será mais importante que a máquina. Dá pra fazer cafés muito melhores com a Philco e um K4 do que com a Gaggia e um moedor sem precisão. Eu não conheço esse da 3Bomber, estou me baseando na opinião do @DouglasES. E concordo com a opinião dos demais aqui. Sobre compra de máquinas usadas, é como carro: você pode comprar direto com o dono se tiver paciência de procurar e acha uma Silvia por 4 a 4.5k. Ou pode ir na loja de carros e pagar 6-7k. Eu prefiro a primeira opção, mas é uma decisão muito pessoal.